portinari-ui-totvs

Conheça já a nossa biblioteca open source

Equipe TOTVS | DEVELOPERS | 20 fevereiro, 2020

O mundo do desenvolvimento web está cada vez mais competitivo, com a variedade de frameworks e bibliotecas que facilitam e nos ajudam a focar no desenvolvimento da regra de negócio de sua aplicação. Mas como escolher a que melhor atende as nossas verdadeiras necessidades? Você trabalha com tecnologia Angular e Typescript? Já conhece a biblioteca open source? Sabe tudo sobre o seu verdadeiro potencial?

Conheça no conteúdo abaixo, porque não somos apenas mais uma biblioteca de componentes no mercado. Somos a biblioteca.

Para que serve esta biblioteca?

Nossa biblioteca open source de componentes visuais, ajuda no desenvolvimento front-end. Ou seja, ela serve de base para criar suas aplicações, tanto para web quanto para mobile. Nasceu da necessidade dos produtos TOTVS terem uma identidade única e uma usabilidade comum para todos os usuários.

Em meio ao seu desenvolvimento, a ideia de se tornar open source ficava cada vez mais forte, até se tornar inevitável. Mas a escolha de poder atender outros projetos fora da TOTVS, foi muito bem planejada, começando como um inner source e sendo realizado um projeto de estudo com o UX Lab da TOTVS para entender como deveríamos publicar o código-fonte no GitHub .

E pensando com o tamanho da TOTVS, hoje essa biblioteca é aberta a toda comunidade de TI de forma gratuita com o foco em facilitar e acelerar o desenvolvimento, além da possibilidade de retorno com a comunidade podendo contribuir com a sua evolução.

Uma biblioteca que vai dos componentes simples, como ‘’input’’ e ‘’botões’’, até mesmo os mais complexos como a criação de páginas inteiras baseados em templates prontos e estudados pelo nosso time de desenvolvedores junto com o UX Lab, para assim, facilitar a vida do usuário ao programador.

Por que adotá-la em sua rotina?

Ao entregar a biblioteca para o público, abrimos a porta para o ecossistema de milhares de desenvolvedores adotarem e interagirem diretamente com nosso código, mas por que? Bom, o nome TOTVS já traz segurança e confiabilidade.

Lançado como open source no Universo TOTVS de 2019, não focou apenas no público do ecossistema TOTVS, mas sim em toda a comunidade developers. Nossa biblioteca open source se mostrou magnética atraindo a atenção de todos com tamanho potencial.

Usar os seus componentes gratuitamente e contar com a manutenção feita pelos desenvolvedores da TOTVS, traz resultados em menor tempo e uma produção muito maior.

Como isso? Até o nome foi estudado no UX Lab, a escolha do framework Angular foi decisivo para tudo isso, uma vez que ele atende todas as necessidades sem ter que agregar mais bibliotecas.

Outro ponto é que os desenvolvedores contribuem com a evolução do projeto, sendo assim, quanto mais profissionais usarem, mais a plataforma cresce e se aperfeiçoa. 

Quais as suas vantagens?

Além da incrível facilidade em se trabalhar nele, o seu diferencial é focar em aplicações corporativas. Um sistema completamente customizável, para melhor casar com a sua empresa e suas necessidades.

Se for comparar com outros grandes do mercado, você encontrará uma biblioteca completamente em português, desenvolvida por uma empresa brasileira que se preocupa e trabalha em retirar a barreira da língua.

A frequência de releases também conta demais quando se quer evoluir continuamente, além de garantir a estabilidade do projeto. Nossa biblioteca open source é baseada no framework Angular do Google, mas possui o repositório com HTML e CSS separados para que possa ser adaptado a outros frameworks ou bibliotecas como por exemplo ReactJS. Trabalhamos com o versionamento semântico realizando liberações semanais e garantimos sempre a atualização conforme o Angular evolui.

Cada componente tem um comportamento que foi profundamente pesquisado e estudado junto com o time de UX Lab. Quando você usa essa biblioteca Angular, você tem componentes desenvolvidos realmente para agregar, fornecendo flexibilidade e liberdade.

Além da qualidade desse design system, nossa biblioteca open source também incentiva a criação de novas soluções, pelo seu formato e proposta de ser cada vez maior e unificado com o mercado.

Destaque dentro do mercado

Com atualizações fáceis e constantes, seguem garantindo estabilidade, promovendo melhorias e removendo códigos obsoletos. Uma biblioteca sem limitações que traz ainda a possibilidade de expansão para atender outros frameworks e bibliotecas como o ReactJS e o Vue.JS.

A nossa biblioteca open source conta com mais de 10 mil downloads do pacote no NPM em menos de 1 ano, com uma incrível média de 2.000 por mês. São mais de 60 componentes/diretivas, 9 templates e 6 schematics (aceleradores).

Uma biblioteca que conta com mais de 200 exemplos, mais de 80 páginas de documentação técnica, mais de 20 guias de uso, tudo para acelerar a sua produtividade como nenhuma outra.

Fora o Angular Ahead-of-Time (AOT) que converte seu código Angular, HTML e TypeScript em código JavaScript mais eficiente.

A constante reinvenção da biblioteca acontece graças a developers, designers e usuários, e ainda tem  temas customizáveis. É muita coisa boa, confira outros artigos aqui.  

Alcance os seus objetivos

Nossa biblioteca de componentes open source foi criada e é mantida pela TOTVS, uma multinacional 100% brasileira, líder em soluções tecnológicas no país e presente em mais de 40 países. Décadas de experiência trabalhando incessantemente para mudar o mercado a sua volta, porque a TOTVS acredita no Brasil que faz.

Vem fazer com a TOTVS. Venha alcançar os seus objetivos com essa biblioteca diferenciada e conquiste uma considerável evolução na sua rotineira produção.

Nova call to action

Comentarios

  1. Miguel Arcanjo Negreiros Gomes

    O Artigo é bastante interessante e convidativo, então qual o caminho a segui ? como fazer ? tem um passo a passo para iniciar nesse contexto?

    1. alan

      Obrigado pelo elogio, Miguel! Ficamos felizes em saber que gostou!
      Te indico os primeiros passos no site: https://portinari.io/guides/getting-started

      1. Erikles Ribeiro

        Site fora do ar > https://portinari.io/

        404 Web Site not found.
        You may be seeing this error due to one of the reasons listed below :

        Custom domain has not been configured inside Azure. See how to map an existing domain to resolve this.
        Client cache is still pointing the domain to old IP address. Clear the cache by running the command ipconfig/flushdns.
        Checkout App Service Domain FAQ for more questions.

        1. Alan Amorim

          Obrigado por apontar, Erikles!
          Tivemos algumas mudanças e o novo link oficial é este http://www.po-ui.io
          E para acessar o conteúdo que havia apontado anteriormente, é só clicar aqui https://po-ui.io/guides/getting-started

  2. Pedro chaves

    O portal da documentação está com problema? tá dando 404 pra mim.

    1. Alan Amorim

      Olá, Pedro.
      Realmente, ouve uma alteração no link.
      Acesse por aqui http://www.po-ui.io 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *