Roteirizador de viagem: o que é, importância e como escolher

Equipe TOTVS | 13 maio, 2022

O roteirizador de viagem é uma ferramenta muito importante para toda empresa que trabalha com operações logísticas ou com atendimento ou assistência técnica a domicílio.

Esse software ajuda as empresas a gastarem menos dinheiro com combustível, diminuir o tempo das entregas e a controlar a jornada dos seus colaboradores de maneira mais eficiente e produtiva.

Por isso, hoje vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre roteirizadores de viagem: como eles funcionam, os benefícios que podem trazer para as empresas e como utilizá-los para fazer um planejamento de rotas eficiente. Boa leitura!

O que é um roteirizador de viagem?

Um roteirizador de viagem é um sistema que ajuda os gestores a definirem a melhor rota para uma determinada viagem.

Trata-se da ferramenta ideal para o planejamento corriqueiro de operações de transporte e distribuição de mercadorias, assistência técnica ou atendimento ao cliente, só para citar alguns exemplos.

No caso das viagens de transporte de cargas, existem custos e prazos de entrega muito específicos e, por isso, é fundamental fazer uso de um bom sistema para otimizar a rota a ser feita, economizando tempo e combustível.

Nesse cenário, o roteirizador de viagem ajuda os gestores das transportadoras a vencerem o desafio diário de planejar rotas para ganhar tempo, controlar melhor os custos e proporcionar um bom atendimento ao cliente.

Como funciona um roteirizador de viagem?

Mais do que simplesmente entregar a melhor rota para uma determinado trajeto, o roteirizador de viagem possui muitas outras funcionalidades que facilitam a rotina do gestor das frotas.

Em primeiro lugar, no roteirizador, é possível inserir vários pontos de embarque e desembarque da carga para que ele trace a melhor rota automaticamente.

O programa pode fazer esses cálculos levando em conta os picos de congestionamento, o horário disponível para quem vai receber a mercadoria e as paradas obrigatórias que os motoristas precisam fazer conforme as leis da jornada de trabalho.

Outra funcionalidade muito útil dos roteirizadores é que eles são capazes de indicar o veículo mais adequado para determinada viagem, considerando em questão os que estão disponíveis.

Uma vez que você registre os veículos da empresa no sistema, bem como suas dimensões e características de transporte, os softwares conseguem considerar o tipo de carga e o volume que ela ocupa. Assim, selecionam o veículo que melhor atende às necessidades de transporte.

Além disso, um bom roteirizador também é capaz de auxiliar a sua gestão de planejamento logístico, apontando o número de veículos necessários que a sua transportadora ou empresa precisa operar para fazer todas as entregas mensais.

Trata-se de uma funcionalidade fundamental, tanto para empresas que estão começando com o transporte de cargas quanto para as que já estão há muitos anos no mercado e, portanto, precisam saber se estão trabalhando com um tamanho de frota ideal.

Outra funcionalidade muito útil dos roteirizadores é que eles são capazes de gerenciar os horários dos motoristas que estão realizando o transporte.

Em outras palavras, o software inclui no seu planejamento a jornada de trabalho do motorista, levando em consideração as paradas obrigatórias para o descanso.

Dessa forma, seu colaborador consegue ter mais disposição para dirigir e, consequentemente, ter mais qualidade de vida.

Isso ajuda a evitar horas extras para a empresa pagar, além de garantir o cumprimento das leis trabalhistas, proporcionando mais segurança e agilidade na entrega.

Qual a importância de contar com um roteirizador de viagem em suas operações logísticas?

Usar um roteirizador de viagem em suas operações logísticas traz diversos benefícios para a sua empresa como um todo, como, por exemplo, uma diminuição no tempo de entregas, o que, por sua vez, gera mais satisfação por parte dos seus clientes.

Entretanto, os benefícios do uso desse tipo de sistema vão muito além, como podemos ver nos tópicos a seguir:

Melhor planejamento das rotas

O benefício mais evidente do uso de um roteirizador de viagem é que esse software é capaz de te ajudar a fazer o planejamento das suas rotas de uma maneira bem mais fácil, rápida e intuitiva.

Para traçar uma rota otimizada, é necessário levar diversos fatores em consideração, como a autonomia do veículo, a quantidade de veículos na frota, o quanto de combustível terá de ser despendido para a conclusão das entregas etc.

Fazer tudo isso de maneira manual pode levar bastante tempo, pois os cálculos não são muito fáceis e será preciso levantar vários indicadores por conta própria.

Os roteirizadores de viagem tornam tudo muito mais fácil, pois não só os cálculos são feitos de maneira automática como também é possível levantar vários desses dados em tempo real.

Em outras palavras, com um roteirizador, basta incluir no programa alguns dados fundamentais, como a autonomia do veículo, por exemplo, e o software já irá te informar quantos litros de combustível serão necessários para concluir as entregas.

Isso gera uma tremenda economia de tempo para a equipe de gestão e planejamento, que vai poder utilizar esse tempo para lidar com outras atividades.

Além disso, com rotas otimizadas em mãos, o tempo de entrega será menor, assim como o gasto com combustível, reduzindo os custos logísticos de maneira geral.

No longo prazo, o uso desse tipo de sistema pode até ajudar a diminuir o número de manutenções na sua frota, economizando ainda mais dinheiro para sua empresa.

Nova call to action

Mais segurança nas viagens

O uso de um roteirizador também significa mais segurança, tanto para preservação de mercadorias e produtos da entrega como para os próprios motoristas da frota.

Por ser uma solução inteligente de mapeamento, desenvolvida para empresas do setor logístico, esse tipo de ferramenta permite identificar quais são as ruas ou rodovias mais preservadas.

Dessa forma, é possível desviar os caminhões de trajeto pouco pavimentados e esburacados.

Nesse sentido, optar por caminhos com pedágio pode ser a opção com maior custo-benefício, já que o dinheiro do tributo é utilizado para a manutenção das vias.

Outro fator que reforça  a segurança é utilizar os roteirizadores para identificar os trajetos com maior índice de acidentes e tráfego intenso.

Maior conservação dos veículos

Trajetos mais seguros e de qualidade, assim como melhores hábitos dos motoristas, ajudam a prolongar a vida útil dos veículos.

Assim, é possível reduzir os custos com manutenções corretivas e manter as manutenções preventivas de acordo com o planejamento do setor.

Diminuição de custos

Investir em um sistema de roteirização pode significar a redução de até 30% dos custos logísticos, pois essa ferramenta permite o cálculo de rotas de maneira muito mais eficiente que outros aplicativos simples de geolocalização e rastreamento.

Apostar nessa ferramenta significa trajetos mais seguros, entregas mais ágeis, gestão eficiente dos veículos na garagem, controle de jornada de motoristas e redução de custos em combustível e pedágios.

Precificação mais justa

Com uma operação logística mais otimizada, a empresa consegue economizar e oferecer preços ainda mais atrativos para os clientes.

Além de entregas mais rápidas, essa agilidade acaba não pesando no bolso do público final, já que o frete, preço de produção ou gestão logística não serão repassados.

Satisfação dos clientes

Um dos maiores objetivos de um setor logístico é ter um relacionamento de sucesso com clientes e fornecedores, agilizando o trabalho de entrega de produtos e mercadorias.

Com um roteirizador de viagens, é possível encontrar as melhores rotas entre diferentes endereços, organizando a agenda de acordo com a demanda que for melhor para os clientes. Tudo isso, é claro, mantendo a qualidade dos produtos preservada.

Possibilidade de monitorar a frota

O monitoramento da frota em tempo real é importante para as empresas, não só para controle de tempo de entrega, mas também para manter uma logística integrada e uma comunicação interna mais eficiente.

Dessa forma, é possível ter o acompanhamento de todas as etapas do setor em uma única ferramenta.

Dicas para otimizar seu processo de roteirização de viagens

Agora confira algumas dicas para otimizar o seu processo de roteirização de viagens:

Estude os percursos

Quando estiver planejando um roteiro de entregas, conheça as distâncias, faça cálculos e explore as possibilidades de caminhos diferentes.

A ideia aqui é identificar qual é a rota mais efetiva e, para isso, você deve levar em consideração diversos fatores.

Entenda as condições das vias

As ruas e estradas por onde o seu veículo irá passar precisam ser levadas em consideração na hora de montar uma rota de entregas.

No caso das cidades, você não quer pegar ruas muito movimentadas e com muito trânsito, enquanto no caso de viagens, você quer pegar o menor número de pedágios possível e fazer o caminhão rodar nas estradas mais bem cuidadas.

Ou seja, em alguns casos, pode até valer a pena optar por percursos mais longos, mas menos movimentados, pois isso agiliza o percurso, mesmo que a distância percorrida seja maior. O jeito é testar e ver se vale a pena ou não.

Além disso, também é importante estar atento às condições da via, pois ruas esburacadas aumentam as chances de deterioração do veículo, o que eleva os custos com manutenção e prejudica a rentabilidade da sua operação.

Faça uma avaliação da sua demanda

Fazer uma análise da sua demanda é essencial para elaborar um roteiro de entregas eficiente. 

Você precisa se perguntar como as entregas serão realizadas, que tipo de veículo será utilizado, quantas entregas você vai realizar por dia e por semana, se elas serão feitas somente dentro da cidade ou se será necessário pegar a estrada etc.

Todas essas perguntas podem parecer simples em um primeiro momento, mas são fundamentais para uma roteirização de entregas eficiente.

Isso porque, por exemplo, muitos lugares possuem restrições de horários para carga e descarga, então é preciso estar atento a essas questões.

Além disso, o cumprimento dos prazos é fundamental para a satisfação do cliente, especialmente quando estamos falando de empresas de entrega expressa.

Por isso, sempre busque um bom desempenho nesse sentido para evitar conferir uma imagem ruim ao seu negócio.

Que tipo de empresa precisa de um roteirizador de viagem?

Toda empresa que atua com equipes externas, em que o deslocamento otimizado é necessário, pode se beneficiar de um roteirizador de viagens.

Ou seja, o roteirizador pode atender empresas do agronegócio, manufatura, atacado e distribuição, varejo, empresas de assistência técnica e atendimento domiciliar.

Toda atividade que envolva trabalhar com uma frota de veículos que precisa se deslocar pela cidade ou entre cidades regularmente pode se beneficiar muito de um roteirizador.

Como escolher o roteirizador ideal para o seu negócio?

Os roteirizadores de viagem possuem várias funcionalidades que oferecem diversas vantagens competitivas para as empresas.

Contudo, na hora de escolher, é preciso que você leve em consideração alguns fatores.

Em primeiro lugar, você deve fazer um levantamento das necessidades que envolvem o seu serviço atualmente e o que você espera melhorar a partir da utilização de uma ferramenta como essa.

Qual é o seu objetivo? Melhorar os prazos ou a qualidade das entregas? Economizar nos gastos com combustível e horas extras? Ou então você deseja simplesmente exercer um controle maior sobre sua operação?

Não importa a quantidade de necessidades. O importante é que você as pontue para analisar as opções de cada fornecedor disponível, o que nos leva ao segundo passo: comparar as opções disponíveis no mercado.

Depois de levantar suas necessidades, você deve pesquisar e comparar os sistemas disponíveis no mercado.

O ideal aqui é buscar pelo sistema que melhor atende aos objetivos que você quer cumprir ao contratar um sistema de roteirização.

Por fim, lembre-se que é fundamental que você entenda quais são os diferenciais de cada ferramenta. Só assim você conseguirá escolher o roteirizador ideal para sanar os problemas que você deseja resolver.

TOTVS Planejamento de Rotas

O TOTVS Planejamento de Rotas é um software que vai ajudar a sua equipe a organizar, roteirizar, planejar e otimizar as rotas logísticas.

A tecnologia do nosso software torna o processo de roteirização mais ágil, reduzindo os custos logísticos das entregas e tornando a sua operação mais eficiente.

Veja a seguir um rápido vídeo que exemplifica os principais benefícios do TOTVS Planejamento de Rotas:

O TOTVS Planejamento de Rotas considera vários detalhes que podem interferir na sua operação, como o custo total de pedágios, janelas de coleta e entrega e capacidades dos veículos para melhor ocupação, para te ajudar a economizar e aumentar o seu faturamento.

Experimente grátis o TOTVS Planejamento de Rotas!

Conclusão

Um roteirizador de viagens é uma solução perfeita para atender às empresas que precisam otimizar o planejamento de entrega e rastreamento de cargas.

São várias funcionalidades reunidas em um único sistema, o que gera um ótimo custo-benefício para as empresas que precisam de uma ferramenta mais robusta e integrada a outros sistemas de gestão.

Embora seja possível encontrar opções online para pesquisa de rotas, quando colocamos lado a lado os prós e contras, o roteirizador de viagens realmente se destaca como a opção mais completa.

Se você deseja saber sobre como potencializar ainda mais o setor logístico da sua empresa, leia também nosso artigo sobre gestão de frotas.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.