Carga e descarga: otimize essa etapa fundamental para a logística eficiente

Equipe TOTVS | 17 março, 2023

Os processos de carga e descarga são a base da logística, por isso não podem ser negligenciados dentro da rotina de transportadoras.

Afinal, há sempre como melhorá-los.

Otimizar essa etapa pode trazer muitas vantagens logísticas, principalmente relacionadas à velocidade das entregas e assertividade do projeto.

Para isso, além de revisar toda a parte operacional, ainda é necessário conhecer a legislação específica sobre essa atividade para seu funcionamento de forma completa.

E é disso que te traremos neste artigo. Preparamos um guia completo com o que você precisa saber para fazer os processos de carga e descarga de forma eficiente. Acompanhe a leitura.

O que é carga e descarga?

Carga e descarga são processos logísticos complementares, mas que funcionam de forma separada.

Na prática, o carregamento é feito em um local e a descarga em outro, possivelmente com duas equipes de estoque distintas.

Por isso, é muito importante ter processos padronizados de forma a agilizar a carga sem que a descarga fique complexa.

Um exemplo prático é o seguinte:

O motorista Ronaldo vai na distribuidora pegar vários eletrodomésticos para levar aos varejistas e a sua primeira entrega é de micro-ondas na Loja A.

Porém, na hora de carregar o caminhão, colocaram a carga de micro-ondas no fundo do baú enquanto as das Lojas B e C estavam bem na porta.

Nesse caso, o motorista e o auxiliar terão muito trabalho para tirar todas as mercadorias da frente para pegar o que, de fato, foram entregar ali.

Esse é apenas um exemplo simples que demonstra a importância do processo adequado de carga e descarga e como ele depende de um bom planejamento.

Nova call to action

Como funciona a lei de carga e descarga?

Os processos de carregamento e descarregamento são regidos por leis específicas, pensadas para manter um padrão industrial.

A legislação sobre carga e descarga visa também a garantir a segurança do transporte, dos trabalhadores envolvidos e do meio ambiente.

Existem normas para segurança e integridade física da carga e dos funcionários, assim como leis que visam diminuir a emissão de carbono dos veículos.

Para cargas compostas de materiais perigosos há legislações específicas, uma vez que é um trabalho que exige uma rigidez maior. 

Cargas como líquidos inflamáveis, explosivos, gases, substâncias tóxicas e elementos radioativos são exemplos de materiais que representam alto risco para integridade física e/ou para o meio ambiente.

A legislação sobre o transporte dessas cargas é regulamentada pela Resolução ANTT nº 5.947/21.

Importante reforçar que no Brasil cada estado pode apresentar particularidades nas suas leis.

A Lei 13.103 de 2015 estabelece as regras para os transportes de carga no país e traz tudo que é preciso saber para operar na legalidade.

Os principais problemas enfrentados na carga e descarga

As leis sobre o embarque e desembarque de cargas já são bastante complexas, mas não são apenas esses os problemas de transporte que o mercado enfrenta.

É preciso levar em conta inúmeros fatores na hora de planejar o transporte de cargas, independente do tamanho da sua operação.

O foco sempre é agilidade na entrega sem comprometer a segurança e/ou a integridade da carga.

Por isso, processos como agendamento, escolha de equipamentos, procedimentos de segurança do trabalho e documentações são essenciais para o sucesso logístico.

A seguir, vamos entender quais os principais desafios envolvendo os processos.

Falta de planejamento

Com tantos fatores a serem considerados, não ter um bom planejamento é abrir muita margem para erros operacionais.

Algumas cidades apresentam restrições quanto ao horário de circulação dos veículos, então, chegar tarde em uma localidade pode fazer com que a entrega ocorra só no dia seguinte.

Imagine o impacto de um atraso para todas as demais etapas da cadeia de suprimentos?

Contando com isso, um dos itens mais importantes do planejamento é considerar as janelas de carga e descarga do destino da entrega.

Falta de estacionamento adequado

Considerar as janelas horárias é importante, mas não adianta se não houver um local adequado para estacionar o veículo.

Se o seu motorista precisa esperar ou fazer muitas manobras para estacionar, sem dúvidas isso vai gerar atraso nas demais entregas.

O planejamento precisa contemplar esses fatores de forma que não só o estacionamento facilite a descarga, mas que também tenha acesso liberado até o estoque.

Nem sempre há bons locais para estacionar, já que a infraestrutura de cada cidade vai ser diferente, ainda assim, é importante considerar esse problema e criar soluções para contorná-lo.

Equipe mal preparada

Por vezes, a equipe que vai fazer a carga e a descarga de mercadorias não é especializada naquilo.

Há empresas que na pressa de carregar o caminhão, mobilizam trabalhadores de outros setores para isso, o que pode ocasionar em erros, já que não se trata da função primária desses trabalhadores.

Por isso, é preciso desenvolver estratégias e preparar a equipe que vai carregar e descarregar, para que sigam um protocolo bem definido para ter eficiência no processo.

Lentidão na carga e descarga 

Quanto mais tempo levar para carregar ou descarregar um caminhão, mais tempo seu motorista e o veículo ficarão parados.

Isso implica em possíveis atrasos nas entregas e gera custos adicionais, tais como horas extras para os funcionários.

Ferramentas de romaneio de carga, por exemplo, podem ajudar nesse momento de carregar o caminhão para dispor os itens de uma forma mais inteligente para o descarregamento no destino.

Outro detalhe a ser considerado é que algumas localidades tem um limite de tempo máximo para carregar e descarregar os itens, então fique atento a esses critérios em cada transporte.

Como fazer a carga e descarga de mercadorias de forma eficaz?

Já ficou claro que antes de qualquer coisa é preciso um bom planejamento para enxergar o processo de forma mais completa.

Porém, esse é só o primeiro passo. Na sequência, vamos elencar as principais etapas para um processo de carga e descarga mais eficiente.

Faça um planejamento estratégico com antecedência

Um bom planejamento demanda que você tenha em mãos todas as informações relacionadas ao transporte.

Qual o tipo de carga, onde será o embarque, janelas de entrega disponíveis, tipo de veículo, rotas e outros fatores devem ser bem documentados.

São tantos fatores que impactam no transporte que, mesmo planejando, podem haver percalços. 

Por isso, crie estratégias para contornar eventuais problemas no percurso.

Conheça o funcionamento e as restrições de trânsito

É preciso considerar as leis do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), mas também as restrições referentes ao destino da carga.

Algumas cidades apresentam janelas de horário para circulação de veículos de carga e isso é um fator decisivo para o sucesso logístico.

Para se ter uma ideia, algumas localidades têm restrições diferentes em cada bairro.

Ou seja, você pode estar em uma região onde o limite de carga e descarga é até as 18h, por exemplo, e no bairro vizinho descobrir que o limite lá é de uma hora a menos.

Esse evento inesperado pode acabar com todo o planejamento, por isso é preciso ser muito minucioso em cada etapa.

Conheça a estrutura dos seus veículos

A frota é um item que pode ser decisivo para a agilidade da carga e descarga, por isso é vital conhecer a estrutura de cada veículo.

Alguns tipos de mercadorias serão melhor acomodadas em caminhões baú, enquanto outras serão otimizadas se forem transportadas em carrocerias abertas.

A natureza dos produtos e local da entrega são fatores determinantes para escolha de qual veículo será empregado em cada tipo de entrega.

Não se pode esquecer também de sempre certificar se a estrutura do veículo comporta os pesos e dimensões da carga.

Atente-se às cargas perigosas

Em tópicos anteriores mencionamos as particularidades das cargas perigosas e a legislação específica que rege sobre elas.

Além dos aspectos legais, é importante tomar os devidos cuidados para evitar acidentes graves no transporte de cargas perigosas como:

  • Explosivos;
  • Gases inflamáveis;
  • Líquidos e sólidos inflamáveis;
  • Substâncias tóxicas;
  • Materiais radioativos;
  • Substâncias corrosivas;
  • Entre outras.

Reiterando, os critérios que ajudam a compreender o que consiste em carga perigosa é o fato da periculosidade que o material apresenta para saúde das pessoas e/ou meio ambiente.

Portanto, esse tipo de carga demanda procedimentos muito mais rígidos e uma equipe bem treinada, inclusive com cursos de Normas Regulamentadoras para segurança desse tipo de transporte.

Também é importante reforçar que para esse tipo de material perigoso, haverá a necessidade de emitir documentações específicas.

Treine os funcionários

A agilidade dos processos de carga e descarga depende de planejamento prévio, porém a prática deverá ser executada por profissionais eficientes.

Para isso, cabe à empresa de logística oferecer treinamentos para equipe, visando otimizar o manuseio da carga e cumprir com o que foi planejado.

No caso de cargas perigosas será necessário treinamentos e cursos específicos, já que se trata de materiais nocivos à saúde.

Em todo o caso, não negligencie a etapa de capacitação do seu time de funcionários.

Categorize as mercadorias

Uma das melhores formas de agregar um índice positivo de produtividade a esse processo é categorizar os produtos.

Os funcionários vão perder menos tempo fazendo o processo de picking se os itens estiverem visualmente bem definidos.

Há também o sistema de cores, no qual o estoquista atribui adesivos coloridos à carga para indicar qual deve ir primeiro, portanto desembarcar por último.

São atitudes simples, mas que ao decorrer do processo irão conferir muito mais agilidade ao transporte.

Garanta a conferência dos itens e dos documentos

Por fim, a etapa final do processo é uma conferência de todos os itens e documentos necessários.

Essa tarefa cabe ao motorista, pois é ele quem deverá garantir a integridade da carga e também deverá estar em posse dos documentos, em casos de eventuais inspeções dos órgãos fiscalizadores.

Utilizar o checklist é uma forma muito eficiente de fazer essa conferência, além do uso de tecnologias que podem facilitar ainda mais esse processo.

O que faz um auxiliar de carga e descarga?

Este é o profissional responsável pela movimentação das cargas no armazém, embarque e desembarque no destino.

É ideal que esse funcionário tenha uma boa noção de todo o processo logístico para auxiliar também em outras tarefas, tais como conferência, busca de autorizações, documentos e afins.

Motorista pode fazer carga e descarga?

A resposta é que sim, o motorista pode fazer também carga e descarga, porém é preciso entender as implicações trabalhistas dessa atividade.

A legislação é um pouco confusa nesse âmbito, então não é incomum que empresas logísticas sofram com processos de motoristas que alegam acúmulo de função.

Vale a pena consultar a lei da jornada do motorista para entender quais os direitos e deveres desses profissionais.

Enfim, essa é uma questão delicada e complexa. A recomendação mais segura é consultar o seu setor jurídico antes de organizar a distribuição de tarefas.

Qual a multa por estacionar em vaga de carga e descarga?

Apesar da complexidade legislativa, o Código de Trânsito Brasileiro prevê pontos exclusivos para carga e descarga, ainda assim há o recorrente problema de motoristas que estacionam neste espaço reservado.

As vagas de carga e descarga precisam ser devidamente sinalizadas com placas que informem a finalidade do espaço e indiquem qual a janela horária do mesmo.

Caso haja um veículo estacionado ali, dentro da janela de descarregamento, ele estará cometendo uma infração grave e estará sujeito a multa.

O valor dessa multa atualmente é de R$195,23.

A planilha para controle de carga e descarga logística é uma solução eficiente?

Podemos dizer que a planilha de carga e descarga é uma solução legítima, porém não é a mais eficiente que há no mercado.

A planilha de controle de carga e descarga quando bem elaborada pode trazer várias informações relevantes sobre a situação de cada caminhão e de suas cargas.

Isso proporciona uma boa visão para o gestor entender como está a logística atual e o que fazer para otimizá-la.

No entanto, essa planilha pode apresentar algumas limitações, principalmente se o usuário não tiver proficiência em Excel, fazendo com que seja uma solução bastante restrita.

A recomendação é conhecer outras tecnologias de gestão logística que são muito mais eficientes e simples de utilizar do que uma mera planilha.

TOTVS Roteirização e Entregas  

Atualmente uma das soluções para gestão logística mais completas do mercado é o TOTVS Roteirização e Entregas. 

Temos uma plataforma visualmente intuitiva e repleta de recursos para que sua operação logística possa ser otimizada de ponta a ponta na cadeia de suprimentos.

Também contamos com integração plena aos ERPs, assim o seu controle fica ainda mais preciso, incluindo os processos de carga e descarga.

Com o planejador de rotas você agiliza o translado do ponto A ao ponto B e ainda organiza as viagens para evitar que seus veículos rodem vazios.

Confira em detalhes todos os recursos do sistema TOTVS Roteirização de Entregas e deixe sua logística mais eficiente.

Conclusão

O processo de carga e descarga é um dos pilares da logística e, se executado com sucesso e agilidade, aumenta as chances de que as entregas aconteçam no prazo.

Como vimos, vários fatores podem incidir sobre o procedimento, e a depender do tipo de mercadoria, só um controle preciso vai garantir a conclusão efetiva.

O sistema TOTVS Roteirização e Entregas traz para sua gestão logística as melhores ferramentas do mercado para otimizar todo o processo. Conheça os detalhes.

Não perca os novos conteúdos, assine a newsletter e receba os alertas no seu e-mail.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.