Blockchain: o guia definitivo

Blockchain, uma tecnologia inovadora, baseia-se em um conceito simples: documentar e rastrear transações na internet. Embora muitas pessoas associem o tema à tecnologia por trás das criptomoedas, ele na verdade tem potencial para redefinir o cenário comercial global. No entanto, sua aplicação geralmente provoca uma enxurrada de perguntas. Por exemplo, não são todos que sabem …

Equipe TOTVS | 21 julho, 2023

Blockchain, uma tecnologia inovadora, baseia-se em um conceito simples: documentar e rastrear transações na internet. Embora muitas pessoas associem o tema à tecnologia por trás das criptomoedas, ele na verdade tem potencial para redefinir o cenário comercial global.

No entanto, sua aplicação geralmente provoca uma enxurrada de perguntas. Por exemplo, não são todos que sabem que essa tecnologia não serve somente como base para transações de criptos.

Ao contrário, ela transcende os limites monetários.

E não importa qual o seu nível de proficiência no tema ou em assuntos relacionados, como mineração de dados, é evidente que há múltiplos benefícios por trás da aplicação corporativa e comercial dessa tecnologia de cadeia de blocos.

Então, por que não se aprofundar no tema e entender como essa inovação já está se tornando o próximo divisor de águas dos negócios?

Nosso guia sobre o assunto simplifica o que parece complexo e mostra o que é blockchain, como ela funciona, suas aplicações, importância e muito mais. Que tal conferir? É só seguir a leitura!

Infográfico TOTVS Assinatura Eletrônica

O que é blockchain?

Blockchain é uma tecnologia que funciona como um livro-razão digital, registrando todas as transações de informações de forma confiável e imutável.

É a espinha dorsal das criptomoedas, principalmente o bitcoin, e sua aplicação já abrange vários setores, como em smart contracts.

Em essência, o blockchain (ou cadeia de blocos, em uma tradução básica) pode ser comparado a um banco de dados distribuído. Seus registros são interligados e espelhados em todos os computadores participantes da rede, o que a torna descentralizada.

Marque esse aspecto (descentralização) na mente, pois é crucial para a robustez da tecnologia contra fraudes e falhas.

Assim, toda transação realizada gera códigos criptografados que são registrados em um bloco da cadeia.

Esses registros contêm dados de transação, como identificadores de remetente e destinatário (que são códigos vinculados a carteiras digitais em vez de indivíduos), o registro de data e hora e a localização desse registro.

A cada 10 minutos, um novo bloco de transações é criado e vinculado ao bloco anterior.

Assim, a tecnologia de cadeia de blocos emprega criptografia para proteger seus dados. É uma ação protetiva, que torna-os únicos, seguros e resistentes a alterações.

Nesse processo, existem também os mineradores — participantes da rede — que verificam e registram transações, seguindo regras estabelecidas pelo protocolo do bloco.

Esses protocolos impõem um mecanismo de consenso, o que significa que a maioria dos participantes deve concordar com a validade das transações.

A origem dessa tecnologia

Sua origem oficial data de 2008, do artigo acadêmico “Bitcoin: um sistema financeiro eletrônico peer-to-peer“. Ele tem autoria de Satoshi Nakamoto, muito embora, até onde se sabe, essa pessoa não exista.

É provavelmente um pseudônimo para alguém ou para um grupo de pessoas.

No documento de Nakamoto, a tecnologia de cadeia de blocos é descrita como uma rede que registra o tempo de cada transação, posicionando-a em uma cadeia contínua no hash (um tipo de criptografia).

Desse modo, não há como alterar um registro existente sem antes alterar toda rede. Sendo assim, cada registro (transação) é único — e por isso, imutável.

Como funciona o sistema blockchain?

A principal função do blockchain é distribuir e registrar informações digitais sem permitir que sejam alteradas. Ele age como um livro-razão imutável, digital e descentralizado, com registros espalhados por toda uma rede de computadores.

Cada transação é registrada em um bloco, que pode acomodar um determinado número de registros (que pode ser de, por exemplo, no máximo 500 transações de bitcoins).

Esses blocos se interligam sequencialmente, formando uma cadeia — daí o termo.

Assim que um bloco é preenchido, um novo é criado e herda os dados do anterior.

A cada novo bloco, a cadeia cresce, incorporando o conceito de Distributed Ledger Technology (DLT).

Como funciona a carteira blockchain?

Uma carteira blockchain é basicamente uma carteira digital, que serve para manter criptomoedas (como Bitcoin, Ethereum, entre outras), bem como utilizá-las para transações.

De modo geral, ela também permite a uma pessoa armazenar outros ativos digitais que estejam em uma cadeia de blocos, como é o caso de NFTs, documentos etc.

Essa carteira é criada utilizando as próprias plataformas para tal.

Para acessá-la, os passos são praticamente iguais aos que qualquer pessoa dá para acessar sua conta digital no Internet Banking, com login e senha (e outros passos de conferência, como autenticação em 2 etapas ou reconhecimento facial).

Algumas pessoas, preocupadas com a segurança dos seus ativos digitais, também utilizam o que se conhece como “cold wallet” ou carteira fria.

Essa prática refere-se ao armazenamento das chaves utilizadas para criptografar seus ativos digitais em hardwares externos, como um pendrive, por exemplo (mas não se limitando a isso).

Qual a importância do blockchain?

A importância da tecnologia é ser uma maneira descentralizada de manter registros seguros e imutáveis. Ou seja, falamos de uma solução que potencializa a privacidade do usuário e a segurança por trás de transações.

Hoje, estamos acostumados a utilizar uma plataforma descentralizada para compartilhar informações, a própria internet.

No entanto, quando o assunto é a transferência de valores, ativos e informações privadas, normalmente é preciso voltar às soluções antigas, como bancos e agências governamentais.

Até mesmo soluções inovadoras de pagamento digital, como o próprio PayPal, por exemplo, exigem uma integração com a conta do banco ou seu cartão de crédito.

Desse modo, a tecnologia blockchain para negócios dá a possibilidade de eliminar o intermediário (como no caso da transferência de valor, o banco), cumprindo três funções essenciais:

Registrar transações, estabelecer identidade e estabelecer contratos — esta última comumente feita pelos bancos.

Quais são os tipos de redes blockchain?

Hoje, encontramos dois tipos dominantes de redes que usam a tecnologia: públicas e privadas.

As públicas são as cadeias de blocos por trás de criptos como Bitcoin ou Ethereum. Elas estão abertas a qualquer pessoa — seja para participar e também para inspecionar as transações.

Embora essa abertura promova a transparência, ela limita seus aplicativos corporativos devido à falta de privacidade.

Ou seja, se você tem o número da carteira digital de uma pessoa ou entidade em uma cadeia de blocos pública, poderá acessar seu histórico de transações sempre que quiser.

Já as privadas são restritas e controladas por organizações específicas ou grupos de usuários que decidem os direitos dos participantes, protocolos de consenso e compartilhamento de registros.

Há um tipo menos comum, de consórcio. Aqui, várias organizações mantêm a rede de forma colaborativa, embora mantenha um modelo privado, equilibrando transparência com controle.

Qual a relação do blockchain com mineradores e criptomoedas?

Considere uma pessoa que possui 2 BTC e gasta 1 BTC em uma transação. Após ser registrada na cadeia de blocos, é a hora dos mineradores entrarem em ação.

Seu trabalho é, com base em puro poder computacional, decodificar o código da criptomoeda — um processo matemático complexo.

Como recompensa, eles recebem uma fração do valor da transação.

Após a conclusão, dois novos códigos são criados e registrados na cadeia de blocos, validados por toda a cadeia.

Um código representa o bitcoin restante da pessoa após a compra e taxa de mineração, e o outro significa o 1 BTC recebido pelo vendedor.

Entendeu? O bitcoin original não existe mais, mas os novos carregam dados que indicam sua origem.

Benefícios da tecnologia blockchain 

Ao compreender a dinâmica básica da tecnologia blockchain, entendemos por que ela está em alta. Muitos negócios de diferentes segmentos  têm se interessado pelos benefícios diretos e indiretos que podem ter, como:

Economia de tempo

Algumas etapas comerciais, contábeis e financeiras precisam ser realizadas com o máximo de precisão possível. Porém, isso não significa que não possam ser agilizadas.

A tecnologia de cadeia de blocos pode, rapidamente, enviar e comprovar dados entre as entidades envolvidas para validar uma compra.

Segurança de dados

Uma das maiores vantagens dessa tecnologia é sua segurança.

Com ela, é possível verificar a integridade de todos os registros com muita facilidade. Existe muita transparência entre as transações pois cada registro pode ser verificado rapidamente.

Deste modo, a empresa faz a validação da integridade dos processos de armazenamento com mais precisão. Essa segurança é fundamental quando se trata de dados de alto valor.

Redução de custos

Lembra da possibilidade de salvar os dados de forma descentralizada, além de permitir o uso de um código aberto?

São aspectos atrelados a essa solução inovadora que ajudam a reduzir os custos, e a organização pode manter seus registros em um lugar mais eficiente, em que o acesso às informações é ágil.

Redução de riscos

A descentralização do banco de dados e a necessidade da confirmação dos processos em diversos servidores e computadores conectados à cadeia de blocos inibe consideravelmente as ações dos hackers.

Investir nessa tecnologia, portanto, permite que a empresa crie processos muito mais maleáveis, adaptáveis à dinâmica de seu negócio.

Quais são os principais elementos do blockchain?

Para simplificar sua compreensão do tema, separamos os principais elementos da tecnologia, que a tornam única. Vamos lá?

  • Livro-razão distribuído: Como mencionamos, a tecnologia funciona basicamente como aquele clássico livro-razão contábil, só que distribuído. Assim, ele realiza o registro de transações e o torna imutável. Ou seja, as informações estão todas seguras.
  • Contratos inteligentes: Os contratos inteligentes são um elemento interessante que podem ser utilizados na cadeia de blocos.

Ou seja, contratos que podem ser registrados no bloco de dados, de modo a formalizar negociações entre duas ou mais partes, e cujas cláusulas são autoexecutáveis.

  • Transações inalteráveis: Por conta de suas propriedades, o blockchain evita que os registros sejam alterados. Apenas novos registros podem ser adicionados aos blocos, pois falamos de um sistema que funciona em cadeia contínua.

Um panorama sobre o uso do blockchain no Brasil

No Brasil, o blockchain já é utilizado por pessoas que investem em criptomoedas há alguns anos. Oficialmente, porém, apenas agora a tecnologia começou a ser explorada.

De acordo com matéria do Estadão, no fim de 2021 o governo federal começou a utilizar a tecnologia para seus documentos.

Desse modo, será possível utilizá-lo para registros de carimbo de tempo em documentos da União — atestando que tal arquivo foi criado em determinado dia e hora.

Ainda dentro do tema, há a Lei nº 14.478/22, que determina diretrizes na prestação de serviços de ativos virtuais (como criptomoedas) e também regulamenta a atuação de prestadores desses serviços.

De acordo ainda com um estudo de 2022 da Chainalysis, o Brasil figurou em sétimo colocado no ranking de adoção global de blockchain, atrás de países como a Ucrânia, Índia e Estados Unidos.

Exemplos de aplicação da tecnologia blockchain

Agora, que tal entender as aplicações do blockchain na prática? Separamos alguns segmentos e exemplos que mostram sua ampla utilidade, veja só:

Logística: rastreamento em tempo real

Existe blockchain na logística? Sim!

Sua natureza descentralizada e imutável a torna um benefício para o setor, pois permite o rastreamento de mercadorias em tempo real, garante a autenticidade dos produtos e reduz a burocracia por trás dos processos de conferência.

A tecnologia pode oferecer um registro transparente e inviolável da jornada de um produto, do fabricante ao consumidor.

Ou seja, é uma ferramenta poderosa contra produtos falsificados e aumentando a confiança do consumidor.

Saúde: mais agilidade no tratamento de pacientes

O blockchain na saúde pode revolucionar a forma como os registros médicos são armazenados e compartilhados, agilizando o tratamento de pacientes.

Os dados podem ser armazenados com segurança, permitindo o acesso instantâneo de profissionais autorizados, mesmo em diferentes instituições.

Educação: menos burocracias

E o blockchain na educação, tem espaço?

Desde verificar qualificações até armazenar documentos acadêmicos, a tecnologia traz mais confiabilidade e simplicidade ao processo.

Com ela, IEs podem emitir diplomas digitais — facilmente verificáveis por empresas ou outras instituições — e reduzir a incidência de fraudes.

Além disso, os alunos podem controlar e compartilhar seus registros educacionais, o que facilita o processo de transferência.

Agronegócio: mais agilidade nos processos

Agronegócio e blockchain combinam muito.

Essa tecnologia pode, por exemplo, garantir a segurança alimentar e a rastreabilidade dos produtos.

Da fazenda à mesa, cada etapa da jornada de um produto pode ser registrada na cadeia de blocos, de modo a fornecer aos consumidores informações autênticas sobre os alimentos que consomem.

Também agiliza os processos de pagamento para agricultores, garantindo que recebam um preço justo por seus produtos em tempo hábil

Além disso, o uso de contratos inteligentes pode automatizar e proteger transações, reduzindo a necessidade de intermediários.

A tecnologia a favor do seu negócio

A tecnologia de cadeia de blocos é um dos vários passos para que as pessoas e empresas tornem sua rotina digital mais segura, eficiente e integrada.

De modo geral, a tecnologia está a favor do seu negócio e de suas soluções, otimizando processos e melhorando suas entregas.

Hoje, você pode contar com sistemas de gestão e soluções que aumentam a segurança, a eficiência e a produtividade de todos os setores do seu negócio.

Muitas delas, inclusive, incorporam ferramentas e conceitos da inovação que você acabou de aprender neste artigo.

A TOTVS também se preocupa com a sua segurança

Que tal contar com uma solução que maximize sua segurança, seguindo diretrizes do blockchain e outros conceitos avançados? Conheça o TOTVS Assinatura Eletrônica!

Mais simples que uma cadeia de blocos, mas igualmente eficiente ao que se propõe, o sistema da TOTVS simplifica o processo de assinatura de documentos e contratos em seu negócio, permitindo automatizar várias etapas e agilizar os trâmites logísticos por trás.

E o melhor? Com preço acessível, total segurança, gestão transparente e validade jurídica igual à assinatura à mão!

Interessou? Conheça mais e experimente o TOTVS Assinatura Eletrônica por 30 dias!

Nova call to action

Conclusão

Agora que você entende como funciona o blockchain, sabe que é possível usar essa tecnologia a favor do seu negócio. Implementá-lo ao ambiente corporativo permite mais segurança e confiabilidade para seu negócio.

As inovações podem ser muito benéficas quando aplicadas adequadamente nas empresas.

Cada tipo de negócio deve buscar a solução que mais atende às suas necessidades principais.

Entenda também como outras tecnologias, como o data driven business, podem te ajudar a tomar decisões mais certeiras para o desenvolvimento do seu negócio.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.