Manutenção corretiva: tipos, exemplos e quando fazer

Equipe TOTVS | 16 janeiro, 2023 - Atualizado em 03 maio, 2023

A manutenção corretiva é um tipo de conserto feito quando há problemas em algum equipamento ou componente.

Ela ocorre sempre que a falha já ocorreu e tem o objetivo de consertar o problema para que a operação da empresa volte a rodar o mais rápido possível.

No artigo a seguir, você verá tudo o que precisa saber sobre esse tipo de manutenção e como evitar que ela seja necessária. Boa leitura!

O que é manutenção corretiva?

Manutenção corretiva é a manutenção realizada com a finalidade de corrigir problemas conforme eles surgem em um determinado ambiente.

Ou seja, trata-se de um tipo de manutenção que só é feita quando há um problema de falha ou quebra na sua operação.

No contexto das empresas de transportes, a manutenção corretiva acontece quando algum veículo da frota apresenta problemas de funcionamento, sejam no motor, pneus, bateria, entre outros.

Portanto, o objetivo desse tipo de manutenção é o de restaurar as condições originais do produto, fazendo com que ele se torne novamente apto para a operação.

Quais as principais características da manutenção corretiva?

A principal característica da manutenção corretiva é o fato de ela ser feita para corrigir problemas e defeitos que já aconteceram.

Ou seja, trata-se de um tipo de ação diferente da manutenção preventiva, que tem o objetivo de identificar os problemas e defeitos antes de eles causarem algum prejuízo.

Portanto, a manutenção corretiva pode ser evitada com a manutenção preventiva, que consegue antever problemas antes de eles começarem a causar prejuízos.

Nova call to action

Qual é o objetivo da manutenção corretiva?

O objetivo da manutenção corretiva é, como o próprio nome já indica, corrigir problemas.

No contexto das empresas de transporte, esse tipo de manutenção serve para colocar a operação de volta nos trilhos quando problemas acontecem.

Por exemplo, imagine que um dos veículos da sua frota teve o pneu furado durante a operação.

A manutenção com função corretiva acontece quando há a troca desse pneu para que o veículo volte a rodar e a fazer as entregas.

Qual a importância da manutenção corretiva?

A manutenção corretiva é fundamental para que as empresas de entregas consigam manter o funcionamento da operação, ou seja, para que consigam fazer com que todas as entregas, cargas e encomendas sejam entregues dentro do prazo previsto.

Quando uma empresa ignora a necessidade da manutenção corretiva, ela compromete toda a operação e a própria imagem da empresa no mercado.

Portanto, é importante que você sempre preveja a necessidade de manutenção de correção, pois ela será necessária eventualmente e a sua empresa precisa ter os recursos necessários para corrigir os problemas sempre que acontecerem.

Quais são os tipos de manutenção corretiva?

Existem dois tipos de manutenção corretiva: a planejada e a não planejada. Confira a seguir a diferença entre elas:

Manutenção corretiva planejada

A manutenção corretiva planejada ou programada é aquela que é realizada no início de uma falha. A sua principal função é a de solucionar problemas antes que eles cheguem à fase de falha funcional.

Com esse tipo de manutenção, é possível prever quando o funcionamento de um equipamento será comprometido e, dessa forma, consertar o equipamento no momento correto.

É importante notar que essas falhas potenciais não podem oferecer riscos à segurança dos trabalhadores, tampouco à qualidade do produto final.

Portanto, o ideal é que esse tipo de manutenção seja agendado para os momentos mais convenientes, para que não atrapalhem o funcionamento e a segurança das operações.

Isso porque trata-se de um tipo de manutenção baseado em dados, que podem ser coletados por meio de testes, inspeções e monitoramentos periódicos.

Manutenção corretiva não planejada

A manutenção não planejada ou não programada, por sua vez, consiste em problemas que resultam em uma parada forçada.

Ou seja, trata-se de um tipo de manutenção que ocorre quando o funcionamento dos equipamentos é comprometido.

Trata-se de um tipo de manutenção de caráter emergencial e que costuma acontecer somente quando há falha nos equipamentos que oferecem risco à segurança dos trabalhadores, além de causar danos à qualidade do produto final.

Por isso, trata-se de um tipo de manutenção mais cara e perigosa, já que não foi planejada.

Exemplos de manutenção corretiva

Para exemplificar a manutenção corretiva, basta que você imagine um cenário fictício em que um equipamento vital para a sua operação começa a dar defeito.

Nesse caso, a atividade de consertar essa peça pode ser considerada uma atividade de manutenção corretiva.

