Traçar rota ponto a ponto: as vantagens de um software de roteirização

Equipe TOTVS | 13 abril, 2022

Quando precisamos traçar rota ponto a ponto para chegar em um destino desconhecido em nossa vida pessoal, logo recorremos a aplicativos que temos em nossos celulares.

Escolhemos apps que costumam ser bastante eficientes para traçar rotas simples no dia a dia, ajudando a conferir uma linha de ônibus que passa por determinada rua ou até mesmo confirmar a quilometragem que será percorrida, seja a pé ou por um automóvel.

Mas, quando pensamos nas necessidades de um setor logístico de uma empresa que precisa fazer gestão de frotas, será que essa é uma boa opção?

Partindo dessa dúvida, elaboramos este conteúdo com as melhores dicas de como traçar rota de um ponto a outro da maneira mais eficiente possível.

Se você quer saber os prós e contras de cada ferramenta e as vantagens de um serviço de roteirização, siga com a leitura!

Qual a importância do planejamento de rotas para sua frota?

O planejamento de rotas é uma das principais atividades do processo logístico de uma empresa. 

Quando esse planejamento é bem utilizado, a empresa consegue melhorar sua eficiência nas entregas, otimizando a relação com clientes e fornecedores. Também tem a possibilidade de reduzir custos e despesas extras com combustíveis, pedágios e manutenção.

Em empresas de grande porte, calcular rota é um processo adotado há bastante tempo, mas as pequenas empresas, com frotas menores, também são muito beneficiadas.

Abaixo, podemos entender melhor a importância de calcular rota e do uso de sistemas de gestão. Confira!

Aprimoramento da gestão

Traçar rota ponto a ponto é uma das principais etapas da roteirização para conseguir um melhor aprimoramento na gestão de frotas.

Com o uso da tecnologia para fazer a roteirização, é possível obter um enorme avanço na produtividade do setor, já que softwares de gestão de rotas ajudam a avaliar os melhores caminhos para economizar tempo e combustível, além da análise da quantidade necessária de veículos para a operação, 

Conseguindo economizar tempo nas viagens, é possível fazer mais entregas dentro do mesmo período de expediente dos motoristas, sem comprometer a segurança da equipe ou realizar horas extras.

Outra característica relevante é que com o planejamento de rotas é possível utilizar de forma mais inteligente os recursos da empresa.

Um exemplo simples seria o uso total da capacidade de cada veículo para fazer mais entregas em uma única viagem, desviando das rotas com maior trânsito ou risco de acidentes.

Eficiência nos processos de entrega

O planejamento de rotas prevê quais são os melhores trajetos para desviar de caminhos perigosos para a segurança da carga e do motorista, assim como prioriza a opção mais ágil para as entregas.

E com entregas mais rápidas, é possível não só ter mais produtividade na empresa, mas também um relacionamento ainda melhor com os fornecedores ou clientes.

Redução de custos

A saúde financeira da empresa também ganha com o planejamento de rotas, pois a partir dessa estratégia do setor logístico, é possível economizar em combustível, manutenção de veículos e pedágios.

Quanto menor a quantidade de quilômetros rodados, menor será o consumo de diesel ou gasolina. Ou seja, além da produtividade e agilidade na entrega, a empresa estará economizando.

A empresa também terá uma redução de despesas ao eliminar a necessidade de horas extras da equipe de entrega, reduzindo o valor que refletiria no fechamento das folhas de pagamento.

Com essa redução de custos logísticos, o empreendedor pode investir o dinheiro que seria gasto nessas despesas em outros setores ou até mesmo ampliar a frota.

Como traçar rota ponto a ponto de forma eficiente? Confira algumas dicas!

Os sistemas de roteirização possuem diversas funcionalidades e características próprias para a criação de rotas.

Por isso, o passo a passo das empresas que utilizam essa tecnologia para traçar rota ponto a ponto pode variar bastante.

Mas, se você ainda precisa traçar rotas de forma mais “manual”, as dicas abaixo vão te ajudar a tornar essa etapa mais precisa.

Defina o veículo adequado para cada caso

Para acertar no planejamento de rota, também é importante considerar qual o veículo mais adequado para cada entrega ou tipo de serviço.

Nessa etapa, é importante fazer algumas perguntas sobre a rota, como: 

  • Será uma visita técnica ou entrega de produtos? 
  • A visita será para prestação de serviço no local? 
  • O caminho será por ruas em grandes centros ou por estradas sem asfalto? 
  • Será necessário o pagamento de estacionamento ou o veículo poderá permanecer na garagem do destino final (cliente ou fornecedor)?

Embora pareça um detalhe irrelevante, a escolha certa fará a sua empresa economizar combustível, além de melhorar a qualidade de trabalho dos motoristas.

Planeje os roteiros em forma de gota

Uma estratégia bastante comum no planejamento de rotas são os roteiros em formato de gota. 

Nesse esquema, evita-se sobreposições nos roteiros, já que os veículos partem de um mesmo ponto e são distribuídos em endereços que passam por ruas paralelas e cruzadas de forma sequencial.

Dessa forma, você evita problemas de diferentes veículos da frota passando pelo mesmo caminho.

Concentre as paradas em uma mesma região

As paradas agrupadas são interessantes, pois ajudam a minimizar os custos com combustível e é uma forma de melhorar o tempo de trabalho das equipes.

Por isso, na hora de planejar as rotas, leve em conta quais são os melhores pontos de atendimento e quais estão próximos uns dos outros, para concentrar essas paradas em uma mesma área.

Planeje os horários das entregas

O planejamento de rotas não deve levar em conta apenas o horário de funcionamento da própria empresa, mas também o horário em que os clientes e fornecedores podem atender.

Se você precisa fazer três entregas em uma mesma região, mas em um dos destinos o horário para receber encomenda é limitado ao período da manhã, a rota deve priorizar essa entrega em primeiro lugar, por exemplo.

Prepare-se para imprevistos

A roteirização ajuda a otimizar as operações do setor logístico, mas isso não significa que tudo sairá exatamente conforme planejado. Afinal, imprevistos podem ocorrer.

Por isso, esteja preparado também para passar por trajetos que podem ter obras, trânsito e acidentes.

Se você estiver traçando a rota de forma manual, será mais difícil recalcular uma nova rota ou prever essas situações antes da saída da garagem.

Mas, mesmo nesses casos, é possível avisar os demais motoristas sobre os pontos de desvios.

Como traçar rota ponto a ponto no Google Maps?

O Google Maps é um dos serviços de pesquisa e visualização de mapas gratuitos mais conhecidos online.

Por meio desse serviço, é possível pesquisar por mapas e rotas de um ponto a outro para ver o melhor caminho, quilometragem total e tempo de trajeto, seja em um deslocamento por transporte público, a pé, de bicicleta ou automóvel.

Para traçar rota ponto a ponto no Google Maps, as pessoas podem utilizar o site tanto pelo computador como também no aplicativo.

Usando o smartphone

Para traçar rotas usando o Google Maps, é necessário ter o aplicativo instalado no smartphone ou pesquisar o site a partir do aplicativo de um navegador que você utiliza no dia a dia.

Depois, basta inserir o endereço de partida e de destino  para ter o passo a passo da direção a ser seguida.

No aplicativo, é possível ter o trajeto guiado em texto e áudio, para facilitar durante a direção.

Em resumo, o passo a passo é o seguinte:

  • pesquise seu destino na barra superior do Google Maps;
  • toque na opção “rotas” e selecione o tipo de transporte utilizado;
  • toque na opção “etapas” para visualizar o objeto ponto a ponto;
  • para visualizar a rota durante a viagem, clique em “iniciar” e use o aplicativo para geolocalização.

Embora seja um recurso útil e gratuito, o aplicativo só permite adicionar uma parada a cada viagem. Para modificar o trajeto, é necessário refazer a pesquisa.

Usando o computador

Pelo computador, o passo a passo para traçar rota ponto a ponto é o mesmo que em um celular.

Basta pesquisar o endereço de destino e inserir o endereço do local de partida e clicar em “rotas” para conferir o trajeto.

Aqui, você terá a opção de enviar ou salvar essa rota para usar no smartphone, mas não terá a possibilidade de visualizar a rota com opções de paradas, o que acaba limitando o trabalho considerando a demanda de um setor logístico.

Como traçar rota ponto a ponto no Waze?

O Waze é um aplicativo que funciona por meio da navegação por GPS, permitindo que os usuários calculem rotas.

Assim como o Google Maps, o Waze também permite incluir uma parada durante uma rota, o que pode ser útil para trajetos curtos que só terão duas paradas antes do retorno para a garagem.

Para traçar rota ponto a ponto nesse app, basta seguir esses passos:

  • abra o aplicativo e pesquise pelo destino final;
  • se desejar adicionar uma parada, clique nessa opção antes de confirmar a viagem;
  • no campo de busca, encontre o local de parada;
  • depois, clique em “ir”;
  • o aplicativo marcará separadamente os dois destinos, indicando mudança de trajeto;
  • em sequência, basta iniciar a navegação para que o aplicativo mostre as demarcações de paradas e faça os direcionamentos durante a rota.

O aplicativo é simples e fácil de utilizar, mas possui algumas desvantagens que podem torná-lo limitante para empresas de logística.

O primeiro ponto é que o app não é totalmente offline, é necessário ter uma conexão para traçar ou alterar rotas, o que deixa os motoristas dependentes de uma boa conexão com a internet ou dados móveis.

Os direcionamentos por voz também ocorrem, diversas vezes, muito próximo de virar em uma rua, o que pode atrapalhar a direção ou torná-la mais perigosa.

Fora esses pontos, vale lembrar que o aplicativo deverá ser utilizado ou no smartphone do motorista ou em um aparelho da empresa. Por ser um recurso que consome bastante bateria, o celular deve estar sempre com carga, para que não falte durante o trajeto e o motorista fique sem instruções.

O que é e como funciona um roteirizador?

Roteirizadores são ferramentas utilizadas para traçar rotas ponto a ponto para otimizar o sistema de gerenciamento de frotas, tornando as entregas mais ágeis e econômicas.

Na prática, um sistema de roteirização oferece muito mais recursos do que simplesmente ligar um destino a outro.

Os softwares disponíveis oferecem outras funcionalidades como previsão de tráfego no caminho, monitoramento, veículos disponíveis, limite de carga, período de pausa dos motoristas e outros dados que podem ser usados para análise da eficiência do setor.

Além de ajudar a reduzir as despesas, um sistema de roteirização também ajuda a reforçar a segurança e fiscalização da manutenção de veículos.

Traçar rota ponto a ponto: os benefícios de um software de roteirização para suas operações

Contar com um software de roteirização na gestão de frotas representa mais planejamento, economia e segurança para as equipes de entregas.

Pensando no grande volume de clientes e fornecedores que precisam ser visitados ao longo do dia, negligenciar a organização e planejamento de rotas é um verdadeiro tiro no próprio pé.

Além de evitar atrasos, com a roteirização é possível economizar em pagamento de horas extras, combustível, pedágios e manutenção de veículos.

Também é possível ter um acompanhamento de quais veículos estão na estrada ou quais estão disponíveis na garagem.

Com um sistema de roteirização, como o TOTVS Planejamento de Rotas, é possível reduzir até 30% dos custos de entrega, além de ter integração com outros sistemas ERP de mercado.  

TOTVS Planejamento de Rotas

O sistema de roteirização TOTVS Planejamento de Rotas é uma maneira de os empresários terem ainda mais agilidade nas entregas, com o benefício de redução de custos em combustível, menor necessidade de horas extras, entre outras vantagens.

Esse investimento em tecnologia como aliada no cálculo de rotas é a maneira mais eficiente de otimizar a gestão de operações logísticas.

Com o TOTVS Planejamento de Rotas, você pode ter os seguintes recursos em suas mãos:

  • geolocalização: identifica endereços e marca pontos no mapa, criando uma base de locais mais frequentes de entrega e retirada, otimizando o planejamento da sua empresa;
  • dashboard com pedidos e roteirização: visão ampla da gestão logística, com um dashboard que permite selecionar os pedidos de maneira muito mais fácil, e roteirização inteligente, de modo que a ferramenta  analise e apresente automaticamente o melhor resultado da combinação entre todas as características da operação (veículos disponíveis, distância entre os pontos, capacidade de carga dos veículos, janelas de coleta e entrega e demais restrições);
  • visualização de viagens: acompanhamento mais claro sobre as rotas planejadas, em um mapa digital com as ordens de paradas e trajetos sugeridos.

Saiba mais sobre como o sistema TOTVS de planejamento de rotas pode ajudá-lo. Experimente grátis por 30 dias o TOTVS Planejamento de Rotas!

Nova call to action

Conclusão

Existem diversas ferramentas que oferecem a opção de traçar rota ponto a ponto, mas nem todas as soluções são completas e atendem às necessidades de um setor logístico mais robusto.

Se você está à frente de uma empresa ou departamento de logística e deseja ter mais economia e agilidade nas operações, o investimento em um software de roteirização será a opção mais vantajosa e estratégica!

Como apresentamos acima, a TOTVS conta com um sistema desenvolvido especialmente para atender as demandas das empresas que precisam do melhor planejamento de rotas. 

Você pode conhecer todas as vantagens, de forma gratuita, em nosso trial de 30 dias. Aproveite essa oportunidade.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.