Sistema para transportadora: benefícios e como escolher

Equipe TOTVS | 19 dezembro, 2023

Para ter mais organização, automatização dos processos operacionais, garantir um aumento de produtividade e o melhor atendimento ao cliente, um sistema para transportadora é a escolha ideal.

Na verdade, são várias as ferramentas que têm a capacidade de otimizar as atividades e manter o pleno funcionamento de toda a operação conforme a legislação vigente.

Neste artigo, entenda os aspectos que podem ser aprimorados com um software como este e quais os benefícios que ele pode proporcionar. Confira nosso guia!

O que é um sistema para transportadora?

Um sistema para transportadora é um tipo de software que ajuda empresas a coordenar o movimento de bens, desde matérias-primas das indústrias até a distribuição ao cliente final.

São ferramentas que auxiliam no planejamento, na execução e otimização de todas as etapas de transporte, sendo um componente crítico para uma melhor gestão logística.

Trata-se de uma tecnologia central na gestão de supply chain, capaz de integrar dados de vários stakeholders envolvidos na logística de bens.

Sem dúvidas, são sistemas que quando implementados em conjunto, permitem uma logística integrada mais eficiente na sua operação.

Qual a importância de um sistema para transportadora?

Ter um sistema para transportadora na sua operação proporciona uma gestão de transportes integrada. 

São tecnologias amplas, que abrangem diversas áreas da empresa, como a financeira, a comercial, a logística, entre outras.

Empresas que trabalham com logística precisam desse controle sobre seus processos para que as entregas sejam feitas corretamente.

Sem a organização que a tecnologia proporciona, erros podem ocorrer e a empresa pode acabar sendo prejudicada e gerando danos também para seus clientes.

Portanto, trata-se de um investimento que gera resultados imediatos sem que o gestor precise se preocupar com a burocracia da gestão de processos. 

Essa é uma forma de ter vantagem competitiva e se destacar em meio ao segmento.

Como sua empresa se beneficia com o sistema para transportadora?

Existem muitos aspectos de uma empresa transportadora que podem ser aprimorados com a implementação de um software de gestão. 

Veja a seguir as vantagens que essa tecnologia pode proporcionar:

Integração entre os setores

Como qualquer sistema de gestão, o objetivo é centralizar dados e integrar setores, otimizando a comunicação e reduzindo os erros.

Automatização de tarefas

Como uma tecnologia avançada, um de seus principais requisitos é livrar os profissionais de tarefas repetitivas, manuais e estritamente operacionais.

Assim, sua operação ficará focada na questão estratégica do negócio, como no monitoramento de cargas.

É uma das brechas do supply chain que, finalmente, podem ser resolvidas com ajuda da tecnologia.

Controle das operações

sistema para transportadora: controle das operações

Um dos fatores mais importantes que o software de gerenciamento de transporte e logística proporciona é o controle das operações.

Isso porque essa tecnologia atende às necessidades que uma empresa desse segmento possui.

As atividades podem ser monitoradas em todas as fases da cadeia de suprimentos dos clientes.

Tudo pode ser registrado e acompanhado pela tecnologia, incluindo: a ordem de coleta, as entregas, o controle de ocorrências, a jornada do motorista, o controle de tráfego, entre outros.

Maior rentabilidade

Com a redução de custos que essa tecnologia oferece, é possível tornar o negócio muito mais rentável.

Isso acontece porque o armazenamento de documentos é feito de forma digital, o que evita o uso de arquivos físicos que ocupam espaço e geram gastos desnecessários.

A minimização de paradas não planejadas também pode gerar custos para a empresa.

Para evitar isso, um sistema para transportadora pode ajudar, já que funcionalidades como a manutenção dos equipamentos e maquinários prevê a necessidade de verificação e gestão da frota.

Facilidade de monitoramento

Adotar soluções para transportadoras como um sistema de gestão de logística é garantir mais facilidade no monitoramento.

Essa é uma praticidade que automatiza a manutenção, o abastecimento e os cálculos que envolvem despesas e rotas das viagens. 

Além de monitorar também todo o caminho percorrido em tempo real.

Tudo isso facilita o acompanhamento dos processos por parte dos gestores, além de garantir o cumprimento da rota de entrega, a eficiência dos motoristas e verificar o percentual de atrasos.

Controle de entregas

A maior preocupação da companhia é garantir a entrega para seus clientes dentro do prazo combinado.

Por essa razão, os softwares para logística desempenham um papel fundamental, pois há soluções para otimizar cada etapa do processo, agilizando a velocidade e a qualidade da entrega final.

Essas tecnologias ainda auxiliam proporcionando uma visão geral e garantindo a gestão dos pedidos recebidos, evitando atrasos e erros.

Também deixa os pedidos organizados de forma com que seja possível cumprir os prazos em tempo hábil.

Além disso, esses sistemas ajudam também na elaboração e no desenvolvimento de planos de entrega.

Controle de estoque

sistema para transportadora: controle de estoque

Com um TMS, por exemplo, você pode monitorar e rastrear os ciclos de vida de pedidos e remessas em tempo real.

Assim, é possível obter atualizações de status em cada etapa do processo, obtendo uma visão clara de quanto estoque você tem, melhorando a previsão de necessidades futuras.

Minimização de irregularidades

Toda situação que não está no padrão de qualidade determinado se configura como uma irregularidade.

É essencial que isso seja evitado e a tecnologia pode ajudar monitorando o andamento dos processos e alertando os gestores quando irregularidades forem identificadas.

Um sistema para transportadora, também chamado de software para transportadora de cargas, pode ser configurado para emitir automaticamente esse tipo de alerta.

Assim, essas falhas podem ser consertadas antes que a empresa sofra qualquer prejuízo.

Emissão de CTE

Outra facilidade é poder contar com um sistema para emissão de CTE (Conhecimento de Transporte Eletrônico).

Por esse documento só poder ser disponibilizado em formato digital, o cálculo por meio do sistema para transportadora facilita a comprovação fiscal das operações.

Assim, a empresa se mantém de acordo com a legislação, respeitando as regras fiscais sem se preocupar com irregularidades nessa área.

Daí também vem a importância de estar tudo integrado na logística da sua operação.

Satisfação dos clientes

Por fim, com total controle do processo de movimentação de cargas e entrega de mercadorias, logo, seu cliente final tende a ficar mais satisfeito com o serviço prestado.

Afinal, falamos de uma tecnologia que otimiza uma etapa essencial da cadeia de suprimentos e da experiência de compras, aumentando o nível de confiabilidade na sua marca.

Qual o melhor software para transportadora?

O mercado de soluções tecnológicas para logística está em constante evolução e oferece alternativas que cabem nas necessidades e no orçamento da empresa.

Portanto, para escolher um software para o seu negócio, a melhor opção é aquela que resolver suas dores, agregar valor à operação e ajudar a organização a atingir os objetivos.

Entre os grandes nomes do mercado, alguns sistemas se destacam por serem plataformas completas de gestão, entregando muito mais possibilidades que as outras soluções.

A TOTVS não por acaso é líder em soluções tecnológicas para gestão de empresas, e para distribuição, temos uma suíte completa com todos os recursos para gerir a cadeia de suprimentos de ponta a ponta.

Existe algum sistema para transportadora gratuito?

Agora, sua empresa está buscando um sistema para transportadora grátis? A maioria das opções sem custo são trials disponíveis para testes.

Ou seja, são sistemas com funcionalidades limitadas e que apenas podem ser aproveitados por determinado período de tempo.

Outro ponto são as versões freemium, que podem ser utilizadas por mais tempo, mas costumam ser bem limitadas em questão de funcionalidades.

Quando falamos de tecnologia para gestão de operações tão essenciais, o investimento em um bom e completo sistema para transportadora é essencial.

Como escolher o sistema para transportadora para sua empresa?

como escolher o sistema para transportadora

O aspecto mais importante na busca por um sistema para transportadora é verificar as funcionalidades oferecidas. 

A solução pode ajudar sua empresa, agregando valor aos processos? 

