Serviços Financeiros para Empresas: conheça os tipos

Equipe TOTVS | 04 novembro, 2021

Existem diversas opções de serviços financeiros para empresas atualmente, mas as que se destacam em inovação, tecnologia e funcionalidades personalizadas para as necessidades de cada empresa são as techfins.

Esses novos modelos de serviços financeiros, assim como as fintechs, se destacam por apresentarem melhorias no setor financeiro de forma estratégica e integrada com outros sistemas, colaborando para o crescimento e organização da gestão financeira de empresas de todos os segmentos e portes.

No artigo a seguir, mostraremos quais são os principais serviços financeiros para as empresas comparando os benefícios das techfins em relação aos serviços prestados pelos bancos e instituições financeiras tradicionais. Confira para saber mais sobre esse tema!

O que são serviços financeiros para empresas? 

Serviços financeiros para empresas são todos os produtos e soluções financeiras desenvolvidas para empresas pensando em suas necessidades e demandas específicas de mercado.

Eles são muito importantes para o mercado como um todo, pois podem ajudar as empresas tanto a expandir os seus negócios, como a colocar as contas no lugar em uma situação de crise e evitar uma falência e eventual perda de empregos.

Por isso, tratam-se de serviços essenciais para a sociedade como um todo. Eles ajudam a economia a girar e garantem que o cenário se mantenha competitivo, com opções para empresas de todos os tamanhos.

Através de serviços financeiros como empréstimos, por exemplo, empresas de pequeno ou médio porte podem expandir as suas operações.

Seguros são outro exemplo. Através desse serviço financeiro, empresas que trabalham em uma área de atuação em que o risco de perdas é maior podem ter parte dos eventuais prejuízos cobertos por um seguro.

A lista de serviços financeiros para empresas é enorme e vai desde de os empréstimos e seguros até a emissão de boletos, carteiras digitais e cartões de crédito.

Qual é a importância da oferta de serviços financeiros para empresas?

Os serviços financeiros para empresas tem uma importância gigantesca para o mercado de maneira geral, mas em especial para empresas em processo de expansão.

Um dos principais motivos é que os serviços financeiros ajudam as empresas a aumentar a proximidade com os seus parceiros de negócio e esse vínculo faz com que a empresa entenda melhor do que ninguém as necessidades do seu próprio público.

Diferentemente de grandes bancos, que tendem a não oferecer soluções personalizadas, empresas que passam a ofertar aos seus parceiros soluções financeiras que atendem suas necessidades de forma personalizada, conseguem prosperar mais.

Um exemplo claro de uma empresa que trilhou esse caminho é o iFood. Líder do segmento de delivery de alimentos, através de uma parceria com a Zoop, conseguiu resolver diversos problemas logísticos de entrega para os seus clientes quando passou a trabalhar com máquinas de cartão com a própria marca.

Isso fez com que a experiência de todos os envolvidos na cadeia produtiva do iFood melhorassem muito, auxiliando a empresa a se tornar uma das mais competitivas no mercado.

Além disso, uma conta digital do iFood permite que os seus clientes tornem a conciliação bancária muito mais eficaz, permitindo um gerenciamento do fluxo financeiro dos seus parceiros, gerando novos rendimentos.

Principais tipos de serviços financeiros para empresas

Confira agora os principais tipos de serviços financeiros oferecidos para as empresas no mercado brasileiro.

Pagamentos e transferências

Tanto os bancos tradicionais quanto os mais modernos oferecem métodos de pagamentos e transferências para os seus clientes.

No caso de contas vinculadas a um CNPJ, ou seja, contas no nome da empresa, os limites para transferências e pagamentos costumam ser maiores do que para pessoas físicas.

Isso porque, naturalmente, empresas costumam girar uma quantidade de dinheiro bem maior do que pessoas físicas, então esses limites devem ser estabelecidos.

Empréstimos

Outro tipo de serviço financeiro para empresas muito ofertado é a possibilidade de empréstimos para empresas que precisam de dinheiro em uma situação imediata.

Existem diversas opções disponíveis no mercado, algumas com condições mais vantajosas e outras com condições menos vantajosas.

No fim das contas, tudo vai depender da reputação da empresa com o banco. Empresas que já fizeram empréstimos anteriormente e pagaram tudo em dia tem chances de conseguir taxas de juros reduzidas, pois são considerados bons pagadores.

Entretanto, quando estamos falando de bancos tradicionais, eles podem não oferecer soluções tão personalizadas para as empresas que entrem em contato pedindo um empréstimo, justamente porque esse não é o seu segmento.

Seguros

Outro tipo de serviço financeiro para empresas bastante comum é o seguro. Através do seguro, é possível se prevenir de eventuais riscos e minimizar os danos caso algum tipo de imprevisto aconteça.

Funciona assim: a empresa que contrata um seguro paga um valor mensalmente para a seguradora e, caso alguma coisa aconteça, como um incêndio em um galpão, por exemplo, os custos (ou ao menos parte) serão cobertos pela seguradora.

No caso das empresas, existem diversos tipos de seguro que podem ser oferecidos, como o seguro para o estoque, seguro de frota de veículos, seguro incêndio, etc.

Também é possível oferecer seguro saúde e seguro de vida para o quadro de colaboradores.

Emissão de boletos e carnês

Outro tipo de serviço financeiro para empresas bastante comum é a emissão de boletos e carnês para os clientes da empresa.

O boleto bancário é uma das opções favoritas do público brasileiro, pois é um método em que não é necessário que o consumidor revele ou disponibilize nenhum dado sensível, como o número do cartão de crédito, por exemplo.

Por isso, trata-se de um serviço essencial para todo e qualquer tipo de empresa, em especial aquelas que querem fazer vendas onlines, pois essa é uma das opções de pagamento mais populares no país.

Cartões de crédito

Bancos e instituições financeiras em geral também podem oferecer cartões de crédito para empresas, para que elas possam fazer um controle maior do fluxo de caixa e capital de giro.

Esse serviço é especialmente útil para empresas que possuem uma renda muito variável, com meses em que as vendas são maiores e meses em que são menores.

Através dos cartões de crédito para empresas, é possível que o empresário tome escolhas com mais liberdade para se programar durante o ano e consiga passar pela época de “vacas magras” sem ter de cortar muitos gastos ou acabar diminuindo o quadro de funcionários.

Carteiras digitais

As carteiras digitais, também chamadas de contas digitais, é um dos serviços financeiros para empresas mais utilizados hoje em dia.

Isso porque o recurso funciona como uma máquina de agência bancária que você pode acessar pelo computador ou pelo celular.

Outra vantagem das carteiras digitais é que, na imensa maioria dos casos, trata-se de um serviço que é oferecido de maneira gratuita pelas instituições financeiras.

Através desse serviço, as empresas podem transferir, fazer pagamentos, depósitos, consultar o saldo, extratos e muito mais!

Como os serviços financeiros são disponibilizados para as empresas?

Os serviços financeiros para empresas podem ser disponibilizados pelos bancos tradicionais e instituições financeiras, mas, atualmente, cada vez mais empresas estão migrando para as soluções ofertadas por fintechs e techfins, que se destacam pela inovação em tecnologia e serviços personalizados.

Além da gestão de custos e prestação de serviços financeiros da rotina administrativa das empresas, essas novas soluções também oferecem a possibilidade de novas funcionalidades, com sistemas integrados com outros sistemas de gestão da empresa.

Outra vantagem dos serviços financeiros para empresas das fintechs e techfins é que elas também podem ajudar as empresas a aumentarem a receita, mesmo quando se trata de empresas que não são diretamente do mercado financeiro.

Um fato interessante sobre os novos serviços financeiros é que, através de plataformas White Label, qualquer empresa pode oferecer aos seus clientes vários tipos de serviços financeiros, sem a necessidade do desenvolvimento interno de novos produtos, sem precisar de tempo de implementação ou barreiras regulatórias.

Ou seja, atualmente, empresas de diversos segmentos, como o setor de vestuário ou varejo, conseguem oferecer aos clientes contas de pagamento, transferências, boletos, cartões de crédito e débito, cartões pré-pago e outras soluções.

Techfins: o que são e como utilizam a tecnologia para oferecer serviços financeiros para empresas?

O mercado financeiro está bastante acostumado com o termo fintech, mas outro nome surge com bastante destaque quando falamos de serviços financeiros para empresas: são as Techfins

Embora sejam dois termos semelhantes, com apenas uma inversão entre as sílabas, existem diferenças importantes em cada tipo de serviço que é fundamental entender na hora de optar por um modelo ou outro.

Em primeiro lugar, entende-se como techfin toda empresa de tecnologia e de dados que oferece serviços financeiros para empresas a fim de facilitar as obrigações bancárias e agilizar a organização com as finanças por meio de serviços inovadores e atualizados.

Essas techfins elaboram soluções tecnológicas que possam ajudar as empresas a melhorarem a entrega de serviços financeiros e produtos, o que beneficia as empresas e, consequentemente, os clientes.

Uma característica das techfins é que elas surgem no digital, sem qualquer vínculo ou ligação com o mercado financeiro mais tradicional.

Por isso, muitas trabalham com o reforço dessa imagem de serem um serviço de constante inovação e proposta disruptiva, destruindo ou desmistificando a ideia de que soluções financeiras precisam ser burocráticas, como era antigamente.