Por exemplo, vamos imaginar que um dos veículos da sua frota simplesmente pare de ligar.

O conjunto de técnicas utilizadas para identificar o problema e fazer as correções necessárias para que o veículo volte a funcionar é um tipo de manutenção corretiva.

Manutenção corretiva: vantagens e desvantagens

A manutenção corretiva possui vantagens e desvantagens para qualquer empresa ou indústria.

Uma das maiores desvantagens é que ela é capaz de gerar muitas despesas imprevistas para a companhia quando for feita de maneira não planejada. 

Outra desvantagem é que, muitas vezes, para fazer esse tipo de manutenção, é preciso parar a produção para efetuar os reparos.

Isso gera gastos com a ociosidade dos trabalhadores e atrasos para a entrega de produtos.

Sendo assim, o segredo para impedir esse tipo de problema é trabalhar com as manutenções preventivas e preditivas em conjunto com a corretiva.

Dessa forma, você diminui as probabilidades de falhas nos seus equipamentos e estabelece um plano de ações mais detalhado para cada peça.

Mas não existem apenas desvantagens no caso desse tipo de manutenção. Na verdade, trata-se de um tipo de serviço muito importante, pois é ela que garante que a operação volte a funcionar quando houver algum tipo de problema.

Por meio da manutenção corretiva, é possível trazer mais segurança em relação à confiabilidade dos veículos e ter acesso a diversas informações importantes sobre os automóveis, como os períodos de substituição para determinadas peças.

Manutenção preditiva, preventiva e corretiva: quais as diferenças?

Como vimos, a manutenção corretiva é aquela que busca corrigir alguma falha. Por esse motivo, ela só acontece quando o equipamento está com alguma peça irregular, apresentando mal funcionamento, e precisa ser substituído.

Esse tipo de manutenção é necessária em duas situações: no surgimento de falhas inesperadas e quando é detectada uma falha que pode levar a um problema ainda maior na posteridade.

A manutenção preditiva, por sua vez, consiste no acompanhamento periódico dos equipamentos para verificar se não há nenhum tipo de defeito.

Algumas das técnicas mais utilizadas são a análise de vibração, o ultrassom, a inspeção visual, a análise de óleo, entre outras.

O objetivo da manutenção preditiva é o de identificar falhas antes que elas aconteçam, evitando, assim, custos desnecessários.

Ela também visa a eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção, aumentar a durabilidade dos equipamentos e impedir o aumento de danos.

Por fim, a manutenção preventiva é aquela que tem como principal objetivo a prevenção de quebra ou falhas nos equipamentos.

Trata-se de uma maneira de diminuir a velocidade do desgaste dos equipamentos da empresa, aumentando a sua vida útil.

Portanto, estamos falando de um tipo de intervenção prevista, preparada e programada regularmente antes do surgimento de qualquer falha.

Alguns exemplos de manutenção preventiva são revisões nos sistemas e equipamentos, lubrificações periódicas, planos de calibração e de inspeção, além da atenção às recomendações dos fabricantes.

Como a curva PF se relaciona com esse tipo de manutenção?

A curva PF é uma metodologia que tem a função de traçar uma previsão da queda de desempenho de um equipamento ao longo do tempo.

Trata-se literalmente de uma curva que indica o declínio das máquinas, um processo natural de qualquer sistema ao passar dos anos.

Para isso, a ferramenta considera o tempo de intervalo entre a falha potencial e a falha funcional, chamado de intervalo PF.

Na prática, essa curva serve como um recurso de análise que atua como base para avaliar o desempenho de cada máquina de acordo com o seu tempo de uso.

Dessa forma, ela se relaciona com a manutenção corretiva na medida em que ajuda os gestores a identificarem a necessidade de correções e a avaliarem a vida útil dos equipamentos.

Quando fazer a manutenção corretiva?

A manutenção com função corretiva pode (e deve) ser aplicada em todos os tipos de máquina, mas a recomendação é que ela seja feita em equipamentos cuja queda de desempenho não gere problemas de segurança para as pessoas e que não afete a produtividade.

Entretanto, é preciso ter em mente que, quando há algum tipo de problema em relação à produtividade, a manutenção corretiva deve ser feita imediatamente para evitar problemas para a sua empresa. Afinal, você quer que as entregas cheguem a tempo.

Portanto, você deve aplicar a manutenção corretiva para:

  • Restaurar equipamentos danificados;
  • Evitar falhas piores no futuro;
  • Manter a disponibilidade da sua operação e evitar a ociosidade;
  • Gerar maior controle em relação ao custo da operação, investimento em substituições de peças e custos de reparos.

