Saiba como a assinatura digital blockchain simplifica a certificação de documentos

Equipe TOTVS | 04 maio, 2022

A união da assinatura digital e blockchain chega para revolucionar a certificação de documentos, trazendo mais praticidade, segurança e agilidade no processo online.

O conceito surgiu dentro do mercado financeiro, mas evoluiu e já vem sendo aplicado em atividades de diversos setores, inclusive por órgãos do governo brasileiro.

Hoje, é possível fazer registro de contratos em blockchain, assinar e validar documentos eletrônicos, o que permite otimizar operações nas empresas.

Para entender como a tecnologia blockchain funciona, qual a relação com a assinatura digital e como essa combinação pode trazer benefícios no dia a dia, é só continuar a leitura deste artigo.

O que é uma assinatura digital?

A assinatura digital é um recurso vinculado ao certificado digital, responsável por garantir a autenticidade do documento assinado de maneira eletrônica. 

O principal objetivo da ferramenta é reproduzir a assinatura de uma pessoa em documentos eletrônicos, com segurança, eficiência e praticidade.

Para isso, a tecnologia usa uma chave virtual criptografada para validar a assinatura eletrônica, fazendo com que ela tenha a mesma legalidade de uma assinatura feita em papel. 

Vale destacar que o certificado digital, gerado por uma Autoridade Certificadora (AC), funciona como uma espécie de identidade virtual.

O documento associa a pessoa a uma chave criptográfica e por meio dela é possível confirmar a identidade do usuário, assim como validar a veracidade da assinatura.

O que é e como funciona a tecnologia blockchain?

Criada em 2008, a tecnologia blockchain foi desenvolvida como uma maneira de garantir mais segurança para as transações financeiras realizadas com criptomoedas.

Na época, o foco do recurso era evitar fraudes, impedindo que os dados fossem copiados ou alterados nas operações.

Graças a esse sistema de segurança, o sistema de blockchain ganhou espaço no mercado e ampliou sua aplicação para outras atividades, como é o caso da assinatura digital.

A expansão da tecnologia para outras áreas foi possível pela flexibilidade da ferramenta, que consiste no rastreamento de envio e recebimento de informações pela internet.

Podemos entender um pouco mais sobre o conceito já na tradução literal do termo, que significa “corrente de blocos” em português. 

Na prática, o armazenamento das informações é feito em blocos e funciona de maneira bem simples: o blockchain gera um novo bloco a cada alteração feita. 

Esse bloco é formado pelos dados do bloco anterior acrescidos de um código chamado de hash, que contém todas as novas informações inseridas na operação. 

Isso permite o rastreamento de todas as mudanças, seja em transações financeiras, arquivos ou troca de ações realizadas por meio da tecnologia blockchain.

Dentre as atividades que incluíram o sistema para otimizar operações, temos a assinatura digital blockchain.

Como a blockchain atua no processo de assinatura digital de documentos?

Pensando no processo de assinatura digital, o sistema de blockchain é um grande avanço para simplificar a validação de arquivos eletrônicos.

A digitalização de diversos serviços tornou comum o envio e recebimento de documentos eletrônicos, e com isso surgiu a necessidade de uma solução que possibilitasse a assinatura a distância para autenticar as transações.

Em meio a essa trajetória, o potencial do blockchain foi notado e hoje já é possível validar arquivos como contratos digitais ou até mesmo reconhecimento de firma. 

Confira a seguir a função da tecnologia nas assinaturas eletrônicas e certificação de documentos digitais.

Verifica a identidade digital do usuário

O blockchain permite a verificação da identidade do usuário, feita por meio de um aplicativo responsável por analisar dados e atestar que esse usuário realmente existe, evitando assim qualquer tipo de fraude. 

Para validar a identidade, a tecnologia utiliza mecanismos de comprovação, como as chaves de segurança, por exemplo. 

Registra a autenticidade do documento

Os documentos registrados em blockchain contam com uma identificação individual, gerada por um algoritmo que verifica a autenticidade do arquivo.

Por meio desse algoritmo, é possível comparar versões para atestar a identidade da assinatura e identificar a existência de qualquer alteração nos contratos onlines, registros ou documentos em geral.

Garante segurança contra fraudes

Graças ao algoritmo citado no item anterior, as fraudes e problemas de identidade com documentação são reduzidos. 

