seguranca-de-dados

Segurança de dados: Por que é prioridade nas empresas?

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 21 abril, 2020

A segurança de dados é essencial para as empresas, pois qualquer negócio que conte com processos digitalizados, em qualquer setor, precisa transmitir confiança e garantir a integridade das informações que serão confiadas à sua gestão, tanto de clientes quanto da própria organização.

É fato que os dados têm sido cada vez mais vistos como um patrimônio, devido ao valor estratégico que contêm. Ao mesmo tempo, a complexidade dos ataques está ficando cada vez mais sofisticada. Se você quer saber mais sobre como garantir a proteção de dados, continue a leitura e descubra!

O que é a segurança de dados?

Quando falamos a respeito de segurança de dados nas empresas, é possível entender um conjunto de ações preventivas e reativas, cujo foco é a confidencialidade, integridade, autenticidade, conformidade, irretratabilidade e correta disponibilização das informações.

Trata-se da proteção de dados contra acessos maliciosos ou equivocados, sequestro, roubo ou modificação não autorizada de seu conteúdo. Ou seja, um universo de situações que podem comprometer o sucesso e a estabilidade de um negócio.

Nova call to action

Tipos de roubos de dados

Segundo o relatório da Ponemon,State of Endpoint Security Risk Report”, 54% das empresas entrevistadas sofreram um ou mais ataques hackers que comprometeram a segurança de dados e informação.

Desses ataques, 77% foram realizados com técnicas avançadas, sem a necessidade de baixar um programa nos computadores afetados. É o chamado “fileless”, que tem dez vezes mais chance de dar certo;

O prejuízo de um ciberataque para as empresas é de aproximadamente U$ 300,00 por empregado, sendo que negócios maiores podem perder milhões com as suas consequências.

  • Um exemplo de ataque que ameaça a segurança dos dados é a criptografia. Isso acontece quando todas as informações são reorganizadas em códigos impossíveis de serem solucionados, a menos que um pagamento, normalmente em bitcoin, seja realizado;
  • Empresas que permitem a emissão de boletos para pagamentos devem ter a autenticidade do documento garantida, pois o valor a receber pode ser direcionado ilegalmente para outra conta,
  • Outras organizações precisam criar mecanismos de comprovação de que uma ação foi feita com autorização do responsável. É a irretratabilidade que garante identificar que uma condição de acesso amplo a relatórios foi dada a um usuário.

Uma das principais resistências e equívocos das empresas é acreditar que, ao obterem um serviço de outsourcing, ou seja, quando contrata um sistema para gerenciar um de seus setores, a segurança de seus dados estratégicos poderá ser comprometida.

Isso não acontece. Pelo contrário, um planejamento organizacional garante confidencialidade de dados. Uma dessas medidas pode ser ilustrada com a permissão de acessos ao sistema de gestão (ERP) mediante autorização. Dessa forma, apenas colaboradores selecionados poderão visualizar as informações.

LGPD_Masterclass_Tudo_sobre

Qual a importância da segurança de dados?

O número de ações maliciosas e tentativas de espionagem no mundo dos negócios é muito maior do que se imagina. Qual é o impacto disso para os negócios? Entre outros elementos que estão em jogo, é possível destacar:

  • Proteção dos ativos da empresa, visto que um dos principais motivos dos ataques é o pedido de resgate. Mas os prejuízos vão muito além desse pagamento. Serviços comprometidos geram despesas ainda piores;
  • Fragilidade perante a concorrência do cliente BPO, considerando que o vazamento de informações estratégicas permitirá que outras empresas de seu mercado de atuação se preparem melhor;
  • Imagem com o público-alvo, já que algumas empresas também armazenam dados de seus contratantes, e esses perdem a confiança na prestadora ou fornecedora;
  • Cumprimento da ética e dos contratos de sigilo com os clientes.

Como garantir a segurança de dados?

Dessa maneira, é primordial ter uma política de segurança de informação nas empresas, voltada para a gestão interna e dos contratos de clientes. Veja agora algumas medidas importantes!

Mapeamento das fragilidades do negócio

Para que a estratégia de proteção dos dados seja eficiente, é fundamental fazer um diagnóstico de sua infraestrutura, dos sistemas e dos colaboradores que utilizam esses elementos.

Isso permitirá identificar as fragilidades do negócio e quais são as medidas mais apropriadas para saná-las.

Analisar frequentemente o desempenho dos serviços

Todos os sistemas e processos devem estar devidamente mapeados para que possam ser analisados com clareza, identificando também falhas em execuções rapidamente.

Isso é muito importante em integrações entre sistemas. Um ERP que deixe de receber dados do sistema de vendas, por exemplo, precisa de uma ação corretiva de urgência.

Uso da tecnologia para sua gestão

Sistemas inovadores, como a inteligência artificial, podem identificar ações atípicas, que demandam investigação. Da mesma forma, uma base de dados e históricos, quando analisada por robôs, pode apontar as melhores estratégias preventivas e corretivas para a segurança de dados.

Atenção à legislação e ao armazenamento em nuvem

A lei de proteção de dados é aliada das empresas no que se refere à segurança de informações, mas também discrimina os processos de tratamento de dados de clientes e impõe limites a abordagem que cada companhia utiliza para usá-los a seu favor. Por isso, é importante ficar atento às próprias práticas, para se manter sempre dentro do compliance.

O armazenamento de dados, principalmente quando feito em formato on cloud, visa a proteção deles por meio de verificações preventivas. A segurança de dados na nuvem não permite que a empresa fique refém de servidores físicos.

Se você quer saber mais sobre armazenamento de dados, baixe nosso e-book gratuitamente e saiba tudo sobre o tema.

Cuide da segurança de dados do seu negócio!

Ao longo desse conteúdo, mostramos como a segurança de dados é um esforço contínuo. Para garantir sua eficácia, é preciso estar sempre conectado com as novidades.

A TOTVS é uma empresa 100% brasileira, focada em desenvolvimento e inovação para empresas dos mais variados segmentos. Ao contrário do que se pode pensar, nossos sistemas não são voltados apenas a grandes empresas. Nossas soluções atendem organizações de pequeno e médio porte, se encaixando às suas principais necessidades.

Se interessou por esse assunto? Confira agora nosso outro post sobre o tema! Não deixe de acompanhar nosso blog e assinar a newsletter para ter acesso aos artigos que mais te interessam e receba novidades diretamente em seu e-mail.

Comentarios

  1. Ricardo Komuda

    Cada vez mais as empresas estão dependentes de seus sistemas, ficando vulneráveis a ataques externos a seus sistemas necessitando cada vez mais de proteção.

  2. Ricardo Komuda

    Cada vez mais as empresas estão dependentes de seus sistemas, ficando vulneráveis a ataques externos a seus sistemas necessitando cada vez mais de proteção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *