Montar itinerário com vários endereços: como fazer de forma eficiente?

Equipe TOTVS | 09 maio, 2022

Montar itinerário com vários endereços é uma tarefa que faz parte do dia a dia de todas as empresas que trabalham com logística e entregas regularmente.

Por esse motivo, é muito importante conhecer os métodos e ferramentas para tornar suas rotas mais eficientes e menos custosas aos cofres do negócio.

O uso de sistemas de roteirização, por exemplo, ajuda as empresas a organizarem os seus processos e até mesmo a diminuirem os custos com combustível e manutenção dos veículos.

Pensando nisso, hoje vamos te mostrar tudo que você precisa saber para montar itinerário com vários endereços da melhor maneira possível, economizando combustível, ajudando a manter a vida útil do veículo e agilizando as suas entregas. Boa leitura!

O que analisar para definir a rota ideal com vários endereços?

Sempre que a sua empresa precisa definir uma rota ideal com vários endereços de maneira manual ou com a ajuda de um sistema de roteirização, é importante que você levante uma série de informações e dados.

Eles vão te ajudar a fazer cálculos e previsões mais precisas, permitindo que você tome decisões em benefício da sua operação e dos gastos que terá com ela.

Por isso, sempre será necessário levantar informações como:

  • as coordenadas de cada uma das paradas;
  • a disponibilidade de postos de combustível no trajeto;
  • o número de pedágios no caminho;
  • o histórico de acidentes de trânsito, roubos e qualidade das estradas;
  • o número de veículos disponível na sua frota;
  • a autonomia dos veículos da sua frota;
  • as dimensões dos veículos da sua frota;
  • possíveis restrições de tráfego, tamanho e peso.

Todos esses pontos precisam ser coletados e considerados em todas as rotas, pois só assim será possível desenhar qual o melhor trajeto entre vários pontos.

Essas informações são fundamentais mesmo se você estiver fazendo o uso de um sistema de roteirização.

Alguns softwares são capazes de capturar várias dessas variáveis automaticamente e em tempo real, o que torna o trabalho muito mais veloz. Contudo, você precisa levar todos os dados em consideração para que os seus benefícios sejam realmente alcançados.

Ao considerar todos esses fatores, será possível aumentar a eficiência da sua rota, minimizando os riscos, gastos e o tempo de trajeto.

Além disso, você também será capaz de otimizar o trabalho dos seus colaboradores, em especial dos responsáveis pelo gerenciamento estratégico do transporte.

Como montar itinerário com vários endereços de forma eficiente?

Para montar itinerário com vários endereços que seja eficiente para a sua empresa, é preciso levar em consideração alguns fatores, como a escolha adequada de veículos e a priorização de entregas na mesma região.

Confira a seguir:

Defina qual é o veículo adequado

Em primeiro lugar, é preciso que você defina muito bem qual é a finalidade de cada uma das rotas que a sua frota vai traçar.

Trata-se de uma visita técnica, de entregas ou de vendas? Trata-se de uma prestação de serviços? A rota se dará nas ruas da cidade ou pela estrada?

Para cada uma dessas situações, existe um tipo de veículo mais adequado.

Por exemplo, no caso de uma prestação simples de serviço, utilizar uma van para deslocar os seus colaboradores pode não ser a melhor ideia, pois, como não há a necessidade de transportar muitos materiais, um carro simples seria uma escolha mais eficiente. 

Se você prestar atenção a esses detalhes, vai economizar combustível, melhorar a qualidade do trabalho da sua equipe e ainda vai evitar estresse com problemas para estacionar ou transporte de material.

Concentre as paradas em uma mesma região

Outro fator que você deve levar em consideração ao elaborar as rotas da sua frota são quais entregas ou atendimentos estão próximos uns dos outros.

Se você conseguir levantar essas informações, então pode concentrar todas as paradas do veículo em uma mesma área, o que vai diminuir o tempo entre as entregas e o gasto com combustível, já que o veículo vai percorrer uma distância menor.

Para fazer isso, primeiro divida a sua equipe em grupos e aloque os veículos por região.

Também é possível destinar a cada dia da semana uma área com paradas concentradas.

O que você deve ter em mente nesses casos é que o objetivo é diminuir os custos logísticos com combustível e melhorar o aproveitamento do tempo de trabalho da sua equipe.

Organize o roteiro em forma de gota

Por fim, para evitar sobreposições no roteiro da sua frota, a sequência de paradas em um trajeto deve sempre desenhar o formato de uma gota no mapa.

Ou seja, em outras palavras, os veículos sairão de um mesmo ponto e serão distribuídos pelos endereços abraçando ruas paralelas e cruzadas de maneira sequencial.

Ao fazer isso, você evita que veículos diferentes acabem passando pelos mesmos endereços, desperdiçando tempo e dinheiro.

Conheça algumas ferramentas para montar itinerário com vários endereços

Existem diversas opções de ferramentas disponíveis para quem precisa traçar rota ponto a ponto no dia a dia.

Por conta da demanda de mercado das empresas logísticas e também dos usuários comuns, que precisam se localizar melhor no trânsito, é possível em poucos minutos encontrar aplicativos e sites online que oferecem opção de geolocalização.

Conhecer as principais é importante para entender quais oferecem as funcionalidades mais interessantes de acordo com a realidade da sua empresa. Veja:

Google Maps

O Google Maps é um dos serviços mais conhecidos, por ser o aplicativo de pesquisas de mapas e imagens via satélite do Google.

Ele costuma ser bastante utilizado no dia a dia pelas pessoas que precisam de uma pesquisa rápida por endereços.

Na versão mobile ou desktop, é possível filtrar pelo trajeto de acordo com diferentes meios de locomoção, como trajeto de automóvel, transporte público, de bicicleta ou a pé.

Contudo, essa opção é muito limitada para empresas que operam com um setor logístico, por conta da falta de funcionalidades e integração com outros sistemas mais robustos.

Como colocar mais de 10 endereços no Google Maps?

Para fazer uma busca de itinerário com mais de 10 endereços no Google Maps, basta acessar o serviço e pesquisar por uma rota, digitando um endereço de ponto de partida e de destino.

Verifique se a opção “carro” está selecionada e depois clique em adicionar novas paradas.

Embora seja possível adicionar vários endereços de destino, o app solicita o preenchimento de cada endereço por vez, o que leva bastante tempo até concluir a pesquisa.

Essa é a forma mais simples de como fazer uma rota com vários endereços no Google Maps. Mas, como dito acima, não é a melhor opção para as empresas ou motoristas que dependem de um sistema de roteirização para tornar as entregas mais ágeis.

Waze

Da mesma forma que o Google Maps, também tem como fazer uma rota com vários endereços no Waze.

O uso dos dois aplicativos, inclusive, é bastante semelhante. Para adicionar vários destinos, basta clicar nessa opção durante a pesquisa de uma rota.

A diferença é que no Waze o motorista terá informações do trânsito, de acordo com as atualizações de outros veículos em tempo real, já que se trata de um app colaborativo.

Embora pareça ser útil no dia a dia, quando aplicado às necessidades de empresas com setor logístico mais robusto, o app apresenta diversas limitações, como a falta de funcionalidades e integração com outros sistemas.

Também oferece poucos recursos para cálculos mais complexos, tornando a gestão financeira da frota ainda mais difícil.

Programa para rotas de entregas

Os programas para rotas de entregas, também conhecidos como sistemas de roteirização, são soluções mais completas e desenvolvidas especialmente para atender às necessidades das empresas.

Quem conhece o funcionamento de um setor logístico sabe que gestão de frota é algo que vai muito além do cálculo da quilometragem.

São vários fatores que devem ser levados em conta na hora de montar itinerário com vários endereços para que as entregas sejam ainda mais ágeis e eficientes.

Com o uso de uma ferramenta feita para isso, os gestores conseguem otimizar ainda mais o tempo e o dinheiro.

Um exemplo de ferramenta que apresenta diversos benefícios é o TOTVS Roteirização e Entregas, que conta com geolocalização, solução de cadastro de endereços e veículos e análises completas das melhores rotas.

Montar itinerário com vários endereços: quais são os benefícios de um roteirizador?

Montar itinerário com vários endereços vai trazer diversas vantagens para a operação da sua empresa, seja ela de atendimento e assistência técnica ou uma empresa que precisa lidar com entregas constantemente.

Confira a seguir as principais vantagens e benefícios de contar com a ajuda de um roteirizador:

Melhor planejamento das rotas

O primeiro e mais evidente benefício de se utilizar um roteirizador é que ele vai te ajudar a fazer o planejamento das suas rotas de maneira bem mais fácil.

Como vimos em tópicos anteriores, ao traçar uma rota otimizada, é preciso levar vários fatores em consideração, como a autonomia do veículo e o quanto de combustível você terá de gastar para concluir todas as tarefas.

Ao fazer tudo isso de forma manual, você vai levar bastante tempo fazendo os cálculos e precisará levantar diversos indicadores por conta própria.

Com um roteirizador, vários desses dados são levantados automaticamente, em tempo real, e os cálculos também são feitos de maneira automática.

Ou seja, basta preencher o programa com alguns dados fundamentais, como a autonomia do veículo, por exemplo, e o software já vai te informar quantos litros de combustível serão precisos para concluir a tarefa.

Isso gera uma economia tremenda de tempo para a sua equipe de gestão e planejamento, que vai poder utilizar esse tempo extra para outras atividades do setor de logística.

Economia de tempo e de custos

Outro benefício da roteirização é que ela tem o potencial de aprimorar a gestão do tempo e evitar períodos de ociosidade ou sobrecarga de trabalho.

Ao elaborar rotas otimizadas, o gestor consegue garantir rapidez e qualidade para a realização das operações.

Ou seja, fica muito mais fácil prevenir problemas que possam afetar as entregas, como, por exemplo, trajetos longos e lentos, áreas de risco, trânsito e o acesso às rodovias e centros urbanos.

Sistemas de roteirização conseguem gerar o trajeto ideal com o objetivo de otimizar o trabalho dos profissionais, fazendo com que cheguem mais rápido no destino e tenham tempo para fazer serviços adicionais e agregar valor para a empresa.

Outro recurso disponível é a capacidade de programar o itinerário de acordo com janelas de tempo específicas, o que é muito útil para várias cidades brasileiras, que impõem limitações de horário nos quais os caminhões podem ser carregados e descarregados.

Já os custos podem ser reduzidos por meio de trajetos mais curtos e que gastem menos combustível, o que terá um impacto direto nos gastos do fim do mês.

Além disso, ao traçar rotas seguras e por estradas ou ruas em boas condições, você consegue aumentar a vida útil dos veículos, diminuindo a frequência de troca de peças e manutenção.

Satisfação dos clientes

A satisfação da sua base de clientes também pode ser afetada positivamente por meio do uso de um sistema de roteirização.

Como vimos, um dos principais benefícios desses sistemas é que eles conseguem tornar as suas entregas mais rápidas.

Isso tem um impacto direto na reputação da sua empresa, pois os clientes terão seus produtos entregues para eles mais rapidamente.

O mesmo vale para empresas de atendimento ou serviços de manutenção. Seus clientes não terão de ficar esperando muito tempo até serem atendidos, o que vai aumentar a sua satisfação com os serviços oferecidos pela sua empresa.

Otimize suas operações com o TOTVS Roteirização e Entregas

Para que uma operação logística seja bem sucedida, é preciso contar com um bom planejamento de rotas como base para todas as etapas.

Esse planejamento vai ajudar a identificar os melhores meios de transporte para cada rota.

Neste contexto, a tecnologia entra como uma grande aliada. 

E, quando o assunto é transporte rodoviário, você pode contar com o TOTVS Roteirização e Entregas!

Trata-se de um sistema que ajuda o seu negócio a encontrar o trajeto mais vantajoso para cada entrega.

A ferramenta faz uma análise completa dos pontos de entrega, da distância entre os pontos e das restrições logísticas com base nos dados de cada pedido.

Dessa forma, você consegue otimizar os processos e reduzir os custos da operação em até 30%. 

Tudo isso com possibilidade de integração com ERPs para simplificar ainda mais a gestão logística do seu negócio.

Use a tecnologia do TOTVS Roteirização e Entregas para aumentar a eficiência das suas entregas!

Nova call to action

Conclusão

Montar itinerário com vários endereços não é uma tarefa fácil, especialmente se você pretende fazer isso tudo manualmente.

Como vimos, é preciso levantar uma série de dados e informações e fazer cálculos sobre autonomia e gasto com combustível para traçar a melhor rota e, de fato, economizar.

Entretanto, esse desafio se torna muito mais fácil por meio de um sistema de roteirização.

Esses softwares são capazes de automatizar muitas dessas etapas e fornecer dados em tempo real para que você monte as rotas mais eficientes para suas entregas e atendimentos.

Por isso, não deixe de conhecer o TOTVS Roteirização e Entregas e revolucione a maneira como a sua empresa lida com o deslocamento! 

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.