A tecnologia de blockchain garante um processo muito mais seguro para a certificação de assinaturas digitais, trazendo mais confiança para esse tipo de serviço, tanto entre as empresas, quanto para pessoas físicas. 

Isso tudo porque o sistema gera apenas uma versão final do documento, criada por meio de um hash específico e único. 

Qualquer tipo de modificação no arquivo ficará registrada e, portanto, será facilmente identificada. 

Cria um carimbo do tempo

Além de ter todas as alterações registradas no blockchain, os documentos ainda podem ter data e horário de criação exatos rastreados no sistema. 

Esse processo é o chamado timestamp, ou carimbo do tempo, na tradução para o português. 

Com isso, é possível comprovar a existência de um determinado documento em um momento específico. 

O recurso facilita o rastreamento e também contribui para evitar fraudes nas assinaturas eletrônicas. 

Na prática, o sistema de carimbo de tempo já é muito utilizado por órgãos públicos como uma forma de assegurar que os documentos não tiveram dados adulterados ou existem em dois lugares diferentes.

E você pode contar com o TOTVS Assinatura Eletrônica para utilizar esta funcionalidade!

Valida contratos e outros documentos

O uso da tecnologia blockchain nas assinaturas digitais agrega na otimização dos processos ao permitir a validação de documentos pela internet de maneira prática, segura e ágil.

Com o aumento de arquivos eletrônicos e serviços online, essa revolução deixou de ser um diferencial e já é uma necessidade para empresas que desejam manter a competitividade no mercado.

Além de facilitar o controle interno de documentação e evitar problemas com fraude, o recurso também passa mais confiança a clientes e fornecedores.

Isso porque eles podem contar com negociações muito mais tranquilas, transparentes e acessíveis. Tudo com validação jurídica totalmente garantida.

Leia também: Secretaria Digital: Guia completo sobre a Portaria 315 do MEC

Afinal, quais são os benefícios da tecnologia blockchain em assinaturas digitais?

Entender o conceito de blockchain e sua atuação em assinaturas digitais já dá uma ideia das vantagens da tecnologia na otimização de processos, mas os benefícios não param por aí.

A possibilidade de validar documentos com segurança por meio de um método simples como a assinatura digital, por exemplo, é uma das grandes vantagens do blockchain.

Confira abaixo outros benefícios da união entre assinatura digital e blockchain. 

Economia de tempo

A economia de tempo sem dúvidas está entre um dos fatores mais vantajosos do blockchain, principalmente na validação de dados.

Muitos processos burocráticos acabam levando mais tempo por conta dessa etapa de comprovação de identidade, o que pode atrasar toda a transação.

Com o blockchain, é possível atestar a validade da assinatura eletrônica de maneira muito mais prática. 

Assim, caso haja algum problema com o documento, a devolutiva é rápida. Além disso, a identificação de fraudes também se torna mais simples.

Redução de custos

A tecnologia blockchain aliada às assinaturas digitais atua na redução de custos operacionais, logísticos e de suprimentos. 

Isso porque os documentos têm versões digitais, ou seja, não é necessário emitir nada em papel. 

Além disso, tudo é feito pela internet, reduzindo gastos com envio de arquivos ou transporte, por exemplo. 

A economia vai além do financeiro e se estende para o tempo dos processos, que diminui muito com o blockchain. 

O sistema armazena diversos dados em um só lugar, o que permite a busca rápida de informações para fazer uma análise da autenticidade da assinatura.

A redução de fraudes também contribui para a economia financeira, já que evita retrabalhos ou prejuízos maiores com golpes.

Mais segurança e confiabilidade

Falamos muito sobre a redução de fraudes e esse é um dos grandes benefícios do blockchain para as assinaturas digitais.

A estrutura do sistema é cuidadosamente pensada para evitar cópias ou adulterações em arquivos.

Os hashs da tecnologia, criados a cada alteração feita, armazenam diversas informações em poucos dados de maneira única, funcionando como uma impressão digital.

Além de permitir o rastreamento de dados, essa estrutura traz mais segurança para os processos e aumenta a confiança em documentos eletrônicos.

Um panorama sobre o uso da blockchain no Brasil

A expansão da tecnologia de blockchain nos últimos anos ultrapassou as fronteiras do mercado financeiro e já trouxe inúmeros benefícios para outros setores brasileiros.

O sistema permite que o público realize diversos processos no meio eletrônico de maneira prática e segura, por isso cresce cada vez mais o número de empresas a adotarem a tecnologia.

Um bom exemplo disso são os cartórios, que agora contam com a opção de reconhecimento de firma por autenticidade a distância graças ao blockchain.

A Receita Federal é outra organização que trouxe a blockchain para revolucionar seus processos, com o objetivo de oferecer operações simplificadas e mais acessíveis aos usuários.

O órgão usa o sistema para possibilitar a assinatura digital em documentos de importação e exportação de maneira oficial, facilitando as transações no comércio exterior.

Com isso, a Receita passa a aceitar assinaturas mesmo que não tenham sido realizadas com certificados digitais. 

Tudo isso é parte do processo de digitalização do governo, que teve mais um avanço com o uso de blockchain no Brasil dentro da certificação de documentos, como veremos a seguir. 

Blockchain e a certificação de documentos do governo

No final de 2021, o governo federal anunciou o uso da blockchain em documentos oficiais validados por meio do sistema de carimbo de tempo.

O objetivo é usar a tecnologia para a certificação de documentos, atestando a existência de arquivos criados em data e hora específicas. 

Com isso, o processo de rastreamento de informações fica mais prático, ágil e seguro. 

É importante esclarecer que a blockchain não valida os documentos da União: o sistema funciona apenas como um local para armazenar logs. 

As operações com carimbo de tempo continuam sendo sincronizadas pelo Sistema de Auditoria de Sincronismo, mas agora há uma divisão entre sincronismo e auditoria de tempo. 

Essa alteração simplifica os processos, garantindo mais qualidade nos serviços e ainda estimulando a competitividade no setor de certificação digital. 

A medida é regulamentada pela instrução normativa 9/2021, publicada pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). 

Assinatura digital e blockchain: a importância de contar com uma ferramenta de qualidade

Não há dúvidas de que a assinatura digital blockchain é um grande avanço para simplificar diversas operações.

A tecnologia é uma grande aliada desde a autenticação de documentos até o armazenamento de informações e preservação de dados. 

Contudo, para que o processo seja realmente ágil, acessível e seguro, é fundamental escolher um sistema de qualidade capaz de fornecer serviços de maneira eficiente.

O apoio de uma ferramenta especializada faz toda a diferença no dia a dia da empresa e permite que você aproveite todos os benefícios do blockchain dentro do seu negócio.

Além disso, esse é um passo importante para acompanhar toda a transformação digital e se manter competitivo no mercado.

TOTVS Assinatura Eletrônica

A ferramenta da TOTVS de assinatura eletrônica simplifica a autenticação de documentos na sua empresa por meio de uma solução prática, simples e completa.

Além de permitir a assinatura digital com segurança e 100% de validade jurídica, o sistema ainda conta com APIs para integração com outros softwares.

Com isso, você consegue centralizar diferentes informações em um só lugar, tudo com tecnologia mobile e de acordo com as normas da LGPD para garantir total proteção dos dados.

Veja as principais funcionalidades:

  • envio de documentos;
  • consulta de documentos pendentes de assinatura e devolução ao remetente;
  • confirmação e validação de assinaturas de maneira prática com protocolos armazenados na nuvem;
  • gestão de assinaturas;
  • controle de todas as etapas do processo de assinatura como remetente ou destinatário.

Para facilitar ainda mais, a TOTVS Assinatura Eletrônica conta com um aplicativo que permite o acesso a ferramenta a qualquer hora e em qualquer lugar.

Assine documentos de forma ágil e segura com a ferramenta de assinatura eletrônica da TOTVS. Experimente grátis por 30 dias!

Nova call to action

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, você entendeu o que é a assinatura digital, como funciona o sistema blockchain e ainda conheceu as vantagens da união dessas duas tecnologias.

No processo de digitalização de serviços, o blockchain tem muito a contribuir e promete muitos avanços nos mais diversos setores. 

A transformação estimula a competitividade no mercado e simplifica processos burocráticos, por isso tende a crescer cada vez mais. 

Lembre-se de contar com uma ferramenta de qualidade para oferecer esse recurso na sua empresa, como a TOTVS Assinatura Eletrônica!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.