Always on: o que é, quais as vantagens e como implementar a estratégia

Equipe TOTVS | 14 fevereiro, 2024

Você sabe o que é uma estratégia always on? É uma estratégia de marketing que consiste em manter uma presença constante e relevante nos canais online, como redes sociais, blogs, e-mails, entre outros.

Ele é um conceito que se refere à capacidade de estar conectado à internet a qualquer momento e em qualquer lugar. 

O objetivo é criar um relacionamento duradouro com o público-alvo, gerar engajamento, fidelização e conversão.

Essa conexão permanente traz benefícios e desafios para os usuários, as empresas e a sociedade. 

Neste conteúdo, explicaremos sobre always on o que é, quais são as suas vantagens e como fazer a sua implementação. Vamos lá?

O que é uma estratégia always on?

Trata-se de uma estratégia de marketing em que as empresas mantêm os seus anúncios sempre ativos, para sempre estar em contato com o seu público e não perder potenciais clientes. 

É uma maneira de ter o marketing ativo e não perder nenhuma oportunidade, ao mesmo tempo em que garante a melhor experiência do cliente.

Ela não se limita a campanhas pontuais ou sazonais, mas busca oferecer conteúdo de valor para o consumidor em todas as etapas da jornada de compra. Assim, a marca se torna uma referência no seu segmento e aumenta sua autoridade e reputação.

Quais são as vantagens das campanhas always on?

Você sabia que aproximadamente 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que têm propósitos alinhados aos seus valores? Esses dados são da pesquisa “Global Consumer Pulse” da Accenture Strategy.

Isso mostra como é importante que cada empresa se preocupe com valores que são importantes para a maioria das pessoas e faça disso um valor da marca.

Consequentemente, um posicionamento de marca trará vários benefícios e é sobre isso que abordaremos nos próximos tópicos.

Confira os benefícios que uma estratégia always on pode trazer para o seu negócio:

Consistência de marca

Com uma estratégia always on, é possível ser uma marca constante em blogs, mídias sociais e diversos canais. Ela ajuda a consolidar a identidade na mente dos consumidores, ou seja, estimular a lembrança da sua marca e o reconhecimento.

Assim, a marca estará presente em todos os momentos e não somente em períodos sazonais, o que aumenta o alcance e a visibilidade da sua marca.

Construção de autoridade

Geralmente, as empresas que são autoridades em um assunto têm mais atenção e acessos dos usuários, pois eles costumam consultá-las para saber mais sobre determinado assunto.

Isso e o compartilhamento de assuntos relevantes que a empresa disponibiliza faz com que a autoridade da marca seja construída.

Engajamento constante

Quando uma empresa é sempre ativa nos canais digitais, possibilita a interação com os clientes, bem como soluciona os problemas e tira as suas dúvidas.

Tudo isso possibilita que a marca esteja engajada e ajuda na atração e retenção da atenção do seu público.

Gerar confiança e credibilidade

O always on constrói uma história com o cliente e relacionamento duradouros, sempre focando nas suas necessidades e em aprimorar as estratégias e interação com cada um deles.

Vendas contínuas

Outra grande vantagem dessa estratégia é aumentar as vendas e o retorno sobre o investimento. 

As vendas costumam ser constantes e não somente em um determinado período, o que permite que nos períodos de maior demanda a empresa fature mais.

Estar sempre presente na jornada de compra

O acompanhamento constante do público ajuda que a empresa possa se comunicar rapidamente com o cliente em qualquer momento da jornada de compra. 

Também cria um canal de comunicação direto e personalizado com o seu público e, com isso, mostra que é uma marca presente e ajuda a ser lembrado por ele.

Tudo isso educa e informa o seu público sobre seus produtos ou serviços, influencia nas suas decisões de compra, capta mais leads qualificados e interessados na oferta.

Que tipo de negócio pode se beneficiar do always on?

Qualquer negócio que queira se destacar no mercado, fidelizar seus clientes e aumentar suas vendas podem se beneficiar do always on nos processos empresariais.

Mas, normalmente, o segmento B2C, com foco nas vendas em massa, o utiliza mais. No entanto, o setor B2B pode reforçar as estratégias de branding com ele também.

A verdade é que existem alguns fatores que podem influenciar na decisão de adotar ou não essa estratégia, como:

  • perfil do público-alvo: se o seu público é formado por pessoas que consomem conteúdo online com frequência, que buscam informações sobre o seu segmento e que estão abertas a interagir com a sua marca;
  • tipo de produto ou serviço: se o seu produto ou serviço tem um ciclo de compra longo, complexo e que envolve muitas etapas de pesquisa e avaliação, essa estratégia pode ajudar a educar o seu público, a nutrir leads e a conduzir a jornada de compra;
  • orçamento disponível: manter uma estratégia requer investimento em produção de conteúdo, ferramentas de automação, mídia paga e análise de dados. Por isso, é preciso avaliar se o seu negócio tem recursos suficientes.

Portanto, antes de adotá-lo, é preciso fazer uma análise do seu negócio, do mercado e do público para verificar se essa estratégia está alinhada com os seus objetivos e com as expectativas dos seus clientes. 

Os desafios do always on no marketing

O always on traz alguns desafios, como:

  • necessidade de produzir conteúdos de qualidade e diversificados: que atendam às diferentes etapas da jornada do consumidor e aos diferentes perfis de público;
  • dificuldade de mensurar o retorno sobre o investimento (ROI) das ações: que muitas vezes têm um impacto indireto e de longo prazo na conversão e na fidelização dos clientes;
  • exigência de estar sempre atualizado e antenado às tendências, às novidades e às demandas do mercado: para oferecer soluções inovadoras e criativas que se destaquem da concorrência;
  • responsabilidade de manter uma comunicação coerente, consistente e alinhada aos valores e à identidade da marca: o que evita ruídos, conflitos ou crises de reputação.

Para superar esses desafios, é preciso planejar bem as ações e definir os objetivos, metas, indicadores, cronogramas e orçamentos. 

Além disso, é fundamental contar com uma equipe qualificada e multidisciplinar, que possa gerenciar os diferentes canais de vendas e formatos de comunicação, bem como monitorar os resultados e os feedbacks do público. 

Por fim, é importante estar sempre atento às oportunidades e às ameaças do ambiente externo, para adaptar as estratégias conforme as mudanças e as necessidades do mercado.

Dicas para implementar a estratégia em seu negócio

Você já entendeu que o always on é uma forma de se diferenciar da concorrência e se aproximar dos clientes em potencial, certo?

Com uma comunicação consistente e personalizada, é possível gerar mais valor para o negócio e para o público.

Para implementá-la, é preciso planejar bem os objetivos, o público, os canais, os formatos, os temas e as métricas de cada ação. 

Também é importante monitorar os resultados e fazer ajustes conforme o feedback dos usuários. Além disso, é essencial manter a consistência e a frequência das publicações, respeitando a identidade e o tom de voz da marca.

Vale ressaltar que é necessário contar com ferramentas e plataformas que facilitem a gestão e a automação das campanhas, como o Google Ads, o Facebook Ads, o WordPress, entre outras.

Principais métricas para acompanhar ao longo de suas campanhas always on

Para que a estratégia de always on seja eficiente, é preciso acompanhar algumas métricas. Confira as principais a seguir:

  • cliques;
  • impressões;
  • CPA (Custo por Aquisição);
  • CPC (Custo por Clique);
  • investimento;
  • custo por conversão;
  • CTR (Taxa de Cliques);
  • melhor comportamento entre formatos;
  • palavra-chave com maior conversão;
  • canais mais relevantes.

É importante que você considere essas e outras métricas que achar necessárias para as suas campanhas e estratégias.

Tail Shoppers

A  Tail by TOTVS oferece soluções para aprimorar a inteligência de dados do seu negócio e auxiliar nas suas estratégias de always on, independentemente do tamanho ou segmento da empresa.

São soluções de inteligência de dados que otimizam os processos e garantem informações relevantes para os clientes.

Nossas plataformas têm todos os recursos para coleta, gestão e análise de dados, tudo em conformidade com a LGPD.

A Tail Shoppers é uma das suas soluções, Ela é uma plataforma SaaS de inteligência de dados que oferece informações sobre consumo, concorrência e mercado possibilitando que você conheça o seu shopper profundamente.

Utilize as estratégias de always on da melhor maneira possível e fique ainda mais próximo dos seus consumidores!

Conheça a Tail Shoppers!

Conclusão

Neste conteúdo, você entendeu que o always on é uma tendência que se refere à forma como as pessoas estão conectadas e disponíveis por meio de diferentes dispositivos e plataformas digitais. 

O always on marketing traz vantagens e desafios para as empresas, que precisam se adaptar às novas demandas e expectativas dos consumidores. 

Portanto, ele é uma forma eficaz de se destacar no mercado digital e construir um relacionamento sólido com o seu público. 

Mas lembre-se que ele não é uma fórmula mágica que garante resultados imediatos, mas sim uma forma de construir uma relação sólida e duradoura com o seu público. Leia outros conteúdos em nosso blog e aprenda mais ainda! Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre marketing omnichannel!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.