Gamificação: o que é e como aplicar na empresa

Equipe TOTVS | 16 janeiro, 2023

Gamificação é um termo popular e que ganhou as empresas e mesmo as salas de aula. É um método que alia técnicas utilizadas em jogos e videogames com princípios de ensino e educação.

Ou seja, a gamificação utiliza elementos de jogos para criar experiências de aprendizagem mais engajadoras e eficientes.

Há muitos anos, é uma das tendências que organizações — e, especialmente, setores de RH — têm aderido em seus programas de treinamento e qualificação de colaboradores.

Afinal, trata-se de uma maneira diferenciada de ensinar novos conhecimentos, técnicas e todo tipo de hard e soft skills aos seus colaboradores.

Hoje, boa parte dos negócios de sucesso usam a gamificação para melhorar a qualidade do trabalho.

Que tal entender mais sobre o tema? Preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber. Confira!

Gamificação: o que é?

A gamificação é um método que se apropria de elementos comuns a jogos e videogames (incluindo, mas não exclusivo, a tecnologia) para engajar pessoas em atividades de aprendizagem.

O objetivo é enriquecer o processo de ensino, incentivando as pessoas a resolverem problemas técnicos ou lógicos em troca de recompensas.

É uma dinâmica semelhante a de um jogo ou videogame, em que o jogador precisa passar por “missões” ou fases.

Assim, em vez de simplesmente estudar uma apostila ou ler um livro para realizar uma prova que exige, basicamente, memória, o método estimula as pessoas a se desafiarem.

É uma prática que motiva certas ações e pode moldar determinados comportamentos — como trabalho em equipe, liderança, rapidez na tomada de decisão, pensamento racional, entre outros.

No entanto, gamificar algo não necessariamente se aplica apenas aos treinamentos e programas de qualificação.

Uma empresa pode aproveitar o conceito em vários contextos.

Por exemplo, em seu programa de fidelização, atendimento ao cliente, entre vários outros.

totvs rh

Como funciona essa técnica?

O conceito de gamificação é baseado na ideia de que, quando estruturadas na forma de um jogo, as atividades se tornam mais interessantes e motivadoras.

Esse método traz mais interatividade a todos os processos que envolvem funcionários ou clientes.

É definido pelo uso de elementos de estilo de jogo como pontos, recompensas, níveis e tabelas de liderança para criar um ambiente no qual as pessoas estejam mais motivadas a completarem tarefas de forma rápida e eficiente.

Com jogos, é possível criar situações mais reais (inéditas ou não), de modo que os participantes engajem na resolução de problemas sem medo de represálias ou consequências — o que ajuda a criatividade a florescer, por exemplo.

A gamificação também pode ser usada para aumentar o engajamento e motivação entre os funcionários e melhorar a produtividade.

Ela funciona seguindo três passos:

  1. Desafio: aqui, a empresa cria um contexto em que os funcionários podem se desafiar e colocar seus conhecimentos e habilidades à prova. Isso geralmente é feito por meio de missões ou níveis que são progressivamente mais difíceis.
  2. Recompensa: após cada missão cumprida, os participantes recebem recompensas como pontos, crachás ou ascensão em níveis. Estas recompensas são projetadas para motivar as pessoas e estimular seu interesse na atividade.
  3. Engajamento: finalmente, quando os participantes completam todas as missões e atingem o mais alto nível no jogo, eles se tornam mais envolvidos do que nunca com os objetivos e atividades da empresa.

Percebe como é flexível? Isso porque nosso exemplo abordou mais a parte do treinamento de um time.

No entanto, a mesma lógica pode ser aplicada a um programa de fidelidade, com uma dinâmica mais lúdica que estimule o engajamento de clientes com a marca.

Quais são os tipos de gamificação?

Como falamos, a gamificação é um conceito flexível, que pode ser aplicado em incontáveis contextos. Por isso, ajuda empresas, entidades, instituições de ensino e mesmo pessoas a adaptarem o método para suas necessidades.

Que tal conhecer algumas dessas aplicações? Veja só:

Educação empresarial

A gamificação provou ser uma ferramenta poderosa para o ensino e o treinamento de funcionários.

Ao apresentar habilidades essenciais na forma de desafios, atividades e recompensas, os funcionários se divertem aprendendo novos conceitos.

O intuito é atualizar seus conhecimentos, especialmente diante de um mercado cada vez mais competitivo.

Onboarding de novos funcionários

Integrar novos funcionários é uma tarefa muito importante e delicada.

Aplicando técnicas de gamificação, os empregadores podem tornar o processo de onboarding mais fácil e agradável.

Isto inclui criar desafios relacionados ao seu novo emprego, recompensar atividades que os ajudem a assimilar a cultura da empresa ou oferecer recompensas por completarem tarefas específicas.

Treinamentos variados (comercial, segurança do trabalho, engenharia, entre outros)

Além do treinamento convencional, em que os funcionários adquirem conhecimento na forma de palestras e workshops, o método pode ser usado para treiná-los em tópicos especializados.

Isso é feito a partir do uso de desafios e recompensas com níveis de dificuldade maiores de acordo com o tópico que precisa ser dominado.

Por exemplo, é possível criar dinâmicas para gamificar a capacitação de vendedores, de modo que estimulem sua abordagem aos clientes ou que aprendam, por exemplo, como contornar as objeções comuns.

Na segurança do trabalho, a gamificação pode ser utilizada para aprender e lembrar de protocolos de segurança, como o uso de equipamentos de proteção ou a importância de seguir procedimentos.

Na engenharia, ele pode ser usado para criar desafios que permitam aos funcionários avaliar seus conhecimentos e aplicá-los de uma maneira divertida.

Estimular habilidades específicas (soft skills e hard skills)

Soft e hard skills são essenciais para qualquer profissional, mas algumas empresas não têm os recursos para treinar em tais áreas.

É por isso que a gamificação é uma grande ferramenta para ajudar os funcionários a desenvolverem essas habilidades sem terem que investir grandes quantias de dinheiro.

Para soft skills, podem ser criados desafios que lhes permitam identificar as necessidades dos clientes mais rapidamente, melhorar o trabalho em equipe, entre outras coisas.

Em termos de hard skills, o método permite que os profissionais pratiquem e dominem tarefas específicas de forma mais rápida e eficiente.

Por exemplo, ela pode ser usada para praticar linguagens de codificação ou desenvolver habilidades técnicas, como design gráfico ou desenvolvimento web.

Programas de fidelidade de clientes

As empresas podem usar o método para promover o engajamento do cliente com a marca. Neste caso, os clientes são recompensados por sua lealdade com pontos ou prêmios.

Estes prêmios podem ser obtidos por meio de desafios, competições, compras de certos produtos ou serviços, e assim por diante.

Quais são os benefícios da gamificação?

Existem vários benefícios de aderir a gamificação na empresa, independentemente da sua aplicação. O método é popular justamente por ser eficiente — o que se mostra em seus resultados.

De acordo com dados reunidos pela Zippia, o método aumenta a motivação, engajamento e produtividade de quem experimenta um ambiente gamificado.

Além disso, empresas gamificadas aproveitam de um nível de engajamento 60% maior do que organizações que não utilizam este recurso.

Isso é muito bom na prática, já que 72% das pessoas afirmou que o método as motiva a fazer tarefas e trabalhar mais arduamente em suas responsabilidades.

Para exemplificar isso, reunimos algumas das vantagens. Confira!

1. Retém a atenção dos colaboradores

A gamificação é uma ótima maneira de captar e manter a atenção das pessoas, facilitando o treinamento de funcionários, além de aumentar seu engajamento.

Isso é especialmente útil para assuntos mais delicados, como treinamentos de segurança do trabalho ou aclimatação de novos funcionários.

2. Promove um ensino flexível e motivador

Para tópicos mais técnicos, como engenharia e codificação, a gamificação pode tornar o aprendizado mais flexível e motivador.

Ela encoraja os funcionários a praticarem o conhecimento adquirido por meio de desafios divertidos e recompensas que lhes dão uma sensação de realização.

3. Incentiva a colaboração

O método revolucionou a maneira como as empresas funcionam e fomentam a colaboração.

Ao introduzir jogos em seus locais de trabalho, os empregadores criaram uma maneira conveniente de motivar seus funcionários e permitir que eles se tornem criativos.

Os colaboradores agora têm a oportunidade de trabalhar juntos por recompensas coletivas que podem ajudar a construir confiança entre todos os envolvidos.

Isso também encoraja a competição amigável, que provou ser incrivelmente benéfica em ambientes de equipe, pois cria um senso de propósito e permite que os membros aprendam uns com os outros.

4. Estimula a criatividade

A gamificação não é mais apenas uma prática usada em videogames ou outras formas de entretenimento.

Trata-se de encontrar tração entre empresas que buscam maneiras inovadoras de se manterem à frente da concorrência.

Ao aderir ao conceito, as organizações podem capitalizar o impulso natural e a criatividade que existem em seus funcionários, permitindo-lhes desenvolver soluções significativas e novas ideias.

Desde obter feedback único do cliente até promover iniciativas de colaboração em equipe, o método tem um lugar em qualquer empresa que deseje oferecer estratégias mais dinâmicas e inventivas para a resolução de problemas.

E, como um enorme bônus adicional, implementar elementos parecidos com jogos em sistemas também pode garantir que a equipe abrace os processos criativos.

5. Aumenta o engajamento

Essa pode ser uma ferramenta extremamente benéfica para as empresas, ajudando a aumentar o engajamento dos funcionários e criar um ambiente de trabalho sintonizado, em que a resolução de conflitos se torna mais fácil.

Sem ela, os conflitos no local de trabalho podem se tornar mais proeminentes, levando a uma atmosfera de desconforto e divisão, de modo que os funcionários se afastem do alcance de metas e objetivos.

Por meio da implementação de elementos de jogo no local de trabalho, tais como sistemas de recompensas e gráficos de progresso, essas mentalidades podem ser revertidas, resultando em um melhor desempenho devido ao aumento da motivação e entusiasmo.

A utilização de técnicas de jogo nos negócios é sem dúvida uma forma moderna e eficaz de melhorar as relações de equipe e promover a cooperação em direção a resultados desejáveis.

6. Desenvolve habilidades comportamentais nos participantes

O método também oferece uma maneira de desenvolver habilidades comportamentais nos participantes, tais como liderança, melhor tomada de decisões, assim como pensamento racional em detrimento do emocional, que podem ser extremamente benéficas para qualquer organização.

O uso de jogos encoraja o pensamento crítico e o desenvolvimento de estratégias que podem ser aplicadas em situações reais.

Os principais recursos usados na gamificação

Para implementar atividades gamificadas, é essencial estruturar as ações com o uso de diferentes recursos. Um exemplo é o gráfico de desempenho, que pode ser utilizado em treinamentos de liderança, por exemplo.

Que tal conferir mais? Separamos alguns dos principais:

Ranking

O sistema de ranking ajuda a elencar os colaboradores que participam de uma atividade.

A lógica é simples: posicionar os participantes a partir do mais eficiente.  Esta é uma maneira eficaz de promover uma competição saudável.

O ranking pode criar um senso de competitividade que contribui para que os profissionais procurem se destacar no ambiente de trabalho.

Pontos e recompensas

O sistema de pontos e recompensas é uma maneira eficaz de motivar os funcionários, oferecendo incentivos para tarefas que são completadas.

Ao oferecer recompensas, ele pode ajudar a aumentar a moral e promover a produtividade.

E esses brindes podem ser distribuídos de acordo com os pontos alcançados pelo profissional ao longo de suas atividades.

Desafios

O sistema de desafio é uma boa maneira de manter os funcionários engajados e enfrentar tarefas em um ambiente divertido.

Ele oferece a oportunidade de testar suas habilidades competindo contra outras pessoas ou mesmo contra eles mesmos, fornecendo metas que podem ser alcançadas com a quantidade certa de esforço.

Isso também encoraja um senso de realização sempre que eles alcançam um marco que eles mesmos estabeleceram.

Storytelling

O storytelling é uma ferramenta poderosa para transmitir valores, mensagens e experiências.

Ela pode ser usada em vários contextos, tais como o desenvolvimento de estratégias ou a resolução de problemas.

Isso permite criar histórias que servirão como guias para certas atividades ou situações.

O uso do storytelling ajuda a comunicar ideias de uma maneira interessante e as torna mais fáceis de serem lembradas.

Avatar

A criação de um avatar virtual ajuda a criar uma identidade para cada participante de uma tarefa.

Ele permite ao usuário incorporar sua própria personalidade e contribuir com essa identidade como parte da equipe.

Isso pode ajudar a estabelecer relacionamentos entre os participantes, promovendo conversas e cooperação.

Feedbacks

Os feedbacks podem ser usados para acompanhar o progresso e identificar áreas para melhoria.

É também uma ótima maneira de proporcionar reconhecimento e gratidão pelas realizações, criando um ambiente de confiança e motivação.

Ao utilizar este recurso, é possível fornecer feedback personalizado que ajudará cada funcionário a entender melhor como eles podem melhorar seu desempenho.

Livros sobre gamificação que você precisa ler

Que tal aprender mais sobre o tema? Buscamos algumas das principais publicações em destaque no mercado. Confira nossa lista:

  • Gamification – 2ª edição revisada e ampliada: Como Criar Experiências De Aprendizagem Engajadoras, por Flora Alves;
  • Gamificação: engajando pessoas de maneira lúdica, por Henrique Ruiz Poyatos Neto;
  • Gamificar: Como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias, por Brian Burke;
  • Actionable Gamification: Beyond Points, Badges, and Leaderboards, por Yu-kai Chou (apenas em inglês).

Como a gamificação é aplicada na educação?

A gamificação na educação está revolucionando a maneira como professores e alunos se envolvem no processo de aprendizagem.

Ao introduzir elementos de jogos, tais como sistemas de pontos e recompensas, nas atividades de sala de aula, os professores são capazes de manter seus alunos mentalmente ativos enquanto garantem que eles permaneçam motivados a completar tarefas.

Esta abordagem serve para construir uma atmosfera de colaboração entre colegas, o que torna o aprendizado divertido e fortalece os conceitos ensinados, em vez de simplesmente “obrigar” que os alunos os memorizem.

É um tema, inclusive, que muitas EdTechs (startups de soluções tecnológicas para o setor de educação) focam.

Com uma variedade de jogos educacionais de alta qualidade disponíveis que facilitam a obtenção de habilidades úteis no mundo real, bem como a retenção do conhecimento, mais escolas estão aderindo com este método que revoluciona o estudo dos alunos.

A importância da gamificação nas empresas

Esse método ganhou popularidade entre as empresas como uma forma de tornar o trabalho e o treinamento mais envolventes e agradáveis.

A utilização de elementos do jogo, como pontos, avatares e quadros de líderes, pode aumentar a motivação e a produtividade entre os funcionários, fornecendo incentivo para a resolução criativa de problemas.

Isso leva a vários benefícios já mencionados, mas também à redução da rotatividade de funcionários e à melhora da moral geral.

As empresas que adotam o método colhem os benefícios de locais de trabalho mais felizes com ideias mais inovadoras e melhor desempenho dos trabalhadores.

Por exemplo, sabia que 70% das 2 mil principais empresas do mundo utilizam a gamificação de alguma forma?

Afinal, é uma maneira de potencializar o aprendizado de temas complexos. De acordo com um estudo americano, durante o aprendizado gamificado, há uma forte ativação do hipocampo e torna o conteúdo mais fácil de lembrar e recordar.

Exemplos de aplicação da gamificação empresarial

Mas como aplicar atividades gamificadas com sucesso em seu negócio? Separamos alguns exemplos reais de cases interessantes, veja só:

Microsoft

Para vencer as dificuldades impostas pelas barreiras de idiomas, criou o jogo “Qualidade de Linguagem”, realizado por funcionários de todo o mundo.

O objetivo era de que os profissionais aperfeiçoassem trechos de texto que foram propositalmente traduzidos erroneamente.

Assim, foi possível aprimorar a documentação técnica e toda comunicação dentro dos escritórios.

Google

No caso da gigante de tecnologia, o objetivo foi gamificar seu processo de report de despesas de viagem.

Assim, foi possível reduzir os custos e oferecer recompensas aos funcionários que terminassem uma viagem com “créditos” sobrando.

As opções eram muito bacanas: receber o valor em seu próximo salário, guardá-lo para uma próxima viagem corporativa ou doar para uma instituição de caridade!

Isso ajudou os colaboradores envolvidos a alcançarem 100% de conformidade.

HP

Outro exemplo do mundo da tecnologia, a HP contratou uma empresa de desenvolvimento para criar o app The HP Uni, que tinha como objetivo treinar os times de vendas sobre temas de segurança cibernética, com um sistema de pontos.

Domino’s Pizza

Uma das maiores redes de fast food no mundo, a Domino’s criou um jogo chamado de “Pizza Maker”, utilizado no treinamento dos funcionários, que conta com um sistema de pontos e recompensas.

Foi uma solução que ajudou mais colaboradores a dominar seu menu, aprender as técnicas da cozinha e potencializou a produtividade.

Como implementar essa metodologia em seu negócio?

A gamificação tem se tornado cada vez mais popular no cenário corporativo. É uma tática que pode gerar benefícios significativos, como já mencionamos. Portanto, não é surpresa que esteja ganhando tração nas equipes modernas.

As estratégias de maior sucesso envolvem o uso de pontos, níveis e recompensas para criar um ambiente agradável onde os funcionários possam alcançar seus objetivos de maneiras únicas.

As empresas devem avaliar seus processos para procurar pontos onde os elementos de jogos — como a criação de tabelas de liderança — possam ser adicionados sem interromper o fluxo de trabalho.

Além disso, considere adicionar atividades baseadas em recompensas para aproximar sua equipe das metas e objetivos da empresa.

Quando implementado corretamente, o método pode ser uma ferramenta inestimável para as empresas que buscam maximizar o engajamento e o desempenho dos funcionários.

Assessment by BLAST!

E se você pudesse utilizar uma ferramenta gamificada para realizar o assessment dos seus funcionários e, de quebra, aumentar indicadores, como a retenção de talentos?

É o que o Assessment by BLAST!, disponibilizado pela TOTVS, oferece!

A ferramenta de assessment permite traçar o mapa de competências dos seus colaboradores medindo a capacidade atual de performance da equipe, com base nas habilidades socioemocionais e soft skills.

São 14 jogos que podem ser apresentados aos funcionários e os estimulam a tomar decisões, bem como desenvolver habilidades socioemocionais.

Que tal conhecer mais? Entenda todos os benefícios do Assessment by BLAST!

Conclusão

O conceito de gamification já provou ser eficaz para o aprendizado e engajamento tanto na educação quanto nos negócios.

Ao introduzir elementos do jogo em tarefas e atividades, os participantes são capazes de alcançar melhores resultados enquanto se divertem ao mesmo tempo. 

É uma ótima maneira de proporcionar reconhecimento e motivação, construir colaboração entre os colegas, reduzir a rotatividade de funcionários e melhorar a moral.

Gostou do conteúdo? Então confira nosso guia sobre lifelong learning!

Aproveite e assine a nossa newsletter para receber conteúdos como esse em seu e-mail!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.