Blended learning: otimizando a aprendizagem com um modelo híbrido

Equipe TOTVS | 07 dezembro, 2023

O blended learning é uma modalidade de aprendizado híbrida que combina o ensino presencial com o ensino a distância. 

É um modelo de ensino que se torna cada vez mais popular devido às vantagens e facilidades que proporciona tanto para os alunos quanto para as instituições de ensino.

Confira o que é o blended learning, quais suas vantagens e como as instituições podem implementá-lo. 

O que é blended learning?

Blended learning, ou ensino híbrido, é uma modalidade de educação que combina o melhor do ensino presencial e do ensino a distância.

Se tornou mais popular devido ao acesso facilitado a recursos tecnológicos tanto por parte de instituições de ensino quanto dos alunos.

Por exemplo, com o advento da internet banda larga, se tornou possível fazer aulas ao vivo com qualidade, de qualquer lugar do mundo.

Essa metodologia permite maior flexibilidade, personalização e interação entre alunos e professores, além de reduzir custos e ampliar o acesso à educação de qualidade.

Como funciona esse modelo de ensino híbrido?

Esse modelo de ensino híbrido visa combinar as práticas de aprendizado presencial com o à distância. 

Tem como meta aprimorar as duas maneiras de aprendizagem no ensino básico, fundamental e superior. 

Portanto, o aluno terá aulas em salas físicas, tendo contato presencial com o professor e seus colegas de turma, e também de forma virtual, por meio de aulas on-line em plataformas digitais. 

A união das vantagens desses dois métodos de aprendizagem maximiza o ensino e funciona das seguintes maneiras:

Aprendizagem síncrona e assíncrona

Aprendizagem síncrona é aquela que ocorre em tempo real, com professor e alunos conectados simultaneamente, no mesmo horário e na mesma sala virtual, e podem interagir uns com os outros durante a transmissão ao vivo.

Esse é o modelo mais parecido com o ensino tradicional, pois favorece a dinâmica de ensino com feedbacks e maior interação entre os alunos.

Já a aprendizagem assíncrona é aquela que não ocorre por transmissões ao vivo, e sim por gravações. 

São realizadas em horários diferentes para estudantes e professores, dando flexibilidade para quem precisa encaixar seus estudos em janelas de tempo livre. 

A parte assíncrona é vital para o protagonismo dos alunos em suas trilhas pedagógicas.

Mesmo no modo assíncrono, é possível fornecer fóruns de discussão onde os alunos podem interagir entre si.

Modelos de blended learning

Existem vários modelos de blended learning que podem ser mais adequados a cada tipo de pessoa. Confira os principais:

Rotação por estação

Os alunos se dividem em grupos e rotacionam entre diferentes estações de aprendizagem, que podem incluir atividades online, offline, individuais ou colaborativas.

Laboratório rotacional

Modelo híbrido em que os alunos fazem parte dos seus estudos de forma remota e vão à instituição para utilizar os recursos disponíveis no laboratório.

É um modelo importante para atividades que demandam instrução e supervisão de um professor capacitado.

Rotação individual

Plano de estudos personalizado para cada aluno, com atividades online e presenciais determinadas de forma a atender a disponibilidade do indivíduo.

Sala de aula invertida

Modelo que deixa toda a teoria para o remoto, com aulas online, enquanto as atividades práticas são realizadas em sala de aula.

É um modelo que pode agilizar bastante o aprendizado, pois as atividades em sala tem apoio do professor, considerando que o aluno já tem toda a teoria assimilada.

Virtual enriquecido 

Por fim, temos um modelo onde a maior parte da teoria e atividades acontece de forma online, porém alguns encontros periódicos são marcados.

Isso estimula a troca entre os alunos, além de promover intervenção dos professores para sanar dúvidas pontuais.

Como surgiu o blended learning?

O termo blended learning surgiu em meados dos anos 60 nos Estados Unidos, no contexto da chamada Terceira Revolução Industrial, ou Revolução Eletrônica.

Com a produção massiva de computadores, as instituições de ensino começaram a incorporar essas ferramentas à educação acadêmica, criando cursos que mesclavam atividades online e offline.

No final da década de 1990, o conceito se popularizou como uma opção de metodologia inovadora, que buscava contrapor o modelo convencional de ensino, baseado na transmissão de informações pelo professor e na passividade do aluno.

Apesar de ser um fator que acelerou o modelo, os computadores não são determinantes para o modelo, afinal é uma evolução de cursos por correspondência. 

No Brasil, o Telecurso 2000 é um bom exemplo de blended learning em um modelo embrionário.

Contudo, os avanços tecnológicos permitiram o surgimento de plataformas que trazem mais recursos para que a aprendizagem seja mais ágil e eficiente.

Por que essa metodologia tem se tornado uma tendência?

blended learning: por que tem se tornado uma tendência

O blended learning, ou ensino híbrido, é uma tendência na educação porque oferece uma combinação de benefícios do ensino presencial e do ensino online, como:

  • Flexibilidade de horários e acessibilidade aos conteúdos digitais;
  • Interação e troca de experiências entre professores e alunos;
  • Personalização e autonomia da aprendizagem;
  • Inovação e uso de recursos tecnológicos na prática pedagógica;
  • Engajamento e motivação dos estudantes.

Seu crescimento tem sido cada vez mais constante, à medida que as tecnologias avançam, agregando recursos para aprendizado a distância, por vezes até mais eficientes que os presenciais.

O fato de ser híbrido, traz um componente importante de interação entre alunos, com a possibilidade da parte teórica ser feita na conveniência do indivíduo.

A tendência é que com o crescimento do metaverso, realidade aumentada e dispositivo de realidade virtual como óculos VR, esse modelo se torne ainda mais dominante do que o ensino tradicional.

Quais são os benefícios do blended learning?

O B learning ou ensino híbrido passa a ser cada vez mais uma realidade que tem trazido muitos benefícios. As instituições que não implementarem essa tecnologia poderão ficar cada vez mais defasadas e não poderão oferecer recursos para que os alunos sejam inseridos no novo modelo de ensino que está se estabelecendo.

Essa é uma forma de flexibilizar a rotina do aluno e também dos professores. Veja a seguir os principais benefícios em implementar o blended learning na sua instituição de ensino:

Mais flexibilidade e comodidade

Mesclar o ensino a distância com o presencial pode deixar a rotina de estudos mais leve, fazendo com que o aluno tenha mais comodidade para absorver o que está sendo ensinado. 

Em momentos em que possa haver certa dificuldade em sair de casa ou se locomover, aderir ao estudo de forma remota pode ser uma solução mais adequada. 

Assim, não se perde o dia de aula e tanto professores quanto alunos podem seguir suas atividades de aprendizado.

Engajamento dos alunos

Outra vantagem em implementar aulas on-line na rotina de ensino é aproveitar recursos como webinars e gamification, que incentivam o aprendizado de uma maneira mais interativa e dinâmica.

O resultado disso é um maior engajamento por parte dos alunos, já que há uma quebra na rotina das aulas presenciais, que podem acabar se tornando massantes, acarretando inclusive na evasão escolar.

Redução de custos

A instituição pode se surpreender com a redução de custos ao adotar a aprendizagem híbrida. Isso porque, nos dias em que alunos e professores estiverem realizando suas atividades de forma remota, serão economizados recursos como luz, água e outros materiais.

Será também uma oportunidade para a realização de manutenção, como as dedetizações obrigatórias, a limpeza mais eficiente do ambiente e outros processos como esses. 

Tudo isso sem prejudicar o estudo dos alunos e o trabalho dos profissionais de educação.

Emissão de documentos de forma digital

Ao adotar tecnologias como um sistema de gestão, também possibilita a emissão de documentos digitais relacionados a alunos e profissionais de educação. 

Tudo isso pode ser feito sem a necessidade de os pais ou responsáveis irem à instituição.

Há tecnologias que permitem também a realização de chamada de presença de forma virtual, além da implementação de uma secretaria digital, para que as atividades administrativas se mantenham normalmente.

Nova call to action

Como implementar o blended learning em sua instituição?

Como implementar o blended learning em sua instituição

A instituição precisa se preparar antecipadamente para momentos desafiadores para que o ensino a distância seja a melhor alternativa. Isso evita a demora na resolução dos problemas e as quebras de contrato com os alunos. 

Ademais, evita-se também a perda de conteúdo e de qualidade nas aulas.

Os alunos de hoje já nasceram em uma era digital, por isso, adaptam-se mais facilmente a esse modelo de ensino remoto. E, para implementar o blended learning na sua instituição, é preciso que haja um bom planejamento. 

Veja algumas dicas a seguir:

Treinamento dos profissionais

O primeiro passo é treinar os professores com as ferramentas que serão usadas no ensino a distância. 

Todos os profissionais da instituição de ensino devem passar por esse treinamento para entender como as rotinas de trabalho funcionarão nos dias em que as atividades acontecem de forma remota.

Adequação do equipamento

Também é preciso que a organização de ensino adeque os equipamentos para se preparar para essa nova modalidade de ensino. 

Isso significa incluir as tecnologias necessárias para fornecer uma estrutura eficiente de trabalho aos profissionais e de ensino aos alunos. 

Adotar um sistema de gestão educacional pode ser uma boa solução.

Implementação da secretaria digital 

E, para que os processos funcionem plenamente, a adoção de uma secretaria digital é fundamental. 

Com ela, é possível utilizar assinaturas e certificados digitais e, assim, garantir a legalidade dos documentos. 

Implementando um sistema como esse, também é possível fazer um controle de documentos muito mais eficiente.

Dinâmicas para tornar o blended learning mais produtivo

Uma forma de tornar o blended learning mais produtivo é usar técnicas de gamificação, ou seja, aplicar elementos de jogos na educação. 

A gamificação pode aumentar o engajamento, a motivação e a retenção dos alunos, além de estimular a colaboração, a criatividade e o feedback. 

Algumas técnicas de gamificação que podem ser usadas são:

Criar desafios e recompensas

Os alunos podem receber pontos, medalhas, badges ou outros prêmios por completar tarefas, atingir metas ou superar obstáculos. 

Esses incentivos podem ser exibidos em um ranking ou em um painel de progresso, gerando uma competição saudável e um reconhecimento pelo esforço.

Usar narrativas e personagens

Técnicas de storytelling contribuem para dar sentido e contexto ao conteúdo aprendido assim como o role playing, ou seja, interpretação de personagens.

Use os alunos para fazerem o papel de protagonistas, heróis, vilões ou outros personagens que enfrentam desafios e tomam decisões que afetam o desfecho da história.

Criar cenários e simulações 

Monte situações reais ou fictícias que exigem a aplicação do conhecimento adquirido. 

Eles podem interagir com objetos, pessoas ou ambientes virtuais, testando suas habilidades e recebendo feedback imediato sobre suas ações.

Promover a colaboração e a socialização 

blended learning: colaboração e socialização

Use o trabalho em equipe, compartilhamento de ideias e resolução de problemas, assim os alunos podem aprender uns com os outros. 

Estimule a comunicação por meio de chats, fóruns, redes sociais ou outras ferramentas digitais, criando uma comunidade de aprendizagem.

Tecnologias TOTVS para Instituições de Ensino

Para implementar o blended learning de forma eficiente, as instituições de ensino precisam contar com soluções tecnológicas que facilitem a gestão administrativa, acadêmica e pedagógica 

Além disso, é preciso promover a comunicação e a interação entre alunos, professores e gestores de forma eficiente.

As soluções tecnológicas da TOTVS são as mais vantajosas para instituições de ensino que querem adotar o blended learning porque oferecem:

  • ERP especializado para o segmento educacional, que automatiza os processos de matrícula, rematrícula, notas, pagamentos, planejamento pedagógico e secretaria escolar digital, seguindo as exigências legais do setor;
  • App Meu eduCONNECT, que permite o envio de planos de aula, avisos, mensagens, pagamento da mensalidade por cartão de crédito e outros recursos que facilitam a comunicação entre a instituição e os pais ou responsáveis pelos alunos;
  • Aplicação da Secretária Digital, que possibilita a emissão de documentos digitais relacionados a alunos e profissionais de educação, sem a necessidade de ir à instituição;
  • Recurso para avaliações, que permite a criação, aplicação e correção de provas on-line, com controle de tempo, segurança e feedback;
  • Gestão Google Classroom, que integra o sistema TOTVS com a plataforma Google Classroom, permitindo a sincronização de turmas, alunos, professores, atividades e notas.
  • Integrador Plataformas Educacionais, que integra o com outras plataformas educacionais, como Moodle, Blackboard e Canvas, facilitando a gestão do ensino a distância.

E isso não é tudo, pois as tecnologias TOTVS são sempre aprimoradas para atender as necessidades de instituições e alunos, incorporando novas tecnologias para entregar sempre soluções de excelência.

Conheça tudo o que as tecnologias TOTVS para Instituições de Ensino tem a agregar.

Conclusão

O blended learning é um modelo de ensino que une a flexibilidade de ter aulas remotas, com o recurso de atividades presenciais para uma formação mais completa e acessível.

Surgiu em meados da década de 1960 e vem ganhando força desde então, se consolidando recentemente com o avanço da tecnologia.

Neste sentido, a TOTVS é pioneira em soluções para que instituições de ensino possam oferecer os recursos necessários para que seus alunos tenham uma aprendizagem mais eficiente e ágil.

Podemos esperar que para os próximos anos o ensino híbrido seja ainda mais aprimorado com novas tecnologias, se tornando acessível a mais pessoas e instituições.

Aproveite para conferir os conteúdos TOTVS com dicas para a gestão da sua instituição de ensino e conheça nossas soluções que auxiliam na aprendizagem dos seus alunos.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.