Marketing hoteleiro: o que é e como fazer em 13 passos

Equipe TOTVS | 02 fevereiro, 2024

O setor hoteleiro é um dos mais competitivos e dinâmicos do mercado. Com o advento das hospedagens alternativas, isso se intensificou. É preciso encontrar formas de se destacar e atrair mais clientes, e o investimento em marketing hoteleiro é uma delas.

Existem diversos canais de comunicação que podem aproximar um estabelecimento de um potencial consumidor.

De igual maneira, há inúmeras estratégias para realizar uma boa propaganda de pousada ou hotel.

Quer entender melhor o assunto?

Neste blogpost, vamos responder às principais perguntas sobre o tema.

O que é marketing hoteleiro? Como fazer o marketing de um hotel? Quais são as melhores práticas e ferramentas para promover o seu negócio?

Acompanhe!

O que é marketing hoteleiro?

Marketing hoteleiro é o conjunto de ações e técnicas que visam promover e divulgar um hotel, pousada, resort ou qualquer outro tipo de hospedagem, com o objetivo de aumentar a sua visibilidade, reputação, fidelização e vendas.

Este marketing para hotéis e outros estabelecimentos envolve desde o planejamento estratégico até a execução e o monitoramento das campanhas, passando pela análise do mercado, do público-alvo, da concorrência e dos resultados.

Ele também abrange diferentes canais e formatos de comunicação, como site, redes sociais, e-mail, blog, anúncios, vídeos, fotos, depoimentos, entre outros.

Entendeu o que é marketing hoteleiro? Deste conceito, fica fácil entender sua importância para o setor.

Por que é importante investir em marketing para hotéis?

De acordo com o departamento de pesquisa da Statista,  o mercado do setor de hotéis e resorts em todo o mundo deve chegar a US$1,21 trilhões até o fim de 2023.

O pico do mercado aconteceu em 2019, quando atingiu US$1,52 trilhão. Sua queda se justifica pela pandemia de coronavírus, mas é possível notar que ele já está se recuperando.

E é neste contexto que investir em marketing para hotéis se torna fundamental.

Os estabelecimentos do setor estão diante de um cenário de alta demanda e oferta, onde os consumidores têm acesso a diversas opções de hospedagem e podem comparar preços, serviços, localização e avaliações.

E como se manter competitivo e relevante no mercado? Com o marketing no setor hoteleiro, que também traz uma série de benefícios, como:

  • Atrair e conquistar novos clientes;
  • Fidelizar e encantar os clientes existentes;
  • Melhorar a satisfação e a experiência dos hóspedes;
  • Otimizar a taxa de ocupação e o faturamento do hotel;
  • Gerar diferencial competitivo e valor para o seu negócio;
  • Aumentar a autoridade e o reconhecimento da sua marca;
  • Criar um relacionamento duradouro e de confiança com o público.

Como fazer marketing hoteleiro? 13 estratégias para implementar

Agora que você está convencido da importância desta estratégia, deve estar se perguntando: como fazer o marketing de um hotel? Como divulgar hospedagem? E propaganda de pousada?

Vamos a algumas práticas para você fazer um bom plano de marketing hoteleiro!

1. Conheça o perfil do seu público-alvo

O ponto inicial para realizar um bom marketing no setor de hospedagem é conhecer o perfil do seu público-alvo.

Em outras palavras, é preciso saber as características, preferências, necessidades, dores e desejos das pessoas que você quer atrair e hospedar no seu estabelecimento antes de traçar seu plano de marketing para pousada ou hotel.

Para tanto, você pode fazer uma pesquisa de mercado, analisar os dados dos seus clientes, criar personas e segmentar o seu público em grupos homogêneos.

Assim, você poderá criar ofertas, mensagens, campanhas e mais personalizadas, relevantes e efetivas para cada tipo de cliente.

2. Analise e monitore a concorrência

Outra estratégia essencial para fazer uma boa propaganda de hotel ou pousada é analisar e monitorar a concorrência.

Quais são os estabelecimentos que disputam o mesmo mercado e público que você?

Para ter a resposta, você pode usar ferramentas como o Google, o TripAdvisor, o Booking.com, o Trivago, entre outras. 

São formas de pesquisar e comparar os preços, serviços, localização, avaliações, promoções e diferenciais dos seus concorrentes.

Dessa forma, você poderá identificar as suas forças e fraquezas, as oportunidades e ameaças, e as tendências e novidades do setor hoteleiro.

3. Use diferentes canais de comunicação

Uma das melhores formas de fazer marketing para hotéis é usar diferentes canais de comunicação para divulgar o seu estabelecimento e interagir com o seu público.

Isso significa que você deve estar presente e ativo em diversos meios, como site, redes sociais, e-mail, blog, anúncios, vídeos, fotos, depoimentos, entre outros.

Cada canal tem as suas características, vantagens e desvantagens, e você deve escolher os mais adequados para o seu público, objetivo e orçamento.

O ideal é que você crie uma estratégia integrada, que use os canais de forma complementar e coerente, criando uma jornada de compra consistente e atraente para o seu cliente.

Afinal, este é um dos principais objetivos do plano de marketing para pousada, hotéis e outros estabelecimentos.

4. Faça a nutrição da base de contatos

Com os canais de comunicação e o público bem definido, é hora de fazer a nutrição da base de contatos.

Essa é uma das estratégias mais eficientes de marketing para hotéis, pois permite que você crie um relacionamento duradouro e de confiança com o seu público.

Para isso, você pode usar o e-mail marketing. Essa ferramenta poderosa serve para:

  • enviar mensagens personalizadas, segmentadas e automatizadas para os seus contatos;
  • ajudar a manter o seu hotel na mente do cliente, a gerar valor e a estimular a fidelização e a recomendação;
  • enviar conteúdos relevantes, ofertas exclusivas, lembretes de reserva, confirmações de check-in e check-out, pesquisas de satisfação, solicitações de avaliação, agradecimentos etc.

5. Invista nas redes sociais do hotel

Lembra que falamos dos canais de comunicação para uma boa propaganda de hotel e outras hospedagens?

Pois as redes sociais são canais indispensáveis para fazer marketing digital hoteleiro

Elas permitem que você aumente a sua visibilidade, reputação, engajamento e vendas, seja por fotos, vídeos curtos, lives, enquetes e depoimentos.

Inclusive, uma matéria da Skift, portal especialista em viagens, aponta a importância do marketing de vídeo de formato curto (Reels, YouTube Shorts e TikTok) para o segmento. 

O portal aponta uma pesquisa da MMGY Global, que diz que quase 40% dos viajantes acima de 30 anos preferem o TikTok ao Google como ferramenta de busca em viagens.

Em pesquisa própria, o Google também chegou à conclusão de que 41% dos entrevistados veem vídeos do YouTube na hora de pesquisar viagens.

Percebe como as redes são ótimas ferramentas para mostrar toda a estrutura do estabelecimento, serviços, instalações, promoções e diferenciais?

E, claro, são formas de interagir com o seu público, respondendo às dúvidas, comentários, mensagens, avaliações, elogios e reclamações.

6. Faça marketing com influenciadores

O marketing com influenciadores é uma das tendências mais fortes dos últimos tempos, seja qual for a atividade econômica. 

A ideia central desta estratégia é aproveitar o poder de persuasão e de recomendação de pessoas que têm muita audiência, credibilidade e engajamento nas redes sociais.

Busque estabelecer parcerias com essas pessoas, que podem ser blogueiros, youtubers, instagrammers e tiktokers para que elas divulguem o seu hotel para os seus seguidores.

Você pode oferecer ao influenciador uma hospedagem gratuita, um desconto, um brinde, uma comissão, entre outras formas de recompensa

Em troca, eles podem fazer propaganda de hotel ou pousada por meio de postagem, vídeo, foto, depoimento, hashtag ou outras formas de divulgação.

Está aprendendo como divulgar hospedagem? E as dicas não acabam por aqui!

7. Aposte em marketing de conteúdo

Em seu plano de marketing hoteleiro, você precisa incluir o chamado marketing de conteúdo.

A estratégia consiste em criar e distribuir conteúdos relevantes, educativos e informativos para o seu público, com o objetivo de atrair, converter, fidelizar e encantar os clientes.

Ela ajuda a gerar valor, autoridade, confiança e diferenciação para o seu hotel, além de melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google.

Que tal um blog com artigos sobre temas relacionados ao seu hotel, ao seu destino, ao seu segmento ou às suas soluções?

Quem sabe um e-book ou um infográfico sobre os destinos mais buscados no verão brasileiro?

Tudo isso faz parte deste tipo de marketing. E são uma ótima propaganda de pousada e outros tipos de hospedagem.

8. Invista em tráfego pago

Precisa de uma ferramenta rápida e eficiente em seu plano de marketing hoteleiro? Invista em tráfego pago, que são anúncios online para atrair visitantes qualificados para o seu site ou para as suas redes sociais.

O tráfego pago permite que você segmente o seu público por critérios como gênero, idade, interesses, localização e comportamento, e você pode controlar seu orçamento, retorno e resultados.

Por meio dele, é possível criar anúncios atrativos, criativos e persuasivos para chamar a atenção do seu público e levá-lo a realizar uma ação, como reservar um quarto.

As plataformas mais comuns desta estratégia são o Google Ads, o Facebook Ads, o Instagram Ads e o YouTube Ads.

9. Use os serviços do Google

O Google é o maior e mais popular mecanismo de busca do mundo, com 91,55% de participação de mercado. Por isso, é fundamental que você use os seus serviços para fazer marketing hoteleiro.

Ele oferece uma série de ferramentas e recursos gratuitos que podem ajudar você a aumentar a sua visibilidade, o seu tráfego, a sua conversão e as suas vendas. Veja algumas: 

  • Google Maps: o serviço de mapas online ajuda a mostrar a localização do seu hotel, as rotas de acesso e os pontos de interesse próximos.
  • Google Street View: você pode mostrar o interior e o exterior do seu hotel em imagens panorâmicas de 360 graus, criando uma experiência imersiva e interativa para os clientes. 
  • Google Meu Negócio: permite que você crie e gerencie um perfil do seu hotel no Google, onde você pode mostrar as suas informações, fotos, vídeos, avaliações, promoções, entre outros. 

Ah, e não se esqueça de solicitar aos hóspedes que deixem avaliações no Google – e sempre responda os comentários de forma gentil.

10. Desenvolva um site para o hotel

O site é um dos principais canais de comunicação e de vendas do seu hotel. Por isso, é essencial desenvolver um site profissional, atrativo, funcional e otimizado para fazer marketing hoteleiro.

Ele deve:

  • se adaptar a diferentes dispositivos e tamanhos de tela
  • ser feito com técnicas de SEO e ser vinculado ao Google;
  • apresentar conteúdo relevante, que informe e convença o cliente;
  • ter um design responsivo e um layout intuitivo para facilitar a navegação e a usabilidade;
  • ter um motor de reservas integrado, que permita que o cliente faça a sua reserva de forma rápida, fácil e segura, sem sair do site.

Se possível, inclua também elementos de credibilidade e confiança, como depoimentos, avaliações, certificados e selos.

11. Aplique estratégias de SEO

Você já ouviu falar em SEO (Search Engine Optimization)?

Esse conjunto de técnicas e boas práticas visam melhorar o posicionamento e o desempenho do seu site nos mecanismos de busca, como o Google.

É uma das estratégias mais importantes de marketing digital hoteleiro, pois ajuda você a aumentar o seu tráfego orgânico, que vem de forma natural e gratuita, sem anúncios pagos.

O SEO envolve diversos fatores, como:

  • obtenção de backlinks;
  • otimização do conteúdo;
  • escolha das palavras-chave;
  • criação de links internos e externos;
  • melhoria da velocidade, da segurança e da acessibilidade do site etc.

Ao aplicar estas estratégias, você poderá estar sempre atualizado quanto às exigências dos algoritmos dos mecanismos de busca e figurar nas primeiras páginas.

12. Atualize seu motor de reservas

O motor de reservas é o sistema que permite que o cliente faça a sua reserva online no seu site, sem a necessidade de intermediários.

Por ser o responsável por converter o visitante em cliente, é um dos elementos mais importantes do seu site.

Um bom motor de reservas deve ter:

  • um design simples, limpo e atraente;
  • um sistema de pagamento seguro e variado;
  • um sistema de análise e de relatório de dados;
  • um processo de reserva fácil, rápido e intuitivo;
  • integração ao site e ao sistema de gestão hoteleira;
  • um calendário de disponibilidade atualizado e sincronizado;
  • compatibilidade com diferentes dispositivos e navegadores;
  • um sistema de confirmação e cancelamento automático, bem como de lembrete e de pós-venda.

Portanto, atualize frequentemente o seu motor de reservas para torná-lo mais moderno, ágil, seguro e eficiente.

13. Conte com tecnologias especializadas

Por fim, uma das melhores formas de fazer marketing hoteleiro é contar com tecnologias especializadas para ajudá-lo a otimizar e a automatizar os seus processos de gestão.

Existem diversas tecnologias que podem ser usadas no setor hoteleiro, como softwares, aplicativos e plataformas.

O CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, permite que você gerencie e melhore o seu relacionamento com os clientes.

Já o ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema em que você pode integrar e controlar todos os recursos e processos do seu hotel.

Existe também sistemas mais específicos, como:

  • PMS (Property Management System): permite gerenciar e otimizar determinadas operações, como reservas, check-in, check-out, ocupação etc.
  • RMS (Revenue Management System): focado na parte financeira com o objetivo de otimizar a receita. Para tanto, define e reajusta tarifas conforme oferta e demanda, sazonalidade, concorrência e outros fatores.

Se você quer fazer marketing hoteleiro de forma profissional, eficiente e inovadora, você pode contar com as soluções TOTVS para Hotelaria.

Soluções TOTVS para Hotelaria

A TOTVS é a maior empresa de tecnologia do Brasil, e oferece soluções completas e integradas para o setor hoteleiro.

Com uma suíte que abrange desde o backoffice até o marketing, oferecemos sistemas robustos para gerenciamento integral do seu hotel. 

Precisa de serviços intuitivos, 100% online, e que promovem uma solução ágil para sua gestão, com atualizações em tempo real de reservas e disponibilidade? A TOTVS tem.

Você pode também aproveitar a mobilidade dos nossos apps exclusivos para trazer digitalização das rotinas e permitir operações pelo celular ou tablet. 

E claro, nossa automação de marketing e serviços especializados são projetados para impulsionar suas vendas diretas, tudo com um excelente custo-benefício e facilidade de uso. 

Aumente sua receita e aprimore a experiência dos hóspedes com as  soluções TOTVS para Hotelaria!

Conclusão

O marketing hoteleiro é uma das formas mais eficazes de se destacar e se manter competitivo no mercado, atrair e fidelizar mais clientes, e aumentar a sua receita e o seu lucro.

Para realizar um bom marketing, há uma série de estratégias, como investir nas redes sociais e em tráfego pago, usar os serviços do Google e contar com a tecnologia. 

Com práticas corretas, que vão desde o planejamento até a execução e o monitoramento das suas estratégias, é possível ter um estabelecimento rentável.

Mas existem outras estratégias que contribuem para o sucesso do seu hotel, sabia?

Veja o que é canal direto de vendas e como atrair mais hóspedes!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.