Capacitação de funcionários: como preparar sua equipe para a indústria 4.0

Equipe TOTVS | MANUFATURA | fevereiro 07, 2019

Há alguns anos, a indústria 4.0 vem gerando transformações sensíveis no panorama de operações das empresas. A presença cada vez mais marcante da tecnologia, da automação e do uso inteligente dos dados são traços determinantes desse conceito e reforçam o ideal de eficiência, sustentabilidade e modernidade exigidos das organizações atualmente.

Apesar dos grandes avanços trazidos pela indústria 4.0, esse conceito também trouxe consigo alguns desafios. Nesse contexto, a capacitação de funcionários — ação de grande importância para o sucesso de qualquer negócio — tem figurado como um grande desafio dentro das companhias, visto que, no modelo da indústria 4.0, características particulares e habilidades específicas são exigidas do novo profissional.

Por isso, sabendo da importância desse tema, preparamos este artigo para mostrar a você como realizar a capacitação dos seus funcionários, alinhando-os com a nova realidade da indústria 4.0. Continue a leitura e confira!

Panorama do Brasil: a capacitação de funcionários nas indústrias

Apesar de a indústria 4.0 ainda ser um conceito novo por aqui, não deve demorar muito para que se torne o padrão nas empresas. O fato é que as companhias, com o objetivo de se tornarem mais eficientes e competitivas, estão investindo cada vez mais em inovação, seguindo pela lógica da chamada 4ª revolução industrial.

Nesse contexto, a modernização das linhas de produção, a utilização de robôs e outras soluções de automação têm transformado o panorama interno das indústrias. A tecnologia, desse modo, tem assumido funções importantes dentro das empresas, exigindo dos profissionais e gestores cada vez mais qualificação técnica e habilidades específicas para lidar com os modernos parques tecnológicos das indústrias.

Nesse ponto, a capacitação dos funcionários desponta como uma ação essencial para as empresas. Com a sofisticação dos meios e a utilização crescente de tecnologia no chão de fábrica, os membros das organizações precisam estar aptos para lidar com essa nova realidade. Assim sendo, existem alguns atributos que precisam ser desenvolvidos nas equipes para que se consiga extrair delas a máxima performance.

O que é esperado de um profissional da indústria 4.0

Como dito, existem algumas características e habilidades desejáveis para um bom profissional da indústria 4.0. Nesse sentido, as empresas precisam investir na capacitação das suas equipes, garantindo o desenvolvimento desses atributos que muito têm a contribuir com os resultados. A seguir, listamos alguns exemplos. Confira!

Habilidades técnicas

O conhecimento técnico é um dos principais atributos que se espera do profissional da indústria 4.0. Hoje, em razão da sofisticação dos processos e da grande utilização de conceitos modernos, como automação, lean manufacturing, machine learning, inteligência artificial e tantos outros, os profissionais precisam ter o conhecimento técnico necessário para trabalhar em ambientes informatizados.

Nesse contexto, percebe-se que o trabalho das equipes tem deixado de ser meramente operacional, assumindo uma posição estratégica dentro da indústria. Assim, por mais simples que seja uma tarefa executada por um funcionário na indústria 4.0, certamente ele precisará manusear máquinas, sistemas e softwares diversos, o que requer um treinamento prévio e habilidades técnicas para isso.

Senso crítico

Além das habilidades técnicas, o profissional da indústria 4.0 deve ter senso crítico para lidar com as diferentes situações com as quais pode se deparar no seu dia a dia de atividades. Por exemplo, esse senso crítico é essencial para que o funcionário consiga cruzar dados de sistemas e máquinas, interpretá-los e tomar decisões de forma ainda mais inteligente e estratégica para a empresa.

Constante atualização

Dada a dinâmica acelerada da indústria 4.0, o profissional que nela atua deve manter-se em constante atualização. Afinal, como estamos nos referindo a um conceito intimamente ligado à tecnologia e inovação, é natural que mudanças, tendências e soluções surjam e sejam aprimoradas a todo momento.

Por esse motivo, é preciso que o profissional tenha um grande interesse em se atualizar, já que ele será surpreendido por novas metodologias, equipamentos e tecnologias capazes de otimizar os processos da indústria.

Liderança 4.0: os capacitores também precisam acompanhar

Do mesmo modo como os funcionários da indústria precisam estar atualizados e alinhados com o formato 4.0, as lideranças também precisam seguir pelo mesmo caminho. Ou seja, não basta se preocupar apenas com a capacitação das equipes. É preciso avaliar, também, se os líderes detêm os valores e as qualidades necessárias para gerenciar as equipes na indústria 4.0.

A liderança, nesse sentido, tem um papel crucial no desenvolvimento das equipes. Líderes inovadores, conhecedores do panorama da nova indústria e das suas implicações na atuação da empresa, podem não só orientar melhor os profissionais, mas também estimulá-los, por meio de uma visão moderna, como as decisões precisam ser tomadas e como a tecnologia se insere no dia a dia de cada membro da empresa.

Como capacitar os seus funcionários para a indústria 4.0

Hoje, com a disseminação do conhecimento e o acesso facilitado à informação, capacitar uma equipe para a indústria 4.0 não pode e nem deve ser visto como uma ação complexa. Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para agregar conhecimento aos funcionários, motivá-los e prepará-los para atuar. Confira algumas delas a seguir!

Reforce o valor da tecnologia

Em indústrias tradicionais, em que muitos processos ainda têm uma roupagem mais manual, nem sempre é fácil trazer a inovação para perto das equipes. Em muitos casos, os funcionários já se habituaram com as suas tarefas e se mostram resistentes a quaisquer mudanças que possam interferir nelas.

Nesse sentido, para trazer o conceito de indústria 4.0 para dentro da empresa, é preciso antes que os funcionários entendam o valor dessa ação, os diferenciais trazidos pelo uso da tecnologia e a melhoria na qualidade do trabalho. Logo, é dever das lideranças reforçar o papel da inovação na indústria, preparando e motivando as equipes para as mudanças.

Invista em cursos e qualificações

Outra forma estratégica de preparar os seus funcionários para atuar na indústria 4.0 é a partir de cursos e qualificações. Atualmente, o mercado educacional nessa área é bastante vasto, e pode ser muito útil para qualificar os profissionais em relação a conceitos que estão inseridos na indústria 4.0, como é caso de Big Data, inteligência artificial, data science, machine learning e muitos outros.

Por fim, como foi possível perceber, a capacitação de funcionários tem um papel determinante na indústria 4.0. O perfil do profissional que atua nesse modelo é bem diferente daquele que as empresas estavam acostumadas no passado. Hoje, devido à participação ativa da tecnologia nos processos empresariais e à visão mais estratégica e menos operacional das equipes, mais do que nunca exige-se profissionais com múltiplas habilidades, visão inovadora e capacidade de adaptação.

Gostou deste post? Não pare por aqui. Confira também o nosso artigo sobre a indústria 4.0 e descubra o real significado desse termo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *