Problemas da Inteligência Artificial e como fazer para evitá-los no seu negócio

Equipe TOTVS | 03 fevereiro, 2024

Inovações tecnológicas vêm sempre acompanhadas de receios e recentemente temos visto os problemas da inteligência artificial serem discutidos em vários setores.

A inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias mais inovadoras e revolucionárias da atualidade, disso não há dúvidas, porém há certa – e justificada – preocupação.

Desde as previsões catastróficas de revolução das máquinas até as mais realistas de uma mudança nas relações de trabalho, tudo faz parte dos desafios que a IA apresenta.

Para elucidar essa questão, preparamos esse artigo para abordar os 6 principais problemas da inteligência artificial no cenário jurídico, corporativo e da sociedade como um todo.

Conheça os principais problemas da Inteligência Artificial

A inteligência artificial é uma área ampla e complexa, que envolve diversas subáreas, como machine learning, processamento de linguagem natural, visão computacional, robótica, entre outras. 

Cada uma delas tem suas próprias características, aplicações e desafios.

No entanto, existem alguns problemas comuns que afetam a IA como um todo e que precisam ser discutidos para chegarmos a soluções viáveis.

São eles:

1. Privacidade e uso de dados

Há uma preocupação legítima acerca da forma como as inteligências artificiais irão utilizar os dados dos usuários em suas aplicações.

A IA depende de grandes volumes de dados para funcionar e aprender, o que pode representar uso de informações sensíveis ou confidenciais sobre as pessoas e instituições.

Dados como nome, endereço, idade, gênero, preferências, hábitos, saúde, localização, etc, podem ser incorporados sem autorização prévia dos donos.

Por isso há uma preocupação cada vez maior com o compliance à LGPD.

2. Discriminação e parcialidade

As bases de dados utilizadas nas IAs dependem da alimentação de outros seres humanos, portanto podem ser completamente enviesadas.

O sistema de machine learning vai aprender a partir das informações-base, o que pode levar a tomadas de decisão discriminatórias e/ou preconceituosas.

Já houveram casos de uso de inteligência artificial para traçar perfil de criminosos que retornavam resultados preconceituosos baseados em estereótipos sociais.

Isso contribui para perpetuação de vários estereótipos que são prejudiciais a grupos e a sociedade de maneira geral.

Por exemplo, se um algoritmo usado para avaliar candidatos a uma vaga de emprego levar em conta critérios irrelevantes ou discriminatórios, como gênero, idade ou etnia, ele pode excluir candidatos qualificados ou favorecer candidatos menos sem afinidade com aquela vaga.

Essa discussão ética é cada vez mais essencial para estabelecer o como será o futuro das IAs.

3. Questionamentos éticos, sociais e morais

A ética é outro problema da inteligência artificial levando em conta questionamentos sociais e morais sobre o papel e o impacto da tecnologia na vida humana. 

A IA pode trazer benefícios e oportunidades para diversas áreas e setores, como educação, saúde, segurança, entretenimento, entre outras.

No entanto, também pode trazer riscos e ameaças, como desemprego, desigualdade e violência.

Por isso há uma preocupação quanto à autonomia que esses sistemas podem ter e quem deverá ser responsabilizado em caso de conduta prejudicial.

Nos exemplos que citamos de injúria racial, a empresa por trás da tecnologia deveria ser responsabilizada pela ação da IA? Se não, quem seria?

Essas dúvidas ainda estão em uma área cinza do ponto de vista ético.

Outros questionamentos relevantes são: 

  • Qual é o objetivo ou a intenção por trás do desenvolvimento ou do uso da IA? 
  • Como evitar que a IA seja usada para fins maliciosos ou nocivos?
  • Quem responde juridicamente pela má conduta das IA?

Esses pontos exigem reflexão e debate entre os diversos atores envolvidos na criação ou na aplicação prática das IAs.

É fundamental buscar estabelecer um consenso sobre os valores e as regras que devem nortear o uso de IAs, bem como os mecanismos de fiscalização e de sanção em caso de violação.

4. Disseminação de informações falsas ou imprecisas

Um problema de inteligência artificial que surgiu com a popularização do Chat GPT é o fato de informações imprecisas serem geradas por esse serviço.

À medida que mais conteúdos forem gerados de forma automática, podemos ver um aumento massivo no número de fake news que pode tornar a verificação factual muito mais difícil.

Uma contra medida que tem sido estudada é treinar uma outra IA para justamente fazer essa checagem de fatos e controlar a disseminação das notícias falsas.

5. Deepfake

Esse termo se refere a uma técnica de IA que permite criar ou alterar conteúdos de vídeo ou áudio de forma realista e convincente.

Antes mesmo do aumento do uso de deepfakes já sabíamos como as montagens poderiam prejudicar pessoas inocentes.

O caso de uma mulher inocente que foi linchada no Guarujá se tornou até tema de novela, então imagina com o avanço do deepfake o que pode acontecer.

6. Falta de regulamentação sobre a tecnologia

O sexto problema da inteligência artificial é a falta ou a insuficiência de regulamentação sobre a tecnologia. 

Apesar do marco civil da internet, os avanços são tão rápidos e expressivos que a legislação se torna obsoleta em pouco tempo de vigência.

Isso abre inúmeras brechas legais para conflitos e abusos durante o desenvolvimento dessas tecnologias que tangenciam todos os problemas que citamos.

Portanto, quando algum grupo ou indivíduo se sente lesado, não tem onde recorrer, ao menos por enquanto.

Há debates entre especialistas em tecnologia e políticos no mundo todo buscando um caminho para regular essa atividade, afinal, é algo novo para toda a humanidade.

Cuidados que você deve ter ao usar a Inteligência Artificial no seu negócio

Como vimos, a inteligência artificial pode trazer benefícios e oportunidades para o seu negócio, mas também pode trazer riscos e desafios. 

Por isso, é importante que você tenha alguns cuidados ao usar a IA no seu negócio para minimizar os riscos e problemas.

Nossa recomendação é considerar o seguinte processo:

  • Defina um objetivo claro e alinhado com a sua estratégia antes de usar a IA e no seu negócio;
  • Escolha uma solução adequada e confiável que possa atender suas necessidades especificamente. Há muitas opções no mercado, então foque nas que sejam confiáveis;
  • Capacite e envolva a sua equipe, pois trata-se de uma tecnologia muito nova que deve ser usada com cuidado para minimizar riscos e potencializar benefícios;
  • Respeite as leis e as normas, que apesar de não incidirem sobre as AI, podem afetar sua empresa. Por exemplo, uma notícia falsa postada no seu blog gerada por uma IA vai causar prejuízo à reputação da sua marca.

Com isso em mente, você poderá aplicar a inteligência artificial no dia a dia do seu negócio sempre pautado em valores éticos, legais e em compliance com a LGPD.

Regras que as empresas precisam implementar para evitar problemas com a tecnologia

Além dos cuidados que você deve ter ao usar a inteligência artificial no seu negócio, existem algumas regras que as empresas precisam implementar para evitar problemas com a tecnologia. 

Essas regras podem variar de acordo com o tipo, o tamanho ou o setor da empresa, mas existem algumas que são comuns ou recomendadas para todas os tipos de negócios usam ou fornecem soluções de IA, confira:

Política de uso de dados

É uma regra que define como os dados dos usuários ou dos clientes são coletados, armazenados, usados ou compartilhados pela empresa ou pela solução de IA. 

Ela deve garantir que os dados sejam tratados com respeito, segurança e transparência, e que os usuários ou clientes tenham controle sobre as suas informações.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é o que regula especificamente essa ação de coleta e armazenagem de dados.

Política de qualidade e auditoria

Esse ponto define como os dados e os algoritmos usados pela solução de IA são verificados, testados, validados ou corrigidos pela empresa. 

Sua função é cuidar para que os dados sejam representativos, diversificados e atualizados, e que os algoritmos sejam precisos, confiáveis e explicáveis.

Política de segurança e proteção 

Além da armazenagem, é fundamental proteger esses dados de possíveis ataques externos ou falhas internas.

Para isso, as empresas devem recorrer a processos de criptografia e autenticação em seus sistemas, bem como backups periódicos na nuvem com soluções de cloud computing.

Política de ética e responsabilidade

Voltando ao aspecto ético envolvendo as IAs, é importante garantir que sua empresa preze por esses valores primordiais.

Respeito aos direitos humanos é o principal item que deve pautar o uso dessa e de outras soluções tecnológicas.

Software Jurídico da TOTVS

Todos os problemas da inteligência artificial culminam, em última análise, em repercussões jurídicas.

Portanto, para implementar de forma segura, eficiente e vantajosa é preciso um bom controle do ponto de vista jurídico.

O Software Jurídico da TOTVS é uma plataforma completa e integrada que oferece diversas funcionalidades para otimizar a gestão e a produtividade do seu escritório ou departamento jurídico.

Possui recursos ideais para:

  • Controlar e acompanhar os processos judiciais e administrativos de forma automatizada e inteligente;
  • Gerenciar os contratos, as procurações, as petições e os documentos jurídicos de forma segura e eficiente;
  • Automatizar as rotinas e os fluxos de trabalho jurídicos de maneira ágil e personalizada;
  • Analisar os dados e os indicadores jurídicos com estratégia e assertividade;
  • Integrar o software com outros sistemas ou plataformas de um jeito simples e rápido.

Além disso, é a solução tecnológica que respeita as leis e as normas do setor jurídico, garante a qualidade e a segurança dos dados e dos algoritmos, segue os princípios éticos e responsáveis da tecnologia, e traz benefícios e oportunidades para o seu negócio.

Saiba mais sobre o Software Jurídico da TOTVS e aproveite as condições especiais para implementá-lo ao seu negócio.

Conclusão

A inteligência artificial é uma tecnologia incrível e poderosa, que pode transformar o seu negócio jurídico. 

No entanto, ela também traz uma série de problemas que precisam ser considerados e solucionados.

Aqui você conheceu os principais problemas da inteligência artificial, como eles podem afetar a sociedade, a economia, a política e a ética. 

Também viu quais são os cuidados que você deve ter ao usar a IA no seu negócio e quais são as regras que as empresas precisam implementar para evitar problemas com a tecnologia.

O software jurídico da TOTVS é a solução tecnológica que atende todos os requisitos de segurança, ética e eficiência para gerir esses processos na sua empresa.

Assine a nossa newsletter e receba as novidades do nosso blog em primeira mão no seu e-mail.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.