plano-mestre-de-producao

Conheça as vantagens do plano mestre de produção

Equipe TOTVS | GESTÃO INDUSTRIAL | 18 março, 2020

Você já ouviu falar sobre plano mestre de produção? O objetivo desse método é otimizar os indicadores de lucratividade, reduzir despesas operacionais e extrair o máximo de produtividade das rotinas de trabalho.

Aumentar o ritmo de produção, utilizando menos tempo e recursos, é uma meta que todas as empresas desejam alcançar, pois o resultado disso se traduz em melhores preços e vendas mais expressivas. É por isso que o plano mestre pode ajudar. Saiba mais sobre o PMP prosseguindo com a leitura do nosso artigo!

Plano mestre de produção: o que é?

O plano mestre de produção, ou planejamento mestre de produção, é um documento que contém uma lista, que apresenta todos os itens de uma produção, bem como quando cada etapa será realizada.

O PMP, portanto, ajuda a calcular as datas em que os produtos precisam ser entregues, possibilitando uma rotina mais organizada das tarefas e da ordem das demandas, considerando as que dependem da produção de outro material e as que podem ser feitas a qualquer momento, chamadas de “demandas independentes”.

Se você está se perguntando como calcular o plano mestre de produção, deve ter em mente que é necessário levar informações importantes em consideração, como pedidos programados, pedidos atrasados, pedidos em carteira, capacidade disponível, listas de materiais etc.

Vale ressaltar que a gestão de pedidos é um fator importante nessa prática, atuando por meio de uma verificação automática da capacidade durante todo o processo de entrada de pedidos novos, assim como da disponibilidade de matérias-primas. Consequentemente, isso possibilita saber se a empresa é capaz de cumprir o prazo estipulado pelo cliente, garantindo o cumprimento do contrato e da satisfação.

Definir o plano mestre da produção é algo desafiador, especialmente nos casos em que a indústria conta com processos interdependentes ou que envolvam o equipamento. Apesar de complexo, o equilíbrio entre capacidade produtiva e demanda é capaz de aumentar receitas e, por isso, se faz necessário

Exemplo de plano mestre de produção

Por meio da análise do PMP, é possível visualizar o nível de urgência de cada demanda, assim como a produção estratégica de cada produto, organizando 100% das etapas do processo.

Supondo que um fluxo de pedido exige 2/3 do tempo de trabalho e 1/3 desse tempo está ocioso, é necessário repensar o cronograma para que todo o tempo disponível seja preenchido.

Seguindo essa lógica, deve ser desenvolvida uma produção que se encaixe nessa lacuna, com baixo fluxo. Tornar isso realidade só é possível com o auxílio do plano mestre de produção.

Benefícios de utilizar o plano mestre de produção

Na indústria, é importante que tudo aconteça em seu devido tempo. Você já percebeu que as aplicações do plano mestre de produção trazem vantagens para a indústria. Separamos a seguir as principais vantagens que essa prática pode trazer à sua organização. Confira!

Eficiência e assertividade na tomada de decisão

Quando o gestor tem conhecimento sobre o volume de fabricação, o tempo e as necessidades para a conclusão, fica muito mais fácil traçar estratégias e resolver questões relevantes.

Em processos empresariais, principalmente em cenários que envolvem grande escala, como a manufatura, cada decisão tem impactos significativos. Saber a capacidade que a organização tem de produzir é muito importante para decidir os próximos passos do negócio, e isso passa por escolhas certeiras.

Evitar prejuízos

O plano mestre de produção é um aliado da manufatura enxuta no que se refere a evitar prejuízos com as demandas solicitadas.

O controle da produção de cada item, juntamente com o tempo de conclusão previsto, apresenta dados valiosos para manter a linha de produção fluindo ordenadamente, mesmo em momentos de demandas maiores do que o esperado.

Maximizar a capacidade de produção

Ao obter uma visualização mais ampla e bem definida das diferentes etapas da produção, a capacidade desta será elevada a uma nova potência.

Já imaginou ter matéria-prima e mão de obra disponíveis, mas não contar com tempo hábil para a fabricação do pedido? Sabemos que tempo é dinheiro, e nenhum esforço pode ser em vão.

New call-to-action

Esteja atento aos seus processos industriais!

Neste conteúdo, explicamos para você como o PMP é fundamental nas rotinas das fábricas e em processos de manufatura. Apresentamos também suas vantagens e demos alguns exemplos de sua aplicação prática no dia a dia.

A TOTVS é uma empresa que acredita no Brasil que faz, e está sempre pronta para trazer inovações e novas soluções para os negócios. Líder de mercado em tecnologia e com mais de 30 mil clientes em toda a América Latina, conte conosco para ter uma parceria duradoura.

Agora que você já conhece a importância do plano mestre de produção, deve saber que outras práticas são essenciais para que seu desenvolvimento chegue aos níveis esperados. Se você deseja saber mais, pode conferir nosso outro artigo sobre o tema. Também não deixe de acompanhar o blog assinar a newsletter para receber novidades em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *