Open Delivery: o que é, benefícios e impactos no setor

Equipe TOTVS | 30 dezembro, 2023

O Open Delivery é um projeto que visa padronizar e integrar a entrega de refeições no Brasil. 

A iniciativa é coordenada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e promete organizar os processos internos de restaurantes, considerando sistemas de gestão,  marketplaces, logística e outros sistemas e canais de venda do delivery.

E caso isso se cumpra, poderemos ver muitos impactos no setor de food service, além de benefícios para empresas e consumidores finais.

Para entender a proposta, vamos explicar tudo sobre o Open Delivery: o que é, a origem do conceito, o funcionamento, os benefícios e como implementá-lo em sua operação. 

Acompanhe!

O que é Open Delivery?

O Open Delivery é um movimento que oferece interfaces padrões gratuitas que permitem uma comunicação eficiente entre sistemas de gestão de bares e restaurantes e plataformas, como marketplaces e operadores logísticos.

De acordo com Célio Salles, conselheiro da Abrasel e co-criador da primeira versão, não se trata de sistema, plataforma ou aplicativo, mas um conjunto de padrões que “integram os softwares de gestão de restaurante com os aplicativos/marketplaces e operadores logísticos”.

O projeto traz uma lógica parecida com a do open banking, com o objetivo específico de padronizar e compartilhar informações entre estabelecimentos, canais de venda e sistemas de gestão.

A origem do conceito

O conceito surgiu da necessidade de criar um padrão para a entrega de refeições no país, uma vez que existem diversos aplicativos de delivery.

Como cada um traz suas próprias regras, taxas e condições, ocorre uma fragmentação do mercado e uma dependência dos restaurantes em relação às plataformas intermediárias.

Neste contexto, o projeto foi lançado em janeiro de 2021 e uniu 16 empresas sob um Conselho de Governança para desenvolver protocolos e padrões abrangentes.

Considerando a linha do tempo do projeto:

  • Julho de 2021: liberação para testes de padrões de cardápio e pedidos, já em processo de integração e planejamento operacional com estabelecimentos comerciais;
  • Novembro de 2021: disponibilização de padrões de chamada e rastreabilidade do entregador em fase de testes integrados;
  • Dezembro de 2021: primeira operação bem-sucedida usando o padrão de cardápio e pedidos. 
  • Abril de 2022: primeira operação de entrega real sob os padrões da tecnologia e lançamento dos padrões conciliação financeira, ficha resumo de contrato e ambiente de contratação. 

Como vai funcionar o Open Delivery?

Como vai funcionar o Open Delivery

O Open Delivery vai funcionar por meio de uma API (Application Programming Interface), que é uma forma de conectar diferentes sistemas e plataformas. 

As interfaces de programação para aplicativos permitirão que os restaurantes se cadastrem no projeto e possam receber pedidos de qualquer aplicativo ou site que esteja integrado a ele.

Para usufruir desta inovação, os estabelecimentos devem utilizar sistemas de gestão ou PDVs que estejam dentro do padrão.

Está pensando na parte prática do Open Delivery, o que é e como funciona? Vamos jogar luz ao funcionamento:

  • Restaurantes: recebem os pedidos diretamente em seu sistema, escolhem o serviço de entrega mais adequado, acompanham o status da entrega em tempo real e têm acesso aos dados dos clientes.
  • Consumidores: utilizam o aplicativo ou site de sua preferência para fazer os pedidos (desde que esteja conectado ao projeto), comparam preços, avaliações e tempo de entrega dos diferentes serviços disponíveis, e escolhem o que mais lhes convier.
  • Entregadores: podem se cadastrar em diferentes plataformas, receber mais ofertas de trabalho, ter mais autonomia para negociar as condições e as formas de pagamento das entregas.

Entendeu melhor o que é o Open Delivery? Então já é possível vislumbrar as vantagens que essa inovação traz para todos os envolvidos.

Os benefícios promovidos por essa tecnologia

A inovação promete trazer uma série de benefícios para todos os envolvidos na cadeia do delivery. 

Na visão de Célio Salles, haverá “uma enorme redução de ineficiências e maior conforto operacional para os restaurantes, e como reduzirá barreiras para aumento de oferta e concorrência, também proporcionará mais equilíbrio nas negociações entre restaurantes e plataformas”.

Confira os benefícios a seguir!

Para empresas

Uma estimativa da Abrasel aponta que a redução das ineficiências operacionais trará ganhos de 20% a 30% na rentabilidade histórica do setor de delivery de refeições. 

Esta é apenas uma das vantagens que a tecnologia traz. 

Os estabelecimentos comerciais poderão se beneficiar de diversas maneiras:

  • Segurança aprimorada: ocorre redução de erros ao gerenciar pedidos e dados no mesmo local.
  • Tomada de decisão informada: é possível fazer comparação e contratação de canais diretamente no software de gestão.
  • Expansão de vendas: há maior alcance ao anunciar em múltiplos canais e incentivo à concorrência saudável entre plataformas.
  • Simplificação: possibilidade de centralização de pedidos, dados de cardápio e pagamentos de múltiplos canais em sistemas de gestão.
  • Atualizações automáticas: as modificações de preços no sistema refletem instantaneamente nos canais compatíveis.
  • Eficiência logística: é possível solicitar entregadores de várias empresas por meio do sistema, permitindo comparação de condições.

Já os marketplaces e aplicativos se beneficiam com:

  • Eficiência e satisfação do cliente: o gerenciamento aprimorado pelo restaurante, incluindo a sequência de pedidos de diferentes canais, resulta em entregas mais rápidas e precisas, elevando a experiência do consumidor.
  • Entrada simplificada no mercado: há integração de canais de venda via software de gestão, o que torna a administração de cardápios, pedidos e pagamentos mais conveniente para os estabelecimentos. Isso facilita a entrada de pequenos marketplaces no mercado e amplia as opções de venda.

E os operadores logísticos? Eles também se aproveitam de benefícios, como

  • Valor adicionado ao serviço: a visibilidade do rastreamento e status das entregas, juntamente com resolução integrada de problemas, proporciona ao bar/restaurante maior controle e facilidade na gestão operacional.
  • Entrada simplificada no mercado e expansão de clientes: a integração de aplicativos logísticos no software de gestão permite aos estabelecimentos comparar e colaborar com diversas empresas de logística conforme a necessidade.

E as vantagens não param por aí!

Para o consumidor final

O consumidor final também se beneficia amplamente com o Open Delivery, veja:

  • Maior conveniência: os clientes podem continuar fazendo os pedidos pelo aplicativo ou site de sua preferência.
  • Mais opções: podem ter acesso a uma maior variedade de restaurantes e serviços de entrega e escolher o que mais se adequa a seu gosto, bolso e tempo. 
  • Mais transparência e confiança: os consumidores poderão se informar melhor sobre os restaurantes e os serviços de entrega e podem comparar os preços, as avaliações e o tempo de entrega. 

Impactos do Open Delivery no setor de food service

Impactos do Open Delivery no setor de food service

A nova tecnologia pode provocar uma grande mudança no setor de food service, especialmente no segmento de delivery. 

Como ela promove a livre concorrência, os maiores players do mercado podem ser ameaçados de alguma maneira.

O grande exemplo é o iFood. Apesar de investir em tecnologia e inovação para se manter na liderança e ter uma rede própria de entregadores, o Open Delivery pode reduzir a sua participação no mercado e a sua receita com as taxas cobradas dos restaurantes. 

Além disso, a tecnologia vem para aumentar a concorrência entre os aplicativos de delivery, que podem oferecer melhores condições para os restaurantes e os consumidores.

Outro ponto interessante é que o projeto deve simplificar a atuação das grandes varejistas que desejam expandir sua atuação no delivery ou iniciar suas operações neste ramo.

A expectativa é que empresas como Mercado Livre e Magalu tenham mais facilidade de entrada no mercado de restaurantes e velocidade de conexão.

Já está pensando o que fazer para abrir um delivery? E o que seria necessário para implementar o projeto em suas operações?

Como implementar o Open Delivery em sua operação?

Qualquer empresa pode utilizar os padrões do projeto  sem necessidade de adesão ou homologação, uma vez que eles são abertos. 

Basta efetuar a implementação no sistema empresarial a partir da documentação técnica disponibilizada no site da tecnologia.

Para usufruir dos benefícios do projeto, os estabelecimentos comerciais devem, portanto, utilizar sistemas de gestão ou PDVs dentro do padrão.

A seguir, explicamos os dois passos básicos para a implementação:

  1. Registrar-se no Portal de Aderentes a partir da apresentação das informações da pessoa jurídica, do perfil do negócio (bar e restaurante, software de gestão PDV, marketplace, e-commerce ou operadores logísticos), abrangência de atuação e outros detalhes;
  2. Utilizar um PDV ou software de gestão adaptado ao padrão (ou contratar um software já adaptado a ele): após o cadastro, basta integrar o sistema à tecnologia.

Com a integração, você já pode começar a operar baseado na nova tecnologia.

Se você quer otimizar a gestão do seu negócio de food service, mas não sabe por onde começar, a TOTVS tem a solução ideal para você!

TOTVS Varejo Food Service

O TOTVS Varejo Food Service é um software que permite gerenciar todas as etapas do seu negócio, desde o controle de estoque e compras até o PDV e delivery.

Com ele, você pode:

  • Integrar o seu sistema de forma fácil e rápida, sem precisar de desenvolvedores ou empresas terceirizadas;
  • Receber diretamente os pedidos feitos nos canais de atendimento do seu estabelecimento ou nas plataformas de terceiros;
  • Receber qualquer tipo de pagamento, incorporando pagamentos em dinheiro, por cartão de débito ou crédito, e por meios eletrônicos;
  • Gerenciar todo o processo de delivery, seja com recebimento de pedidos com estrutura própria de entregas ou por meio de integração homologada com as diferentes plataformas disponíveis no mercado.

Não perca tempo e conheça agora mesmo as soluções de TOTVS Varejo Food Service!

Conclusão

O Open Delivery é uma tecnologia que veio para revolucionar o mercado de delivery no Brasil.

Ele facilita a conexão entre sistemas de gestão de estabelecimentos e plataformas, como marketplaces e operadores logísticos, a partir de interfaces padrões.

Com isso, promove maior segurança, tomada de decisão informada, expansão das vendas, eficiência e simplicidade operacional.

Para tanto, é preciso se atentar aos requisitos para implementação: cadastrar-se no site do projeto e optar por um software ou PDV já dentro do padrão da tecnologia.

Não fique fora dessa tendência e saiba por que implementar um sistema PDV em seu negócio!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.