o-que-e-javascript

O que é JavaScript? Conheça o funcionamento e vantagens

Equipe TOTVS | DEVELOPERS | 19 Maio, 2020

Você sabe o que é JavaScript? O objetivo inicial dessa linguagem de programação se concentrava na transformação de processos de páginas web em algo mais agradável e dinâmico para os desenvolvedores.

Com o passar do tempo, sua aplicação atingiu níveis mais profundos de utilização, e, atualmente, é uma das tecnologias mais relevantes presentes na internet. Quer saber mais sobre ela? Então, continue a leitura do artigo que preparamos e conheça suas funcionalidades e benefícios!

O que é JavaScript e como funciona?

O JavaScript é uma linguagem de programação que possibilita a implementação de objetos complexos em páginas web. Conteúdos em páginas que se atualizam constantemente (sites de notícias, por exemplo), informações interativas em gráficos, animações 2D ou 3D, etc. Tudo isso só é possível graças ao JavaScript.

Diferentemente de execuções remotas, feitas em servidores web, O JavaScript é conhecido por rodar programas localmente. Dessa forma, ele se encontra em um formato client server, ou seja, do lado do cliente.

Assim, páginas de internet podem programar, processar e transformar dados, comunicando-se com conteúdos em linguagem HTML. Esse mesmo conteúdo ainda conta com a possibilidade de estilização, devido ao CSS aplicado no processo.

Códigos escritos em JavaScript e executados em um navegador possibilitam atualizações de conteúdos de uma página web sem que essa seja carregada completamente. Isso cria uma grande variedade de softwares completos e que atendem a diversas demandas.

Dessa maneira, websites e aplicações com um nível alto de complexidade podem ser desenvolvidos, além de aplicativos mais simples, voltados a smartphones, por exemplo.

JavaScript e Java NÃO são a mesma coisa!

É comum tomar os termos JavaScript e Java pela mesma coisa. É importante ressaltar, no entanto, que mesmo com nomenclaturas praticamente idênticas, as duas tecnologias são completamente diferentes.

A linguagem de programação Java foi criada pela Sun Microsystems. Já a linguagem JavaScript, antes batizada de LiveScript e Mocha, aproveitou o sucesso do Java para dar força à sua criação.

As duas linguagens, porém, não devem ser confundidas, pois têm objetivos e determinações bem distintas:

  • Java possui tipagem estática, enquanto JavaScript possui tipagem dinâmica;
  • Java conta com sua orientação a objeto baseada em classes, e a linguagem JavaScript é baseada em protótipos,
  • Essencialmente, a linguagem Java é mais utilizada em back end. JavaScript, por sua vez, é mais aplicada no front end.

Diferenças entre JavaScript, HTML, CSS e PHP

É possível classificar o desenvolvimento web em quatro diferentes seções: HTML, CSS, JavaScript e PHP. A aplicação do JavaScript na linguagem de programação é a chave para a criação de conteúdos que se atualizam de forma dinâmica.

Com ele, o desenvolvimento pode ser mais ágil, onde também é possível obter o controle de imagens e multimídias. Isso é um grande diferencial, visto que a interação do usuário com a web exige inovações continuamente.

Considerando o user experience (UX), a informação pela informação não basta. Os conteúdos se tornam cada vez mais complexos. Mapas, gráficos, animações, dados atualizados em intervalos determinados, tudo isso o JavaScript atende. Mas e os outros setores do desenvolvimento, o que representam?

  • HTML: trata-se de uma linguagem que dá sentido e estrutura ao conteúdo web. Isso é definido em formulários, parágrafos, inserção de imagens, vídeos e tabelas, por exemplo;
  • CSS: essa linguagem está ligada ao estilo e design, ou seja, à forma como a página se apresenta ao usuário, determinando tipos de fonte, cores, posicionamento das informações, etc,
  • PHP: com a linguagem de programação PHP, extensões de aplicações podem ser desenvolvidas, com todo o processo de desenvolvimento agilizado.

Vantagens em utilizar JavaScript

Entre os benefícios encontrados no emprego do JavaScript on-line e que o fazem ser tão popular, podemos citar a facilidade de seu aprendizado em relação a outras linguagens de programação. Seguindo essa lógica, é compatível com diversas plataformas, frameworks e navegadores.

Erros e divergências no processo de desenvolvimento também podem ser identificados e corrigidos de maneira bem simples. Além desses pontos, outras vantagens observadas com o uso do JavaScript são:

  • Designação de objetos de páginas de internet ou eventos determinados, como cliques personalizados e rolagens de mouse;
  • Validação de entradas de dados sem a necessidade de conferência manual das informações;
  • Dispensa de compilador, uma vez que os navegadores web fazem interpretações com HTML,
  • Rapidez e leveza no carregamento de páginas, possibilitando maior interação e mantendo o usuário presente por mais tempo.

Conheça mais sobre programação e desenvolvimento!

No conteúdo apresentado, falamos sobre o que é JavaScript, abordando sua forma de funcionamento, esclarecendo as diferenças com Java e abordando a relação com outros pilares da programação. Falamos também a respeito das vantagens em utilizar o JavaScript, mostrando seus pontos fortes.

A TOTVS é uma empresa 100% brasileira, referência em tecnologia e inovação há mais de três décadas. Para criar e trazer soluções aos 12 segmentos atendidos por nossos sistemas, contamos com os melhores processos de desenvolvimento, que estão presentes por toda a América Latina.

E você, gostou do artigo? Se você se interessou pelo tema, que tal conferir agora nosso post sobre TypeScript? Para ficar por dentro de todas as novidades, continue acompanhando o blog da TOTVS e assine a newsletter para receber conteúdos diretamente em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *