Uma empresa denominada fintech oferece serviços bancários, sendo que tecnologia, inovação e experiência do usuário consistem em seus principais diferenciais.
Atuando em diversos subsegmentos dentro do setor financeiro, pessoas físicas e empresas podem modernizar seus negócios com a ajuda desse tipo de startup. Conheça mais sobre elas ao longo deste artigo.
O que é uma fintech?
Quando falamos de fintechs, estamos nos referindo a empresas de soluções financeiras que utilizam da tecnologia para desburocratizar diversos processos e aumentar seu alcance de atuação. Além de taxas consideravelmente menores comparadas às instituições tradicionais.
Seja em empréstimos, investimentos, criptomoedas ou conciliação, uma startup financeira se destaca pela agilidade e facilidade em movimentar quantias e fazer transações, tudo com cobranças de menor valor e com serviços que podem ser executados pela internet.
Características da fintech
Para se caracterizar como uma fintech, é preciso ter foco em alguns tipos de processos, e se enquadrar em algumas características primordiais. Confira a seguir as principais.
Tecnologia
O uso da tecnologia é inerente às atividades realizadas pelas fintechs. Diversas operações podem ser executadas a partir de uma conta digital, com aplicativos disponíveis em plataformas on-line, seja via desktop ou aplicativos.
A tecnologia aplicada aos serviços financeiros elimina filas em bancos, longas negociações com gerentes, necessidade de andar com uma grande quantidade de cartões, talões de cheque ou dinheiro vivo, o que traz mais praticidade e segurança ao indivíduo.
Inovação
A transformação digital nas empresas pede por inovação. Dessa forma, não só a tecnologia propriamente dita se faz necessária, mas também a mudança de pensamento e abordagem no dia a dia empresarial.
Aplicar a inovação nas rotinas de negócios, na criação de serviços e produtos para o mercado está ligado à colaboração das equipes. Contar com times multidisciplinares, investimento em conhecimento, capacitação e treinamentos de diferentes habilidades também torna-se um diferencial. Com uma fintech não é diferente.
Segmentação
Outro ponto característico de uma fintech é a especialização em um serviço ou produto. Ao contrário das instituições convencionais, as principais fintechs do mercado se diferenciam por atender grupos específicos.
Com seu ponto de atuação e nicho de mercado bem definido e estruturado, as empresas podem desenvolver suas soluções, aprimorando ao máximo suas funcionalidades. Isso não significa que os serviços são limitados, mas que atendem a dores específicas de determinados grupos, sempre buscando a disruptividade em seus processos.
Como funciona uma fintech?
Assim como as demais startups, uma fintech concentra sua atuação no meio digital, identificando necessidades específicas e com foco em seus clientes. Entre as diversas frentes abordadas estão:
- Financiamento;
- Moeda virtual;
- Empréstimos;
- Seguros;
- Pagamentos
- Gestão financeira;
- Crowdfunding;
- Câmbio e conciliação,
- Investimentos.
Dessa maneira, as fintechs democratizam o setor financeiro com a eliminação de intermediários e de grande parte da burocracia. O grande desafio das startups, no início de suas operações, foi conquistar a confiabilidade do público quanto à segurança, uma vez que dados sigilosos são compartilhados.
A parceria entre as fintechs e os bancos convencionais, no entanto, agrega segurança aos seus processos, atraindo cada vez mais público para suas plataformas digitais, com custos operacionais reduzidos.
Principais benefícios das fintechs
Uma fintech é capaz de proporcionar uma experiência ao cliente diferenciada e satisfatória, por conta de fatores como agilidade e atendimento personalizado, por exemplo.
Dependendo da especialidade da empresa, seus objetivos e vantagens podem ser diferentes. Ou seja, uma fintech de seguros pode trazer outros benefícios que não os das fintechs de crédito. Entre os principais, podemos citar:
- Valorização da inteligência de negócios;
- Parcerias entre investidores e startups;
- Identificação de novas dores e segmentação de mercado;
- Investimento em inovações;
- Eficiência operacional e alta produtividade;
- Incentivo ao ecossistema do pequeno e médio empreendedor;
- Desburocratização de processos;
- Segurança para usuários;
- Experiência personalizada ao cliente,
- Cobranças, taxas e custos operacionais reduzidos.
Conheça mais sobre as fintechs nos negócios
Ao longo deste conteúdo, explicamos o que é fintech, suas principais características, como se comportam no mercado e os principais benefícios que apresentam, tanto para empresas em si quanto para o consumidor.
Negócios de sucesso se preocupam com o aprimoramento de processos e otimização da gestão em diversos pontos. Nos serviços financeiros, essa necessidade é ainda mais fundamental, visto que o futuro de organizações e seu crescimento depende de boas estratégias.
A TOTVS acredita no Brasil que faz. Referência em tecnologia e inovação, atendemos mais de 12 segmentos de mercado, com soluções compatíveis em empresas de pequeno, médio e grande porte.
Se você gostou deste conteúdo e quer se aprofundar sobre o tema, conheça agora os diferentes tipos de fintechs. Para não perder nenhuma novidade de seu interesse, continue acompanhando o blog da TOTVS e não deixe de assinar a newsletter.
MARIO SERGIO FRANCO MARQUES diz:
AS FINTECHS CAPTAM RECURSOS DE PESSOAS FÍSICAS PARA SUAS APLICAÇÕES? SE SIM,COMO FUNCIONA ESTA CAPTAÇÃO? PELA ATENÇÃO,OBRIGADO. MARIO
24 de maio de 2021 EM 15:09
Alan Amorim diz:
Olá, Mario. Como vai? Tanto fintechs como techfin operam voltado para empresas. Caso queira mais informações, encaminhe o seu e-mail para [email protected] Abs!
24 de maio de 2021 EM 17:24