erp industrial

Conheça o funcionamento do ERP industrial e por que implementá-lo

Equipe TOTVS | ERP | novembro 29, 2019

Um ERP industrial é importante para indústrias que apresentam um alto fluxo de informações e processos diários. Indicado para negócios de qualquer porte, essa solução serve de apoio às tomadas de decisão e controle das atividades, atendendo às necessidades específicas do segmento. 

Se você quer saber quais são as características e entender a importância de um ERP nas empresas industriais para o sucesso da gestão, este artigo é para você. Acompanhe o texto que preparamos e saiba mais!

Principais funcionalidades do ERP industrial

As otimizações e melhorias que o sistema de ERP pode oferecer são inúmeras. Através das rotinas de MRP, o software integra as áreas de produção, estoque, comercial e requisições internas.

Mas quais são os módulos essenciais do sistema integrado de gestão empresarial voltado às indústrias? Confira a seguir.

Administrativo

No módulo administrativo de um ERP industrial, você pode gerar propostas comerciais, solicitações e cotações de compra ou venda. Também controla o seu estoque de forma integrada com a produção, contabilidade e financeiro.

Financeiro

Neste módulo, você controla as contas a pagar e a receber, realiza conciliações bancárias, gera boletos para os clientes e faz o gerenciamento do seu fluxo de caixa. Tudo isso, monitorando sempre os resultados e integrando os processos do financeiro com a contabilidade.

Fiscal & Contábil

Se sua indústria já sofreu com multas devido a erros na entrega das obrigações fiscais, um sistema integrado de gestão empresarial pode te ajudar com isso. 

Graças à otimização das análises e um maior controle das informações, o sistema emite os documentos contábeis e fiscais exigidos para a entrega do SPED Contábil, Fiscal, REINF e Contribuições.

Vale lembrar que o sistema também realiza de forma automática a emissão das notas fiscais eletrônicas (NF-e).

Manufatura

O ERP industrial conta com um módulo completo de controle da produção. Esse módulo ajuda com previsões de venda, define o planejamento e as diretrizes de chão de fábrica com maior eficiência.

O sistema organiza a produção para terceiros e executa os sistemas MRP (Material Requirement Planning ou Planejamento das Necessidades de Materiais), APS (Advanced Planning and Scheduling ou Planejamento e Programação Avançados) e MES (Manufacturing Execution System ou Sistema de Execução da Manufatura).

Qualidade

O ERP industrial conta com um módulo de inspeção de qualidade, em que é possível verificar as matérias-primas utilizadas no negócio, desde o recebimento até a estocagem e a produção. 

É possível acompanhar os produtos fabricados a partir do controle de lotes, da rastreabilidade e de análises e relatórios automatizados.

Principais vantagens de um ERP industrial

Um ERP industrial é desenvolvido com foco nos processos do setor de manufatura. O software está preparado para te ajudar a agilizar e automatizar as tarefas de cada área da sua indústria, com informações constantemente atualizadas e confiáveis.

O software age, por exemplo, na gestão de todo o processo de compras, desde solicitações automáticas até o recebimento dos materiais. Outros pontos que podemos citar são:

  • Controle de liberação de compra, com limite orçamentário por centro de custos;
  • Autorização eletrônica de compra por alçadas de valor, trazendo segurança e agilidade ao setor;
  • Redução de custos de estoque por meio de rotinas automatizadas, que identificam as especificações do que deve ser comprado ou produzido;
  • Gerenciamento de pedidos de vendas pendentes, com a geração de ordens de produção por demanda e com liberação automática dos pedidos;
  • Acompanhamento da produção com integração das áreas de estoque, compras, pedidos de vendas e custos;
  • Modelos de relatórios para gerenciamento de necessidades, acompanhamentos e demandas da produção;
  • Portal Web exclusivo para fornecedores e representantes, gerando agilidade e segurança na entrada de informações.

A solução também é responsável pela rastreabilidade de materiais dos fornecedores e clientes, possibilitando identificar a origem e o destino de uma mercadoria ou insumo.

O controle sistemático de estoques igualmente tem a ganhar por meio de logísticas de estocagem, reposição de cálculos de custos automáticos. Tudo isso, atendendo às legislações fiscais federais, estaduais e trabalhistas em todos os processos necessários.

Faça a integração do BI com o ERP industrial

Buscar um ERP com foco no seu segmento de mercado é essencial, mas existem outras soluções com diferentes níveis de integração e abrangência. Um bom exemplo disso é a ferramenta de BI.

Ao unir a tecnologia do business intelligence com o ERP, a análise de dados torna-se mais ampla. Dessa forma, você tem acesso às informações de todos os setores, trabalhando diretamente na solução de gargalos operacionais e outros pontos que prejudicam o negócio.

Quando um ERP industrial é indicado?

Agora que você já sabe o que é um ERP industrial, deve estar se perguntando qual é o momento ideal de adotar esse sistema dentro do seu negócio. Um software para o segmento de manufatura pode ser considerado se você procura:

  • Redução do número de erros operacionais;
  • Automatização das rotinas;
  • Aumento do nível de integração entre os setores;
  • Melhora do fluxo de dados;
  • Eliminação de gargalos internos;
  • Padronização de rotinas;
  • Integridade de informações,
  • Garantia na tomada de decisão e análise de dados.

Para ter certeza de que o ERP entregará todas as vantagens que disponibiliza, é necessário ter o mapeamento dos processos conforme as necessidades da gestão da sua indústria.

Também é fundamental passar pela fase de treinamento com todos os colaboradores que utilizarão o sistema. Essa medida é indispensável para o sucesso da implantação do ERP, evitando preocupações e dispensando um longo período de adaptação.

Como fazer a escolha do ERP industrial?

Tomar decisões é um desafio e grande parte do trabalho de um líder. Como toda ação importante, a escolha de um sistema de gestão deve ser baseada na estratégia e adequada para as particularidades da sua indústria.

Pensando nisso, é essencial entender os objetivos da sua gestão de forma clara. É compreendendo as metas e como alcançá-las que se define qual solução se encaixa melhor aos processos e suas perspectivas a curto, médio e longo prazos.

ERP industrial é com a TOTVS

Manter uma rotina de gestão eficiente e assertiva tornou-se uma exigência para empresas de qualquer segmento e porte. O mercado já se adapta às mudanças da transformação digital, o que aumenta a necessidade de negócios inovadores.

A TOTVS é sinônimo de ERP e referência em tecnologia e inovação. Como uma empresa 100% brasileira, ao procurar nossas soluções você garante eficiência, confiabilidade e satisfação para o seu negócio. Continue acompanhando nosso blog ou fale com nossos especialistas para saber mais sobre o ERP industrial.

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *