Sistema jurídico se refere tanto ao sistema legal como um todo, quanto a softwares que modernizam tarefas do setor jurídico em uma empresa.
Ou seja, o conjunto de normas jurídicas vigente para atuação de empresas pode ser gerenciado em um sistema de tecnologia.
Nesse caso, o sistema jurídico ou ERP jurídico é um software de gestão especializado para automatizar as rotinas e dar mais eficiência ao dia a dia de escritórios de advocacia, advogados autônomos ou departamentos jurídicos de empresas.
E é neste segundo sentido que pretendemos explorar o artigo, explicando o que é um sistema jurídico e como o software pode transformar a sua rotina e modernizar a sua prática.
O que é um sistema jurídico?
A função do software de sistema jurídico, seja em uma empresa ou num escritório de advocacia, é gerenciar todas as tarefas de rotina, automatizando atividades repetitivas ou burocráticas.
Além de executar as tarefas com maior eficiência, o sistema de gestão jurídica faz com que você ganhe tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas.
O resultado é uma rotina mais produtiva, que aumenta a capacidade da sua empresa ou do seu escritório em lidar com mais processos judiciais simultaneamente.
Além disso, investir em um ERP Jurídico pode apresentar muitas vantagens para garantir uma qualidade maior de cases bem sucedidos no seu portfólio.
9 benefícios do sistema jurídico para escritórios de advocacia
A modernização dos escritórios de advocacia por meio de sistemas jurídicos robustos oferece inúmeros benefícios para uma gestão eficiente e resultados expressivos.
Conheça os principais:
1. Redução de custos
O sistema jurídico é uma poderosa ferramenta para reduzir custos.
“Em um departamento jurídico, por exemplo, um ERP permite, por exemplo, que você identifique claramente as fontes das despesas jurídicas”, diz André Spirigoni, coordenador de Desenvolvimento de Software para Departamentos Jurídicos da TOTVS.
“Se você gastou R$ 1 milhão em indenizações judiciais, a empresa saberá o motivo para tomar as providências e corrigir o problema”.
2. Controle de prazos
Com um software para escritório de advocacia ou para o departamento jurídico, você consegue fazer o controle de prazos de seus processos.
Os controles automatizados de um sistema de gestão alertam os profissionais para todos os prazos processuais de forma automática.
Ao cumprir todos os prazos corretamente, você evita prejuízos para a sua empresa, ou para os clientes do seu escritório. Além disso, o controle automatizado libera os profissionais da execução de uma tarefa mecânica.
Com isso, você tem mais tempo para se dedicar a atividades estratégicas e a processos jurídicos.
3. Gestão do fluxo de caixa
Um sistema jurídico eficiente proporciona uma visão clara do fluxo de caixa, permitindo gerenciar receitas e despesas com precisão.
Ao automatizar cobranças e controlar pagamentos, torna o planejamento financeiro mais estratégico e menos suscetível a erros, essencial para a saúde financeira do escritório.
4. Gerenciamento de documentos
A utilização de um sistema jurídico facilita a organização e o gerenciamento eletrônico de documentos.
Com recursos avançados, advogados podem armazenar, compartilhar e localizar arquivos de forma rápida e segura, melhorando a eficiência operacional e reduzindo o risco de perda de informações vitais.
5. Mais organização e produtividade
A implementação de um sistema jurídico aumenta significativamente a organização interna, estruturando processos e centralizando informações.
Isso traz produtividade ampliada, minimizando desperdícios de tempo e maximizando a eficácia das operações diárias.
6. Melhor controle processual
As buscas de processos podem ser automatizadas, tornando a atividade mais rápida e ágil.
As ferramentas do ERP jurídico também permitem acompanhar todo o ciclo de vida dos processos, desde a abertura até o encerramento.
Por meio do acompanhamento automatizado é possível até mesmo saber que um processo foi aberto contra a sua empresa ou algum cliente do seu escritório, antes mesmo da notificação oficial.
7. Melhor visão estratégica
Com um bom sistema jurídico de gestão em mãos, você não se perde nas rotinas do dia a dia e consegue ter uma visão completa de todos os indicadores de desempenho jurídico.
Os dados estão todos lá, a um clique de distância para que você decida com base nessas informações, sem depender da intuição.
O resultado é muito mais assertivo para facilitar a tomada de decisões estratégicas, seja na empresa ou no escritório.
8. Melhor atendimento ao cliente
Um software jurídico permite que você ofereça o melhor atendimento a seu cliente.
Afinal, o ERP jurídico oferece muito mais agilidade e inteligência no atendimento das demandas, seja para atuação nos tribunais, para emissão de pareceres, atividades de due dilligence, análise de contratos, gestão de riscos, etc.
9. Gestão de equipes
Sistemas jurídicos avançados equipam escritórios com ferramentas para gerir equipes com eficácia, distribuir tarefas automaticamente e monitorar o desempenho individual.
Isso promove uma colaboração mais sintonizada e uma delegação de responsabilidades mais estratégica, alinhando os esforços do time aos objetivos do escritório.
Conheça o software jurídico da TOTVS
O software jurídico da TOTVS tem o objetivo de automatizar tarefas e aumentar a lucratividade de um departamento ou escritório de advocacia.
Com soluções que vão além de um ERP Jurídico, fazendo toda a integração e disponibilização de dados em tempo real para sua equipe, os profissionais do Direito poderão contar com ferramentas que facilitam a gestão de documentos, sistemas para automação de processos e aplicativo para avisar os clientes sobre a situação de seus processos registrados.
Tudo isso visando máximo proveito e aumento da produtividade do seu negócio.
Ficou interessado em conhecer mais sobre o software de gestão jurídico da TOTVS? Então confira o depoimento do escritório de advocacia Pacheco Neto logo abaixo.
Vídeo do depoimento: https://youtu.be/m34Whl-wl2c
Conclusão
Ao longo deste conteúdo, abordamos alguns dos mais importantes aspectos sobre os sistemas jurídicos e a importância deles para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas.
Explicamos também as principais razões para você adotar um ERP jurídico e como essa ferramenta pode ajudar você a dar mais produtividade e inteligência estratégica na sua prática jurídica.
A TOTVS é a maior empresa de tecnologia do país e acredita no Brasil que faz. Não seria diferente com o segmento jurídico, ajudando a gerar valor em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de qualquer porte.
E para não perder nenhuma novidade, acompanhe o blog da TOTVS, e assine também a newsletter.
Advogado online diz:
Esse texto tem um conteúdo muito rico sobre a modernidade no mundo jurídico e advogado online. Parabéns.
7 de dezembro de 2022 EM 22:43
advogado online diz:
Parabéns Excelente artigo!
6 de junho de 2021 EM 00:05