Sistema de Franchising: principais vantagens para o franqueador

Equipe TOTVS | 21 fevereiro, 2023

Muitas empresas expandem seus negócios por meio das franquias, ampliando, assim, seu público e seu acesso ao mercado. 

Mas quais são as outras vantagens do sistema franchising para o franqueador? É uma estratégia que aumenta as vendas, facilita a eficiência fiscal, tem baixo custo e riscos, além de facilitar a padronização da empresa. 

No entanto, cada um desses ganhos sempre depende de ser bem estruturado para que dê certo. 

Para que você possa entender mais a fundo os motivos que fazem valer a pena esse mercado, criamos um grande guia sobre esses benefícios. Veja as principais vantagens do sistema de franchising para o franqueador!

Como funciona o sistema de franchising?

O sistema de franchising acontece quando uma empresa (o franqueador) concede seus direitos de uso da marca para que um investidor (o franqueado) abra uma unidade

A empresa pode permitir os direitos de uso para mais de um investidor e, então, conseguir ampliar sua rede em outras localidades. A ideia é gerar maior capilaridade para o nome do negócio.

No caso do setor do varejo, as franquias geralmente são lojas que devem seguir o mesmo padrão de qualidade de atendimento, além de outras regras acordadas entre as partes. 

Porém, a franqueadora deve oferecer o suporte necessário para que a gestão da franquia seja bem-sucedida. Sem ele, o retorno será bem menor, além de colocar em risco a marca.

12 Vantagens do sistema de franchising para o franqueador

Além de ser uma forma eficiente de expandir os negócios, esse sistema também proporciona outros benefícios. Veja a seguir as vantagens do franchising para sua empresa!

1. Crescimento ágil

Abrir unidades por conta própria pode ser um processo mais demorado e que envolve mais investimento por parte da empresa. 

Por isso, uma das principais vantagens do sistema de franchising para o franqueador é o rápido crescimento da marca, já que com mais lojas o faturamento também cresce

Dessa forma, o crescimento financeiro, que levaria muitos anos, pode acontecer em menos tempo. Além disso, com essa estratégia também é possível concorrer no mercado com as grandes corporações e se estabelecer com mais facilidade. 

2. Baixo custo

Quando uma empresa opta por trabalhar com franquias há um investimento baixo em relação à abertura de unidades próprias. 

O crescimento que a companhia terá poderá ser maior do que o investimento em si. Assim, os seus parceiros poderão dividir as responsabilidades de se ter mais unidades em outras localidades

E, para quem está expandindo seu negócio inicial, isso é ainda mais importante. Por esse motivo, o franchising é muito adotado por empresas do varejo.

3. Boa rentabilidade

A rentabilidade também é uma das vantagens de ter uma rede de franquias associada ao baixo custo. Afinal, com oinvestimento do franqueado, na maioria dos casos o franqueador tem baixos custos operacionais.

E quando falamos de um sistema de franquia com múltiplas unidades, ele se torna extremamente benéfico. Basta pensar: mais lojas significam mais receita e lucro.

Não importa quão pequena seja a margem de cada venda, quando multiplicada por todas as unidades ela pode gerar uma quantidade impressionante. Portanto, este sistema permite que a empresa aumente sua rentabilidade sem investir muito capital.

4. Redução de riscos

Entre as vantagens do sistema de franchising para o franqueador, também está a redução de riscos. Com as franquias, a empresa pode explorar novos mercados e sem correr tantos perigos.

Por exemplo, essa é uma excelente maneira de testar um produto antes de lançá-lo por conta própria. As franquias permitem que você entenda se as mercadorias serão bem sucedidas em outros locais antes de trazer o produto para todas as lojas.

Além disso, o sistema de franquia também reduz o risco de falha devido à má administração. O franqueado é responsável pelas operações e desempenho da loja. Como resultado, será mais fácil identificar e resolver os problemas rapidamente.

5. Troca de conhecimento

Outro benefício que envolve o gerenciamento de franquias é a troca de conhecimento entre sua empresa e seus parceiros franqueados.

É uma ótima forma de aumentar o potencial de negócios da companhia por meio da troca de práticas que deram certo no gerenciamento.

Dessa forma, a empresa tende a ganhar mais vantagem competitiva no mercado, além de ter ajuda para vencer os desafios que surgirem ao longo do desenvolvimento da marca.

6. Gestão comercial

Quando o gerenciamento de franquias envolve tecnologia, ele permite que a empresa tenha mais agilidade e eficiência na gestão comercial por meio de um acompanhamento dos resultados via web. 

Assim, é possível monitorar as lojas, a equipe de vendas, produtos, o pico de vendas, entre outros fatores. Com essa automatização de processos é possível fazer o cálculo das comissões com mais eficiência, garantindo que os valores estejam corretos

Além disso, o sistema preenche as informações de forma automática, o que evita erros e retrabalho. Dessa forma, os processos ganham mais segurança e transparência.

Nova call to action

7. Eficiência fiscal

Mais uma das vantagens do sistema de franchising para o franqueador é poder ter mais eficiência na sua gestão fiscal.

Isso se dá porque a tecnologia auxilia na emissão de documentos fiscais e também no cumprimento da legislação. Assim, a empresa tem mais segurança para expandir sua rede de franquias.

Com o sistema é possível receber as notas fiscais por meio da importação do XML das notas do fornecedor ou utilizando o ERP da sua franqueadora parceira. Deste modo, fica mais fácil manter a rede de acordo com a legislação.

8. Controle financeiro

Implementar essa tecnologia na gestão da sua rede de franquias também possibilita ter um controle financeiro mais efetivo, por meio da gestão, desde o recebimento das vendas até as contas a pagar. 

A tecnologia também auxilia em rotinas financeiras, como a gestão de contas bancárias, DRE (Demonstração de Resultados do Exercício). 

Essa funcionalidade permite mais controle do fluxo de caixa da rede de franquias, tornando as decisões da empresa mais assertivas, o que contribui para o sucesso do negócio.

9. Visão estratégica

E para contribuir com a sua estratégia de negócios, o sistema de gestão de franquias emite relatórios detalhados sobre indicadores essenciais que envolvem a retaguarda administrativa do negócio

Essa funcionalidade permite ter uma visão ampla sobre a situação da sua rede de franquias. Assim, é possível monitorar gargalos, ineficiências, o desempenho da equipe, entre outros pontos. Essas informações ajudam para que a tomada de decisão seja mais assertiva.

10. Padronização das unidades

As exigências legais da Circular de Oferta de Franquia definem que, para se tornar uma franqueadora, é preciso que a empresa estruture todos os processos dela.

Logo, a implementação do sistema de gerenciamento de franquias ajuda a padronizar as atividades em todas as unidades da rede, o que é positivo para o franqueador.

Assim, é possível monitorar e controlar as regras estabelecidas pela política da empresa para que elas sejam seguidas em cada loja. Isto contribui para uma melhor experiência do cliente ao passar por diferentes pontos de serviço.

11. Reputação sólida

O sistema de gerenciamento de franquias também ajuda a estabelecer uma boa reputação para a empresa. Porque, como acabamos de falar, a franquia precisa seguir os padrões estabelecidos pela lei, tornando sua rede mais confiável.

Além disso, a tecnologia assegura que todos os documentos sejam mantidos em ordem e que os processos sejam desenvolvidos com agilidade e eficiência.

Todos esses fatores contribuem para uma reputação sólida para o negócio, que é essencial neste mercado competitivo. Ela também ajuda a atrair novos franqueados e aumentar a rede.

12. Menos riscos trabalhistas

Por fim, a franquia dá margem para menos riscos trabalhistas. Em primeiro lugar, vale dizer que cada franqueado é econômico e juridicamente autônomo e independente do franqueador.

Sendo assim, a lei de franquia afirma explicitamente que a relação franqueador-franqueado não é indicativa de uma relação de emprego, mesmo durante o período de treinamento.

 Em termos mais simples, isto significa que o franqueador tem menos riscos para seu negócio porque não tem uma relação direta de empregado com aqueles que trabalham para as franquias de sua empresa.

E quais são as desvantagens de ser um franqueador?

Claro que também podem existir algumas contrapartidas em relação a ser um franqueador. Afinal, nada é 100% garantido. É importante considerar os riscos associados ao gerenciamento de uma rede de franquias. Essas desvantagens podem incluir:

  • Falta de controle sobre as decisões operacionais e comerciais;
  • Risco de não conformidade com leis e regulamentos;
  • Risco de violação dos direitos de propriedade intelectual;
  • Aumento dos custos legais para a resolução de disputas.

Para cada caso, é interessante avaliar o que vai pesar mais na decisão de abrir ou não franquias.

TOTVS Varejo Franquias e Redes

Investir em uma rede de franquias para ampliar seus negócios e conquistar mais clientes é muito viável. Mas, para que essa estratégia gere ainda mais benefícios, é possível contar com um sistema de gestão de franquias.

Por isso, o TOTVS Varejo Franquias e Redes, que dispõe de todas as funcionalidades necessárias para que você tenha mais controle na gestão da sua rede de franqueados, é ideal.

Estamos falando de uma solução completa para retaguarda administrativa e gestão de ponto de venda em redes de lojas e franquias.

Com ela, você automatiza processos e aumenta a eficiência do seu negócio, com muito mais controle e inteligência de ponta a ponta.

Se você está procurando um sistema assim, conheça mais sobre o TOTVS Varejo Franquias e Redes!

Conclusão

As vantagens do sistema de franchising para o franqueador, de fato, são muitas. Desde a possibilidade de padronizar processos e atividades, até a garantia de uma sólida reputação no mercado e até mesmo a redução dos riscos trabalhistas.

No entanto, é importante entender que esta estratégia também tem algumas contrapartidas que devem ser avaliadas antes de se tomar uma decisão. Mas tudo também vai depender da sua capacidade de estruturar esse processo.

Para isso, você pode contar com softwares especializados, como o TOTVS Varejo Franquias e Redes. É ele que vai possibilitar uma gestão muito mais eficiente para seu negócio.

E se você quiser continuar aprendendo sobre gestão varejista, leia também sobre franquias de alimentos!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.