Layout de armazém: como a organização prévia pode tornar sua distribuição mais eficiente

Equipe TOTVS | 06 junho, 2023

O modelo de layout de armazém é a melhor maneira de otimizar o espaço físico disponível antes mesmo de colocar as mercadorias no estoque.

Com o planejamento adequado, é possível utilizar todo o espaço de um armazém, com auxílio de ferramentas e estruturas que facilitem a organização.

Existem diferentes modos de criar um layout, que podem ser escolhidos de acordo com as características e necessidades do seu negócio. 

Acompanhe neste artigo tudo que é preciso para fazer uma organização eficiente de armazém e agilizar processos logísticos importantes para operação. Boa leitura.

totvs logística

Qual a importância de planejar o layout de armazém?

Imagine que você consiga um bom espaço para estocar suas mercadorias, porém recebe produtos em paletes que não permitem um empilhamento eficiente.

Com um planejamento prévio do layout de armazém, esse tipo de situação é facilmente antecipável e a estrutura alterada para acomodar tais produtos.

Quando aplicado de forma eficiente permite atender às demandas do negócio e dos clientes, sem desperdiçar espaço, tempo ou recursos. 

Além disso, podemos destacar outros benefícios dessa acomodação eficiente como:

Melhor aproveitamento do espaço disponível

Um layout de armazém eficiente também possibilita um melhor aproveitamento do espaço físico da empresa.

Isso significa que o espaço é utilizado de forma racional e inteligente, o que maximiza a capacidade de armazenagem e evita desperdícios. 

Se bem planejado, permite uma melhor distribuição das áreas de atividade do armazém e cria um fluxo lógico e contínuo entre elas.

Além da acomodação eficiente, um bom layout permite a locomoção de profissionais e veículos para fazer um processo de picking, por exemplo.

Com os itens devidamente identificados e o caminho livre para se mover, fica bem mais ágil a separação de mercadorias para embarque.

Gestão mais otimizada

Essa organização contribui para uma gestão otimizada do estoque e dos processos logísticos.

Confere ao gestor maior controle e visibilidade sobre o que acontece no armazém, para que assim possa tomar decisões mais assertivas e rápidas. 

O layout bem planejado também facilita a integração entre os sistemas de informação, permitindo uma troca de dados mais ágil e precisa entre os diferentes setores da empresa.

Por exemplo, o setor de produção pode saber exatamente onde os insumos estão localizados para dar continuidade a algum processo de fabricação em andamento.

Maior organização e mais produtividade

Favorece a organização e a produtividade dos trabalhadores e proporciona às equipes a capacidade para realizar as suas atividades com mais facilidade e eficiência.

Esse tipo de organização reduz o tempo de deslocamento, diminui o retrabalho e a incidência de erros.

No fim das contas, isso tudo deixa o ambiente mais limpo e agradável, o que aumenta o engajamento e a satisfação dos colaboradores envolvidos.

Boa movimentação de pessoas e materiais

Na definição do layout, é considerada a movimentação de veículos e pessoas dentro do estoque.

Dessa forma, os produtos são movimentados de forma ágil, para mitigar os riscos de possíveis avarias nas mercadorias durante o manuseio.

Isso contribui para redução com custos operacionais e eventuais manutenções.

Quais são os 5 tipos de layout de armazenagem?

Como já mencionamos, existem diferentes tipos de layout de armazém que podem ser escolhidos de acordo com as características e necessidades de cada empresa. 

A seguir, vamos apresentar alguns dos principais tipos e suas características:

1. Rack

A organização por racks consiste no uso de estruturas metálicas para aumentar a capacidade de estocagem e proteger os volumes sensíveis. 

Os racks podem ser simples, duplos, fixos ou móveis, e podem ter diferentes alturas e profundidades. 

Permitem um melhor aproveitamento do espaço vertical e horizontal, além de facilitar a identificação e o acesso aos produtos. 

No entanto, exigem um investimento inicial maior e um cuidado especial com a movimentação das mercadorias, para evitar danos ou acidentes.

2. Carrossel

No modelo carrossel é aplicado um sistema que permite que as prateleiras do estoque girem, facilitando o manuseio dos volumes. 

Isso favorece a organização das mercadorias de forma a impedir a obsolescência, pois você pode utilizar itens mais antigos, com o conceito FIFO (First In, First Out).

Funcionam nos modelos horizontais ou verticais, e podem ter diferentes tamanhos e capacidades. 

Apesar de terem um maior custo de instalação e dependência de energia elétrica, são estruturas que agilizam muito o dia a dia no manuseio e gestão dos itens do estoque.

3. Mezanino

Para espaços físicos com pé direito alto, o modelo de mezanino funciona muito bem já que viabiliza a criação de um segundo andar dentro do armazém.

São mais flexíveis pois podem ser construídos com vários materiais como metal, concreto e madeira, no formato e dimensão que melhor se adequa às necessidades de cada estoque.

Vale ressaltar que no uso de mezaninos é preciso considerar os equipamentos para suspender as cargas.

Por vezes empilhadeiras são necessárias para acomodar os itens nos pontos mais altos da estrutura.

4. Flow rack

Flow rack é um modelo semelhante ao de racks, porém faz uso de prateleiras com inclinação para que itens deslizem com facilidade.

Também são opções eficientes para o modelo First In, First Out e facilitam o manuseio ágil e assertivo das mercadorias.

São bastante eficientes para organizar produtos mais leves, de alto giro e podem ser construídos em várias dimensões.

Não é indicado para mercadorias sensíveis pois podem causar avarias devido aos deslizamentos.

5. Verticalização

A verticalização favorece o uso do espaço físico de forma que permite uma locomoção mais fluida de pessoas e veículos na área de armazenagem.

É um modelo em que podem ser utilizados os já citados racks e carrosséis e vai demandar o uso de empilhadeiras.

Isso deixa o armazém visualmente melhor organizado, porém depende de profissionais qualificados para operar os maquinários de manuseio.

Como deve ser o layout de um armazém?

Não existe um modelo único ou ideal de layout de armazém, pois cada negócio tem as suas particularidades e necessidades. 

No entanto, existem alguns princípios e boas práticas que podem ajudar a projetar um layout eficiente.

Primeiramente defina exatamente os objetivos e leve em conta a previsão de demanda para entender a necessidade real de espaço físico.

Depois faça uma análise do espaço disponível para confirmar se contempla as necessidades do seu negócio.

Vale verificar se as dimensões, capacidade, iluminação, ventilação, e afins são decentes para um acondicionamento seguro e eficiente.

Também é importante considerar as características de cada produto, como peso, volume, sazonalidade, perecibilidade e etc.

Isso vai definir qual a melhor estratégia de organização e quais as estruturas disponíveis que atendem as necessidades operacionais.

Essa organização dá ao gestor uma visão mais ampla para pensar de forma lógica e funcional a distribuição das atividades no armazém.

Foque na criação de um fluxo contínuo para que não ocorram congestionamentos e retrabalhos.

Um exemplo simples é deixar os produtos de maior giro em posições próximas à saída e ao solo para que não seja preciso atravessar o estoque e nem usar empilhadeiras para acessá-los.

Por fim, sinalize corretamente os produtos e conte com tecnologias para fazer o controle de entradas e saídas, bem como das posições de cada item.

O que considerar ao definir o layout de armazenagem da sua empresa?

Definir o layout de armazém na sua empresa é uma tarefa que exige planejamento, análise e criatividade. 

Você deve considerar diversos fatores que influenciam na eficiência e na rentabilidade do seu negócio, como:

  • O segmento de atuação da sua empresa e o tipo de produto que você comercializa;
  • O perfil e as necessidades dos seus clientes e o nível de serviço que você deseja oferecer;
  • A demanda e a sazonalidade dos seus produtos e o sistema de controle de estoque que você utiliza;
  • O espaço físico disponível para armazenagem e as suas características estruturais e ambientais;
  • A tecnologia e os equipamentos que você dispõe ou pretende adquirir para movimentar e controlar os produtos;
  • A segurança e a ergonomia dos seus trabalhadores e as normas regulamentadoras que você deve seguir;
  • Os objetivos e as metas que você quer alcançar com o seu armazém e os indicadores-chave que você vai utilizar para medir o seu desempenho.

Todos esses fatores devem ser levados em conta na hora de escolher o tipo de layout mais adequado para o seu armazém.

Além disso, você deve distribuir as áreas de atividade do seu armazém de forma lógica e funcional a fim de criar um fluxo contínuo e sem cruzamentos entre elas. 

Ao levar em conta esses fatores, é possível construir estoques eficientes em espaços reduzidos e otimizados.

Como a tecnologia pode otimizar seus processos logísticos?

Todos esses fatores e considerações podem ser analisados de forma mais precisa com uso de tecnologias específicas para gestão logística.

Um bom software pode integrar toda a comunicação da empresa para que o tempo de execução das atividades seja reduzido.

Se o vendedor recebe um pedido grande e precisa confirmar se há estoque do produto, pode acessar uma plataforma e verificar a informação em tempo real.

Esse tempo de consulta pode ser crucial para o fechamento de um negócio, além de ser bem mais produtivo para todos os envolvidos.

Nos modelos tradicionais, o vendedor teria que ligar para o estoque e o estoquista teria que ir confirmar se há tal disponibilidade.

A integração reduz todo esse processo para uma mera consulta no sistema integrado.

Além dessas vantagens para os processos internos, as tecnologias de gestão também permitem a comunicação e compartilhamento dos dados com fornecedores e clientes.

As principais tecnologias que podem ser aplicadas para melhoria dos processos logísticos e de organização são:

  • Sistemas de informação: são softwares que permitem gerenciar e monitorar os processos logísticos, como gestão de estoque, de roteirização, de rastreamento, de emissão de documentos fiscais, entre outros;
  • Dispositivos móveis: permitem acessar e transmitir informações em tempo real, como smartphones, tablets e notebooks conectados ao sistema principal do seu negócio;
  • Leitores de código de barras ou RFID: esses equipamentos permitem identificar e localizar os produtos de forma automática e precisa, facilitando a movimentação e o controle dos estoques;
  • Equipamentos de movimentação: são máquinas para transportar e armazenar os produtos de forma segura e eficiente, como empilhadeiras, esteiras e elevadores;
  • Automação de processos: trata-se de softwares que automatizam alguns processos operacionais para reduzir erros e aumentar a produtividade.

TOTVS WMS SaaS

A solução completa, robusta e flexível para gerenciar os seus processos logísticos, incluindo o layout de armazém, está no TOTVS WMS SaaS. 

É um sistema de gestão de armazenagem que proporciona alta eficiência operacional, redução de perdas e melhor controle de estoque.

O TOTVS WMS SaaS é um sistema 100% em nuvem, que oferece mais segurança, escalabilidade e disponibilidade para a sua operação. 

A infraestrutura, atualizações ou manutenções, é por nossa conta para que você possa focar na gestão eficiente dos processos.

Ainda facilita o gerenciamento e controle de todas as etapas do processo logístico, desde o recebimento até a expedição dos produtos com uma interface intuitiva que funciona em vários dispositivos.

Localize os produtos em tempo real, com uso de leitores de código de barras ou RFID, integre o sistema com outras ferramentas de gestão, agilize a comunicação entre setores e muito mais.

O TOTVS WMS SaaS oferece uma série de recursos que podem fazer a diferença na sua gestão logística, conheça todos os detalhes.

Conclusão

O layout de armazém é a forma planejada de organizar o espaço físico de um estoque e visa a maior eficiência dos processos logísticos.

Você viu que é um procedimento importante e que pode ser feito de várias maneiras adaptáveis à realidade de cada tipo de operação.

A tecnologia pode otimizar todos esses processos e soluções como o TOTVS WMS SaaS é ideal para a sua gestão de armazenagem, com ótimo custo-benefício.

Enfim, mostramos os principais processos e fatores que devem ser considerados para definição de um layout eficiente de armazém para que você otimize o seu estoque.

Se quiser aprimorar mais ainda sua operação, veja como melhorar os processos de carga e descarga na sua empresa.

Assine a nossa newsletter para receber as novidades sobre gestão de negócios, logística, tecnologia e muito mais.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.