Geomarketing: o que é, como funciona e principais ferramentas

Equipe TOTVS | 07 março, 2024

Já ouviu falar em geomarketing? Essa abordagem estratégica combina métodos de análise geográfica com práticas de marketing. O objetivo? Otimizar a tomada de decisões e a eficácia das ações de comunicação das empresas.

Por meio dela, um negócio aproveita os dados geolocalizados para compreender padrões de consumo, definir públicos-alvo e identificar oportunidades de mercado próximas do seu negócio com maior precisão.

Tudo isso ao integrar informações demográficas, socioeconômicas e comportamentais em um contexto espacial. 

Mas como exatamente essa abordagem funciona, qual sua importância para as organizações e por que seu negócio deveria considerar sua adoção?

É sobre esse tema que vamos focar no artigo de hoje. Interessou? É só continuar a leitura!

O que é geomarketing?

Geomarketing ou marketing de localização, em essência, é uma técnica que emprega dados geográficos no planejamento e execução de estratégias de comunicação.

Mas o que o distingue das abordagens tradicionais?

O princípio de que “onde você está define quem você é” permeia toda a metodologia, que sugere que a localização de um indivíduo influencia significativamente seus hábitos de consumo e necessidades.

Essa abordagem não apenas permite uma análise detalhada do comportamento do consumidor com base em sua localização.

Ela também facilita a customização de ofertas e campanhas publicitárias que ressonam com o público de maneira mais direta e pessoal.

Na teoria, inclusive, o geomarketing é encarado como um “guarda-chuva” de táticas e métodos (como o geotargeting, por exemplo) capazes de criar um ecossistema poderoso para alcançar o público-alvo de forma eficiente.

Como funciona o geomarketing?

O geomarketing opera por meio de uma variedade de métodos de comunicação baseados em localização, mas como exatamente isso funciona na prática?

Utilizando táticas como geofencing e geofiltros, essa abordagem permite que as empresas identifiquem e comuniquem-se com seu público de forma precisa, baseando-se no local em que se encontram.

Esses métodos, que também incluem a análise de dados geográficos para planejamento de pontos de venda e otimização de rotas de entrega, transformam a localização em uma variável estratégica para ações de marketing.

Agora, talvez você se pergunte: “será que a simples localização pode realmente determinar a eficácia de uma campanha?

A resposta é sim — e o segredo está em como essas informações são aplicadas para engajar e converter de maneira mais efetiva.

Os benefícios do marketing de geolocalização

Essa abordagem transforma a maneira como as empresas se conectam com seus consumidores.

Mas quais benefícios ela oferece? Abordamos os principais, veja só: 

  • Otimização de SEO local: melhora a visibilidade online em buscas locais, atraindo mais clientes para o seu negócio;
  • Melhor e mais assertiva base de dados: enriquece o conhecimento sobre o público-alvo, permitindo decisões baseadas em dados concretos;
  • Personalização de campanhas: oferece a possibilidade de criar ofertas e mensagens que atendam às necessidades específicas dos consumidores, baseando-se em sua localização;
  • Custo-benefício: maximiza o retorno sobre o investimento ao direcionar esforços de marketing para áreas com maior potencial de resposta;
  • Aumento da eficácia das campanhas publicitárias: direciona anúncios para públicos segmentados geograficamente, aumentando a taxa de conversão;
  • Análise de concorrência local: permite monitorar e analisar o market share da concorrência em áreas específicas, ajustando estratégias conforme necessário.

Cada um desses pontos oferece um caminho para que as empresas não apenas atinjam seu público-alvo de maneira mais eficaz, mas também adaptem suas estratégias em tempo real para atender às demandas do mercado.

Quais empresas usam geomarketing?

Apesar de ser uma abordagem inovadora, o geomarketing ainda não é uma unanimidade nos negócios. Isso quer dizer que não é eficiente? Na verdade, é mais uma questão de popularidade.

De acordo com estudos, em 2022, o mercado para essa estratégia de marketing atingiu mais de US$1,3 bilhões. A estimativa é que, em 2028, seu valor chegue à casa dos US$4,2 bilhões.

Bom, mas e no momento, quais empresas realmente se beneficiam dessa abordagem inovadora?

A resposta transcende setores, com aplicações variando da indústria ao varejo, passando pela educação. Que tal entender mais?

Indústria

No setor industrial, o geomarketing é utilizado para mapear mercados potenciais, otimizar rotas de distribuição e identificar localizações estratégicas para novas instalações.

A precisão no direcionamento e na distribuição pode significar reduções de custo consideráveis e maior eficiência operacional.

Varejo

Para o varejo, conhecer a localização do público-alvo permite a personalização de ofertas e campanhas, aumentando a atratividade e a conversão em vendas.

Além disso, a abordagem ajuda na escolha de locais para novas lojas, baseando-se na densidade do público-alvo e no comportamento de compra.

Educação

Instituições de ensino utilizam geomarketing para atrair alunos de áreas específicas, entender melhor a distribuição geográfica de seu público e criar campanhas de marketing direcionadas.

É algo particularmente útil para cursos que atendem a nichos de mercado ou que têm apelo regional (como cursos de agricultura em regiões onde a economia agrícola é forte, por exemplo).

Principais ferramentas de geomarketing

Então, como fazer geomarketing? Sua implementação é sustentada por uma série de ferramentas e táticas avançadas que permitem às empresas explorar ao máximo o potencial dos dados geográficos.

Mas como exatamente esses métodos funcionam e quais benefícios específicos elas oferecem?

Vamos explorar mais profundamente cada uma delas para entender seu papel fundamental:

Geofencing 

Geofencing refere-se à criação de um perímetro virtual em torno de uma área geográfica específica, como um bairro, uma loja ou até mesmo um evento.

Quando um dispositivo móvel entra ou sai dessa área, gatilhos são ativados, permitindo às empresas enviar notificações, alertas ou ofertas personalizadas diretamente aos smartphones dos consumidores.

Agora, qual o real impacto dessa tática?

Além de promover a interação imediata, o geofencing ajuda a aumentar o tráfego físico em lojas, melhorar a segmentação de público e otimizar as campanhas de marketing com base na localização real do consumidor.

A precisão e a relevância das comunicações melhoram significativamente, o que resulta em melhores taxas de conversão.

Geotargeting 

Já o geotargeting utiliza dados de localização para segmentar anúncios e conteúdo a públicos em áreas geográficas específicas.

Caso você já tenha feito alguma campanha de ads em uma plataforma de anúncios pagos, como o Google Ads, já deve ter interagido com a função de geotargeting dela.

Diferente do geofencing, que é baseado em um perímetro virtual dinâmico, o geotargeting permite uma abordagem mais ampla, podendo adaptar campanhas online para refletir as preferências e comportamentos locais.

Por que é crucial?

Ao personalizar o conteúdo com base na localização, as empresas não só aumentam a relevância de suas mensagens, mas também melhoram a experiência do usuário, fortalecendo a lealdade à marca e impulsionando as vendas.

Além disso, o geotargeting é fundamental para otimizar o ROI das campanhas publicitárias, já que a empresa direciona recursos apenas para os mercados mais receptivos.

Geofiltros

Apesar do nome peculiar, os geofiltros são muito importantes.

Esse é um recurso personalizável que pode ser ativado em alguns aplicativos de redes sociais (como o Snapchat) quando um usuário se encontra dentro de uma área geográfica específica.

Empresas podem criar geofiltros para eventos, lojas ou qualquer localização significativa, incentivando os usuários a compartilhar suas experiências com a marca de forma divertida e interativa.

Mas por que investir em geofiltros?

Eles não apenas aumentam a visibilidade da marca nas redes sociais, como também incentivam o engajamento orgânico do usuário, criando uma experiência mais memorável — porém, especialmente, mais compartilhável.

É muito útil em festivais de música ou eventos nichados, como o NRF, por exemplo.

Além disso, esses filtros podem ser usados para promover eventos ou lançamentos de produtos, gerando maior expectativa e participação.

Geotagging 

O Geotagging é uma tática mais comum — e bem popular em redes sociais. Basicamente, permite que fotos, vídeos e posts sejam marcados com uma localização geográfica específica, que aparece na timeline do usuário.

Essa tática ajuda as empresas a aumentar sua presença online associando conteúdos digitais a locais físicos.

Na prática, o método melhora a descoberta local nos mecanismos de busca e plataformas de redes sociais. Assim, torna o conteúdo mais visível para quem busca informações ou atividades em determinadas localizações.

Não falamos somente sobre ampliar o alcance do conteúdo da marca, mas também coletar dados valiosos sobre onde os clientes mais interagem com a marca.

Check-ins

A tática de Check-ins permite que usuários de redes sociais compartilhem sua localização atual ao visitarem estabelecimentos, como lojas, restaurantes ou eventos.

Para as empresas, incentivar os check-ins pode ser uma maneira eficaz de aumentar a visibilidade orgânica e fomentar a prova social, já que cada check-in serve como um tipo de endosso pessoal da marca.

Mas qual seu impacto?

Eles não apenas promovem a lealdade e reconhecimento da marca entre o público existente, como também atraem novos clientes, motivados pelas recomendações de seus amigos e familiares.

Além disso, a coleta de dados de check-ins pode oferecer insights sobre os padrões de visita dos clientes.

Site personalizado

A personalização do site com base na localização do visitante representa uma evolução significativa na maneira como as empresas interagem com seu público online.

Mas como realmente funciona?

Ao identificar a localização de um usuário, um site pode adaptar seu conteúdo, ofertas e mensagens para refletir as necessidades e preferências regionais.

Essa abordagem não apenas melhora a experiência do usuário, mas também pode aumentar significativamente as taxas de conversão.

Você pode estar se questionando: “mas a personalização geográfica é realmente eficaz?”.

A resposta é sim!

Ao oferecer promoções específicas da região, destacar eventos locais ou mesmo adaptar a linguagem e imagens, as empresas podem criar uma conexão mais forte e relevante com sua audiência.

SEO local

Por fim, vale relembrar de um dos pilares de uma boa otimização para mecanismos de busca: o SEO local, essencial para empresas que operam em mercados regionais ou que têm múltiplas localizações geográficas.

Por meio da otimização local, as empresas podem aumentar sua visibilidade para usuários que realizam pesquisas com intenção específica — direcionada a uma região, como “melhor restaurante mexicano em Salvador”, por exemplo.

Aqui, falamos da otimização de palavras-chave relacionadas à localização, a criação de perfis em plataformas como o Google Meu Negócio, e a coleta de avaliações locais.

Não pense nessa tática como apenas mais uma dentro do guarda-chuva de geomarketing. O SEO local é importante independente de qualquer estratégia.

O motivo é simples: ele não apenas coloca a empresa diante dos olhos de consumidores potenciais no exato momento em que buscam por produtos ou serviços nas proximidades, mas também melhora a credibilidade e a confiança na marca.

Tail Shoppers

Compreender a jornada do consumidor e otimizar estratégias de geomarketing são desafios que demandam acesso a dados de alta qualidade.

Mas como garantir que sua empresa está alcançando aqueles consumidores estratégicos que podem significar o diferencial competitivo?

A solução está na capacidade de integrar informações precisas e atualizadas sobre comportamentos de compra e localização, algo que a plataforma Tail Shoppers da TOTVS oferece.

Não conhece? Trata-se da maior fonte de dados do Brasil, com informações de compradores (B2C) e estabelecimentos (B2B) — minerados de uma ampla fonte, composta por mais de 2.2 bilhões de compras, mais de 52 mil comércios e feito por mais de 42 milhões de consumidores de todo o país.

Quer criar campanhas personalizadas, realizar ativações certeiras no Google, Meta e Tik Tok e acertar o dado exatamente no alvo que sua estratégia mira?

É hora de experimentar o Tail Shoppers da TOTVS, conheça nossa plataforma!

Conclusão

O geomarketing aproveita do poder dos dados geográficos para alavancar seu potencial competitivo, de modo que o seu negócio atinja consumidores de forma mais assertiva.

Agora, nos diga: o quão preparado está seu negócio para explorar essa estratégia inovadora?

Incorporar o geomarketing significa não apenas entender “onde” seus clientes estão, mas “quem” eles são nesses contextos.

E aí, já pensou nas possibilidades que se abrem ao aplicá-lo efetivamente em seu negócio? Agora é a hora de expandir seu leque de estratégias e experimentar o geomarketing, transformando localização em ação e resultados. 

Para seguir na sua jornada de aprendizagem com nossos conteúdos, assine nossa newsletter e receba artigos e guias diretamente em seu e-mail!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.