Blockchain: exemplos de aplicações práticas e características essenciais

Imagem de relógio para tempo de leitura.

Tempo de leitura: 9 minutos

Escrito por Equipe TOTVS
Última atualização em 26 maio, 2025

Muito se fala sobre o potencial do blockchain, mas é a compreensão de seus usos reais que transforma teoria em estratégia. É preciso ir além do conceito básico e se aprofundar na aplicação do blockchain com exemplos práticos. 

A tecnologia já faz parte do dia a dia das empresas e tem utilidade em diversos segmentos. No entanto, os benefícios só são sentidos quando você sabe como e onde usá-la para gerar valor.

Para isso, vamos deixar a teoria de lado neste conteúdo e explorar os contextos em que o blockchain tem se destacado. 

Continue a leitura para descobrir quais aplicações estão alinhadas aos objetivos do seu negócio e podem otimizar as suas operações com mais segurança e eficiência. 

O que é blockchain?

O blockchain é uma tecnologia descentralizada que permite armazenar e compartilhar dados de forma segura, imutável e transparente. 

Essa descentralização significa que, em vez de depender de uma única autoridade central, as informações são validadas por uma rede distribuída de computadores (chamados de nós).

Depois de validados por todos os nós do sistema, os dados são transformados em blocos. A cada transação, cria-se um novo bloco, que é adicionado ao anterior, estruturando assim a cadeia conhecida como blockchain. 

Comparado a um banco de dados descentralizado, o blockchain é conhecido por criar transações extremamente seguras, dispensar intermediários, ser inviolável e trazer mais agilidade para as operações financeiras.

Não é à toa que pagamentos, tokenizações, liquidações entre organizações e outras atividades têm sido cada vez mais impactadas por ele.

Prova dessa influência no mercado é a previsão de que o blockchain deve impulsionar o PIB global em US$1,73 trilhões até 2030, divulgada pelo relatório “Universo Blockchain: guia e estudo sobre o uso da tecnologia no Brasil”, da PwC.

6 aplicações práticas do blockchain nos negócios

No início, a ideia de blockchain era atrelada ao universo financeiro, mais especificamente às criptomoedas. Contudo, a tecnologia logo se mostrou eficiente para ser aplicada em diversos outros contextos.

Com a capacidade de registrar transações e eventos sem risco de alteração futura, o sistema abre portas para o desenvolvimento de soluções inovadoras em áreas que exigem integridade de dados e alta confiabilidade. 

Para ajudar na compreensão dessas aplicações, listamos abaixo 6 formas de utilizar o blockchain com exemplos que trazem negócios dos mais diferentes setores:

1. Segurança de dados

Independentemente do tipo de transação, a cibersegurança é essencial para garantir que dados não fiquem expostos ou sejam facilmente acessados em ataques maliciosos

Nesse sentido, o blockchain atua criando processos muito mais seguros e, consequentemente, informações protegidas. 

A principal função dessa tecnologia está em sua estrutura descentralizada, ou seja, não há um banco de dados central armazenando todas as informações. 

Além disso, a criptografia também faz parte do processo, criando uma barreira de proteção robusta e se somando a um algoritmo que checa as transações e acessos regularmente para verificar tentativas de violação.

Considere empresas do setor de saúde, por exemplo. Elas lidam com informações sensíveis de pacientes diariamente e, muitas vezes, precisam compartilhar dados entre diferentes unidades ou com operadoras de saúde. 

Ao implementar o blockchain, elas podem assegurar que cada atualização no histórico do paciente seja registrada de forma segura, rastreável e acessível apenas por profissionais autorizados. 

Isso não só garante a privacidade das informações, como também reduz o retrabalho e falhas nos atendimentos.

2. Pagamentos e acompanhamentos das transações

O blockchain foi criado para trazer mais segurança a transações financeiras, por isso você já deve conhecer aplicações da tecnologia neste sentido. 

Ainda assim, vale destacar porque o sistema tem ajudado tanto o setor financeiro.

Isso acontece, principalmente, porque uma das características do blockchain é a atualização em tempo real

As transações realizadas são validadas pela rede e incluídas em blocos, adicionados, então, a uma cadeia de blocos já existente. 

Todo esse processo é registrado cronologicamente e fica disponível somente para quem tem autorização para acessar as informações.

Com isso, as equipes acompanham as transações em tempo real, no momento exato em que ocorrem, com todas as atualizações e alterações. 

Além de facilitar auditorias, esse fator permite uma visão clara e realista das atividades, facilitando a tomada de decisões assertivas e a criação de planejamentos estratégicos para o capital corporativo.

3. Tokenização

Quando pensamos em blockchain, exemplos como a tokenização se destacam. Esse processo, que permite transformar ativos físicos em códigos digitais, é uma tendência no mundo financeiro como uma representação de valor.

Com a tecnologia de blockchain, a tokenização é realizada de maneira segura, tanto na aquisição quanto no registro desses ativos. 

Assim, são criados registros confiáveis e imutáveis, com processos automatizados e altamente eficientes.

Um condomínio, por exemplo, pode ser fracionado em tokens. Com isso, vários investidores conseguem adquirir uma fração do ativo. 

O uso de blockchain garante a autenticidade das operações, garantindo rastreabilidade e maior transparência na posse dos tokens.

4. Implementação de contratos inteligentes

Os contratos inteligentes são programas que executam automaticamente determinadas ações quando uma condição pré-estabelecida é atendida. 

Eles funcionam quase como uma automação de negociações e execução de qualquer tipo de transação contratual, facilitando o processo e eliminando intermediários.

Para que essas soluções funcionem conforme o esperado e ofereçam a imutabilidade e a irreversibilidade necessárias, o blockchain é utilizado de maneira semelhante a um sistema operacional. 

Assim, os contratos ficam criptografados, de fácil acesso pelos agentes do processo e permitem a detecção de qualquer acesso estranho.

Quando combinados à tecnologia blockchain, esses contratos se tornam ativos valiosos para agilizar processos e eliminar atrasos, principalmente por não envolverem interações manuais e reduzirem custos e atritos.

5. Liquidações entre empresas

As transações entre empresas também têm sido e serão cada vez mais impactadas pela tecnologia blockchain, com a automação e o uso de contratos inteligentes, que ativam automaticamente as condições pré-estabelecidas. 

O ganho trazido nesse tipo de transação é o acompanhamento em tempo real, o que facilita a transparência e a relação comercial. Alguns benefícios práticos incluem:

  • Transações mais eficientes;
  • Menos intermediários envolvidos;
  • Redução de custos operacionais;
  • Maior agilidade nos processos de liquidação.

6. Regulamentação de criptomoedas

Atualmente, tem se tornado comum as criptomoedas serem aceitas por diversas instituições como métodos de pagamento. 

No entanto, sua volatilidade dificulta esse processo e traz inseguranças tanto para usuários quanto para as empresas, exigindo o desenvolvimento de regulamentações para esses casos específicos.

Reforçando este ponto, o estudo “Universo Blockchain”, destacado anteriormente, revela que a regulação é a principal preocupação das empresas (29%) em relação aos temas token, blockchain e cripto. 

Nesse cenário, o blockchain se destaca por oferecer camadas de segurança e informações criptografadas para manter pagamentos digitais protegidos e eficientes. 

Inclusive, para minimizar os efeitos da volatilidade desses ativos digitais, diversas instituições financeiras têm experimentado as stablecoins nos pagamentos. Elas são moedas digitais vinculadas a outras moedas, como o dólar e o euro, e, portanto, mais estáveis.

O impacto do blockchain no futuro das finanças

O blockchain chegou para ficar e promete trazer ainda mais impactos ao setor financeiro nos próximos anos.

Com automatização de processos e o acompanhamento de transações em tempo real, essa tecnologia promete impactar cada vez mais a economia em todas as suas escalas ao redor do mundo, especialmente no ambiente corporativo. 

Tokenização, segurança de dados, contratos inteligentes e relacionamentos empresariais são só o começo de uma nova maneira de construir uma gestão financeira de valor.

De acordo com a Verified Market Reports, o uso da tecnologia no setor financeiro deve atingir US$69 bilhões até 2033, com investimentos voltados ao aprimoramento da segurança, da transparência e da eficiência operacional.

Esse cenário de transformação mostra a importância de manter-se competitivo, indo além do conhecimento básico e buscando entender a aplicação de blockchain com exemplos práticos que podem ser implementados na sua operação.

A implementação fica ainda mais simples quando você conta com o apoio de sistemas especializados, que otimizam a gestão financeira de ponta a ponta. 

TOTVS Gestão Financeira – Linha Gesplan

Um dos sistemas especializados que podem ajudar na sua rotina operacional é o TOTVS Gestão Financeira – Linha Gesplan, que utiliza tecnologia de ponta para garantir práticas financeiras seguras e eficientes. 

Projetado para automatizar e centralizar processos financeiros complexos, como gestão de caixa, tesouraria e contratos, o sistema oferece dashboards em tempo real para tornar a tomada de decisões mais estratégica.

Controle de liquidez, padronização de cálculos, conciliação bancária e planejamento orçamentário também fazem parte das funcionalidades disponíveis. 

Além disso, a solução tem módulos flexíveis e integráveis, permitindo que você monte a estrutura mais alinhada aos objetivos do seu negócio.

Saiba mais sobre como esse sistema pode otimizar a gestão de finanças da sua empresa, conheça as funcionalidades do TOTVS Gestão Financeira – Linha Gesplan.

Conclusão

Explorar os exemplos de blockchain é um passo importante para entender os impactos dessa tecnologia em diferentes setores e, a partir disso, avaliar como ela se encaixa no seu negócio — e quais benefícios ela pode trazer para a sua operação.

Independentemente da aplicação, não há dúvidas de que a solução contribui para a eficiência e a segurança das transações digitais.

Por isso, tem mudado operações, negociações e relacionamentos entre empresas. 

O desafio fica justamente em estruturar essa evolução de forma estratégica e integrada à realidade da sua organização. 

É aí que entram soluções como o TOTVS Gestão Financeira – Linha Gesplan, atuando como um pilar para garantir solidez, flexibilidade e escalabilidade à sua operação. 

Quer descobrir outras formas de aplicar o blockchain na prática do seu negócio? Então confira nosso conteúdo sobre blockchain e assinatura digital

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


X

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.