Autoatendimento para Restaurantes: como funciona e soluções

Equipe TOTVS | 20 outubro, 2021

Com o impacto da Covid-19 e os efeitos da pandemia, a forma com que os consumidores enxergam o autoatendimento para restaurantes mudou. Agora, tecnologias que permitem o self-service e o self-checkout são cada vez mais apreciadas e necessárias.

No seu estabelecimento, o autoatendimento para restaurantes já é uma realidade?

Veja bem, em 2018, de acordo com uma pesquisa do MSN, 78% dos clientes disseram que estariam menos inclinados a ir a um restaurante com tecnologias de autoatendimento.

Anos depois, com a pandemia, o cenário mudou tanto que, para muitos consumidores, “comer fora de casa” só é possível graças ao autoatendimento para restaurantes.

Conclusão, é uma tecnologia que ganhou espaço no coração do consumidor e dos empreendedores do setor de food service. Mas, no Brasil, esse movimento ainda é recente e novo.

Para ajudar nesse entendimento, preparamos este artigo. Aqui, vamos explicar como essa solução high tech pode ser uma excelente opção de conveniência para o seu cliente!

Siga a leitura para aprender mais!

Como funciona o autoatendimento para restaurantes?

O autoatendimento para restaurantes funciona com dispositivos independentes que permitem que os clientes façam pedidos e pagamentos sem a ajuda de um atendente humano.

Trata-se de uma interface digital, com a qual o cliente pode interagir por uma tela touchscreen ou comando por voz, realizar e personalizar seu pedido, além de fazer o pagamento.

Aliás, uma pesquisa realizada pelo National Restaurant Association and Technomic revelou que 65% dos consumidores voltariam em um estabelecimento que oferece soluções de autoatendimento para restaurantes.

É algo que pode realmente salvar a operação de um food service com poucos funcionários, pois ajuda o time a se manter enxuto — bem como os custos.

Exemplos de soluções de autoatendimento para restaurantes

No setor de food service, as tecnologias cada vez mais ganham espaço no dia a dia. No caso das soluções de autoatendimento para restaurantes, existem diferentes versões que um estabelecimento pode investir.

Essa é uma notícia boa, porque significa que existem dispositivos de self service que se encaixam em qualquer orçamento.

Entre os principais exemplos, citamos dois que se destacam especialmente no Brasil, confira:

Cardápio digital

O cardápio digital é um sistema de autoatendimento para restaurantes mais econômico, já que pode ser acessado em um site ou mesmo no aplicativo do seu estabelecimento.

Assim, o cliente com o seu próprio smartphone pode acessar o cardápio digital por meio de um QR Code localizado em sua mesa para mais conveniência, por exemplo.

Enfim, existem múltiplas formas de aderir ao cardápio digital, que é uma opção de autoatendimento para restaurantes cada vez mais adotada por negócios do setor de food service.

Além disso, é possível utilizar o cardápio digital em tablets localizados no seu restaurante, caso você queira investir em uma solução ainda mais personalizada e que dê mais autonomia ao cliente.

Totens

Totens-autoatendimento-para-restaurantes

Já os totens para autoatendimento em restaurantes são dispositivos fixos, que exibem uma interface digital personalizada e otimizada para que os clientes façam pedidos.

É mais comum em fast foods, em que os clientes utilizam os totens ao chegar no estabelecimento e logo se dirigem à fila de espera.

O uso é simplificado ao máximo, de modo que o cliente possa navegar pelo menu sem problemas — e muitas vezes personalizar seus pedidos.

Em muitos totens, uma máquina de cartão já vem instalada para que o cliente possa realizar o pagamento no débito ou crédito.

Após concluir o pedido, normalmente, o cliente recebe uma senha e aguarda na fila ou em sua mesa.

Será que o autoatendimento é melhor do que os atendentes?

A importância do autoatendimento para restaurantes é que esses dispositivos agregam valor ao negócio, criando uma vantagem competitiva significativa para seu estabelecimento.

Nós sabemos que muitos donos de restaurante relutam em investir em novas tecnologias, mas o autoatendimento oferece uma surpreendente gama de vantagens.

Uma delas é que os clientes têm uma experiência mais sólida e autônoma, em que eles mesmos escolhem o que desejam direto no menu digital.

Tudo isso enquanto o sistema se comunica de maneira integrada ao PDV do restaurante, automatizando a fila de pedidos e simplificando a gestão da cozinha nos momentos de alta demanda.

Além disso, com o autoatendimento para restaurantes, os clientes podem adicionar seus pedidos a qualquer momento, sem precisar esperar que um garçom chegue até a mesa e devolva o pedido à cozinha.

Obviamente, esses dispositivos também facilitam o pagamento da conta. Afinal, a natureza digital do sistema deixa mais fácil para os clientes realizarem tarefas extras, como parcelar seus pedidos ou incluir gorjetas e taxas de serviço.

Quais os benefícios de aplicar o autoatendimento para restaurantes?

Quais-os-benefícios-de-aplicar-o-autoatendimento-para-restaurantes

Agora que você já entende o conceito por trás do autoatendimento para restaurantes, é hora de compreender os benefícios de investir nesse tipo de solução.

Separamos os principais para você, confira:

Diminuição de filas

A velocidade é a chave para uma ótima experiência do cliente. Infelizmente, tecnologias antigas, como caixas registradoras e terminais de pagamento desatualizados, podem atrasar as coisas e aumentar as filas

Uma das maiores vantagens das tecnologias de autoatendimento é a velocidade.

Ferramentas como self-service e plataformas de pedidos online ajudam os clientes a navegar pelos cardápios digitais dos restaurantes rapidamente.

Esses pedidos são então inseridos diretamente no PDV do restaurante no momento em que o cliente os digita, para que a cozinha possa começar a preparar a comida imediatamente.

Tudo isso elimina uma etapa de interação extra (cliente com garçom) e permite a redução de filas.

Mais autonomia para o cliente

Mais um dos principais benefícios do autoatendimento para restaurantes: você dá mais autonomia para o cliente.

Afinal, o cliente é quem escolhe seu pedido — com toda paciência para ler o menu, entender os ingredientes e até mesmo personalizar seus pedidos.

Hoje, a conveniência é uma característica-chave para o sucesso de um negócio.

Seja pedindo um prato personalizado ou pagando uma refeição pronta, os clientes esperam um bom nível de conveniência ao realizar um pedido. E isso o autoatendimento para restaurantes proporciona.

Menor necessidade de funcionários no Caixa

Com quiosques de autoatendimento de fast food, as empresas também podem substituir muitos processos rotineiros que frustram funcionários e clientes.

Um deles é o caixa, uma função que, sim, tem sua importância, mas que agrega pouco valor ao negócio.

Com uma tecnologia de autoatendimento, você disponibiliza pontos de contato digital ao alcance do consumidor, para ajudá-lo de várias maneiras, desde pedidos até recomendações de produtos e checkout.

É algo que reduz seus custos e permite que você trabalhe melhor o desenvolvimento do seu time, investindo seus recursos de maneira mais inteligente.

Venda sugestiva

Mais uma vantagem do autoatendimento para restaurantes  são os menus digitais. 

Esse recurso encoraja compras complementares por meio do up-selling já que os sistemas do seu estabelecimento podem ser desenvolvidos para fazer sugestões de compras complementares ao cliente.

Assim, além de atualizações, o sistema pode ajudar os clientes a escolherem aperitivos e opções de bebidas que combinam com os pratos que eles escolheram.

Esses sistemas podem ser programáticos e personalizados.

Os dispositivos mais modernos, inclusive, são capazes até mesmo de  aprender com os hábitos de compra de clientes habituais (com IA e machine learning), fazendo recomendações muitas vezes melhores do que seus funcionários.

Na prática, as ferramentas de autoatendimento ajudam os restaurantes a fazer mais com menos.

O autoatendimento para restaurantes e a experiência do cliente

O-autoatendimento-para-restaurantes-e-a-experiencia-do-cliente

As tecnologias de autoatendimento para restaurantes podem melhorar muito a experiência do cliente de várias maneiras.

Por exemplo, com dispositivos de touchscreen, os clientes interessados ​​podem ver imagens em alta definição das refeições que desejam — o que tem um grande apelo psicológico.

Isso, e o fato de que eles não precisam esperar que os garçons venham na mesa para tomar seus pedidos, tornam o autoatendimento uma ferramenta ideal para restaurantes que buscam agilizar o serviço.

A verdade é que investir em soluções centradas no cliente aumentam muito as chances de sucesso do estabelecimento Afinal, falamos de alternativas de interações de maior valor.

E veja bem: os consumidores de hoje esperam cada vez mais personalização e customização em todos os níveis de sua experiência.

Uma opção de autoatendimento para restaurantes capacita os clientes com a velocidade e conveniência do online, liberando a equipe para responder melhor às solicitações dos consumidores, oferecer recomendações personalizadas e orientar os processos, oferecendo uma experiência superior aos clientes.

Na prática, as tecnologias de autoatendimento para restaurantes permitem que os clientes peçam exatamente o que desejam com apenas alguns cliques.

Dessa forma, você tem a  combinação de velocidade, conveniência e ótimo atendimento ao cliente, garantindo melhores resultados.

TOTVS Varejo Food Service

Para integrar as tecnologias de autoatendimento para restaurantes, você precisa de um sistema de gestão completo. Para isso existe o TOTVS Food Service!

Uma tecnologia robusta, escalável e moderna, o TOTVS Food Service é ideal para administrar seu negócio — melhorando a comunicação com a cozinha, a gestão de pedidos de delivery e também suas vendas!

O TOTVS Food Service ainda atua de maneira ativa no autoatendimento, permitindo que você crie um cardápio digital e permita seu acesso via QR Code ou totem de autoatendimento.

Assim, o seu estabelecimento entra de vez na era da segurança, praticidade e conveniência que os clientes exigem em um restaurante, bar ou food truck!

Conheça todos os diferenciais do TOTVS Food Service!

Nova call to action

Conclusão 

Independentemente do tipo e da idade do seu food service, os sistemas de autoatendimento para restaurantes podem oferecer incontáveis benefícios!

Eles ajudam seu negócio a fazer mais com menos, enquanto garantem mais comodidade, segurança e personalização em seus pedidos.

Aposte no poder da tecnologia. O TOTVS Food Service pode ajudar nessa transformação, como uma tecnologia completa, com recursos de gestão da empresa e também autoatendimento. Gostou de saber mais sobre o tema? Então venha ler outros conteúdos sobre esse tipo de negócio: entenda o que é o modelo de entrega Take Away!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.