Lojas franqueadas: o que é necessário para uma gestão eficiente?

Ao buscar por um novo investimento, muitos empreendedores optam pela aquisição de lojas franqueadas, que normalmente já apresentam um negócio estruturado, público definido e possibilitam uma inserção mais rápida no varejo. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento teve crescimentos em faturamento, número de redes e a expansão dobrou durante o ano de 2018.

Esse modelo exige uma gestão eficiente por parte de franqueadores e franqueados, focada em manter a saúde financeira e a satisfação dos clientes. Para ter sucesso com lojas franqueadas, o Business Developer do segmento de Varejo da TOTVS, Felipe Rosa, deu algumas dicas sobre como melhorar ainda mais o gerenciamento desses negócios. Ficou curioso para saber mais? Então, continue a leitura!

Os principais desafios da gestão de franquias

Manter o sucesso de uma loja franqueada depende do esforço tanto por parte do franqueador, para consolidar as operações, quanto do franqueado, que é o principal ponto de contato entre a marca e os seus clientes. Conheça alguns dos desafios enfrentados por quem faz a gestão de negócios desse modelo!

Estruturação de equipe

O gestor de lojas franqueadas precisa contar com equipes capacitadas para dar apoio e atender às demandas propostas pelo franqueador. É preciso manter funcionários que estejam dispostos a encarar os desafios que surgem nesse mercado e que compreendam que, algumas vezes, os direcionamentos vindos da rede precisam sobrepor-se às ações internas.

Manutenção de padrões

Montar esse modelo bem estruturado e depois, no dia a dia, ter um franqueado bem alinhado e que siga as políticas estabelecidas é muito difícil. Acredito que o controle dessa padronização é um dos maiores desafios enfrentados pelos franqueadores no Brasil”, conta Felipe Rosa.

Essa complexidade também se estende para os gestores das lojas, pois o processo de verificação é feito constantemente pelos franqueadores, que exigem a padronização da loja, da qualidade e dos produtos, inclusive a cada nova campanha sazonal realizada. Não seguir essas determinações pode resultar não apenas na insatisfação do cliente, mas também na rescisão do contrato.

Gerenciamento financeiro

Segundo Felipe Rosa, ter um franqueado financeiramente saudável também é um ponto muito importante e de grande preocupação para todas as partes envolvidas nesse modelo de negócio. “Temos percebido que os franqueadores estão muito preocupados com o franqueado, porque se ele não está bem financeiramente, acaba parando de investir e de crescer”, completa.

Saiba o que é necessário para uma gestão eficiente de lojas franqueadas

Assim como em qualquer outro negócio, é importante planejar e elaborar estratégias para conseguir bons resultados. Investir em novas ferramentas de gestão para facilitar a organização da sua empresa e para melhorar o relacionamento entre a rede, os funcionários e os clientes.

Manter o alinhamento entre franqueador e franqueado

Com as exigências feitas pelos franqueadores para a padronização dos franqueados, é fundamental que a comunicação entre as duas partes seja feita de forma recorrente e com muita clareza. A construção de uma grande franquia se dá pelo trabalho em conjunto e os resultados obtidos por uma loja podem atingir toda a rede.

Acompanhar os números da empresa

Ter acesso a todas as informações, especialmente as financeiras, em tempo real e de qualquer lugar é uma vantagem competitiva para as lojas franqueadas. Isso porque o acompanhamento de resultados se torna mais rápido e permite que planos de ação sejam elaborados com mais precisão e facilidade.

Os franqueadores estão, por exemplo, reduzindo algumas determinações para dar um retorno financeiro de forma mais rápida, pesando menos no fluxo de caixa e atrapalhando menos o negócio do franqueado”, conta o Business Developer da TOTVS.

Seguir os padrões de qualidade

A gestão do seu negócio, seja como franqueador ou franqueado, deve ser focada na experiência do consumidor e na qualidade dos seus produtos e serviços. Isso porque, em qualquer estabelecimento da marca que o cliente for, ele exigirá ser recepcionado da mesma forma, consumir produtos com o máximo de similaridade e ter serviços também padronizados.

Capacitar seus funcionários

Para manter o alinhamento exigido pelos franqueadores, é preciso que seus funcionários sejam capacitados para entender todas as demandas e atingir os objetivos da sua loja franqueada. Além disso, é importante trazer inovações que possam facilitar a rotina desde o backoffice até o atendimento ao cliente, reduzindo a quantidade de processos burocráticos e tornando sua equipe mais produtiva.

O papel da tecnologia na gestão de lojas franqueadas

As novas tecnologias são aliadas das empresas não apenas na parte produtiva, mas também na gestão do negócio. Para as lojas franqueadas, a TOTVS conta com soluções especialistas, que foram pensadas especificamente no setor varejista e nas necessidades da sua rotina. Conheça algumas delas!

Sistema de gestão

Para automatizar processos, reduzir a quantidade de atividades burocráticas e ter dados mais precisos para o seu negócio, é importante considerar a implantação de um sistema de gestão na sua empresa. Os benefícios vão além da gestão financeira: você pode fazer a aquisição de módulos que ajudam de ponta a ponta a administrar as suas lojas.

O franqueador normalmente fornece apenas o software para emissão de cupom e venda, mas não para a gestão do franqueado. Por isso, estamos percebendo uma demanda muito grande por essas soluções”, conta Felipe Rosa.

A vantagem de contratar as soluções TOTVS é que você terá, com apenas um fornecedor, todos esses benefícios. E ainda poderá contar com funcionalidades que foram desenvolvidas a partir de análises de mercado, para entender a real necessidade do seu tipo de negócio. Um exemplo é o Virtual Age, sistema voltado para o subsegmento de moda, com funções nativas para controle de número de referência e registro de trocas e devoluções.

Temos também o TOTVS Live para frente de loja, que faz toda a parte de emissão de cupons e vendas, com apuração de resultados em tempo real de todas as operações de todas as lojas. Essa é uma solução para redes e franquias como perfumaria e pet shop. O maior subsegmento em número de redes e franquias, que é o de comércio de alimentos, também pode contar com o TOTVS Chef”, completa.

Aplicativos mobile

Ter a oportunidade de acessar os dados da sua empresa a qualquer momento e de qualquer lugar já é um grande benefício. Quando essas informações podem ser consultadas direto do seu smartphone, é ainda melhor: a tomada de decisão se torna mais ágil e você ainda pode adotar novas estratégias e comunicá-las para a sua equipe, mesmo se não estiver na loja.

Contamos com uma plataforma de aplicativos que se chama Retail App. Ela permite a comunicação entre franqueado e franqueador e é voltada para a análise da performance de vendas. A TOTVS também tem um aplicativo mobile para controle de vitrine, garantindo que o franqueado está seguindo o padrão determinado pela franqueadora”, explica o Business Developer da TOTVS.

Soluções complementares

Para melhorar a experiência do cliente com a marca e com a loja franqueada, vale considerar a adoção de tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). Nesse sentido, você pode, mais uma vez, contar com a TOTVS para levar mais inovações para o seu negócio. “O BemaGo permite que o franqueador saiba quantas pessoas estão passando em cada loja. Como ele tem acordo de fluxo com as franqueadas, dá pra saber onde ele precisa focar esforços de marketing para gerar mais público”, completa Felipe Rosa.

Manter uma loja franqueada pode ser desafiador. No entanto, as dificuldades podem se tornar mais simples de serem resolvidas se você adotar ferramentas de gestão que auxiliem a padronizar o seu negócio, acompanhar todas as informações financeiras e, ainda, manter um bom relacionamento com o franqueador.

Gostou deste conteúdo e ficou interessado em conhecer as soluções TOTVS para lojas franqueadas? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre essas tecnologias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *