Produtividade operacional: o que é e como aumentar

Equipe TOTVS | 22 fevereiro, 2024

A produtividade operacional é um conceito que se aplica a qualquer tipo de negócio que produz bens ou serviços. 

Um supermercado altamente produtivo, por exemplo, consegue reduzir os custos, aumentar as receitas, melhorar a lucratividade e aumentar a satisfação dos clientes. 

Por isso, é fundamental buscar formas de otimizar esse indicador e garantir o sucesso do negócio.

Neste artigo, vamos tratar das principais questões sobre o tema. O que é a produtividade operacional? Como se calcula a produtividade? Qual a sua importância para um supermercado? 

Além disso, deixamos algumas dicas para aumentar a eficiência operacional. Confira!

O que é a produtividade operacional?

A produtividade operacional é um indicador que mede a eficiência de um negócio, ou seja, a capacidade de gerar mais valor com menos recursos. Ela pode ser definida como a razão entre o resultado obtido e o insumo empregado.

No caso de um supermercado, o resultado obtido é a quantidade de produtos vendidos ou o faturamento gerado. Já os insumos empregados são os recursos que o supermercado utiliza para realizar as suas atividades, como:

  • Mão de obra: o número de funcionários e as horas trabalhadas por eles;
  • Equipamentos: as máquinas, os utensílios e os veículos usados pelo supermercado;
  • Espaço: a área física ocupada pelo supermercado, incluindo o estacionamento, o depósito e as gôndolas;
  • Tempo: o período necessário para executar as tarefas, desde a compra dos produtos até a entrega ao cliente.

Também chamada de eficiência ou performance operacional, este KPI tem importante função para os supermercados.

Qual a importância desse indicador para um supermercado?

A produtividade nas operações é um KPI operacional essencial para avaliar a eficiência e a rentabilidade de um supermercado. Ela permite identificar os pontos fortes e fracos do negócio, bem como as oportunidades de melhoria e as ameaças do mercado.

Já pensou nos benefícios que seu empreendimento pode ter na busca pela produtividade máxima? Veja alguns a seguir:

  • Reduzir os custos operacionais e otimizar o uso dos recursos disponíveis;
  • Melhorar a margem de lucro e ampliar a diferença entre as receitas e os custos;
  • Aumentar as receitas ao vender mais produtos em menos tempo e com maior qualidade;
  • Aumentar a satisfação dos clientes com a entrega de produtos frescos, variados e com bom atendimento;
  • Ganhar vantagem competitiva ao oferecer preços mais baixos ou serviços mais diferenciados aos clientes.

Percebe a importância de investir em boas práticas de eficiência operacional? A fórmula para calcular essa produtividade é um bom ponto de partida para entender quais são as ações necessárias para este fim.

Vamos ver como se calcula a produtividade?

Como calcular a produtividade operacional?

Para calcular a performance operacional, é preciso definir quais são os resultados e os insumos que serão considerados na análise. Isso depende dos objetivos e das características de cada negócio.

De toda forma, quando se pensa eficiência operacional, a fórmula básica é:

Quantidade de produtos ou serviços produzidos (resultado obtido ou receita total) ÷ quantidade de recursos empregados (custo total)

Para exemplificar, imagine que você quer medir esse KPI operacional por mão de obra. O passo a passo do cálculo será:

  1. Escolha a quantidade de produtos vendidos ou o faturamento gerado como resultado;
  2. Defina se o insumo será o número de funcionários ou as horas trabalhadas por eles;
  3. Após definir os parâmetros, colete os dados referentes ao período que se deseja analisar (um mês, por exemplo).
  4. Divida o resultado pelo insumo.

Entendeu o que é a produtividade operacional? Seu cálculo ajuda a analisar a eficiência do supermercado. 

E como podemos alcançar a produtividade máxima?

Como aumentar a produtividade operacional?

Existem diversas estratégias e ferramentas que podem ajudar a aumentar a performance operacional de um supermercado, desde que sejam aplicadas com planejamento, organização e controle.

A seguir, vamos apresentar nove dicas para aumentar a eficiência das operações do seu supermercado. Confira!

1. Faça o mapeamento do local de trabalho

O primeiro passo para aumentar a eficiência operacional é conhecer bem o local de trabalho, ou seja, o espaço físico do supermercado. 

Faça um levantamento de áreas, equipamentos e fluxos existentes, identificando suas características, funções e interações.

Com isso, você consegue visualizar como as atividades são realizadas no supermercado, os recursos necessários, os gargalos e os desperdícios que ocorrem. 

A partir desse mapeamento, é possível propor melhorias quanto a disposição das áreas, alocação dos equipamentos e organização dos fluxos.

2. Reestruture processos

Na sequência, é preciso reestruturar os processos que envolvem as operações do supermercado, como compra, estoque, venda ou entrega de produtos.

A revisão de etapas, tarefas e responsabilidades de cada processo é importante para eliminar atividades desnecessárias, simplificar as complexas e padronizar as recorrentes.

Com a reestruturação, reduz-se o tempo e os custos envolvidos nas operações do supermercado. 

Em decorrência disso, aumenta-se a qualidade e a eficiência dos serviços prestados. 

3. Invista na motivação dos colaboradores

Uma pesquisa da Gallup apontou que os funcionários mais engajados têm 27% mais chances de relatar um desempenho “excelente”.

Por isso, ter colaboradores motivados no supermercado é fundamental para alcançar a produtividade máxima. 

Você reconhece o valor do trabalho de cada um? Oferece um ambiente seguro e saudável, proporciona incentivos adequados e estimula o desenvolvimento profissional e pessoal?

Se sim, ótimo. É um passo relevante para que os responsáveis por executar as tarefas e atender os clientes trabalhem com mais empenho, qualidade e criatividade.

4. Ofereça treinamentos e capacitações

Os treinamentos e as capacitações aos colaboradores do seu negócio são práticas que devem fazer parte da rotina do supermercado. 

O gestor que se preocupa em alcançar um bom KPI operacional sabe que seus profissionais devem estar em constante aprendizado e atualização quanto às habilidades técnicas e comportamentais.

Com essas atividades, é possível melhorar o desempenho e a qualificação dos colaboradores, aumentando a sua competência e a sua confiança para realizar as tarefas.

Elas podem abordar os próprios produtos vendidos, o atendimento ao cliente, o uso de equipamentos, gestão de tempo, qualidade e custos, e muito mais.

5. Automatize tarefas repetitivas

A quinta dica para aumentar a performance operacional é automatizar as tarefas repetitivas que envolvem as operações do empreendimento. 

Emissão de notas fiscais, controle de estoque, precificação de produtos e pesquisa de satisfação são exemplos de atividades que podem ser automatizadas.

Ao substituir o trabalho manual pelo trabalho de máquinas ou sistemas, o gestor reduz o esforço humano e o risco de erros, e aumenta a velocidade e a precisão das operações.

Os colaboradores podem, então, se dedicar a atividades mais estratégicas ou criativas. 

6. Negocie com fornecedores

Qual a qualidade dos fornecedores que abastecem seu supermercado? Eles apresentam boas condições de compra dos produtos, como preços mais baixos, prazos mais longos, descontos maiores ou brindes extras?

A negociação com os fornecedores permite reduzir os custos de aquisição dos produtos e aumentar a margem de lucro do seu negócio. 

Além disso, permite garantir a qualidade e a variedade dos produtos oferecidos aos clientes, o que aumenta a sua satisfação.

Portanto, invista nessa negociação e estabeleça uma boa relação com eles, baseada na confiança, na transparência e na parceria. 

7. Combata a ociosidade dos funcionários

Quer saber como aumentar a produtividade operacional? Evite que seus funcionários fiquem sem fazer nada por muito tempo ou que façam algo que não agrega valor ao negócio.

A ociosidade pode ser causada por diversos fatores, como falta de planejamento, excesso de pessoal, baixa demanda ou problemas técnicos. 

Ela representa um desperdício de recursos e uma perda de oportunidades, o que prejudica a performance operacional do supermercado.

Para combatê-la, faça o dimensionamento adequado da equipe, distribua as tarefas de acordo com a capacidade e a disponibilidade de cada um, e estabeleça metas e indicadores de desempenho.

8. Acompanhe os resultados

Falando em metas, indicadores e KPI operacional, é essencial acompanhar os resultados das operações do supermercado para que ele se torne mais produtivo. 

Isso significa medir e analisar os dados referentes ao desempenho do negócio, como vendas, custos, lucros, estoques, clientes, funcionários, etc.

Com o acompanhamento dos resultados, o gestor consegue verificar 

  • se as estratégias adotadas estão sendo eficazes;
  • se as metas estabelecidas estão sendo cumpridas;
  • se há necessidade de fazer ajustes ou correções para melhorias;
  • tendências e oportunidades do mercado, o que permite antecipar-se às mudanças e às demandas dos clientes.

9. Conte com a tecnologia

Por fim, se você deseja alcançar a produtividade máxima em seu supermercado, é preciso utilizar soluções digitais. A tecnologia facilita, agiliza e melhora as operações do negócio.

Sistemas para supermercados, aplicativos e plataformas podem ajudar em diversas áreas do negócio, da gestão às vendas.

Quer saber como? Conheça as tecnologias TOTVS para supermercados!

Tecnologias TOTVS para supermercados

A TOTVS é a maior empresa de tecnologia do Brasil e oferece soluções completas e integradas para supermercados de todos os portes e perfis. Com as soluções da TOTVS, você pode:

  • Montar cenários ideais de precificação;
  • Reduzir os custos e otimizar os recursos;
  • Acompanhar os resultados e tomar decisões mais assertivas;
  • Contar com apps exclusivos para garantir a mobilidade da equipe;
  • Controlar e gerenciar todas as áreas do seu negócio, do backoffice ao PDV e WMS.

Quer tornar a operação do seu supermercado mais estratégica, eficiente e lucrativa? Conheça as tecnologias TOTVS para supermercados!

Conclusão

A produtividade operacional é um indicador fundamental para medir o desempenho de um supermercado. Ela representa a relação entre a quantidade de produtos ou serviços produzidos e os recursos utilizados para isso.

Quanto maior for a eficiência, mais valor o negócio consegue gerar com menos custos. Isso se traduz em maior lucratividade, competitividade e satisfação dos clientes.

Para aumentar esse KPI operacional, existem diversas estratégias, como os treinamentos, a estruturação de processos e a adoção de tecnologia.

Que tal conferir como o aplicativo de supermercado pode contribuir para sua produtividade?

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.