Sistema para Supermercados: Como escolher a melhor solução?

Equipe TOTVS | 16 abril, 2021

São vários os motivos que impulsionam e motivam a adoção cada vez maior do sistema para supermercados.

E no seu estabelecimento, a tecnologia já faz a diferença?

O setor supermercadista vem se modificando cada vez mais devido ao surgimento de novas tecnologias e o aumento do nível de exigência dos consumidores.

Por isso, para ganhar destaque e atrair mais clientes, é preciso investir em um sistema para supermercado que otimize as rotinas e proporcione vantagem competitiva.

Ao considerar esses objetivos, muitos empreendedores se confundem e ficam na dúvida entre qual deveria ser a sua escolha, um ERP, WMS ou mesmo um sistema PDV?

Bom, provavelmente a resposta não é um ou outro, mas sim todos eles!

É exatamente a proposta por trás dos principais e mais robustos sistemas para supermercados que existem hoje.

E é esse potencial que atrai empreendedores de supermercados, varejos ou atacados, de todos os portes.

Neste artigo, explicamos como um software proporciona a otimização de processos.

Além disso, mostramos quais benefícios essa inovação pode oferecer para empresas do ramo de supermercados. 

Confira mais sobre o assunto a seguir!

O que é um sistema para supermercado?

O sistema para supermercados é um software de gestão que digitaliza a operação de um varejo ou atacado. A tecnologia permite administrar a frente de caixa e o estoque, gerenciar toda operação, além de automatizar tarefas do backoffice.

Trata-se de um sistema essencial, uma obrigação para todos os varejos e atacados, dos minis aos hipermercados.

Um dos grandes diferenciais do sistema para supermercados é que pode ajudar sua empresa a economizar tempo e dinheiro ao simplificar tarefas repetitivas, manter registros de negócios e reduzir os erros humanos.

Melhor ainda, pode auxiliar na expansão do seu negócio, através da coleta e processamento de dados qualificados, por conta das integrações com vários setores.

O sistema para supermercado pode se tornar o ponto central do seu varejo ou atacado.

Um hub, onde a área comercial, a operação de loja e o backoffice se conectam.

Quais são os principais desafios na gestão de um supermercado

Você sabe, comandar um supermercado não é tarefa simples. É um dos modelos de negócio mais voláteis que há, extremamente influenciado pelo clima econômico do país e pelos comportamentos dos consumidores.

Para um gestor ou empreendedor da área, conhecer os desafios que rondam a gestão de um supermercado é essencial para entender quais caminhos tomar.

E, além disso, serve como base para entender onde um sistema para supermercados pode ser aplicado.

Agora, nos diga: você já parou para pensar nos desafios que o dia a dia impõe na rotina de negócios do seu supermercado? Elencamos os principais abaixo, confira:

  • Antecipar-se às mudanças de comportamento dos consumidores;
  • Entender o giro de produtos para alinhar o setor de compras e estoque;
  • Integração de canais de atendimento e vendas para consolidar o omnichannel;
  • Possuir uma contabilidade dinâmica e capaz de lidar com a grande quantidade de movimentações diárias;
  • Administrar, orientar e treinar a equipe, de modo que o atendimento seja ágil, prestativo e alinhado com as diretrizes da empresa;

Como um empreendedor da área pode superar essas questões e destacar o seu supermercado?

De forma analógica e desconexa é quase impossível, ainda mais em um cenário tão competitivo como o atual.

Por isso, é tão importante investir em um sistema para supermercados.

Nova call to action

A importância de investir em um sistema para supermercado

É importante investir em um sistema para supermercado pois ele oferece muito mais funcionalidades do que simplesmente administrar suas vendas.

Na verdade, a tecnologia pode complementar outras funções e complementar seu potencial de tomada de decisões.

E veja bem, no varejo ou atacado de hoje, apesar do preço ainda pesar na decisão das pessoas ao escolherem o supermercado que fazem suas compras, não se trata apenas disso.

Há outros fatores, como organização e comodidade, que também são importantes para os consumidores.

Estabelecimentos que não oferecem entregas, por exemplo, podem ficar em desvantagem em relação aos que têm essa facilidade.

Cada vez mais, é possível notar que os consumidores buscam, além das ofertas, um bom atendimento ao cliente, que facilite as compras e torne a experiência mais eficiente.

Por esse motivo, é importante estar atento a tecnologias que oferecem esse diferencial, como é o caso do sistema para supermercado.

Na prática, você sabe como o sistema para supermercados pode ser importante para o seu negócio? A gente te explica:

Melhorar a experiência do cliente  

Quanto melhor a experiência do cliente no varejo, mais apto está o negócio de fidelizar os consumidores e se destacar da concorrência.

O uso do sistema para supermercados potencializa esse aspecto da empresa.

Um software de gestão permite que você defina indicadores de desempenho, possibilitando a análise de cada frente do negócio em tempo real.

Além disso, o sistema para supermercados permite a geração de relatórios aprofundados sobre os resultados da empresa, como as métricas de vendas.

Assim, fica mais fácil identificar os pontos fortes e fracos da operação em certos períodos de tempo, o que também auxilia em uma melhor previsibilidade de demanda, bem como permite identificar mais claramente as tendências de consumo.

Desse modo, você pode aplicar mudanças instantâneas à operação, de forma a impactar o negócio como um todo, bem como seu atendimento, oferecendo experiências mais personalizadas ao consumidor.

Crescimento do negócio 

Com tamanho acesso aos dados do supermercado, toda parte de gestão estratégica fica mais simples.

Afinal, o insumo para desenvolver seus insights e transformá-los em decisões de negócios estará em suas mãos — tudo em questão de poucos cliques.

Desse modo, é possível que o seu supermercado se mantenha na “crista da onda” das transformações, sempre à frente da concorrência e à par do comportamento do consumidor.

Aumento do fluxo de vendas

Outra questão importante é que, com maior controle da parte operacional do negócio, você capacita seu atendimento para melhorar o fluxo de vendas.

E isso tem relação com várias questões:

  • a capacidade de automatizar tarefas;
  • o empoderamento dos funcionários da linha de frente;
  • o entendimento sobre as preferências do seu consumidor.

Automação de processos 

O sistema para supermercados pode ser a porta de entrada da sua empresa no mundo da automatização de processos — um elemento essencial para o sucesso operacional hoje.

Além de se encarregar de tarefas repetitivas e de pouco valor — como o envio de notas e cupons fiscais à contabilidade — o sistema para supermercados permite uma melhor gestão de estoque.

Não apenas isso, mas empodera seu supermercado de forma que tenha os produtos certos na prateleira certa e na hora certa.

Isso implica em um melhor nível de atendimento e de adequação em relação ao planograma.

Outro fator é que a automatização é um recurso valioso para reduzir a carga operacional do ombro dos funcionários.

Com isso, você cria padrões dentro do sistema para executar as tarefas, mantendo a qualidade dos processos e criando uma cultura movida pela eficiência.

Como funciona um sistema para supermercados?

O sistema para supermercados funciona como uma plataforma tecnológica que ajuda sua empresa a superar os desafios de um setor tão competitivo como o varejo e o atacado.

Por “sistema”, entende-se uma ferramenta ampla, um ecossistema de soluções capaz de compor (e às vezes substituir) os processos operacionais e administrativos.

Na prática, há dificuldades que podem ser relacionadas à implementação.

Porém, o auxílio de uma fornecedora especializada serve para reduzir esses atritos e capacitar uma transição mais suave.

Uma vez implantado, o sistema para supermercados pode ser utilizado em várias frente do negócio, do seu backoffice até o ponto de venda.

Ou seja, ele permite uma comunicação mais transparente entre esses setores, de modo que nenhuma informação se perca no meio do caminho.

Além disso, um sistema para supermercados completo também possui recursos de um verdadeiro WMS, evitando problemas na gestão de estoques, como sua ruptura.

Trata-se de um sistema que representa um passo além para qualquer supermercado, do mini ao hiper, tanto no varejo como no atacado.

Quais são as principais soluções de um sistema para supermercados?

Diante da demanda dos clientes por inovações, é possível entender a importância de implementar uma tecnologia como o sistema de supermercado.

Veja a seguir algumas das principais funcionalidades que esse software possui:

Gestão de estoque

O controle de estoque é, de fato, uma das principais preocupações das empresas supermercadistas.

Isso porque é necessário estar sempre atento aos produtos que precisam ser repostos e à data de validade dos alimentos e monitorar os itens que são mais vendidos.

Com um software para supermercado isso é possível, já que toda a mercadoria é registrada no sistema e monitorada de perto.

Quando algum item está próximo de chegar à sua quantidade mínima de estoque, o sistema emite uma notificação para que ele seja reposto.

Dessa forma, evita-se que faltem produtos nas gôndolas.

Controle financeiro

Outro diferencial que o sistema pode oferecer é o controle da sua gestão financeira  por meio de um gerenciamento das contas a pagar e a receber de forma automática.

Com ele não é preciso preencher dados manualmente, o que evita o desperdício de tempo e a ocorrência de erros.

Essa tecnologia oferece ainda a conciliação automática de cartões, possibilitando a importação direta dos dados das administradoras para o software de gestão.

Com isso, é possível verificar os títulos de contas a receber.

Essa funcionalidade permite que a empresa tenha mais controle, para, assim, manter sua saúde financeira.

Gestão da cadeia de suprimentos

Empresas do setor supermercadista também necessitam manter uma visão estratégica de suas unidades envolvidas na cadeia de suprimentos.

Por esse motivo, o sistema para supermercado auxilia na gestão logística da supply chain, gerindo o mix de produtos e a reposição de estoque e considerando as características de cada região atendida.

Dessa forma, é possível facilitar o processo de negociação e compra, estruturando essas operações em uma única visão.

Ademais, essa tecnologia permite que haja mais agilidade na tomada de decisão de compra, já que evidencia os critérios de sazonalidade, localidade, especificidades dos produtos, entre outros fatores. 

Acompanhamento e controle das vendas

Outra questão importante para o setor é ter mais flexibilidade nas vendas.

Para isso, o sistema faz o controle por meio de retirada de compras na loja, entregas em domicílio ou de encomendas.

Essa tecnologia é ideal para vendas com maior valor agregado, além de auxiliar nas operações de e-commerce ou por telefone.

Assim, com um sistema para supermercado, você pode gerir seus diversos canais de vendas com mais eficiência.

Além disso, esse software ainda possibilita o controle de comissões do time de vendedores, facilitando tal pagamento.

Com ele você também consegue gerenciar suas campanhas promocionais de forma mais eficiente.

Quais são as vantagens de investir em um software para supermercados?

Se você está considerando investir em um sistema para supermercados, possivelmente está se perguntando “quais as vantagens na prática de aderir a essa tecnologia?”.

É uma dúvida pertinente a se ter nesse momento.

Afinal, o que queremos dizer quando elencamos a automatização como um dos pilares do software?

Ou quando falamos que a integração de setores e a capacitação do omnichannel é possível ao implementar um sistema para supermercados?

É o que vamos explicar a seguir, destrinchando as vantagens da tecnologia no varejo. Confira!

Rotinas mais ágeis

Com um sistema auxiliando a espinha dorsal do seu negócio a se movimentar, é mais fácil organizar e otimizar a rotina de praticamente todos os setores do supermercado.

Em muito, isso tem a ver com a automação de processos, que reduz o peso operacional das tarefas repetitivas.

Aumento da produtividade

Ao possuir acesso aos dados do seu negócio, você pode readequar o planejamento estratégico da empresa de acordo com a leitura dos relatórios qualificados. 

É um poder de ação enorme, permitindo que você potencialize a produtividade da equipe de acordo com seu nível de entrega.

Assim, torna a operação da sua empresa mais produtiva e centrada nos resultados, metas e objetivos.

Redução de erros

Ao automatizar uma porção de tarefas, bem como deixar de lado planilhas e documentos desconexos no sistema da empresa, você centraliza as informações.

Desse modo, é possível reduzir de forma drástica a taxa de erros humanos, bem como cálculos e demais decisões — evitando rupturas de estoque por desatenção do profissional responsável, por exemplo.

E isso, é claro, no final se reflete em uma economia de recursos muito mais efetiva.

Segurança das informações 

Agora, qual a garantia que os dados que você insere em planilhas ou documentos pessoais estarão seguros?

Com um sistema para supermercados, essa preocupação não existe.

A plataforma pode ser hospedada na nuvem, o que agrega uma camada extra de proteção aos dados.

Desse modo, é impossível perdê-los, já que fazem parte de uma rotina de backups periódicos.

Outra coisa é o acesso, que você pode definir de acordo com a hierarquia dos profissionais, se assegurando que apenas as pessoas autorizadas acessem os documentos.

Um ponto que vale a pena ressaltar aqui é que há opções de sistemas que garantem o compliance tributário do seu negócio.

Ou seja, eles permitem maior aderência às obrigações e regulamentações do setor, como eSocial e Bloco K.

Agiliza o atendimento 

Um sistema para supermercados de verdade integra toda retaguarda da empresa com o PDV, de forma a tornar a jornada do consumidor a mais agradável possível.

Ou seja, o objetivo é a agilidade, de forma que não existam obstáculos entre o cliente e sua vontade e necessidade de comprar.

Desse modo, o sistema vai facilitar na hora de realizar e processar pagamentos. 

Além disso, vai fornecer toda uma plataforma para que você centralize dados de cada indivíduo, possibilitando um melhor e mais personalizado relacionamento com o cliente.

Simplificação dos processos

Chega de dar incontáveis voltas para alcançar resultados medianos. É hora de encurtar caminhos, tornar a operação enxuta e assertiva. 

Com o sistema para supermercados, você simplifica processos e torna a gestão de cada parte do seu negócio mais fácil, transparente e escalável.

Sistema para supermercado: como escolher a melhor solução para o seu negócio

Chegou a hora de avaliar opções e escolher o sistema mais adequado para o seu supermercado.

Do mini ao hiper, passando pelo varejo ao atacado, o que considerar antes de tomar a decisão?

Para ajudar na escolha, separamos alguns pontos especiais que você deve se atentar. Confira:

Entenda as necessidades do seu negócio

É o primeiro passo para entender qual a melhor solução para sua empresa.

Afinal, quais os pontos fortes e fracos da sua operação? Onde a tecnologia se encaixa de modo a contribuir com os processos, automatizando as tarefas?

Você pode ter uma gestão de estoque bem boa, mas ainda analógica demais.

Se você identifica o crescimento do negócio como uma necessidade, o investimento em tecnologia é a melhor alternativa.

Que tal fazê-lo com um sistema robusto para toda organização?

Pesquise fornecedores

Aprofunde-se no mercado, buscando opções que ofereçam o melhor sistema para sua empresa. Existem várias desenvolvedoras por aí, mas o ideal é escolher as mais confiáveis.

Nesse ponto, a relevância da marca fala bem alto.

Quantos supermercados ela atende com sucesso? Há cases que você possa consultar? Essas são algumas perguntas que vale responder nesse momento.

Avalie as funcionalidades 

De nada basta ter uma solução específica para o PDV, enquanto seu estoque ainda é gerenciado à base de planilhas.

E igualmente: nada adianta investir em tecnologia para o PDV se o seu backoffice sofre para gerenciar as finanças.

Procure por soluções realmente amplas, que possam ser customizadas e moduladas, com funcionalidades suficientes para amparar seu negócio em qualquer cenário.

Veja o custo-benefício

Uma etapa que não pode faltar nesse processo é a análise do custo-benefício da ferramenta escolhida.

Há muitas opções no mercado que podem atrair pelo preço, mas cuja qualidade deixa a desejar, bem como o suporte técnico oferecido.

É uma lógica semelhante ao que se vê no próprio PDV.

Por isso, dê preferência aos sistemas realmente completos, que possam de fato potencializar a sua operação e cujos custos se reflitam em ROI real em médio e longo prazo!

Saiba se o suporte é eficiente 

Por fim, sempre procure saber o nível de suporte técnico oferecido pela desenvolvedora.

Há empresas que oferecem uma solução, mas não se preocupam em estar presentes no dia a dia da sua operação.

E todos sabem: dúvidas são comuns no processo de adaptação a um novo sistema.

Por isso, busque sempre escolher por uma empresa que se mantenha próxima da sua, com canais de contato facilitados e nível de suporte compatível com sua demanda.

TOTVS Varejo Supermercados 

Com a constante transformação digital do mercado, é preciso contar com uma tecnologia que dê o suporte adequado para seu negócio.

Por esse motivo, a TOTVS desenvolve tecnologias que auxiliam o setor supermercadista em suas necessidades administrativas e operacionais.

Um exemplo disso é o TOTVS Varejo Supermercados

O sistema permite total controle sobre o seu negócio, desde a retaguarda até a experiência de compra do consumidor no check-out.

Tudo para que você ofereça o melhor atendimento possível e conquiste ainda mais clientes!

Com esse sistema para supermercados, você controla toda operação, faz análises gerenciais completas, administra todas as tarefas comerciais, automatiza várias rotinas manuais e melhora os resultados.

E então, curioso para saber mais sobre o TOTVS Varejo Supermercados? Confira!

Nova call to action

Conclusão 

Nesse conteúdo, mergulhamos em um tema altamente relevante para o varejo e o atacado, que é o sistema para supermercados.

Você pôde entender mais sobre o que é esse software, sua importância, as soluções que ele traz ao seu negócio e porque é necessário investir em um.

Ultimamente, falamos de criar uma ponte definitiva do seu negócio com a transformação digital, otimizando de forma geral a operação do seu supermercado.

Por fim, citamos uma ferramenta que pode ser a solução que seu supermercado, seja mini ou hiper, do varejo ou atacado, busca há tanto tempo: o TOTVS Varejo Supermercados.

Agora, que tal proporcionar essa evolução ao seu negócio e se destacar da concorrência? Esperamos que esse conteúdo ajude você a tomar a melhor decisão!E, se você se interessa por assuntos que envolvem tecnologias e inovações para o setor supermercadista, confira nosso outro artigo sobre self checkout e entenda como esse sistema funciona e quais suas vantagens.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.