O termo “techfin” foi utilizado pela primeira vez no ano de 2016, pelo empresário chinês Jack Ma, cofundador e CEO do grupo Alibaba Group.

Ele criou o termo para definir os negócios que entregam produtos financeiros incorporados às soluções tecnológicas, como um elemento agregado e não exclusivamente um serviço financeiro.

Dessa forma, as techfins conseguem fazer conexões entre serviços de cunho financeiros e outras funcionalidades para as empresas.

Um exemplo disso seriam as empresas techfins que atuam com ERPs com foco em médias e grandes empresas, mas que após inovações nos processos, agregaram ao serviço soluções financeiras.

Mas, afinal, qual a diferença entre Techfin e Fintech?

As fintechs são startups focadas no mercado financeiro. Nos últimos anos, elas começaram a ficar ainda mais populares e atingindo um público muito grande por apresentarem soluções e serviços financeiros para empresas e pessoas físicas. 

Assim como as techfins, as fintechs também possuem diferentes frentes de atuações e soluções voltadas para diferentes setores, com a facilidade do uso da tecnologia para desburocratizar e tornar mais ágil a resolução de vários problemas e demandas financeiras das empresas.

Outra característica das fintechs é tornar possível a integração de serviços financeiros através de aplicativos mobile ou associadas a outras demandas de rotina administrativa das empresas.

De certa forma, surgiram como uma revolução aos bancos tradicionais, buscando preencher as lacunas que haviam em um sistema mais tradicional e burocrático.

Outro ponto importante é que a fintech nasce para valorizar a experiência do usuário, apostando e reforçando a mensagem da tecnologia como solução.

Já as techfins são empresas de tecnologia que também criam e oferecem serviços financeiros para empresas, pensando na integração dos sistemas e melhorias para modernizar toda a operação.

O criador do termo techfin, Jack Ma, definiu a diferença entre as duas soluções da seguinte forma:

“A Fintech ‘pega’ o sistema financeiro original e melhora sua tecnologia, já a TechFin busca reconstruir o sistema com tecnologia”.

De maneira geral, ambos os modelos de negócio oferecem oportunidades de melhorias para o setor financeiro das empresas, com soluções muito menos burocráticas.

Nova call to action

Quais são os serviços oferecidos pelas techfins?

As techfins surgiram como uma proposta de revolucionar os serviços financeiros oferecidos por bancos e instituições financeiras tradicionais, mas de maneira personalizada e estratégica para as empresas.

Por isso, muitos dos serviços financeiros básicos são também oferecidos pelas techfins, mas de maneira muito mais integrada e ágil. 

Abaixo, destacamos os principais tipos de serviços financeiros para empresas oferecidos hoje pelas techfins no mercado brasileiro:

Pagamento digital

Entre as várias funcionalidades e serviços financeiros para empresas que as techfins oferecem, um dos mais importantes e utilizados no dia a dia é o pagamento digital.

Seja uma empresa do setor financeiro ou não, a necessidade de transferências e pagamentos de valores são uma necessidade básica, por isso, nada melhor do que contar com uma solução moderna para efetuar pagamentos de maneira rápida e segura.

Um dos recursos mais usados por empresas e pessoas físicas nos últimos tempos, por exemplo, tem sido o PIX

As techfins também passaram a adotar essa inovação como método de pagamento digital, facilitando a rotina de pagamento das empresas com despesas rotineiras, tanto como folha de pagamento, fornecedores etc.

A TOTVS Techfin, por exemplo, tem a tecnologia TOTVS Pagamento Instantâneo, que ajuda a simplificar ainda mais o recebimento e pagamento de demandas, mas de forma integrada com outros serviços da TOTVS.

Antecipação de recebíveis

Outro recurso disponível pelas techfins é a opção de antecipação de recebíveis, uma função em que as empresas conseguem fazer o adiantamento do recebimento de valores futuros.

Dessa forma, a empresa consegue fazer a antecipação de valores de vendas parceladas, duplicatas, carnês etc.

Essa opção pode ser feita antes mesmo do cliente ser cobrado, o que pode ser bastante vantajoso em um cenário em que a empresa deseja reunir maiores recursos financeiros para um investimento interno.

Também é um recurso usado para estabilizar o fluxo de caixa em momentos de necessidade e crise, tanto para quitação de dívidas ou, como dito anteriormente, para investimento em capital humano, infraestrutura e outros recursos essenciais para impulsionar o modelo de negócio.

Crédito para empresas

O crédito para empresas também é uma das vantagens que se destaca entre os serviços oferecidos por techfins. 

