erp-completo

Como a indústria pode crescer com um ERP completo?

Equipe TOTVS | GESTÃO INDUSTRIAL | 31 março, 2020

Os indicadores mais recentes divulgados pela Confederação Nacional da Indústria apontam para uma retomada no crescimento do setor. A notícia é ótima, pois ter um bom faturamento é a meta de qualquer gestor. Nesse momento, contar com um ERP completo faz toda a diferença para adotar estratégias que ajudem a otimizar a cadeia produtiva.

Uma das soluções que você pode implantar na sua indústria para facilitar o dia a dia de toda a equipe é a implementação de um sistema de gestão, com funcionalidades que contemplam desde o backoffice até o chão de fábrica.

Para conhecer mais a respeito dessas aplicações voltadas à manufatura, conversamos com Marcelo Gramigna, Product Manager da TOTVS, que explica os principais benefícios de um software ERP para a indústria. Confira!

ERP completo na resolução de problemas

Entre os obstáculos encontrados pelos gestores de manufaturas no Brasil, podemos citar:

  • Obter vantagens competitivas;
  • Adequar-se às novas exigências do mercado,
  • Modernizar os processos e otimizar rotinas.

A chegada da indústria 4.0 representa um grande ponto de virada nesses problemas, que ainda podem ser vistos com um pouco de receio.

O que notamos é uma insegurança por parte das indústrias em serem pioneiras na aplicação de novas tecnologias, pois a comprovação do ROI é mais incerta”, conta Marcelo Gramigna.

Desenvolvidas para solucionar os principais gargalos enfrentados na produção, as soluções tecnológicas apresentam muitos benefícios para a indústria. O objetivo é tornar os processos mais rápidos e menos burocráticos, possibilitando aos gestores e seus times serem cada vez mais produtivos.

A TOTVS fornece novas tecnologias e aplicações aos seus clientes e ao mercado, que são fundamentais para a transformação digital e o crescimento dos seus negócios”, completa o Product Manager da TOTVS.

Instalação sem pausas

Mesmo que a sua indústria funcione em um modo ininterrupto, ou seja, de 24 horas, você não precisa se preocupar. O processo de implantação da solução não compromete o ciclo produtivo, se tornando uma das principais vantagens do ERP.

Primeiramente é feito um processo de entendimento e mapeamento da arquitetura da solução ao negócio do nosso cliente”, explica Marcelo. “Temos um processo de entrevista com as pessoas-chave da empresa, a fim de entender como funcionam os fluxos. Depois disso, é entregue a documentação com todas as etapas, até chegar ao processo de implantação e treinamento”, completa.

Benefícios do ERP completo para manufatura

Os sistemas de gestão desenvolvidos pela TOTVS conseguem atender aos mais diversos portes e especialidades das empresas e possuem robustez necessária para atender aos mais variados mercados.

Conheça agora as principais vantagens que as funcionalidades do ERP podem oferecer a seu negócio!

New call-to-action

Redução de custos

As aplicações do ERP são conhecidas por automatizar tarefas, o que já reduz os custos operacionais. Você ainda consegue fazer uma gestão de equipamentos e de estoque com muito mais eficiência, evitando pausas desnecessárias de máquinas ou que surjam problemas com falta de matérias-primas ou excesso de produtos em estoque — questões que causam muitos problemas financeiros.

A melhor rentabilidade pode ser obtida em vários pontos da cadeia de produção. A utilização profunda do ERP é fundamental para uma visão completa da operação e a gestão desses dados é a chave para o sucesso”, o especialista da TOTVS acrescenta. “Proximidade e bom relacionamento com fornecedores são outros pontos extremamente relevantes para os modelos de negócios atuais e futuros”.

Aumento da produtividade

Com um sistema ERP completo, sua equipe terá mais tempo para focar nas atividades que necessitam de capital humano e raciocínio estratégico. Como gestor, você também consegue obter ganhos em eficiência, pois terá em mãos dados mais completos e seguros, guiando decisões assertivas.

Alinhamento com a legislação

Aumentar produtividade e receita é fundamental para as empresas, mas tudo deve correr de acordo com as principais obrigações fiscais com soluções que atendem às entregas exigidas pela legislação brasileira — estaduais e de mais de 300 municípios.

No módulo de faturamento, é possível ter acesso às principais ferramentas para a emissão de notas fiscais, dentro do layout exigido pelas Secretarias de Fazenda. Dados sobre a produção também ficam melhor organizados, para que a indústria possa cumprir obrigações como o Bloco K do Sped Fiscal.

Segurança dos dados

Utilizar um sistema de gestão completo para administrar as principais informações sobre sua empresa é uma ação mais segura do que o gerenciamento em planilhas ou papéis, diminuindo o risco de perder dados relevantes. Com a automatização, erros de preenchimento também são minimizados.

Caso opte pela solução on cloud, você pode adotar um ERP on-line completo, com estrutura de segurança da informação ainda maior, uma vez que há um grande investimento, mantendo diversas camadas de proteção na nuvem, para todos os clientes.

Planejamento de produção

A implementação de novas tecnologias é um excelente meio de conseguir organizar o processo produtivo. Nesse cenário, você realiza um planejamento e utiliza os módulos do ERP para gerenciar todo o chão de fábrica.

Funcionalidades específicas, que atendem desde o setor de suprimentos até a produção, estão disponíveis, e vale lembrar que o sistema de gestão pode ser personalizado de acordo com suas necessidades.

Conheça outras soluções voltadas à indústria

Além dos melhores softwares do mercado, você ainda pode contar com outras soluções complementares, como a TOTVS Carol Plataforma, inteligência artificial da TOTVS, ferramentas de business intelligence e analytics e aplicações de IoT, para trazer ainda mais eficiência para sua fábrica e inseri-la no contexto da Indústria 4.0.

Na parte de automação industrial, entregamos a solução de Manufacturing Execution System, o TOTVS MES, que automatiza a coleta de dados de produção, além de outras informações relevantes ao processo produtivo e às operações de chão de fábrica, como consumos, paradas, inspeções de qualidade e ocorrências de manutenção”, explica Marcelo Gramigna.

Tudo isso com dados de produção e indicadores de desempenho apresentados em tempo real, além de alarmes que acionam as áreas de apoio para uma rápida resolução de problemas no chão de fábrica”. Conta Gramigna

Com tantas frentes agindo a seu favor, você consegue identificar com mais rapidez os principais problemas e pontos de melhoria, seja na organização de turnos, seja no maquinário, por exemplo.

Ao escolher um sistema de gestão completo para a sua empresa, opte por um fornecedor que realmente conhece as necessidades do setor industrial. A TOTVS é líder na América Latina e oferece as melhores soluções do mercado para mais de 30 mil clientes.

Se você ficou interessado em trazer essas tecnologias para sua empresa, continue acompanhando nosso blog e assine a newsletter para não perder nenhuma novidade!

Inovação tecnológica na indústria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *