Logística integrada: qual o objetivo e importância para empresas

Equipe TOTVS | 16 junho, 2023

A logística integrada é resultado da busca constante de novas tecnologias e metodologias de gestão para aprimorar a administração das empresas e dos setores de logística.

Além de melhorar a experiência do cliente e o relacionamento com fornecedores, esse tipo de integração representa mais agilidade, produtividade, qualidade nas operações e, claro, um dos benefícios mais almejados: a redução de custos e desperdícios.

Com o uso da integração dos processos logísticos, é possível transformar a gestão de estoques, gestão de rotas e resultados da sua empresa. Neste artigo, explicamos mais sobre as vantagens!

totvs logística

O que é e como funciona a logística integrada?

Logística integrada é uma estratégia de gestão que utiliza a tecnologia para interligar todos os processos logísticos de uma empresa, desde a etapa de fabricação de produtos e manejo no estoque até a entrega ao cliente final.

Essa interatividade contribui para uma gestão mais eficiente e produtiva, reduzindo custos e erros ao longo da cadeia de operações no setor.

O conceito é bastante simples de entender, pois trata-se da junção e incorporação de diversos processos que antes eram feitos de forma isolada ou sem um compartilhamento imediato de dados e informações.

Na prática, a implementação dessa integração exige alguns pontos de atenção, mas que são todos compensados pela quantidade de benefícios.

As vantagens, como veremos, causam impacto na rotina tanto das empresas como também de clientes e fornecedores, que poderão contar com muito mais agilidade e pontualidade nas entregas.

O que é unidade de logística integrada?

A unidade de logística integrada é justamente o dispositivo que vai interligar todos os processos logísticos de uma operação.

Engloba o escoamento das matérias primas até os centros de produção dos bens, assim como a distribuição até que o produto chegue às mãos do consumidor.

Caso a operação tenha processo de logística reversa, essa etapa também é integrada à unidade logística.

O objetivo dessa integração é fazer com que os processos transcorrem de maneira organizada, natural e dinâmica.

Dessa forma, o gerenciamento dos processos fica muito mais controlado e assertivo.

No fim, com uma unidade logística unificada você aumenta o engajamento das equipes, a capacitação dos colaboradores e a otimização dos processos por meio de tecnologias avançadas.

Exemplo de logística integrada

A integração dos processos logísticos pode ser aplicada de diversas formas, um exemplo simples é o que acontece no setor de estoque. 

Para que o setor de vendas esteja ciente, em tempo real, sobre as informações sobre quantidade de produtos e quais produtos estão disponíveis, é necessário contar com uma solução integrada entre as duas equipes.

Assim, a empresa nunca ficará em desfalques, pois o setor de vendas estará acompanhando o estoque e saberá o momento certo de entrar em contato com os fornecedores.

Com essa interatividade, também é possível reunir dados relevantes para analisar indicadores de vendas e produtividade.

Outro exemplo de integração logística é o acompanhamento de status de entregas de fornecedores e transportes da própria frota.

Dessa forma, é possível manter todos os setores atualizados e funcionando dentro do melhor desempenho.

Em resumo, quanto maior a integração logística, melhor será a comunicação empresarial.

Quais são as características da logística integrada?

As principais características da logística integrada envolvem a organização e coordenação dos processos, a fim de otimizar a cadeia de suprimentos de ponta a ponta.

Abrange todos os elementos do planejamento operacional, incluindo controle de estoque, programação de transporte, otimização de rotas, armazenamento e atendimento ao cliente. 

Quanto a implementação, podemos destacar alguns aspectos que o método promove:

  • Colaboração entre departamentos e partes interessadas;
  • Processos automatizados para rastreamento de estoque, pedidos e remessas;
  • Integração de sistemas de informação para melhor visibilidade;
  • Melhora na comunicação entre os funcionários;
  • Tomada de decisão flexível com base em dados em tempo real.

Todos esses recursos vão demandar uma tecnologia de gestão logística robusta, porém que seja de fácil implementação e assimilação por parte dos envolvidos.

Qual o objetivo da logística integrada?

A logística integrada existe como um processo intersetorial, que tem como objetivo interligar todos os departamentos da empresa que estejam inseridos dentro da cadeia de operações logísticas.

O intuito é que, por meio de soluções inteligentes, todos esses departamentos trabalhem de maneira mais sincronizada e dinâmica, reduzindo erros e contribuindo para a produtividade.

Em outras palavras, a integração dos processos logísticos surge como uma evolução do mercado, para entender as demandas da constante evolução e crescimento do setor que fizeram as empresas se modernizarem.

Quais as vantagens da logística integrada?

A logística integrada representa as seguintes vantagens nas operações, fluxos e departamentos nos quais é aplicada:

Vantagem competitiva

Empresas com uma logística eficiente, integrada e precisa, sem dúvidas, conseguem se destacar entre os concorrentes, garantindo maior competitividade empresarial. 

Um dos resultados é poder expandir e explorar novos mercados, já que um caminho de sucesso na gestão de estoques e transportes foi alcançado.

Frotas mais ágeis

Integrar os processos logísticos ajuda a eliminar obstáculos e resolver problemas que possam surgir durante as operações, tornando os processos de organização de estoque, armazenamento, entregas e gestão de frotas muito mais ágeis;

Redução de custos

Essa implementação também significa redução de custos para empresas, pois, ao conhecer com mais detalhes toda a cadeia de suprimentos, fica mais fácil tomar decisões para melhorar a gestão financeira e evitar desperdícios de insumos.

Dessa forma, é possível negociar melhores preços com fornecedores e evitar gastos excessivos na gestão de frotas, por exemplo.

Gestão eficiente de estoque

A integração tem como principal consequência mais eficiência na gestão de estoque na cadeia logística com processos integrados.

Quando os departamentos conseguem compartilhar todas as informações, é mais fácil organizar e gerir as mercadorias, evitando que os produtos ou matérias-primas para produção fiquem em falta.

Maior flexibilidade

Essa dinâmica de ter o acesso às informações dos departamentos a qualquer momento, com facilidade, permite que a empresa seja mais flexível e adaptável às mudanças que podem ocorrer no próprio mercado.

Boa relação com fornecedores e clientes

Com uma estrutura logística bem coordenada, os processos se tornam mais ágeis e rápidos. Por isso, uma das vantagens é conseguir ter uma relação ainda melhor com fornecedores e clientes, cumprindo prazos de entrega cada vez melhores.

Redução de riscos

Por ser, de certa forma, um tipo de planejamento sistêmico, a integração também contribui para redução e prevenção de riscos no controle de estoque, processos de armazenamento e distribuição.

Além disso, diante da ocorrência de falhas, será mais fácil identificá-las e encontrar medidas corretivas.

Quais são os 3 setores da logística integrada?

A logística integrada pode ser dividida em três tipos de setores, sendo elas a logística inbound, outbound e industrial. 

Dentro dessas áreas temos processos de administração, movimentação e distribuição dos insumos.

Entenda as diferenças:

Logística inbound

Na logística inbound, a prioridade está no relacionamento com fornecedores e o transporte.

Por isso, é feito um controle ainda mais rigoroso do fluxo de materiais, armazenamento, aquisição e controle de qualidade do produto final.

Nessa área, a operação começa nos fornecedores e vai até a etapa de fabricação.

Cabe ao gestor administrar a aquisição, movimentação e distribuição dos insumos dos fornecedores até a produção dentro da empresa.

Logística outbound

Essa é a área responsável pelas entregas, ou seja, é a que tem contato direto com o consumidor final e com os pontos de distribuição (CDs).

Na logística outbound, é importante buscar formas de fortalecer ainda mais a relação da empresa com os clientes, para melhorar a satisfação do público final do produto e fidelizá-los.

É nessa etapa que as seguintes etapas são concluídas:

  • planejamento de rotas;
  • contratação de operadores logísticos, motoristas ou transportadoras;
  • gestão de frota;
  • monitoramento das entregas e cumprimento dos prazos;
  • planejamento de trocas ou devoluções.

Durante a gestão, é preciso cuidar da armazenagem, movimentação e preparar os produtos prontos para uma distribuição eficiente.

Logística industrial

A logística industrial está ligada à gestão da cadeia de produção de suprimentos e distribuição, tendo como responsabilidade o abastecimento da linha de produção, o controle e transporte dos materiais.

É por meio de uma boa logística industrial que a empresa poderá garantir o melhor tempo, custo, produto e atendimento ao cliente.

Além do gerenciamento de aquisição, movimentação, armazenagem e distribuição, esse setor também tem controle de fluxo de informações e inventários, com anotação e processamento de pedidos.

Ou seja, o gestor também precisa lidar com as áreas de administração, movimentação e distribuição dos insumos na logística industrial.

Logística integrada e gestão de fornecedores: como se relacionam?

Os processos integrados de logística se relacionam com a gestão de fornecedores, especialmente, dentro da área de logística inbound, que tem como principal foco gerir o fluxo de materiais e aquisição.

Em resumo, tanto a empresa como os fornecedores ganham nessa gestão intersetorial, pois é possível estabelecer melhores prazos, preços e uma comunicação mais clara e transparente.

Qual a importância da gestão de estoque na cadeia logística integrada? 

Para eficiência da integração, todos os agentes da cadeia logística precisam funcionar de maneira eficiente.

O estoque é parte fundamental disso, já que é o centro onde os principais processos ocorrem.

Uma gestão equilibrada e enxuta do estoque é a chave para fazer a logística integrada funcionar com excelência.

Como fazer uma gestão logística integrada na sua empresa?

Para fazer uma logística integrada, a empresa precisa ser capaz de rastrear, de forma automatizada, todo o ciclo de operações, desde aquisição de insumos, armazenamento, gestão de estoque, roteirização e entregas ao cliente final.

No entanto, para ter essa visão clara dos processos, é necessário contar com soluções que permitam a integração e compartilhamento de informações, como softwares de gestão, aplicativos e ferramentas de armazenamento em nuvem.

Dessa forma, será possível integrar os departamentos de forma ágil, para que o setor de vendas tenha, em tempo real, todas as informações em relação a quantidade de estoque e demanda de compras.

As empresas que utilizam o ERP, por exemplo, conseguem organizar diversos processos internos de forma interligada, compartilhando as informações com outros departamentos.

Outra solução para integração dos processos logísticos é o WMS (Warehouse Management System), que melhora a performance do setor integrando os processos, do chão da fábrica até a expedição do produto.

A importância da tecnologia para implementar a logística integrada

O uso de soluções inteligentes para a logística integrada é tão importante que, sem o avanço dessas novas ferramentas, softwares e aplicações em nuvem, essa integração seria um desafio muito grande dentro da rotina das empresas.

Com o conceito de logística 4.0, que está lado a lado com a integração dos processos, as empresas conseguem tornar a comunicação, o armazenamento e análise de dados um processo rápido, simples e seguro.

Além de tornar toda a cadeia de produção da empresa mais otimizada, com custos reduzidos e aumento da produtividade, a tecnologia também ajuda a deixar os processos mais organizados e transparentes para clientes e fornecedores.

Se você não sabe como começar a usar essas tecnologias nos processos logísticos da sua empresa, é importante começar aderindo a um sistema de gestão empresarial.

Atualmente, a maior parte dos negócios utilizam algum sistema de ERP, que permite integração com outras soluções, como softwares de gestão financeira, roteirização, assinaturas eletrônicas etc.

Suíte Logística da TOTVS

Se sua empresa deseja implementar a logística integrada, a melhor opção para tornar a gestão ainda mais otimizada é contar com os vários recursos da Suíte Logística da TOTVS.

Com ela, as empresas conseguem ter mais agilidade nas entregas, com redução de custos e integração com outros sistemas, já que essa solução pode ser integrada a todos os ERPs de mercado.

Com a Suíte Logística da TOTVS o sistema da maior empresa de tecnologia do Brasil, você tem:

  • análise otimizada dos pontos de entrega conforme sua seleção de pedidos;
  • agilidade para criar uma roteirização eficaz;
  • tecnologia de geolocalização, com identificador de endereços e marcação dos pontos no mapa;
  • visão clara das rotas planejadas, com possibilidade de visualizar todas as viagens marcadas em um mapa digital.

Conheça a Suíte Logística da TOTVS e faça a integração dos processos logísticos com sucesso.

Nova call to action

Conclusão

Considerando um contexto em que se fala de logística 4.0, não há como ignorar a necessidade de modernizar a gestão das operações do setor. 

A logística integrada, nesse sentido, se destaca como a opção mais vantajosa para todas as empresas que precisam aumentar a produtividade, reduzir erros e custos na cadeia de gestão de suprimentos e distribuição.

Além de melhorar os resultados da empresa, esse tipo de logística torna ainda mais satisfatório o atendimento ao cliente e a relação com fornecedores.

Com uma logística mais interligada, por meio do uso de soluções tecnológicas, a empresa estará mais preparada para lidar com mudanças e tomar decisões de maior sucesso.

Se a sua empresa deseja dar o primeiro passo, conte com um sistema de roteirização e melhore os resultados da sua frota!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.