Nesse tipo de crédito, as empresas conseguem ter outra fonte de capital para viabilizar projetos internos e de expansão dos negócios.

Normalmente, as empresas utilizam esse recurso para justamente financiar a manutenção, expansão ou compra de bens, para alavancar o crescimento e produtividade da empresa, ou como capital de giro.

Em outros casos, o crédito também pode ser solicitado em momentos de crises, para pagamento de contas.

Empréstimo consignado privado

O empréstimo consignado privado é um tipo de empréstimo feito por empresas para seus colaboradores em que as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente da folha de pagamento.

O valor da parcela pode ser de até 30% do salário do funcionário, para que seja possível quitar o empréstimo sem pesar tanto no orçamento mensal, afetando suas despesas.

Esse tipo de empréstimo pode ser vantajoso para as empresas pelo baixo risco de inadimplência, sendo esta também uma das soluções oferecidas por techfins.

Quais são as vantagens do uso de techfins na oferta de serviços financeiros para empresas?

Agora que você já sabe tudo sobre serviços financeiros para empresas, vamos conhecer as vantagens de usar techfins na oferta de serviços financeiros para empresas. Confira:

Serviços personalizados

Dentre as principais vantagens do uso de techfins, a que mais podemos destacar aqui são os serviços personalizados.

Diferentemente de instituições financeiras tradicionais, como bancos, as techfins podem oferecer serviços personalizados, de acordo com as necessidades de cada cliente.

Além disso, há uma relação contínua entre a techfin e o cliente. Isso cria uma cultura de compartilhamento de informações que enriquece o produto ou serviço oferecido.

Praticidade

Instituições bancárias costumam ser muito burocráticas e qualquer procedimento envolve um levantamento de papelada muito alto.

Com as techfins, isso é bem diferente e muito mais prático.

Muito provavelmente o único requisito para conseguir fazer suas movimentações é ser um cliente da empresa tech por trás da techfin.

É o caso dos clientes de algumas tecnologias da TOTVS, que podem aproveitar o potencial de integração com as inovações criadas pela TOTVS Techfin.

Assim, suas rotinas bancárias ficam muito mais rápidas e eficientes, o que vai te permitir economizar tempo e dinheiro.

Simplificação de processos

Por lidar diretamente com a empresa que lhe fornece o serviço financeiro, os processos se tornam muito mais simples e ágeis.

Por isso, a preferência pelas techfins se torna bastante atrativa para as empresas, pois as soluções são pensadas para melhorar a experiência de uso de forma integrada e personalizada, o que acaba facilitando diversos caminhos e evitando burocracias.

Taxas atrativas

Por fim, um dos maiores atrativos das techfins (senão o maior) é que, por ter uma operação mais enxuta, sem a necessidade de agências físicas, por exemplo, o custo da operação é bem menor, o que permite que essas empresas reduzam significativamente as taxas praticadas com seus clientes.

Esse é o caso do TOTVS Antecipa, que permite que empresas simplifiquem todo o processo de antecipação de recebíveis, arcando com taxas competitivas sem a incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e o TAC (Termo de Ajuste de Conduta).

TOTVS Techfin

A TOTVS Techfin, além de ser a primeira techfin brasileira criada, é pioneira em oferecer diversos serviços financeiros para empresas de forma integrada com vários outros sistemas TOTVS.

Por meio da TOTVS Techfins, as empresas podem usufruir de benefícios para soluções de crédito, pagamentos e serviços, como controle de caixa direto do seu ERP.

O grande diferencial desta tecnologia é unir inovação e tecnologia para simplificar e reduzir os custos de operações financeiras nas empresas.

Sem burocracias, filas, taxas abusivas de juros e processos demorados! Confira todas as vantagens da TOTVS Techfin para a sua empresa.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, conhecemos os principais serviços financeiros para empresas, suas vantagens e diferenciais para otimizar a gestão de recursos financeiros, pagamentos, empréstimos, linha de crédito e outras funções importantes para o crescimento e manutenção de custos.

Entre as opções de serviços financeiros, as techfins se destacam.

Por ser um modelo de serviço financeiro inovador, as techfins — como a TOTVS Techfin, o braço de serviços financeiros da TOTVS, acabam se tornando a opção mais atrativa, por pensar em funcionalidades personalizadas e integradas com outros sistemas de gestão.

A automatização e integração ao ERP, por exemplo, são pontos fundamentais para empresas que desejam ter um setor financeiro mais eficiente e com redução de custos operacionais.Agora que você já conhece todas as vantagens dos serviços financeiros para as empresas que as techfins disponibilizam, te convido a continuar conferindo nossos outros conteúdos. Que tal começar pela nossa categoria de artigos sobre serviços financeiros?

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.