sistema-pdv

Por que implementar um sistema PDV no seu negócio?

Equipe TOTVS | GESTÃO VAREJISTA | 17 março, 2020

O sistema PDV tem como objetivo otimizar o atendimento de empresas do segmento do varejo. Podem ser lojas, supermercados e outros tipos de comércio. Trata-se de uma solução muito adotada para automatizar alguns processos no ponto de venda.

Veja a seguir quais as principais funcionalidades e vantagens que essa solução pode oferecer para o seu negócio.

Principais funcionalidades do sistema PDV

O sistema de PDV disponibiliza informações estratégicas para que o gestor possa tomar decisões assertivas em seu negócio. Suas funcionalidades facilitam a rotina de trabalho, além de proporcionar uma experiência de compra melhor.

Nova call to action

Gerenciamento de adiantamentos

Para ter mais controle sobre os saldos a receber, o sistema pode te ajudar com o gerenciamento de adiantamentos. A tecnologia permite identificar a origem de pagamentos adiantados, além de fornecer armazenamento para essas informações.

Assim, você pode recuperar essas informações de forma rápida quando o cliente for buscar a encomenda. Esse sistema PDV para loja ainda inclui automaticamente o valor dos adiantamentos no fechamento do caixa.

Descrição do produto

Seus consumidores poderão saber mais sobre os produtos, com descrições resumidas à disposição deles no ponto de venda ou no cupom fiscal. Desse modo, você transforma a experiência do cliente no seu estabelecimento, tornando-a mais agradável.

Você pode incluir informações úteis de forma amigável, criando um relacionamento positivo com seus clientes.

Planejamento e controle

Com informações estratégicas e o acompanhamento de indicadores, fica muito mais fácil decidir a melhor maneira de fazer suas vendas. O software PDV disponibiliza esses dados em tempo real, com relatórios atualizados e precisos.

Isso permite um controle de perdas e até de fraudes, com processos automatizados e acesso a todos os registros do seu negócio. Assim, você tem a possibilidade de seguir estratégias que farão sua empresa se desenvolver.

Gestão financeira

Outro ponto importante em toda empresa é a sua gestão financeira. Com um sistema integrado ao setor financeiro, é possível contabilizar as vendas em tempo real e fazer o controle de caixa. Portanto, todos os pagamentos são registrados assim que feitos, sejam eles a prazo ou à vista.

Com esses dados, a gestão financeira se torna mais fácil de ser realizada e você não terá surpresas ou prejuízos, além de agilizar os procedimentos fiscais em relação a todas as vendas.

Gestão de estoque

O estoque do seu PDV é uma das partes mais importantes do seu negócio. Sem um bom gerenciamento, podem faltar produtos nas prateleiras ou a mercadoria pode acabar ficando muito tempo parada. Tudo isso pode gerar prejuízos financeiros para a empresa.

O sistema faz o monitoramento de estoque, apontando a necessidade de compra de produtos e dizendo há quanto tempo estão armazenados. No caso de perecíveis, evita a perda de mercadoria por prazo de validade.

Obrigações tributárias

Um sistema para PDV também te ajuda a ficar em dia com as obrigações fiscais. Você ganha mais agilidade ao alterar no sistema a carga tributária dos produtos e enviá-la ao PDV sempre que houver mudanças. Isso evita erros e interrupções nas vendas devido a inconsistências nas informações fiscais.

Outra facilidade é o preenchimento correto dos Códigos de Benefícios Fiscais em suas notas eletrônicas. O sistema de vendas PDV dispõe de campo de cadastro dos benefícios, gerando as informações de forma automatizada para o ponto de venda. Também inclui os dados nas notas que serão enviadas para a Receita, evitando qualquer problema.

Vantagens em implementar essa tecnologia

As funcionalidades mencionadas acima proporcionam muitos benefícios para a empresa. Com o uso da tecnologia é possível diminuir os processos manuais, ganhando mais agilidade e eficiência. Veja mais vantagens que essa solução oferece:

Saúde financeira do negócio

Esse tipo de sistema PDV para loja pode ser integrado com o software financeiro da empresa. Assim, todas as vendas são automaticamente registradas e os dados ficam armazenados em um mesmo local.

As vendas são contabilizadas em tempo real, como os pagamentos. É uma forma de facilitar os processos do setor financeiro e manter as contas da empresa em dia.

Segurança de dados

Outra preocupação das empresas é com a segurança de seus dados. Por isso, ao optar por uma tecnologia como essa, certifique-se de que suas informações estão seguras. Isso acontece, pois os dados são criptografados e não podem ser acessados por pessoas não autorizadas.

Contar com esse tipo de segurança é essencial para preservar a empresa de possíveis ataques e tentativas de roubo de informação.

Informações estratégicas

Com acesso aos dados do seu negócio em tempo real, o gestor pode tomar decisões mais estratégicas em relação ao seu negócio. É o que esse tipo de tecnologia proporciona para as empresas que escolhem adotá-la.

O planejamento estratégico será mais assertivo com essa vantagem. Deste modo, você pode impulsionar o crescimento do seu estabelecimento comercial baseado em informações concretas.

TOTVS Varejo

Tenha uma solução completa para gerenciar seu negócio. As soluções de varejo da TOTVS possui funcionalidades para atender as demandas no seu negócio de ponta à ponta. Nossas soluções permitem uma gestão automatizada, mais fluidez na frente de caixa e dados em tempo real.

Conquiste mais eficiência operacional e permaneça em dia com a legislação com a ajuda da tecnologia. Entenda mais sobre nosso ERP e suas principais vantagens.

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *