Com tantas opções de canais de venda disponíveis, como escolher o mais adequado para sua empresa? Essa dúvida é muito comum entre os gestores. Afinal, definir o canal de venda certo pode impactar diretamente o seu negócio.
A escolha deve ser feita com cautela, analisando alguns fatores. Por esse motivo, neste artigo, falaremos mais sobre o que são canais de venda e como escolher o ideal para a corporação.
O que são canais de venda?
É por meio do canal de vendas que uma empresa comercializa seus produtos ou serviços. A partir dele, os possíveis clientes têm o primeiro contato com a organização, atraindo ou não essas pessoas a adquirirem o que está sendo oferecido. Pode ser também uma forma de divulgação para tornar a marca conhecida.
Portanto, mesmo que o público ainda não esteja no estágio de compra, passa a conhecer melhor seu negócio. Dessa forma, é possível que o receptor da sua mensagem se torne, de fato, um consumidor. Por esse motivo é tão importante saber o que são canais de venda e quais os tipos que existem.
Principais canais de venda
Conhecendo os tipos de canais de venda fica mais simples escolher o ideal para o seu tipo de negócio. Veja as principais opções:
E-mail marketing
O e-mail marketing nada mais é do que a replicação da sua mensagem para o público. Com essa ferramenta, é possível falar mais sobre seus produtos e serviços, expondo as vantagens e benefícios que ele receberá.
Porém, é preciso ter uma base forte de contatos para que apareçam resultados concretos. Por isso, nem sempre essa é a melhor opção de canal de vendas online.
E-commerce
Já o e-commerce é mais direto, pois se trata de uma loja virtual. O consumidor pode ver todas as informações sobre os produtos lá e também efetuar a compra diretamente com a marca.
Esse meio exige um trabalho mais intenso com o desenvolvimento do site e a criação das descrições dos itens que serão vendidos. Tudo fica sob a responsabilidade da empresa e deve funcionar perfeitamente.
Redes sociais
As redes sociais também podem ser um dos canais de venda online para seu negócio. A própria plataforma disponibiliza formas para fazer a compra de forma simples e segura.
Entretanto, esse canal também precisa ser atualizado pela marca, com a produção de conteúdo e investimento para impulsionamento de publicações. Isso, além de exigir também algum tipo de engajamento por parte dos seguidores.
Ponto de venda
O mais popular dos canais de venda é o ponto de venda. Pode ser uma boa ideia dependendo do tipo de produto e porte da empresa. Dentre os PDVs estão:
- Loja física: é a loja própria da marca. Pode demandar um grande investimento financeiro, como aluguel, contratação de vendedores, móveis, etc;
- Franquias: neste caso, o franqueado pode comercializar os produtos de outra marca a partir de pagamento,
- Distribuidores: revendem os produtos em grande escala para outras lojas. Estão entre o produtor e o consumidor final.
Revendedores
Outro dos canais de venda offline são os revendedores. Neste caso, o consumidor final tem contato direto com o representante comercial. Tudo é feito por meio de visitas e demonstrações dos produtos.
Sobre Eleve
Eleve desenvolve sistemas para micro e pequenas empresas, tudo para facilitar a rotina de trabalho e desenvolver o negócio. Para ser um canal Eleve, basta ter afinidade com vendas e tecnologia.
Por meio de um rápido processo seletivo, que contempla entrevistas e um plano de negócios, ao ser aprovado, você terá acesso aos treinamentos e capacitações online além de todo apoio da equipe de ativação para atuar como um Canal Eleve. Entre em contato e saiba mais!