controle-de-frequencia-escolar

Controle de frequência escolar: Como um sistema ajuda?

Equipe TOTVS | GESTÃO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO | 04 Maio, 2020

Uma das responsabilidades de uma instituição de ensino é ter um controle de frequência escolar dos alunos. Principalmente no caso da educação básica, é preciso ter um acompanhamento desse índice para que seja possível entender a situação do estudante e suas evoluções de aprendizado.

Entretanto, se feito manualmente, esse controle pode conter erros, além de não oferecer informações de maneira automatizada. Para ajudar neste processo, um sistema de gestão educacional pode ser um aliado ao realizar esse controle. Entenda mais sobre as vantagens dessa tecnologia.

Importância do controle de frequência escolar

A frequência escolar é um fator importante que pode gerar ganhos, se feita de maneira eficiente, ou prejuízos quando mal administrada para pais e alunos. É, portanto, um assunto que merece a atenção de toda a comunidade acadêmica.

O acompanhamento desse índice pode ajudar a preservar até mesmo a saúde financeira da instituição. Quando os alunos começam a se ausentar das aulas, isso pode culminar em evasão escolar. Não acompanhar a frequência impede que a organização preveja esse abandono.

Com o uso de um sistema de controle de frequência de alunos, é possível evitar essa situação devido ao monitoramento e à intervenção dos profissionais de educação.

Benefícios de usar um sistema para controle de frequência

Entendendo a importância do controle de frequência escolar, podemos observar a necessidade de uma tecnologia que auxilie nessa questão. Reunimos a seguir as principais vantagens de um software educacional para este controle.

Portal de alunos e professores

O portal de alunos e professores é uma ferramenta eficiente para auxiliar na rotina diária dos profissionais e estudantes. Nele, são registradas informações como notas, lista de frequência de alunos, plano de aulas e demais componentes do diário de classe.

Assim, o professor pode se organizar quanto à situação escolar de cada aluno, monitorando sua frequência presencial, notas e outras informações relevantes para sua permanência na instituição educacional.

Lista de presença digital

Esse recurso conta com a foto de cada aluno na lista de frequência escolar digital. Isso facilita a identificação do estudante para que o professor tenha certeza de que ele compareceu à aula.

É uma maneira de a instituição se certificar da frequência do aluno, podendo comunicar o responsável ou o próprio estudante em caso de faltas excessivas. Também evita erros no preenchimento da lista de presença.

Comunicação eficiente

Outro benefício desta solução tecnológica, que pode ajudar no controle de frequência, é a comunicação eficiente. Principalmente no caso do ensino básico, é essencial que a escola esteja sempre em contato com os pais responsáveis dos alunos.

Deste modo, é possível descobrir as razões pelas quais o estudante tem faltado nas aulas e qual a melhor solução para o problema em questão.

Como escolher o sistema ideal?

Muito mais do que apenas simplificar as atividades de rotina, um sistema de gestão educacional deve também fazer a diferença no posicionamento estratégico da instituição. Além, é claro, de facilitar o controle de alunos que possuem muitas faltas e demonstram outros tipos de dificuldades. Veja a seguir algumas dicas para escolher a solução ideal:

Flexibilidade

Um bom sistema deve ser flexível em relação à integração às diversas áreas da organização, como a secretaria, por exemplo. Deste modo, as informações sobre as atividades da instituição estarão todas centralizadas.

Isso facilita a visão da situação geral da organização. Esse é um fator importante para que os decisores mantenham um controle integral dos processos e possam identificar falhas ou oportunidades de aprimoramento.

Recomendações

Uma tática que facilita a busca pelo sistema escolar ideal é procurar por quem já utiliza uma tecnologia como esta e entender como funciona na prática. É claro que cada organização tem suas necessidades específicas.

Entretanto, o fornecedor deve oferecer um bom atendimento, além de um sistema de qualidade. Portanto, esta pode ser a chance de identificar os pontos fortes e fracos de suas opções.

Suporte técnico

Também é necessário que o fornecedor ofereça um suporte, principalmente nos casos em que não houver um profissional especializado dentro da instituição. Isso porque pode ocorrer problemas, seja com a instalação ou durante a utilização.

Quando isso acontecer, o fornecedor precisa dar suporte e auxiliar em qualquer dificuldade técnica que possa surgir.

TOTVS Educacional

Entendendo melhor todas as vantagens da tecnologia para o controle de frequência escolar, é possível perceber a diferença que faz contar com um sistema como esse, tornando a operação mais eficiente, produtiva e com previsibilidade.

A TOTVS fornece softwares voltados para a educação, buscando auxiliar as instituições a se desenvolverem cada vez mais, do ensino básico, passando pela educação continuada até o superior independente do porte.

Leia nosso artigo sobre as vantagens em adotar um sistema de gestão como esse, e entenda mais sobre como sua instituição de ensino e toda a comunidade acadêmica pode se beneficiar com a tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *