Cardápio digital: como funciona, benefícios e tipos

Equipe TOTVS | 18 março, 2024

O cardápio digital é uma inovação cada vez mais atrativa para restaurantes. Ele torna o atendimento mais dinâmico, rápido, interativo e eficiente.

Esse modelo de cardápio faz parte da transformação digital que acontece no segmento de food services. 

Com esse movimento, os restaurantes têm demandas para atender os diferentes canais — como físico e delivery. 

O omnichannel para restaurantes já é uma realidade. Sistemas para gestão dos processos internos estão cada vez mais populares e facilitam os negócios. E o cardápio, claro, também faz parte deste processo de digitalização.

Nesse conteúdo, vamos explorar a fundo o assunto, explicando mais sobre o modelo de cardápio, sua importância e como implementá-lo. Continue a leitura!

O que é e como funciona o cardápio digital?

O cardápio digital é uma ferramenta tecnológica que substitui os modelos de cardápios convencionais, de papel, nos restaurantes. 

Eles são visualizados em formato digital, por meio de dispositivos como tablets ou no próprio celular do cliente com acesso via QR Code, por exemplo.

A partir disso, os consumidores conseguem conferir todos os itens do cardápio e os preços, assim como fariam no modelo convencional.

De maneira geral, esse tipo de cardápio tem fácil acesso, pode ser personalizado e facilita a interação do cliente com a cozinha, melhorando a experiência do consumidor.

Quais são as vantagens de oferecer um cardápio digital aos seus clientes?

Ao entender como funciona o cardápio digital, a praticidade do modelo fica clara, mas os benefícios vão muito além disso.

Confira as principais vantagens dos cardápios digitais para o seu estabelecimento:

  • Reduz as chances de erros de comanda;
  • Comunicação simplificada entre salão e cozinha;
  • Praticidade para personalizar e renovar o cardápio;
  • Agilidade no atendimento e realização dos pedidos;
  • Economia de papel, que resulta não apenas na redução de custos, mas também em hábitos mais sustentáveis.

Tipos de cardápio digital

Agora que você já conhece os benefícios, é importante identificar o melhor tipo de cardápio para o seu negócio.

Existem diversas opções de cardápios digitais, confira a seguir as características dos principais modelos.

Cardápio virtual

O cardápio virtual é uma versão online do seu menu, que pode ser acessado via website do restaurante.

Pode ser tanto uma versão própria, desenvolvida para o estabelecimento, como uma fornecida por empresas especializadas no assunto. Assim, o template já vem pronto e cabe ao restaurante adicionar seus itens.

Esse cardápio virtual possui integração com o sistema do restaurante. Com isso, o cliente que acessar o site pode realizar o pedido, escolher o método de pagamento e também o tipo da entrega de maneira integrada.

Aplicativo

O aplicativo trata-se da versão mobile do menu do restaurante. Pode ser desenvolvido dentro do próprio aplicativo do estabelecimento ou, como na opção virtual, em cima de um template oferecido por um terceiro.

É uma opção excelente para fidelizar os clientes e lançar ofertas mais exclusivas. 

Além disso, o aplicativo é uma chance de manter um público cativo sempre atento às novidades, estabelecendo contato direto com ele.

Por conta dessas características, o aplicativo de cardápio digital costuma ter taxas bem baixas ou inexistentes, se comparado a outras plataformas de delivery.

Ou seja, é possível oferecer preços mais acessíveis e ofertas relacionadas mais frequentes, como frete grátis, sem ferir suas margens de lucro.

Tablet

O modelo disponibilizado no tablet nada mais é do que a versão digital do seu cardápio, mas em um tablet que fica atrelado à mesa.

Ele oferece bastante praticidade para o cliente, que pode analisar suas opções com calma, observar os ingredientes e também os complementos, para então fazer o melhor pedido.

O cardápio digital em tablets também permite a personalização, especialmente no quesito layout e interatividade.

Desse modo, é possível inovar na forma de apresentar os pratos, seus ingredientes e benefícios.

Além disso, alguns sistemas de cardápio também permitem que você customize as indicações de complementos, tornando o upsell mais eficiente.

QR Code

O cardápio digital QR Code é um atalho para o menu virtual, seja uma imagem, seu aplicativo ou mesmo o cardápio disponível em seu site.

É um dos formatos mais econômicos, pois basta que o cliente aponte a câmera do smartphone para um QR Code colado em sua mesa para acessar e conferir as opções.

Board menu

O board menu é aquele cardápio que se encontra no próprio estabelecimento.

Sua versão convencional é em papel, normalmente posicionada em um totem próximo ao balcão de atendimento ou, na versão digital, em telas que exibem o menu de maneira dinâmica.

É um tipo de cardápio bastante comum em restaurantes fast food, pois oferece mais praticidade para o cliente — que escolhe os alimentos diretamente na fila.

Ao utilizar um menu board digital, o restaurante pode apresentar um cardápio variado, que mistura imagens estáticas e vídeos personalizados.

Desse modo, fica mais fácil apresentar promoções e ofertas de maneira atrativa, explorando tanto o dinamismo do vídeo como o potencial das telas de alta definição.

Totem de autoatendimento

O totem de autoatendimento é uma tela posicionada em locais estratégicos do restaurante, muito comum em fast foods, que traz o cardápio completo e permite que o cliente realize toda a compra sozinho.

Neste modelo de cardápio digital, o consumidor confere as opções, seleciona os produtos e quantidades desejadas, faz o pedido e também já pode fazer o pagamento diretamente no dispositivo.

O pedido é enviado diretamente para a cozinha, sem a necessidade de intermediários. Quando estiver pronto, o cliente pode retirar no balcão.

Isso pode ser feito a partir de um sistema de senhas, por exemplo. Outra opção é levar o pedido até a mesa do consumidor — neste caso com o auxílio de garçons.

Cardápio integrado ao sistema de gestão

O cardápio integrado ao sistema de gestão é uma ótima solução para quem possui garçons atendendo as mesas. 

Afinal, não é porque o cardápio é digital que você não precisa contar com funcionários ajudando no atendimento às mesas: o suporte presencial continua sendo importante.

Com o cardápio integrado ao sistema de gestão, o garçom pode anotar, personalizar e enviar para produção os pedidos diretamente da mesa.

Tudo acontece de maneira automática e em tempo real, facilitando a comunicação entre salão e cozinha, bem como agilizando o atendimento.

Para isso, ele utiliza um aparelho móvel, que pode ser seu próprio smartphone ou tablet (que também pode ser do estabelecimento). 

Existe também a opção de cardápio digital com PDV Móveis utilizados para essa função.

Como escolher o melhor tipo de cardápio digital para seu estabelecimento?

Escolher o tipo certo de cardápio digital para seu food service envolve considerar o tipo de experiência que você deseja oferecer aos seus clientes, bem como a eficiência operacional que busca alcançar.

Com base nos tipos que apresentamos anteriormente, vamos fazer um exercício de pensamento para indicar qual o mais indicado ao seu negócio.

Para estabelecimentos que priorizam a experiência do cliente na mesa, cardápios digitais em tablets podem oferecer interatividade e personalização.

Já para negócios focados em rapidez e eficiência, como fast foods, os totens de autoatendimento e os board menus digitais são ideais.

Apps próprios se destacam na fidelização e no marketing direto, enquanto os cardápios virtuais e com QR Code são versáteis para uma ampla gama de estabelecimentos, pois oferecem conveniência e facilidade de acesso.

A integração do cardápio ao sistema de gestão é crucial para estabelecimentos que desejam otimizar o atendimento e a produção, já que garantem uma comunicação mais fluida entre a equipe e a cozinha.

E aí, já sabe qual o mais indicado ao seu negócio? Confere essa última dica…

TOTVS Food Service – Linha Chef

Você quer uma solução para otimizar e digitalizar seus cardápios, bem como simplificar a comunicação do atendimento com a cozinha?

É hora de conhecer o TOTVS Food Service – Linha Chef, ideal para bares, restaurantes, food delivery, padarias, pizzarias, franquias de alimentação e outros estabelecimentos do tipo.

Nosso sistema oferece funcionalidades avançadas, como pedidos via comanda eletrônica, gestão de delivery integrada, cardápio digital acessível via QR Code, além de módulos para administração financeira, estoque e dashboards estratégicos em tempo real.

Adaptável a diferentes tamanhos de operações, desde pequenos estabelecimentos até grandes redes de franquias, nossa solução assegura agilidade no atendimento, melhor controle operacional e conformidade fiscal.

Desse modo, você transforma a experiência do cliente e potencializa os resultados do negócio — começando por um dos pilares da operação, a gestão.

Descubra como o TOTVS Food Service – Linha Chef pode revolucionar seu estabelecimento e atender suas necessidades básicas de gestão.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu mais sobre o cardápio digital e como essa inovação pode agregar valor à operação do seu bar, restaurante ou food truck.

Trata-se de um avanço importante e um marco de modernização, que traz muito mais do que o aspecto digital para o seu menu.

Além de permitir um atendimento otimizado, com pedidos mais práticos e maior agilidade no processo de produção, esse modelo de cardápio também contribui para a integração dos seus canais de vendas com os setores do negócio.

Hoje, os cardápios digitais são uma tendência para o varejo e tem se tornado uma demanda cada vez mais comum entre os consumidores.

Por isso, se adaptar a essas transformações é uma maneira de acompanhar as necessidades do mercado, garantir vantagem competitiva e ainda trazer inúmeros benefícios ao seu estabelecimento, como a redução de custos.

Com o auxílio de tecnologias como o TOTVS Food Service – Linha Chef, a implementação do modelo digital é simples e eficiente. 

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.