Qual é o custo da manutenção corretiva?

Os custos da manutenção feita com o propósito corretivo normalmente são bem mais altos do que os dos outros tipos de manutenção.

Isso acontece por diversos motivos, confira:

  • Mão de obra ociosa;
  • Atraso na entrega de produtos;
  • Redução na produtividade da empresa;
  • Tempo inativo devido a falhas funcionais;
  • Dificuldade de planejamento em relação à carga de trabalho que será necessária para a execução do serviço.

Todos esses fatores fazem com que ocorra um fenômeno denominado lucro cessante, que é quando a operação da empresa precisa parar por conta de uma falha nos equipamentos.

Dessa forma, esse tipo de manutenção é muito mais caro, pois a sua empresa fica sem dinheiro para a circulação no caixa.

Por esse motivo, é fundamental investir em planos de manutenção. Eles irão ajudar a sua empresa a economizar tempo e dinheiro e garantir que você não terá prejuízos imprevistos por conta da necessidade de ações emergenciais.

De acordo com uma pesquisa da NASA (RCM Guide Reliability-Centered Maintenance Guide), a manutenção corretiva não planejada pode acabar sendo até cinco vezes mais cara do que as manutenções planejadas.

Quais são as principais razões para falhas automotivas?

Existem vários fatores que podem ocasionar falhas automotivas. Confira, a seguir, os principais motivos para problemas nos veículos:

  • Superaquecimento: pode acontecer por vários motivos, como falta de lubrificante e aditivos no radiador. É preciso ter muito cuidado e atenção com esse tipo de situação e, assim que notar casos de superaquecimento, já buscar por manutenção;
  • Vazamento de fluidos: normalmente é causado por conta de problemas nos sistemas de lubrificação do veículo e pode diminuir muito o desempenho do automóvel;
  • Combustível adulterado: esse tipo de combustível pode afetar diretamente diversos sistemas dos veículos, dificultando ainda mais o diagnóstico. O principal sintoma é um aumento repentino no consumo de combustível;
  • Falha na injeção eletrônica: esse sistema depende de uma série de sensores para funcionar e a falha de um deles pode levar a sérios problemas, como perda de potência, excesso de consumo de combustível e alta emissão de poluentes;
  • Velas com defeito ou fora da validade: sinais de que elas não estão em boas condições são o aumento do consumo de combustível, dificuldade de ligar o veículo e excesso de fumaça;
  • Folga nas correias: o principal sintoma é um barulho agudo vindo do motor. A correia dentada deve ser trocada a cada 40 mil quilômetros rodados.

Como evitar manutenções corretivas nos veículos da frota?

A melhor maneira de evitar a necessidade de manutenções corretivas nos veículos da sua frota é apostando nos outros dois tipos de manutenção: a preventiva e a preditiva.

Quando a sua empresa cria rotinas de manutenção e inspeção dos veículos, as chances de algum deles precisar de uma manutenção com finalidade corretiva ficam muito menores.

Otimize suas operações com o TOTVS Roteirização e Entregas

Para que uma operação logística seja bem sucedida, é preciso contar com um bom planejamento de rotas como base para todas as etapas.

Esse planejamento vai ajudar a identificar os melhores meios de transporte para cada rota.

Neste contexto, a tecnologia entra como uma grande aliada. 

E, quando o assunto é transporte rodoviário, você pode contar com o TOTVS Roteirização e Entregas!

Trata-se de um sistema que ajuda o seu negócio a encontrar o trajeto mais vantajoso para cada entrega.

A ferramenta faz uma análise completa dos pontos de entrega, da distância entre os pontos e das restrições logísticas com base nos dados de cada pedido.

Dessa forma, você consegue otimizar os processos e reduzir os custos da operação em até 30%. 

Tudo isso com possibilidade de integração com ERPs para simplificar ainda mais a gestão logística do seu negócio.

Use a tecnologia do TOTVS Roteirização e Entregas para aumentar a eficiência das suas entregas!

Conclusão

Como vimos, a manutenção corretiva é aquela que acontece quando algum componente ou equipamento já apresentou falha e precisa de correção.

É muito importante que as empresas encontrem métodos para diminuir a necessidade desse tipo de manutenção, pois ela pode aumentar a ociosidade dentro da empresa, o que prejudica a operação e os lucros no fim do mês.

Portanto, implemente uma rotina de manutenções preventivas e preditivas, pois assim você será capaz de colocar a sua empresa em ordem e diminuir os gastos inesperados com manutenções que visem a corrigir problemas.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.