Logística: entenda quais os tipos e como sua aplicação pode ser mais eficiente seguindo este guia

Equipe TOTVS | 19 fevereiro, 2024

A logística é fundamental para o sucesso de qualquer operação comercial que dependa minimamente de algum procedimento de transporte.

Na área de varejo, é algo que permeia todas as atividades relacionadas ao planejamento, execução e controle do fluxo de materiais, informações e recursos, desde o ponto de origem até o ponto de consumo.

Por ser um processo tão vital para a supply chain, é importantíssimo entender sua complexidade para que sua aplicação seja eficiente a fim de potencializar a sua operação.

Mas o que é preciso para ter processos logísticos de excelência? Quais são os principais conceitos, processos e ferramentas envolvidos? Como otimizar as operações de entrega e superar os desafios logísticos? 

Tudo isso e muito mais você verá no artigo de hoje. Boa leitura!

totvs logística

O que é logística? Qual é a sua função?

Por definição, logística é a área especializada no planejamento, organização e realização de processos e etapas da cadeia de suprimentos.

Ou seja, está presente de ponta a ponta nos procedimentos de uma organização, para algumas em maior escala; para outras, em menor.

Portanto, não pode ser negligenciada de forma alguma.

Se seu negócio precisa receber matérias-primas, por exemplo, os processos logísticos aparecerão no tempo e eficiência dessas entregas para sua produção.

O atraso em uma matéria-prima compromete toda sua produção, culminando em uma entrega fora do prazo ou com qualidade menor.

A questão é que nem sempre é possível ter controle pleno de todos os processos envolvidos na distribuição de insumos. Por isso, a comunicação entre os envolvidos faz parte da aplicação desse conceito.

Também vale ressaltar que esse processo não acaba após o produto chegar à mão do cliente, pois ainda é possível que haja devoluções ou trocas, em um contexto de logística reversa.

Essa distribuição planejada é muito presente no nosso dia a dia e, por vezes, passa despercebido. 

Contudo, até mesmo a comida que você pede no delivery passa por um planejamento logístico antes de chegar à sua casa.

Entenda como funciona o setor de logística

A logística é a etapa responsável pelo planejamento, fluxo de mercadorias, serviços e informações a eles relacionados dentro de uma empresa, desde o ponto de origem até o ponto de consumo. 

Para entender melhor, podemos dividir seu funcionamento em três fluxos básicos: informações, materiais e financeiros.

Vamos ver em detalhes cada um? Acompanhe a seguir:

Fluxo de informações 

No fluxo de informações, são levantadas as demandas dos clientes pelos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. Isso permite que todo o planejamento de distribuição seja feito considerando uma previsão de demanda assertiva.

Ao saber o volume que precisará ser transportado, o gestor pode organizar a frota que será necessária ou mesmo optar por opções de terceirização.

Normalmente, o setor de food service prefere terceirizar as entregas, pois fica financeiramente mais viável. 

Já no varejo, a escolha é um pouco mais complexa, porém ter informações precisas quanto à demanda permite maior taxa de sucesso na distribuição.

A partir daí, é iniciado o processo de compra e venda entre fornecedores e clientes. Nesse processo, são geradas diversas informações que precisam ser compartilhadas entre os envolvidos na cadeia de suprimentos.

As informações mais relevantes são sobre preços, prazos, quantidades, especificações técnicas, condições de pagamento, rastreamento de pedidos, entre outras.

Fluxo de materiais 

Nesse ponto, temos os processos que envolvem a movimentação física dos produtos ou serviços em todas as etapas da cadeia de suprimentos. 

Ele inclui atividades como recebimento, armazenagem, separação, embalagem, expedição e transporte.

Sem dúvidas, é o momento em que mais recursos são empregados, pois é necessário uma infraestrutura robusta e equipe qualificada.

Do fornecimento de matéria-prima de qualidade até uma entrega intacta na mão do cliente, tudo isso faz parte desse fluxo.

O bom planejamento e gestão eficiente desse processo evita atrasos, extravios, perdas, danos e devoluções, além de garantir ótimos índices de OTIF.

Fluxo financeiro 

Citamos que a movimentação das mercadorias é o que mais consome recursos, então é preciso ter um ótimo controle do financeiro.

Nesse processo temos atividades como faturamento, cobrança, pagamento e aquisição de crédito.

Esse fluxo deve ser sempre otimizado para que o setor de compras consiga os melhores preços e condições de pagamento, enquanto a equipe de cobrança foca em diminuir a taxa de inadimplência.

É fator fundamental para garantir a rentabilidade de todo o processo logístico e está diretamente ligado à eficiência dos processos comerciais.

Como vimos, esses fluxos dependem de informações de outros setores da empresa para um funcionamento de excelência. 

Ao trabalhar de forma integrada é possível potencializar os ganhos de um negócio.

Quais são as atividades de apoio da logística?

As atividades de apoio à distribuição são aquelas que servem de suporte aos processos já citados. 

São fundamentais para a continuidade e a eficiência das operações, bem como para o cumprimento do que foi previamente planejado.

Algumas dessas atividades são:

Armazenagem 

A armazenagem no processo de logística é uma atividade que envolve a acomodação, proteção e a movimentação de mercadorias em um espaço físico. 

Ela é essencial para garantir a disponibilidade dos produtos, minimizar os custos operacionais e manter um serviço de qualidade. 

O processo faz parte da cadeia de suprimentos de uma empresa e requer um projeto de layout, gestão de materiais, gestão de estoque e um sistema de gerenciamento de armazém.

Manuseio dos materiais

A movimentação interna das mercadorias dentro dos armazéns ou centros de distribuição é um processo por vezes delicado. 

O empilhamento dos volumes, por exemplo, deve ser feito de forma correta para evitar acidentes que possam danificar as cargas.

Outras atividades relacionadas ao manuseio são os processos de carregamento, descarregamento, o já citado empilhamento e desempilhamento de mercadorias.

Embalagem

No âmbito da proteção, o processo de embalagem é imprescindível para garantir a integridade da carga durante o transporte até a entrega.

Outra atribuição dessa atividade de apoio é fazer a identificação correta das mercadorias para facilitar a armazenagem e a separação dos produtos.

No processo, também há as tarefas de escolher o material adequado para embalar, uso de códigos de barras, lacres, pallets e outras formas de organização.

Aquisição de suprimentos

Cuida da compra e do fornecimento dos materiais necessários para as operações da supply chain. 

As principais atividades são pesquisa de mercado, seleção de fornecedores, negociação de preços e prazos, controle de qualidade e pagamento de faturas.

Programação de produtos

Essa é a etapa de apoio presente ainda no planejamento, com a previsão de demanda, definição de lotes, sequências de produção, recursos necessários, capacidade produtiva, entre outros processos.

É um procedimento fundamental principalmente para quem atua no varejo.

Sistema de informação

Por fim, nesta atividade, podemos colocar toda a comunicação necessária para o bom andamento das etapas da cadeia de suprimentos.

O uso de softwares para gestão dos processos logísticos é essencial para que haja essa integração entre setores e parceiros comerciais.

9 principais tipos de logística

A seguir, vamos conhecer os 9 modelos logísticos principais para aplicação em vários tipos de negócio:

1. Logística de abastecimento

Vamos começar por esse tipo que cuida da etapa do transporte de insumos necessários para o funcionamento de setores importantes da sociedade.

O transporte, armazenagem, controle e distribuição de combustíveis e outros derivados de petróleo são exemplos desse modelo.

Lembremos como a greve dos caminhoneiros de 2018 teve um impacto devastador na cadeia de abastecimento nacional, o que denota a importância desse processo.

2. Logística de suprimentos

Semelhante à anterior, porém mais focada na etapa de transporte de matérias-primas entre fornecedores e indústrias.

Processos de compra, controle, recebimento e pagamento são etapas importantes deste tipo de logística.

3. Logística de produção

Esse modelo lida com os materiais dentro das indústrias, desde a transformação da matéria-prima até a entrega do produto final.

4. Logística de distribuição

Com o produto acabado, entra o planejamento de distribuição para os pontos de vendas ou cliente final, o que engloba os processos de transporte, armazenagem, roteirização e entrega.

5. Logística reversa

A logística reversa é o processo que envolve o retorno dos produtos ou insumos da ponta final de volta para sua origem.

Pode se manifestar por meio de devoluções, trocas ou descarte correto de algum resíduo prejudicial ao meio ambiente.

As embalagens de refrigerante são um bom exemplo de materiais que passam por esse tipo de processo logístico reverso para serem reutilizadas na produção.

6. Logística verde

Aqui, temos uma modalidade logística focada na sustentabilidade dos processos e redução dos impactos ambientais. 

Na logística verde, são implementadas estratégias como o uso de rotas mais eficientes, reciclagem e fontes de energia limpas. O objetivo é tornar todo o processo mais ecológico.

7. Logística integrada

Neste modelo, temos a gestão unificada de toda a cadeia de suprimentos, com a coordenação de todos os processos logísticos dentro da empresa e/ou entre empresas parceiras. 

Começa no planejamento estratégico, envolve o fluxo de informação, gestão de qualidade, controle de custos, dentre outros itens.

8. Logística de terceira parte (3 PL)

O 3PL é a sigla para Third Party Logistics e envolve a gestão das atividades de transporte que serão terceirizadas para um parceiro.

Neste processo temos toda a parte de negociação, contratação, acompanhamento e avaliação do serviço prestado.

9. Logística de quarta parte (4PL)

Por fim, temos um passo além que é a 4PL, ou Fourth Party Logistics, que consiste na contratação de serviços especializados para efetuar uma entrega.

Pode aparecer, por exemplo, caso seja um transporte de carga perigosa, cuja a terceirizada não tenha o veículo adequado para executar com segurança.

Como tornar o setor logístico da sua empresa mais eficiente?

A competitividade de qualquer negócio passa muito pela eficiência dos seus processos logísticos.

É um processo que permeia todos os setores da empresa e pode otimizar a operação de ponta a ponta.

Por isso, é fundamental buscar formas de tornar o setor logístico da sua empresa mais eficiente e, assim, reduzir custos, aumentar a qualidade e a velocidade das entregas, e melhorar a satisfação dos clientes. 

Algumas dicas para alcançar esse objetivo são:

  • Planeje bem as suas demandas e faça um bom controle de estoque para evitar excessos ou faltas de produtos e/ou matéria-prima;
  • Escolha os melhores fornecedores, transportadoras e parceiros logísticos. Considere o custo-benefício, a confiabilidade e a flexibilidade;
  • Invista em tecnologia e inovação. Utilize sistemas de gestão, rastreamento, automação e integração de dados que facilitem o controle e a comunicação entre os agentes da cadeia de suprimentos;
  • Capacite e motive a equipe envolvida nos processos logísticos. Ofereça treinamentos, feedbacks, incentivos e reconhecimento pelo trabalho realizado;
  • Monitore e avalie constantemente os seus processos logísticos, utilize indicadores-chave de desempenho, pesquisas de satisfação e auditorias para identificar pontos fortes e fracos, e implementar melhorias contínuas.

Mais eficiência para o setor com a Suíte Logística da TOTVS

A TOTVS é a empresa líder em tecnologia e inovação para vários segmentos, incluindo os processos logísticos. 

Nossas tecnologias atendem às necessidades de gestão, controle e otimização dos processos logísticos de diversos tipos e tamanhos de empresas.

Com a Suíte Logística da TOTVS, você pode:

  • Agendar e gerenciar as suas entregas e coletas com o TOTVS Agendamentos, uma ferramenta que permite a integração entre transportadoras, clientes e destinatários, facilitando a comunicação e a rastreabilidade das operações;
  • Controlar e monitorar o fluxo de veículos e cargas no seu pátio com o TOTVS YMS, um sistema que automatiza as atividades de recebimento, expedição, alocação e liberação de veículos, o que aumenta a produtividade e a segurança dos processos;
  • Realizar checklists digitais de forma rápida e prática com o TOTVS Checklist, que permite a verificação das condições dos veículos, equipamentos e mercadorias, gerando relatórios e alertas em tempo real;
  • Gerenciar o seu estoque de forma inteligente e integrada com o TOTVS WMS SaaS, uma solução em nuvem que oferece funcionalidades de endereçamento, separação, inventário, conferência e expedição de mercadorias, garantindo a acuracidade e a rastreabilidade dos itens;
  • Acompanhar e otimizar as suas rotas de entrega com o TOTVS Coleta e Entrega, uma solução que permite a visualização das rotas em mapas, a emissão de documentos fiscais eletrônicos, a captura de assinaturas digitais e a atualização do status das entregas.

Conheça todas as tecnologias TOTVS para logística e otimize as operações no seu negócio!

Conclusão

A logística é uma área estratégica para o sucesso de qualquer negócio que envolve a movimentação de produtos ou serviços em quaisquer níveis.

Mesmo se sua empresa trabalha com produtos digitais, porém os vendedores precisam se deslocar até o cliente, é o suficiente para ter que se preocupar com processos logísticos. 

O planejamento e gestão eficientes garantem a qualidade, agilidade e a economia das operações comerciais.

Por isso, conhecer os diferentes tipos e as suas características auxilia na escolha pelas melhores práticas e ferramentas para a realidade da sua empresa.

As soluções da Suíte Logística da TOTVS são grandes aliadas, pois oferecem uma suíte completa de tecnologia e inovação para o segmento.Além disso, no nosso blog temos vários conteúdos com dicas para implementação de processos de gestão que contribuem para otimizar os custos com transporte. Que tal conferir?

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.