Educação empreendedora: como aplicar nas escolas?

Equipe TOTVS | 13 março, 2023

Educação empreendedora é cada vez mais importante quando pensamos na construção de uma sociedade mais próspera.

O empreendedorismo cresceu nos últimos anos, impulsionado principalmente pela internet, que democratizou o acesso a temas relacionados a ele.

Mas como aplicar esse tipo de conteúdo nas escolas de forma adequada para despertar o espírito empreendedor logo cedo?

É isso que vamos abordar nesse conteúdo e trazer uma explicação completa sobre como funciona esse tipo de educação e quais tecnologias podem viabilizar esse projeto no longo prazo.

Forneceremos conselhos práticos sobre como usar esses recursos para melhor beneficiar as necessidades de instituições de ensino.

O que é educação empreendedora?

A educação empreendedora é a ideia de oferecer para as crianças diversos conteúdos além daqueles presentes no currículo escolar tradicional.

Entende-se cada vez mais que esse pensamento voltado para a resolução de problemas, comum a um empreendedor de sucesso, pode ser benéfico para formação de jovens estudantes.

Além do conhecimento teórico sobre temas que envolvem o mercado corporativo, o objetivo é também desenvolver habilidades práticas, que estimulem a inovação nas escolas.

Trabalhar situações com que os alunos irão se deparar no futuro vai municiá-los com soluções para empreender em vários aspectos.

Quanto antes na formação escolar o aluno for exposto a esse tipo de conteúdo, mais ferramentas ele terá para desenvolver uma atitude empreendedora.

No Brasil, o Novo Ensino Médio é um exemplo prático que temos de educação empreendedora aplicada nas escolas.

e-book totvs rh

Qual o objetivo da educação empreendedora?

O objetivo da educação empreendedora aplicada nas escolas é equipar os alunos com o know-how necessário para empreenderem com sucesso no futuro. 

Isso inclui ensiná-los os princípios básicos da administração de um negócio, como tomar decisões, gerenciar finanças, comercializar seu produto ou serviço e desenvolver um plano de negócios sólido. 

Também permite que eles adquiram habilidades e experiências valiosas que os apoiarão no lançamento de seus próprios empreendimentos. 

Tudo isso, claro, de forma lúdica, sem perder de vista o currículo básico da formação escolar, como alfabetização plena, conhecimentos matemáticos e de ciências em geral.

Fornecer aos alunos a oportunidade de observar e participar de operações comerciais da vida real nas escolas ajudará a promover a resolução criativa de problemas e habilidades de pensamento crítico.

Quais são os principais benefícios da educação empreendedora?

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), quase 10% da população adulta brasileira é composta por empreendedores.

Imagine o quanto esses números poderiam ser maiores se houvesse um esforço para inserir uma educação empreendedora nas escolhas décadas atrás.

Obviamente, vários fatores influenciam nesse aumento de empreendimentos. Em todo caso, mesmo que não formem empreendedores, esse tipo de conteúdo nas escolas promove benefícios como:

Estímulo à criatividade

Empreender é ter recursos para resolver problemas de forma rápida e eficiente. Para isso, a criatividade é um fator decisivo.

Expor os alunos a simulações de situações reais, em que precisam solucionar problemas, vai estimulá-los a serem naturalmente mais criativos.

Isso tudo sem as pressões que um empreendedor sofre no mercado real.

Isso vai formar alunos mais propensos a criar inovações com uso de pensamento crítico e um repertório mais amplo.

Mais autonomia

Criatividade e senso crítico são dois traços de personalidades que vão dar mais autonomia para o aluno tomar suas próprias decisões.

Essa é uma das funções do conteúdo, dar uma maior autonomia para que o desenvolvimento profissional seja baseado em liberdade, porém com conhecimento.

Desenvolve habilidades variadas

No empreendedorismo, o conhecimento técnico de determinada função é importante, porém, as soft skills têm uma grande influência no sucesso profissional.

Trabalhar isso nas escolas contribui para formação que fornece ao aluno um arcabouço de conhecimentos que vão além do técnico.

Desenvolver inteligência emocional, carisma, senso de liderança, empatia entre outras soft skills faz parte dos benefícios.

Ambiente com cultura empreendedora

No ambiente corporativo, inovar é um grande diferencial tanto para os gestores quanto para colaboradores.

Na escola isso também pode ser benéfico, ainda mais sem as pressões que uma empresa sofre.

Quando isso é feito de forma suave, dentro de uma estrutura completa que promova o empreendedorismo, as crianças terão contato com o conceito sem que isso seja imposto a elas.

Então, trabalhar tarefas que envolvem colocar a mão na massa, resolver problemas reais e colaborar com os colegas são formas de criar esse ambiente inovador.

Como aplicar a educação empreendedora nas escolas?

Aplicar a educação empreendedora na prática envolve vários conhecimentos e vários profissionais.

Nunca é demais reforçar a importância de manter o currículo escolar padrão e ter no conteúdo de empreendedorismo um complemento.

Por isso, criar um ambiente propício a inovações é a forma mais tranquila de implementar esse conceito.

Também é importante aplicar esse conteúdo dentro do método pedagógico, em respeito ao momento do desenvolvimento dos alunos.

A seguir, temos algumas dicas de como aplicar:

Promova rodas de conversa

As rodas de conversas são as ideias para colocar assuntos complexos para um debate sadio.

Estimular a proposição de ideias dos próprios alunos para discussões pode gerar vários insights construtivos.

Invista na cultura maker

A cultura maker cresceu bastante com o advento das redes sociais e é basicamente o conceito de “faça você mesmo”.

Isso tem tudo a ver com empreender, já que incentiva as crianças a criarem soluções colocando a mão na massa.

Como resultado, isso vai colocar os estudantes em uma situação de protagonismo aumentando a criatividade de cada um deles.

Incentive a busca por soluções inovadoras

Os jovens passam por problemas em seu cotidiano em várias esferas do convívio social, trazê-los para a discussão é encorajado.

Ao apresentar problemas reais, dos quais os alunos possam se relacionar, favorece a criação de soluções inovadoras.

Inovação é um dos pilares do empreendedorismo, portanto é ideal estimular essa ação desde cedo.

Proponha atividades reais de empreendedorismo

Promova no ambiente escolar situações em que o empreendedorismo possa ser aplicado na prática.

Pode ser por meio de feiras, quermesses, peças de teatro e outros eventos, que demandam participação ativa dos estudantes na construção do evento.

Estimule a troca entre os alunos e os professores e crie situações de feedback a fim de sempre aprimorar os projetos.

Tire os alunos da rotina, inverta as posições, crie atividades interativas e seja criativo.

Atualmente, com ferramentas de gamificação, aplicar conteúdo de empreendedorismos nas escolas, além de instrutivo, pode ser muito divertido.

Incentive a autonomia e participação ativa

A independência das crianças é fundamental para o seu desenvolvimento e, em um ambiente controlado como o de uma escola, é possível deixá-los explorar as situações.

Isso dá autonomia para que eles mesmos analisem situações, tirem conclusões e ajam por conta própria para buscar soluções.

O modelo tradicional de memorização de respostas prontas já não é mais tão eficiente.

Desenvolver o senso crítico e apresentar ferramentas variadas dá a esse estudante a autonomia que será fundamental em uma situação futura de empreendedorismo.

Como efeito colateral, além de autonomia, esse ensino desenvolve a proatividade no estudante, que é uma característica valorizada no mercado corporativo.

Trabalhe no desenvolvimento de ideias de negócios

Ainda na ideia de estimular situações reais, é importante trazer exercícios para que as crianças possam criar suas próprias ideias de negócios.

Trabalhar essas ideias no coletivo pode resultar em soluções inovadoras, principalmente se houver um ambiente de empreendedorismo já estabelecido.

Vale ainda pegar as melhores criações e executá-las na prática para que os estudantes adquiram essa experiência por meio da vivência.

Inclua ferramentas tecnológicas no dia a dia

A tecnologia já está presente nas escolas e, por meio delas, aplicar a educação empreendedora fica bem acessível.

Associando a conceitos de gamificação, é possível manter os alunos mais engajados e ainda se divertindo enquanto aprendem.

Há várias ferramentas que podem potencializar o ensino, como lousas digitais, tablets, computadores, projetores e afins.

Se houver recursos para tal, é recomendável colocar até holografia, que permite ainda mais interatividade e exploração por parte dos estudantes.

Em última instância, tudo que potencializa a interatividade será muito bem-vinda na hora de aplicar a educação empreendedora no ambiente escolar.

Gestão Google Classroom by Foreducation EdTech

A tecnologia é, de fato, o catalisador de tantas inovações na educação, incluindo a possibilidade de agregar os conteúdos de empreendedorismo desde os níveis iniciais do ensino.

Na TOTVS, valorizamos muito a educação. Por isso, nossas tecnologias atendem ao segmento com várias soluções para as necessidades das instituições de ensino.

A gestão Google Classroom by Foreducation EdTech é perfeita para que instituições de ensino possam entregar soluções híbridas com qualidade.

Com nossos sistemas TOTVS Educacional, você gerencia o acesso de alunos e professoras às plataformas e organiza a grade do seu jeito.

Temos opções para atender a vários tamanhos de instituições e, além disso, a plataforma tem integração com outros sistemas de gestão para controle total das suas operações.

Conheça as soluções TOTVS Educacional integrado ao Google Classroom by Foreducation EdTech.

Conclusão

Empreender se tornou uma opção rentável para muita gente, o que é positivo do ponto de vista econômico e também de inovação.

Para que esse cenário possa crescer, conhecimento é fundamental, ainda mais se for aplicado desde cedo.

Portanto, ter educação empreendedora nas escolas é um passo importante rumo à criação de um futuro econômico promissor.

Essa implementação demanda uma gestão eficiente, que você pode fazer com os sistemas TOTVS integrados ao Google Classroom by Foreducation EdTech.

São as duas empresas referência em tecnologia trabalhando juntas para te entregar a melhor solução.

Conteúdos sobre empreendedorismo, tecnologia, gestão e muito mais, tudo na nossa newsletter. Assine agora!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.