A inovação é a mola propulsora da indústria brasileira, por isso ficar atento às tendências da manufatura em 2024 é um ponto-chave para manter-se atualizado no mercado e, dessa forma, atender as demandas com eficiência.
Para avaliar as expectativas do próximo ano, Angela Gheller, diretora de produtos de manufatura da TOTVS, falou sobre tendências que devem ser foco no setor industrial.
Continue a leitura para saber mais!
As tendências e inovações para a Indústria brasileira em 2024
“O cenário pode parecer desafiador, porém empresas que adotarem uma abordagem ágil e
adaptável estarão melhor preparadas para prosperar”, afirma Angela Gheller.
Para ela, alguns fatores serão decisivos para o sucesso em 2024, como:
- resiliência;
- colaboração;
- eficiência operacional;
- compromisso com práticas sustentáveis.
“É preciso ter uma visão de jornada, entendendo que à medida que a maturidade dos processos evolui, as empresas podem investir na sofisticação dessa digitalização até atingir a Indústria 4.0 – que começa a dar seus primeiros passos de verdade no Brasil”, diz Angela.
Para seguir esse caminho, a diretora de produtos de manufatura da TOTVS destacou as principais tendências de manufatura para 2024. Confira a seguir.
1. Digitalização do chão de fábrica
O processo de digitalização do chão de fábrica já é uma realidade, mas a expectativa é que ele se amplie ainda mais em 2024, conforme novas tecnologias surgem e a resistência a essas soluções diminui.
Com a automação de diferentes etapas e tarefas da operação, é possível otimizar o gerenciamento, aumentar a produtividade, definir processos com eficiência e ainda coletar dados de qualidade para uma tomada de decisão informada.
“É fundamental desmistificar os receios em relação à tecnologia, deixando-a de encarar como gasto e passando a enxergá-la como investimento”, reforça Angela.
“Hoje, já há ferramentas de mobilidade a baixo custo que geram um impacto de alto valor agregado”, argumenta.
2. Indústria no E-commerce
O aumento das compras online reforça uma das principais tendências da manufatura em 2024, que tem se fortalecido cada vez mais nos últimos anos: a presença da indústria nas vendas online.
Apesar de ser um movimento importante, é necessário atenção aos detalhes para garantir uma operação realmente eficiente e integrada entre os canais offline e virtual.
“Em um cenário aquecido do comércio digital, muitas indústrias pulam etapas importantes a fim de obter um rápido sucesso e retorno financeiro”, diz.
“Porém, é preciso se atentar ao cumprimento da jornada necessária para uma boa atuação no ambiente digital e que, principalmente, não canibalize a operação existente”, explica Angela.
- analisar o grau de maturidade da operação;
- considerar e organizar a operação logística;
- definir estratégias para a entrada no varejo digital;
- analisar o melhor canal para desenvolver a estratégia;
- avaliar a possibilidade de atender prazos e volume de pedidos do e-commerce.
3. Big Data
O Big Data é um conceito presente em muitas indústrias, mas que tende a se fortalecer no próximo ano. Isso porque o volume de dados gerados pelas empresas deve subir cada vez mais, acompanhando o aumento do uso de dispositivos móveis.
Para se ter uma ideia, um relatório da IBM revelou que uma única linha de montagem tem a capacidade de gerar até 70 terabytes de informações por dia.
Diante desse cenário, coletar, processar e armazenar esses dados em segurança, de forma otimizada, tem se tornado uma prioridade e a tendência é que isso estimule cada vez mais a busca por soluções como o armazenamento em nuvem e blockchain.
Além desses sistemas, o alto volume de dados também impulsiona a necessidade de tecnologias capazes de fornecer uma transmissão potente, rápida e segura, como o 5G.
4. Personalização em massa
Entre as tendências da manufatura em 2024 está a personalização em massa, movimento possibilitado pelo avanço nas tecnologias de dados e que responde a demanda de consumidores por experiências únicas.
Com o uso de inteligência artificial, robótica e soluções específicas, é possível produzir itens customizados, que atendem as expectativas e necessidades dos clientes de forma assertiva.
A busca pela personalização impulsiona outro conceito: as microfábricas. Essa configuração utiliza tecnologias de ponta em produções menores, amplamente flexíveis e adaptáveis às necessidades do mercado.
Dessa forma, o ponto de produção pode ficar mais próximo ao ponto de venda, o que otimiza a distribuição de produtos. Além disso, as microfábricas agilizam mudanças na operação e permitem lançamentos em um tempo menor.
5. ESG na Indústria
Outra questão que tem se tornado cada vez mais importante no setor industrial é a pauta ESG, que coloca temáticas como a sustentabilidade ambiental e a governança corporativa em foco.
Nesse contexto, é natural que a atenção de investidores, consumidores e fornecedores se voltem para a busca por práticas que atendam as demandas da agenda ESG. Com isso, surge a necessidade de mudanças.
“É fato que essa pauta passa por conscientização, capacitação das partes envolvidas e adaptação a regulamentações que estão em constante mudanças”, avalia a diretora de produtos de manufatura da TOTVS.
“E neste ponto, a tecnologia pode atuar para tornar as ações mais efetivas e bem planejadas”, completa.
A tecnologia como aliada da Indústria
Em sua maioria, as tendências da manufatura em 2024 tem a tecnologia como pilar para o seu funcionamento – e como impulsionadora de inovações no setor.
A interconexão de máquinas e processos reestrutura a produção, promove eficiência, redução de custos e maior qualidade nas entregas.
É isso que o ERP para indústria da TOTVS proporciona: sistema integrado e automação completa de ponta a ponta na sua operação.
Com soluções voltadas para diferentes setores, como manutenção, gestão de estoque, produção, logística e vendas, o sistema é personalizável e se adapta às necessidades específicas do seu negócio.
Conheça as soluções TOTVS Manufatura e otimize a sua operação industrial
Conclusão
A chegada de um novo ano traz novas perspectivas para o mercado industrial e, com elas, as tendências de manufatura em 2024 ganham destaque.
A digitalização, a integração com o e-commerce, o comprometimento com práticas sustentáveis, a personalização em massa e o processamento de dados para decisões informadas aparecem entre os pilares essenciais do segmento.
Hoje, a tecnologia não é apenas uma aliada, mas também catalisadora de mudanças para um futuro mais sustentável, eficiente e prático.
Para caminhar ao lado da evolução do mercado, é importante abraçar as tendências, usar tecnologias como o ERP da TOTVS a seu favor e aproveitar as oportunidades de transformação para aprimorar cada vez mais o seu negócio.
Deixe aqui seu comentário