Otimizador de rotas: como funciona e benefícios

Equipe TOTVS | 19 setembro, 2022

Estabelecer uma operação logística eficiente nem sempre é uma tarefa fácil, mas existem estratégias e ferramentas capazes de aprimorar o processo. Dentre elas, o otimizador de rotas é um grande aliado na criação de trajetos.

O sistema considera diversas variáveis para encontrar a rota mais eficiente e simplificar todo o planejamento de entrega, garantindo um serviço mais econômico e com alta qualidade.

Dessa forma, é possível reduzir custos, aumentar a produtividade da frota e conquistar a satisfação dos clientes.

Continue a leitura deste artigo para entender como funciona essa ferramenta, conhecer os benefícios e conferir dicas sobre como escolher o melhor otimizador para a sua empresa. 

O que é um otimizador de rotas?

Um otimizador de rotas é uma ferramenta que tem como função identificar os caminhos mais eficientes para as entregas. 

Normalmente, são softwares com funcionalidades que possibilitam o planejamento do trajeto a partir da análise das condições de cada rota disponível conforme os endereços informados. 

Também conhecido como roteirizador ou planejador de rotas, o sistema permite aprimorar toda a gestão logística com o uso da tecnologia, tornando o processo mais ágil, prático e econômico.

Para isso, o programa considera diversos fatores para criar uma rota, como veremos a seguir.

Como funciona um otimizador de rotas?

O software é um sistema desenvolvido com algoritmos preparados para analisar diferentes variáveis e realizar cálculos que ajudam a estabelecer as rotas mais eficientes de acordo com cada entrega.

Para isso, considera pontos como:

  • volume de carga;
  • prazo de entrega;
  • prioridade de entrega;
  • restrições das entregas;
  • tempo de deslocamento;
  • jornada de trabalho dos motoristas.

Esses pontos são analisados pela ferramenta de forma a reduzir custos e tempo de entrega, com o objetivo de alcançar a otimização desta etapa tão importante da operação logística.

Basta informar os endereços ou o registro dos pedidos e a ferramenta realiza todo o processo de maneira automática.

Em alguns sistemas, é possível criar um banco com os locais de entrega mais frequentes, permitindo maior agilidade na criação de rotas. 

Nova call to action

Quais benefícios um otimizador de rotas oferece para sua frota?

Existem inúmeros benefícios trazidos por um otimizador de rotas para a gestão de frotas e para a logística de maneira geral.

A operação pode ser bastante complexa, pois envolve diversas etapas, por isso contar com ferramentas que simplificam o processo de entrega faz toda a diferença, tanto para redução de custos e tempo, como para o aumento da qualidade do serviço.

Na prática, as vantagens vão muito além desses fatores. 

Para que você possa conhecer melhor todo o processo por trás dessa otimização, elencamos os principais pontos positivos, que podem ser conferidos a seguir. 

  1. Gestão facilitada da frota
  2. Redução de custos
  3. Veículos melhor aproveitados
  4. Agilidade nas entregas
  5. Satisfação dos clientes
  6. Geolocalização
  7. Segurança para cargas e motoristas
  8. Integração a outros sistemas

1. Gestão facilitada da frota

Controlar uma frota com diferentes veículos fica muito mais fácil quando o gerenciamento é automatizado e centralizado em uma mesma plataforma. 

Um sistema de otimização permite identificar com agilidade todos os veículos disponíveis de acordo com o volume e características específicas da carga. 

Imagine que você precisa transportar uma carga perecível, como carnes, por exemplo. Neste caso, é preciso utilizar um caminhão frigorífico, capaz de manter a temperatura adequada para a preservação do alimento. 

Com um software, o processo de verificar a disponibilidade de um veículo com essas especificações é totalmente automatizado e, portanto, mais rápido e prático.

Isso também contribui para melhorar a gestão, já que o programa permite acompanhar os processos de perto, tornando mais fácil a identificação de qualquer tipo de problema nas entregas.

2. Redução de custos

Já citamos a redução de custos aqui e essa é, sem dúvidas, uma das principais vantagens do otimizador de rotas. 

O grande objetivo dos planejadores é reduzir os quilômetros rodados. Como consequência, os custos com combustível ficam menores. 

As despesas operacionais também diminuem, uma vez que com a automação não é preciso ter uma grande equipe cuidando dos processos ou ainda investir grandes quantias em material de escritório.

Além disso, a melhoria na gestão tem impacto direto na economia da empresa, conquistada por meio da diminuição de falhas nos processos, aumento na eficiência das entregas e pelo melhor aproveitamento da frota.

3. Veículos melhor aproveitados

A gestão facilitada da frota garante um melhor aproveitamento dos veículos, evitando que alguns caminhões fiquem parados por muito tempo ou que outros sejam utilizados de forma excessiva. 

Tanto uma situação como a outra pode levar a custos maiores com a manutenção da frota, assim como ao desperdício de recursos, que poderiam ser investidos na otimização dos transportes.

Com a roteirização, é possível organizar as escalas, selecionar os veículos corretos conforme as demandas e planejar quantos são necessários para fazer as entregas do dia. 

4. Agilidade nas entregas

O aplicativo para traçar rotas de entregas garante agilidade no deslocamento, visto que o sistema consegue identificar a menor distância até o destino final do envio. 

Com o planejamento de rotas também é possível evitar fatores externos que podem atrasar as entregas, como áreas de trânsito, estradas perigosas ou em condições precárias. 

Além disso, os sistemas também são capazes de organizar em uma mesma rota os locais de entrega mais próximos, com o objetivo de otimizar o transporte de cargas e economizar recursos. 

5. Satisfação dos clientes

Segundo o Procon-SP, houve um aumento de 653% nas queixas entre 2019 e 2021, sendo os atrasos ou falta de entrega de mercadorias o principal motivo de reclamação. 

Isso afeta diretamente na experiência de compra e na satisfação dos clientes, podendo levar a perda de lucros. 

Como vimos nos itens anteriores, o otimizador de rotas é uma boa maneira para evitar falhas na operação logística que podem resultar no atraso das entregas. 

Além disso, o planejamento de rotas ajuda a encontrar os trajetos mais ágeis e a entregar maior qualidade no serviço prestado. 

Como consequência, aumenta-se o nível de satisfação dos clientes e assim as chances de fidelização também são elevadas. 

6. Geolocalização

Hoje, grande parte dos otimizadores de rotas são equipados com a tecnologia da geolocalização, que permite localizar diferentes pontos e assim traçar o melhor caminho.

A aplicação mais conhecida do conceito é nos sistemas de GPS, mas dentro do planejamento de rotas o seu uso vai além, sendo um grande aliado na otimização da operação logística. 

É a partir da geolocalização que os softwares identificam as rotas mais eficientes, verificam locais frequentes e até permitem a construção de bancos de dados com endereços constantes nas entregas.

7. Segurança para cargas e motoristas

Muito além de encontrar a menor distância até o ponto de entrega, o otimizador de rotas analisa outros fatores do trajeto, como a segurança. 

Características como o índice de roubos de carga e condições da estrada também devem ser consideradas no planejamento de rota para garantir um trajeto eficiente e muito mais seguro. 

8. Integração a outros sistemas

Muitos otimizadores, como o TOTVS Roteirização e Entregas, permitem a integração com outros sistemas de gestão, os chamados ERPs.

Com o avanço da tecnologia, a integração de sistemas de automação tornou-se uma ótima forma de otimizar o gerenciamento dos negócios e hoje é um grande diferencial no dia a dia das empresas. 

Essa integração permite centralizar vários processos de diferentes setores em um só lugar, o que simplifica não apenas o controle de frotas, mas também a gestão geral da empresa. 

Isso também contribui para a redução de custos logísticos e operacionais, possibilitando a automação de tarefas rotineiras, otimizando ainda o tempo dos processos internos. 

Como escolher o melhor otimizador de rotas para sua empresa?

O avanço da tecnologia abriu espaço para o desenvolvimento de diversos modelos de otimizador de rotas. 

Com diferentes funcionalidades, dos mais básicos aos mais complexos, a melhor opção varia de acordo com as necessidades de cada empresa. 

Para conseguir os melhores resultados e aproveitar ao máximo a ferramenta, é importante considerar as particularidades e demandas do seu negócio para escolher o mais adequado.

Apesar disso, existem alguns fatores gerais que devem ser considerados na hora de selecionar o melhor otimizador. 

Separamos dicas que vão otimizar o processo de escolha e facilitar essa importante tarefa, confira a seguir:

  • saiba quais são as necessidades da sua frota;
  • conheça as funcionalidades do otimizador de rotas;
  • pesquise e compare as soluções disponíveis no mercado;
  • escolha um otimizador que permita a integração com outros sistemas de gestão. 

Otimizador de rotas: dúvidas frequentes

Depois de compartilhar essas dicas, vamos esclarecer algumas dúvidas frequentes relacionadas ao uso do otimizador de rotas. 

É importante entender o assunto para conseguir aplicar a otimização na prática e, dessa forma, conquistar um aprimoramento na gestão logística. 

Pensando nisso, separamos os questionamentos mais comuns e vamos respondê-los a seguir. 

Existe algum otimizador de rotas gratuito?

É possível encontrar aplicativos de navegação gratuitos, que podem ajudar no planejamento de rotas.

Contudo, é importante ter em mente que nenhum deles é um otimizador de rotas grátis. Sistemas como o Waze e o Google são bastante úteis, mas apresentam funcionalidades limitadas quando o assunto é otimização de entregas. 

Isso porque o foco deles é a navegação e não a roteirização de entregas, por isso os programas não são capazes de substituir os otimizadores na prática.

Para garantir uma gestão eficiente, com qualidade e acesso a todas as funcionalidades necessárias no dia a dia do planejamento de rotas, é importante ter um bom software de roteirização. 

Como otimizar rotas no Google Maps?

O Google Maps é um aplicativo gratuito de navegação voltado para a indicação de rotas. O seu uso é bem simples, resolvendo trajetos entre um ponto e outro, mas sem focar na otimização.  

Com ela, é possível visualizar trajetos e locais de entrega, e até mesmo buscar o melhor caminho, mas esse processo não é automatizado.

Além de ser necessário colocar os endereços de forma manual, o Maps não apresenta funcionalidades que permitam a otimização dos trajetos, como a recomendação da melhor rota de acordo com as necessidades logísticas de cada entrega. 

Isso significa que nem sempre a ferramenta vai indicar o caminho mais eficiente, por isso ela não é indicada como solução logística para transportadoras ou empresas que atuam com a entrega de mercadorias.

Entretanto, muitas pessoas ainda utilizam o aplicativo para visualizar rotas. Veja um passo a passo rápido para entender como ela funciona:

  • Passo 1: abra o aplicativo e clique no botão “Ir”;
  • Passo 2: confirme o seu endereço de partida em “seu local” ou informe o local de onde vai iniciar a rota;
  • Passo 3: no campo “escolher destino”, preencha com o endereço da última entrega do dia;
  • Passo 4: para adicionar outras paradas, clique nos três pontinhos e depois selecione “adicionar parada”;
  • Passo 5: clique em “ok” para que o aplicativo crie a rota, depois clique em “iniciar” para começar a viagem.

Com esse processo, é possível ter uma noção do caminho a ser percorrido, mas para garantir a otimização de rotas é necessário utilizar sistemas especializados. 

TOTVS Roteirização e Entregas

Depois de conhecer todos os benefícios do otimizador, fica fácil perceber como um software de planejamento de rotas simplifica os processos de entrega, não é mesmo?

Melhor ainda quando o sistema reúne todas as funcionalidades que você precisa e ainda permite a integração com ERPs, como é o caso do TOTVS Roteirização e Entregas.

Com ele, é possível reduzir os custos de entrega em até 30%, aumentar a eficiência das rotas na jornada last mile e oferecer a melhor experiência aos clientes.

Dentre as principais funcionalidades do planejador de rotas da TOTVS, podemos destacar a tecnologia de geolocalização, que permite criar uma base com os locais mais frequentes de entrega e retirada.

Conheça o TOTVS Roteirização e Entregas!

Conclusão

Ao longo deste artigo, entendemos como funciona um otimizador de rotas, quais os benefícios para a gestão de frotas e esclarecemos as principais dúvidas sobre o assunto.

Na prática, o sistema garante uma otimização de todo o processo logístico, especialmente das entregas.

Como vimos, a automação de tarefas e do próprio planejamento de rotas possibilita a escolha do caminho mais eficiente e ainda contribui para reduzir custos operacionais na empresa. 

Além disso, neste conteúdo ainda compartilhamos algumas dicas para ajudar na escolha do melhor planejador de rotas para o seu negócio.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.