Se a resposta for positiva, é um bom indício.

Recomendamos que você vá além do aspecto financeiro e procure entender o custo-benefício do sistema em si.

Fatores como reputação e experiência da marca, nível de suporte técnico oferecido, bem como medidas de segurança para assegurar a integridade dos dados, devem ser considerados.

Suíte Logística da TOTVS

A Suíte Logística da TOTVS é uma solução completa para gerenciar todas as etapas do processo logístico, desde o planejamento até a entrega. 

Com ela, você pode otimizar o uso dos recursos, reduzir custos, aumentar a produtividade e a satisfação dos clientes. 

A solução da TOTVS entrega os recursos ideais para uma gestão eficiente como:

WMS

O WMS (Warehouse Management System) é um sistema de gestão de armazéns que permite controlar o estoque, o recebimento, a separação, a expedição e a movimentação de mercadorias. 

Com o WMS da TOTVS, você pode automatizar as operações, rastrear os produtos, integrar com outros sistemas e garantir a acuracidade do inventário.

Agendamentos

O módulo de agendamentos permite programar as entregas e as coletas de forma eficiente, levando em conta as rotas, os horários, os veículos e os motoristas disponíveis. 

Além disso, você pode evitar atrasos, filas, congestionamentos e multas, além de melhorar o relacionamento com os clientes e os fornecedores tudo com o TOTVS Agendamentos.

Checklist

O Sistema de Checklist Eletrônico é uma ferramenta que ajuda a verificar se todos os itens necessários para a realização de uma tarefa estão em ordem. 

Com o checklist da Suíte Logística da TOTVS, você pode conferir se os veículos estão em boas condições, se os documentos estão corretos, se os produtos estão bem embalados e se as normas de segurança estão sendo cumpridas.

Coleta e Entrega

Este módulo permite acompanhar todo o ciclo de vida dos pedidos, desde a solicitação até a confirmação do recebimento pelo cliente. 

Ainda propicia o  monitoramento em tempo real da localização dos veículos, comunicação com os motoristas, emissão de notas fiscais eletrônicas, registro de ocorrências e obter comprovantes digitais.

YMS

O YMS (Yard Management System) é um sistema de gestão de pátios que permite gerenciar o fluxo de veículos e cargas nas áreas externas dos armazéns. 

O YMS da TOTVS, te deixa controlar as entradas e saídas, otimizar o uso dos espaços, agilizar as operações e aumentar a segurança.

Recintos Aduaneiros

Para empresas que operam também no comércio exterior, este recurso é ideal para gerenciar as atividades relacionadas como o despacho aduaneiro, o armazenamento temporário, o trânsito aduaneiro e o regime especial de entreposto industrial. 

Com ele, você pode integrar com os órgãos reguladores, cumprir as exigências legais e facilitar as operações de importação e exportação.

Frete Embarcador

O frete embarcador é um sistema de gestão de fretes que permite planejar, contratar, executar e auditar os serviços de transporte contratados por uma empresa. 

Com o frete embarcador da TOTVS, você pode comparar as tabelas de preços, negociar com as transportadoras, acompanhar as entregas e verificar as cobranças.

A plataforma faz tudo isso com integração completa aos principais ERPS do mercado. Conheça todos os detalhes e benefícios da Suíte Logística da TOTVS.

Conclusão

Como foi possível observar, os sistemas para transportadora apresentam diversas vantagens para que a gestão da empresa seja feita de maneira mais eficiente e estratégica.

São tecnologias importantes e que, se implementadas, representam um avanço significativo na forma que sua empresa se posiciona no mercado!

Que tal se destacar diante da concorrência? Conte com a Suíte Logística da TOTVS,  uma solução completa e integrada para gerir todas as etapas da supply chain com máxima eficiência.

E, antes de finalizar, você sabia que a sua empresa também deve fazer uma excelente gestão de fretes? Essa prática ajuda a otimizar as rotas de entrega. 

Que tal aprender tudo sobre o conceito? Confira nosso guia sobre gestão de fretes!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.