Geolocalização: veja as principais funcionalidades para as empresas

Equipe TOTVS | 18 abril, 2022

Mesmo que acabe passando despercebida, a geolocalização está cada vez mais presente em nosso dia a dia.

Afinal, você já precisou solicitar um aplicativo de motorista particular? Tem o costume de pedir alimentação por delivery ou, ainda, utiliza alguma solução para contagem dos passos ao longo do dia, para saber se está se exercitando o suficiente?

Todos esses exemplos funcionam a partir da geolocalização.

Mas, muito além de ser útil para deslocamento e outros serviços de lazer e alimentação, essa tecnologia está incluída na rotina de diversos setores empresariais, como nas áreas de logística, marketing e recursos humanos.

Para entender melhor como funciona a geolocalização e de que forma ela pode ajudar as empresas, trouxemos esse guia para responder às dúvidas mais frequentes sobre o tema. Confira.

O que é geolocalização?

A geolocalização, ou georreferenciação, é um recurso que permite identificar a posição geográfica de objetos e pessoas com base em coordenadas via satélite emitidas por sinais de internet (WiFi), radiofrequência, GPS e AGPS.

Atualmente, essa é uma ferramenta usada para diversas finalidades, como para traçar rotas ponto a ponto, para rastreamento de veículos e cargas, planejamento de rotas, monitoramento de equipes externas e em trabalho remoto, além de várias outras aplicações, como em campanhas de marketing.

No entanto, a geolocalização não surgiu com essa finalidade. Na verdade, essa tecnologia teve origem dentro do contexto da Guerra Fria, sendo uma das estratégias para identificação de tropas rivais.

Como funciona a geolocalização?

Saber como funciona e como fazer a geolocalização é uma tarefa muito importante para as empresas, já que é possível apostar em ações de marketing feitas por localização ou rastreamento de produtos ou colaboradores.

Por isso, confira a seguir como os diferentes sinais de coordenadas funcionam:

GPS

GPS é a sigla para Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System).

Trata-se do método de geolocalização mais conhecido, que funciona por meio da captação de dados de satélites que ficam orbitando em volta do planeta.

Para funcionar corretamente e determinar a posição exata de um objeto, são necessários no mínimo três satélites para captar o sinal, realizar a triangulação dos dados e determinar com precisão uma localização.

Radiofrequência

A radiofrequência, também chamada de GSM, é um tipo de geolocalização que funciona por meio de ondas de rádio.

As informações para determinação da localização são obtidas mediante dados fornecidos por torres de operadoras de telefonia móvel.

Essa modalidade de captação de informações é muito funcional e a área de cobertura é bastante extensa.

Basicamente, todo aparelho celular que utilize o sinal de uma operadora de telefonia móvel pode ter seus dados rastreados sem necessariamente utilizar o GPS.

AGPS

O AGPS, também conhecido como GPS assistido, é um sistema que unifica os formatos de GPS e radiofrequência para a captação de dados.

Ou seja, nesse sistema os dados obtidos tanto por operadoras de telefonia móvel quanto via satélite funcionam em conjunto, o que torna a geolocalização ainda mais precisa.

A grande diferença entre o GPS e o AGPS é a velocidade.

Por ser um sistema totalmente dependente de uma conexão via satélite, o GPS torna-se um pouco mais lento do que o AGPS.

Por outro lado, o AGPS tem uma capacidade de encontrar as informações mais rapidamente, já que as redes de telefonia são comuns em quase todos os lugares e têm uma estabilidade maior.

WiFi

A geolocalização via WiFi é considerada um método indoor. Nesse formato, a localização é determinada pelo funcionamento de uma rede sem fio, utilizando a intensidade da rede para determinar a localização de algo ou alguém.

Nesse formato de geolocalização, o GPS também não precisa estar funcionando para que a localização da pessoa ou objeto seja mapeada com sucesso.

Qual a importância da geolocalização?

Elaborar um sistema de geolocalização na sua empresa é uma forma de facilitar os processos de expansão e o aproveitamento de oportunidades de crescimento.

Dentro dos processos logísticos, esse recurso pode auxiliar no monitoramento de objetos, no planejamento de rotas, na organização dos estoques e na análise de dados.

Confira mais sobre cada uma dessas vantagens nos tópicos a seguir:

  • monitoramento dos produtos: as tecnologias de geolocalização auxiliam muito no monitoramento e acompanhamento em tempo real de todo o processo e cadeia de operação. Por meio dela, é possível evitar atrasos e identificar se existem rotas alternativas para contornar imprevistos;
  • otimizar operações: com sistemas de geolocalização trabalhando a seu favor, é possível reduzir os trabalhos manuais e outros custos, planejando rotas mais eficientes para diminuir gastos com pedágio, por exemplo;
  • planejamento de rotas: sistemas de geolocalização permitem que você encontre as melhores rotas e faça um planejamento de entregas com economia de combustível, o que é ótimo para a saúde financeira da empresa no longo prazo;
  • análise de dados: com a geolocalização, é possível converter endereços e coordenadas em elementos que podem ser visualizados em mapas. Dessa forma, é possível realizar um estudo sobre o trajeto que o motorista irá percorrer, possibilitando decisões mais precisas sobre a otimização das rotas e diminuição dos custos com entregas.

Existem desvantagens na geolocalização?

A maior desvantagem em relação à geolocalização é que ela pode gerar um sentimento de insegurança e invasão de privacidade por parte dos usuários de aplicativos, que não querem que informações muito pessoais sejam compartilhadas sem autorização.

Diante disso, algumas pessoas podem deixar de instalar aplicativos ou de fazer compras em determinadas lojas se não sentirem segurança de que seus dados estarão protegidos.

Contudo, existe uma solução para que o seu negócio consiga convencer esses consumidores a terem mais confiança na sua empresa.

Basta que você invista na segurança da informação e busque por certificados de segurança digital.

Dessa forma, é possível anunciar no próprio site ou em outros meios de comunicação como a sua empresa trabalha para melhorar a segurança das informações coletadas.

Isso vai aumentar a segurança desses clientes e pode até mesmo contribuir para uma fidelização no futuro.

Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece diversas normas para a coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo penalidades para o não cumprimento.

É importante estar atento a todas essas normas para adequar a sua empresa a LGPD e não ser penalizado, mantendo todos os dados de seus clientes seguros. 

As três principais funcionalidades da geolocalização

A geolocalização possui diversas funcionalidades que podem ajudar no o dia a dia das suas operações.

Podemos resumi-las em três categorias: geoprocessamento, geomarketing e geobehavior. Entenda mais sobre cada uma a seguir:

Geoprocessamento

O geoprocessamento é uma prática que consiste no tratamento de dados, sendo muito importante para empreendimentos que precisam de informações de geolocalização para desenvolver suas atividades ou detectar informações importantes.

Para essa funcionalidade, é possível utilizar serviços mais comuns, como o Waze ou o Google Maps, como também soluções mais robustas de acordo com a área de atuação de cada empresa.

Um exemplo de aplicação de geoprocessamento é o seu uso por empresas – como construtoras e transportadoras – ou profissionais – como jornalistas, geógrafos e agricultores -, que precisam utilizar esses dados para melhorar seus serviços e atender as necessidades locais.

Na agricultura, o geoprocessamento pode ser usado para monitoramento da saúde do plantio, identificação e análise de ervas daninhas e aplicação de insumos.

Já na área de construção civil, essa tecnologia colabora para a gestão remota de canteiros, terraplanagem, monitoramento e inspeção, além de outras etapas de obra.

Geomarketing

O geomarketing, por sua vez, é a aplicação da geolocalização para determinar o público e as melhores estratégias em cada região em que um empreendimento atua.

Com o auxílio do geomarketing é possível determinar dados geográficos de um público-alvo, suas tendências comportamentais, hábitos de compras etc.

Essas informações são capazes de fornecer para o negócio diversos insights sobre como fazer a operação ficar otimizada e mais cômoda para os clientes.

Geobehavior

Por fim, o geobehavior é uma das funcionalidades de geolocalização para captar informações fundamentais sobre algo ou alguém com a finalidade de auxiliar na criação de estratégias bem elaboradas e focadas no sucesso.

Um exemplo de aplicação do geobehavior é quando um shopping passa a pesquisar quais são os horários de maior movimento em suas lojas.

Nesse caso, o estabelecimento está focado em criar estratégias para trazer mais consumidores para os períodos de menor movimento, ou empenhado em criar promoções para os momentos de lotação máxima no local.

Conheça as aplicações da geolocalização nas empresas

A geolocalização pode ser aplicada em muitas áreas. Mas, neste artigo, vamos destacar as áreas de recursos humanos, processos logísticos, jogos e aplicativos, marketing e serviços de entrega.

Entenda mais sobre cada uma delas nos tópicos a seguir:

Recursos Humanos

Dentro do setor de RH, as empresas podem utilizar a geolocalização para gerenciar suas equipes em tempo real, o que é extremamente importante, em especial para empresas cujos negócios lidam com equipes externas.

Esses sistemas permitem que o RH otimize o gerenciamento das jornadas de trabalho.

Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de localizar os colaboradores ou equipes externas, como no caso de consultores de vendas, por exemplo. 

Processos logísticos empresariais

Os processos logísticos também se beneficiam muito da geolocalização, pois a maioria desses processos envolve a locomoção de veículos e cargas.

Com o auxílio de um sistema de geolocalização, as empresas conseguem organizar muito melhor suas rotas e o transporte de maneira geral.

Também é possível monitorar cargas e frotas em tempo real, diminuindo a exposição a riscos.

Nova call to action

Jogos e aplicativos

Jogos ou aplicativos que utilizem a geolocalização para buscar dados via GPS, AGPS, radiofrequência ou WiFi podem ser muito úteis em serviços como delivery, mobilidade urbana, ferramentas de busca e até mesmo aplicativos esportivos e jogos (como Pokemon Go).

Nos jogos, esse recurso consegue explorar narrativas que envolvem realidade aumentada, estimulando os jogadores a compartilharem a localização para que as informações sejam aplicadas ao local do jogo.

Marketing

Aplicar a geolocalização ao marketing auxilia as equipes como um guia de preferência na hora de montar campanhas.

O setor de marketing das empresas pode aproveitar os recursos de geolocalização para encontrar consumidores e determinar suas predileções a partir de suas buscas, que geram dados específicos sobre determinados desejos de compra de produtos ou serviços.

Trata-se de um recurso muito útil para qualificar leads a partir de regiões específicas, idade ou até mesmo por produto, uma estratégia chamada de geofencing.

Ferramentas do Google

A geolocalização aplicada em ferramentas do Google tende a melhorar a experiência geral dos usuários, possibilitando o crescimento de negócios, melhora na locomoção de pessoas e o estímulo de operações de divulgação e marketing.

As principais aplicações do Google que contém geolocalização são o Google Maps, o Google Routes e o Google Places.

Serviços de entrega

Os serviços de entrega são um dos que mais se beneficiam da aplicação da geolocalização.

Por meio do recurso, é possível otimizar rotas para economizar combustível e evitar o trânsito, contornando congestionamentos e garantindo uma entrega mais rápida.

Também é uma maneira de economizar recursos e aumentar a satisfação do cliente, que terá o produto entregue mais rapidamente.

Para os clientes, a geolocalização também pode ser utilizada para acompanhar em tempo real a entrega de pedidos.

Geolocalização e GPS são a mesma coisa?

A diferença entre geolocalização e GPS é que a geolocalização é um conceito mais amplo para se referir ao sistema de identificação geográfico de pessoas e objetos. 

O GPS é um dos métodos de geolocalização existentes, assim como o AGPS, WiFi e radiofrequência.

Como vimos ao longo do conteúdo, existem diversas aplicações desse recurso, sendo o uso do GPS importante em atividades como previsão do tempo, percurso para locais desconhecidos, rastreio de itens e até contagem de passos ou quilometragem percorrida em atividades físicas.

TOTVS Planejamento de Rotas

Se você precisa de uma ferramenta de roteirização para otimizar o setor logístico, reduzir os custos e tempo de entrega de cargas e melhorar a gestão de frotas, conheça o TOTVS Planejamento de Rotas.

Entre os diversos recursos disponíveis, esse sistema de roteirização também apresenta o uso da geolocalização para identificar endereços e marcar os principais pontos de entrega no mapa.

Deste modo, é possível criar uma base dos locais mais frequentes de entrega e retirada, otimizando o planejamento.

Tenha mais agilidade e economia. 

Experimente grátis a solução da TOTVS para roteirização!

Conclusão

A geolocalização é uma das principais tecnologias para otimizar operações logísticas, tornando entregas e retiradas mais ágeis e seguras.

No entanto, essa não é a única aplicação desse recurso. Diversas áreas empresariais e aplicativos que usamos no dia a dia contam com o uso da geolocalização para aprimorar o serviço.

As vantagens para as empresas são muitas, especialmente para a gestão de frotas, já que auxilia em processos de monitoramento de produtos em tempo real, planejamento de rotas e análise de dados.

Por isso, se sua empresa precisa poupar recursos financeiros nas operações logísticas, conte com uma solução de planejamento de rotas com geolocalização.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.