treinamento-e-capacitacao-de-funcionarios

Importância do treinamento e capacitação de funcionários

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 16 julho, 2020

O treinamento e capacitação de funcionários é uma prática que permite o desenvolvimento contínuo dos colaboradores da sua empresa, impactando diretamente a qualidade e eficiência dos processos e a relação com clientes e lucratividade.

Com um posicionamento que valoriza a aprendizagem constante, sua organização estará preparada para se tornar referência de mercado. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura do artigo que preparamos!

O que é o processo de treinamento e capacitação de funcionários?

O treinamento e capacitação de funcionários permite aperfeiçoar habilidades técnicas dos colaboradores da sua empresa, trazendo novas metodologias a serem implementadas nas rotinas diárias e na forma de resolver problemas.

É por meio da capacitação que os processos internos irão fluir com mais facilidade e agilidade, com uma boa comunicação entre os setores, essencial em qualquer negócio. Algumas das ações que podem ser implementadas para aumentar o potencial dos funcionários são:

  • Workshops com líderes da empresa;
  • Treinamento prático, ou seja, no ambiente em que as tarefas são executadas;
  • Cursos à distância, via internet
  • Palestras com convidados especialistas;
  • Avaliações de desempenho e feedbacks,
  • Job rotation, onde todos aprendem um pouco sobre todas as tarefas desempenhadas.

Por que investir em treinamento e capacitação de funcionários?

Com novas capacitações disponibilizadas aos funcionários, a empresa fica mais apta a crescer, tanto individual (pelo progresso dos colaboradores) quanto coletivamente (se fortalecendo como um time). Explorar os talentos e competências de cada um é a chave para que a empreitada funcione. Mas quais são, de fato, as vantagens desse investimento?

Eficiência melhorada

Ao inserir o treinamento de funcionários no dia a dia da empresa, a produtividade como um todo pode dar um salto. Com novos conhecimentos teóricos e práticos, as execuções de tarefas apresentam menos erros, o que gera menos custo.

É importante ressaltar que essa valorização e cuidado com a equipe tem um impacto forte na motivação dos colaboradores, que se sentem mais reconhecidos e preparados para desempenharem seu escopo.

Retenção de talentos

Capacitar e treinar funcionários também têm um papel importante em relação à retenção de talentos. Com a expectativa de se qualificar, todos os integrantes da sua equipe podem criar laços mais fortes com a empresa devido à chance de aprendizado e renovação.

Treinamentos e cursos de reciclagem podem ser decisivos para o desenvolvimento de carreira individual e, com a oportunidade de crescimento, esse é um fator que contribui muito para a permanência dos talentos na sua organização.

Criatividade aflorada

Novas informações, novos pontos de vista e práticas de execução. Tudo isso resulta em melhores insights e ideias. Com uma equipe engajada e em evolução contínua, os processos só têm a ganhar.

É a partir de bagagens de conhecimento renovadas que seu time pode criar novas estratégias, produtos, serviços e conceitos. Aliado à automação de processos, que fica responsável por atividades manuais e repetitivas, esse ponto é fundamental para aflorar a capacidade analítica de cada colaborador.

Vantagem sobre a concorrência

Quando a sua empresa conta com uma equipe treinada, os resultados automaticamente se tornam mais positivos, com clientes fidelizados, melhor valor de mercado e lucro. Tudo isso depende da capacitação.

Com profissionais devidamente instruídos é possível se adaptar melhor às novas tendências, criar oportunidades de negócio, captar novos leads, fidelizar e reter clientes antigos e se tornar referência, se destacando da concorrência.

New call-to-action

Boas práticas para treinamento e capacitação de funcionários

Até então, comentamos a respeito da importância do treinamento e capacitação de funcionários nas empresas, bem como os benefícios observados por essa ação. Mas como tornar isso realidade? O que fazer para que o investimento dê certo? Confira a seguir.

Compartilhamento do conhecimento

Um dos maiores erros cometidos pelas organizações e seus gestores consiste no ato de guardar o conhecimento e repertórios que poderiam ser usados para enriquecer a experiência profissional dos colaboradores.

É um erro se sentir ameaçado ao proporcionar maior aprendizado aos funcionários, pois só assim a empresa pode crescer. Sendo assim, procure instaurar uma aproximação entre líderes e colaboradores, trabalhando comunicação e confiança. Sem contar que os gestores também têm muito a aprender com a equipe.

Dê valor à inovação

É comum que haja uma resistência à mudança e que gestores permaneçam apegados aos mesmos processos e às mesmas práticas nos negócios, principalmente se eles são bem-sucedidos.

É fundamental, porém, dar espaço à inovação e sustentabilidade ao escutar novas propostas e ideias, principalmente as que dialogam com sua época e aos acontecimentos do mundo afora. Afinal, nenhuma empresa quer se tornar ultrapassada e obsoleta, certo?

Seja um exemplo a ser seguido e mensure resultados

Ao conduzir uma empresa, é essencial manter uma coerência entre o discurso e as ações exercidas, que devem servir como fonte de inspiração e motivação aos colaboradores. Mais uma vez reforçando a ideia de que o conhecimento consiste em uma via de mão dupla, é crucial estar disposto a ouvir e entender os posicionamentos de todos.

Da mesma forma, é necessário estar acompanhando os indicadores de desempenho, para que eles possam ser mensurados e, a partir da identificação dos pontos que exigem mudanças e melhorias, investir nos treinamentos e capacitações corretas e que se alinhem com o momento.

Conte com as melhores ferramentas para seus processos

Neste conteúdo, falamos sobre a importância do treinamento para funcionários, demonstrando as vantagens que pode trazer à sua organização e como extrair todo o potencial dessa prática.

A TOTVS conta com os melhores sistemas de gestão, prontos para te ajudar a colher, integrar e analisar dados que trazem uma ampla visão sobre sua empresa, possibilitando as melhores tomadas de decisão. Inclusive, encontrar tecnologias que podem oferecer uma experiência completa de aprendizado aos seus colaboradores, pode transformar sua empresa.

Somos uma empresa 100% brasileira, há mais de 30 anos atuando como referência em tecnologia e inovação. Ao contrário do que você possa pensar, nossos softwares atendem negócios de pequeno, médio e grande porte, se adaptando às suas necessidades.

E aí, gostou do conteúdo? Então que tal ler agora nosso post sobre gestão do capital humano? E para ficar por dentro de todas as novidades da TOTVS, continue acompanhando o blog e assine a newsletter. Você vai receber novos artigos diretamente em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *