Automação logística: como otimizar processos, reduzir custos e aumentar a competitividade na sua operação

Equipe TOTVS | 27 junho, 2023

A automação na logística é cada vez mais uma realidade difundida em todos os tamanhos e segmentos de empresas.

Desde automações simples de sistemas de estoque até uso de cobots e outros maquinários, essa tendência vai crescer ainda mais nos próximos anos.

Por isso é fundamental que você conheça os principais processos, para sair na frente e aplicar na sua operação para aproveitar os benefícios que isso trará para seu negócio.

Neste artigo, traremos exemplos práticos para implementação dos conceitos de automação logística de forma que eles caibam no seu orçamento. Boa leitura.

totvs logística

O que é automação logística?

O conceito de automação logística trata do uso de tecnologias e equipamentos que visam a automatização dos processos da cadeia de suprimentos.

Pode ser implementada em vários níveis, para auxiliar colaboradores a serem mais ágeis e até a eliminar a necessidade de intervenção humana em determinados processos.

Envolve também a padronização das principais ações para que de fato possam ser automatizadas, seja por softwares ou por maquinários.

Basicamente, todo processo repetitivo, desgastante e que seja padronizado, pode ser feito por máquinas de forma automática e assertiva.

Podem aparecer em várias etapas da logística, como na armazenagem, picking, expedição entre outros.

Mesmo processos mais minuciosos como embalagem podem ser feitos em tempo recorde, com zero erros e mais segurança após serem automatizados.

Isso agrega fluidez aos processos da logística de distribuição do seu negócio, permitindo que as entregas sejam feitas em menor tempo e com maior qualidade.

Quais os pontos positivos da automação logística?

A automação na logística traz diversos benefícios para as empresas que a adotam, tanto em termos de eficiência operacional quanto de satisfação do cliente. 

Vejamos as principais vantagens de implementar no seu negócio a seguir:

1. Economia de custos

Ao diminuir a dependência de mão de obra humana em tarefas repetitivas e desgastante, você reduz custos e diminui erros operacionais.

Aumenta também a produtividade dos setores, evitando perdas, retrabalhos e avarias nos produtos.

Por fim, permite a completa otimização dos recursos para que haja mais economia sem impactar a qualidade final das entregas.

Isso vai elevar o nível de satisfação dos seus clientes e consequentemente vai aumentar a fidelização dos mesmos.

2. Monitoramento de toda a operação

A automação na logística permite monitorar toda a operação em tempo real, por meio de sistemas e dispositivos que coletam, armazenam e transmitem dados sobre os processos.

Dessa forma, o acompanhamento dos status dos pedidos é feito em tempo real para otimização de todas as etapas da cadeia de suprimento.

Aplicando indicadores chaves (KPIs), você consegue insights para o constante aprimoramento das suas operações logísticas.

Enfim, tenha acesso a relatórios e gráficos que facilitam a análise e a tomada de decisão.

3. Processos otimizados e sem falhas

Otimizar processos significa padronizá-los ao ponto de que as falhas possam ser reduzidas ou mesmo eliminadas.

Isso reflete na assertificade de processos de picking e packing, bem como um gerenciamento de estoque mais equilibrado.

Ao agregar também a integração de todos os setores, as etapas serão mais acuradas e suas execuções mais ágeis de forma geral.

4. Maior segurança dos colaboradores e das cargas

Mesmo em tarefas que não seja possível eliminar a interferência humana, com automação a segurança dos colaboradores aumenta.

Também evita os riscos de doenças ocupacionais, uma vez que tarefas repetitivas deixam de ser feitas a mão.

Para os colaboradores, sobra mais tempo para se dedicar ao aperfeiçoamento da função. Isso motiva-os individualmente e também enquanto equipe.

Por fim, sua empresa fica em dia com todas normas regulamentares de segurança do trabalho automatizando etapas de forma correta e eficiente.

5. Tomada de decisão baseada em dados

A gestão dos processos logísticos cada vez mais deve ser data driven, e para isso, a automação é fundamental.

Além de agilizar processos, você reúne os dados importantes sobre sua operação e também sobre o mercado.

Assim, o gestor de transportes tem a mão as informações precisas para uma tomada de decisão rápida e mais assertiva, o que garante maior competitividade no setor.

Outro benefício é que com essa base de dados em tempo real, planejar cenários e antecipar tendências de mercado se torna uma tarefa bem mais simples.

6. Integração entre sistemas

Em uma logística operacional eficiente, os sistemas utilizados são fundamentais para a agilidade e precisão da execução.

Como soluções como WMS, TMS, ERP, RFID, entre outros, é possível integrar todas as operações para aumento da taxa de sucesso na distribuição dos seus produtos.

A integração plena facilita a comunicação e troca de informações entre as áreas e as equipes, o que elimina redundâncias e inconsistências nos dados registrados.

Em última instância seus processos serão padronizados em execução e em documentações emitidas com a automação logística implementada.

Tudo isso deixa os processos da cadeia de suprimentos muito mais fluídos e acurados.

7. Mais espaço de armazenamento

O uso do espaço físico de armazenagem é uma fonte de custos consideráveis para toda operação de distribuição.

Por isso, utilizar equipamentos e sistemas que otimizam a organização e a disposição dos produtos é a chave para um estoque equilibrado e menos custoso.

Ao mesmo tempo, organizar adequadamente aumenta a capacidade de estocagem para se adaptar ao aumento de demandas sazonais.

Com isso o desperdício de espaço é reduzido, assim como os custos com armazenamento de mercadorias.

Organizar bem todos os itens, também se reflete na agilidade da separação de mercadorias e nos processos de picking, packing, expedição e afins.

8. Aumento da satisfação do cliente

O último benefício da nossa lista é sem dúvidas o mais importante, pois trata da satisfação do cliente final.

Quando sua empresa é capaz de oferecer um serviço de qualidade, com rapidez e confiabilidade, os clientes serão naturalmente fidelizados.

Para isso é preciso cumprir os prazos de entrega e evitar atrasos ou extravios além de garantir a integridade e a conformidade dos produtos enviados.

As tecnologias de automação logística são essenciais nesse sentido, para que seja feito rastreio e comunicação com o cliente.

Fidelizar o cliente vai gerar uma boa reputação para a sua empresa junto ao mercado e abrir espaço para várias oportunidades de alavancar seu negócio.

Exemplos da automação na logística

A automação na logística pode ser aplicada em diversos processos e atividades importantes para gestão eficiente da supply chain.

A seguir veremos exemplos práticos dessa aplicação:

Preparação de pedidos

A preparação de pedidos é uma das etapas mais importantes e críticas da logística, pois envolve a separação, a conferência e a embalagem dos produtos que serão enviados aos clientes. 

A automação nesse processo pode trazer mais agilidade, precisão e qualidade, além de reduzir os custos com mão de obra e erros. 

Alguns exemplos de automação na preparação de pedidos são:

  • O uso de sistemas WMS (Warehouse Management System) para gerenciar o estoque e o endereçamento dos produtos no armazém;
  • Aplicar código de barras ou RFID (Radio Frequency Identification) para identificar e rastrear os produtos durante a separação;
  • Implementar equipamentos como transelevadores, esteiras transportadoras ou robôs móveis para movimentar os produtos entre as áreas do armazém;
  • Utilizar máquinas de embalagem industrial para empacotar os produtos de forma rápida, prática e segura.

Expedição

A expedição é a etapa final da logística dentro do armazém, pois envolve a liberação dos pedidos para o transporte até o destino final. 

Com o uso da automação logística, esse processo será feito com mais rapidez, segurança e controle, além de facilitar a integração com os sistemas de transporte. 

Alguns exemplos de automação na expedição são:

  • Implementação de sistemas TMS (Transportation Management System) para planejar as rotas, os veículos e os custos do transporte;
  • O uso de código de barras ou RFID para emitir as etiquetas e os documentos fiscais dos pedidos;
  • Equipamentos como balanças dinâmicas, paletizadoras ou envolvedoras para pesar, paletizar e proteger os produtos antes do carregamento;
  • Utilização de equipamentos para transporte e manuseio de como plataformas elevatórias ou esteiras telescópicas para facilitar o carregamento dos veículos.

Fluxo de mercadorias

O fluxo de mercadorias é o conjunto de processos que envolvem a movimentação dos produtos desde a origem até o destino final. 

Para que seja mais eficiente é preciso que haja rastreabilidade para acompanhar o produto em todas as etapas.

Isso vai gerar insights para otimizar etapas individuais que levam a uma melhoria no processo geral.

Algumas soluções tecnologias contribuem para a melhoria desse fluxo como:

  • Sistemas ERPs (Enterprise Resource Planning) para integrar as informações entre as áreas e as equipes envolvidas na logística;
  • Sistema de código de barras ou RFID para monitorar o status e a localização dos produtos em trânsito;
  • GPS, sensores ou câmeras para acompanhar as condições dos veículos e das cargas durante o transporte;
  • Equipamentos como drones, veículos autônomos ou lockers inteligentes para realizar as entregas aos clientes.

Como promover a automação logística em seu negócio?

Após analisar os benefícios e aplicações práticas da automação logística é hora de fazer uma avaliação e estruturação interna para aplicá-la ao seu negócio.

Faça um diagnóstico da situação atual da sua operação logística, identificando os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças.

Isto feito, defina os objetivos e as metas que você deseja alcançar baseado na estrutura e orçamento atuais. 

Busque aplicar os processos que irão reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar a qualidade da entrega final, dentre outros.

Para isso, conte com soluções tecnológicas de ponta que se adequam às suas necessidades, como sistemas de gestão, equipamentos automatizados e ferramentas de rastreamento.

Após essa análise minuciosa, escolha os fornecedores e os parceiros mais qualificados e confiáveis para implantar as soluções escolhidas, verificando aspectos como experiência, suporte, garantia, etc.

Por fim, faça o planejamento para implantar as soluções de forma gradual e integrada dentro de um cronograma bem definido.

Se necessário, busque a capacitação dos colaboradores e utilize métricas e indicadores para identificar os pontos de melhorias nos processos.

Suíte Logística da TOTVS

A melhor forma de implementar a automação logística no seu negócio e obter todos os benefícios que ela pode oferecer, é contar com as soluções da Suíte Logística da TOTVS. 

A TOTVS é a maior empresa de tecnologia do Brasil e toda a nossa expertise foi aplicada em nossa Suíte Logística, que reúne as tecnologias ideais para fazer uma gestão logística completa e integrada.

Desde o planejamento até a execução das operações, nossa solução tem todos os recursos para a execução dos processos com excelência.

Na prática, você poderá gerenciar o estoque e o endereçamento dos produtos no armazém com o TOTVS WMS SaaS e realizar agendamentos de coleta e entrega com o TOTVS Agendamentos.

Com o TOTVS Checklist, o controle dos veículos e das cargas fica bem mais eficiente e a coleta e entrega dos produtos pode ser gerenciada pelo TOTVS Coleta e Entrega.

Para gestão de pátio o TOTVS YMS faz o controle total, enquanto integra tudo isso aos principais ERPs do mercado.

Assim, você tem uma visão 360º do seu negócio e pode tomar decisões mais inteligentes e estratégicas. 

Não perca tempo e conheça todos os detalhes das soluções da Suíte Logística da TOTVS.

Nova call to action

Conclusão

A automação na logística é uma tendência que veio para ficar e que pode trazer muitos benefícios para as empresas que a adotam, desde que bem aplicado.

Com a automação, é possível aumentar a eficiência, a agilidade e a economia dos processos logísticos, além de melhorar a satisfação dos clientes e a competitividade do negócio. 

A necessidade de uma tecnologia robusta se faz presente para essa implementação, já que são muitos processos a gerir e fatores a considerar.

Nesse sentido, a Suíte Logística da TOTVS é a melhor opção para a sua gestão logística, pois oferece as soluções mais completas e especializadas do mercado, desenvolvidas pela maior empresa de tecnologia do Brasil. 

Ao aplicar as melhores tecnologias e estruturar sua operação corretamente, os principais processos poderão ser automatizados com eficácia.

Entenda as vantagens de ter uma logística integrada para facilitar ainda mais a transição para uma gestão automatizada da sua logística.

Na newsletter TOTVS você encontra muitas dicas para melhorar ainda mais sua gestão, assine já e não perca as novidades do mercado.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.