Cardápio Digital: Por que implementar em seu restaurante?

Equipe TOTVS | 26 julho, 2021

O cardápio digital é uma inovação interessante e cada vez mais atrativa para restaurantes. Ele torna o atendimento mais dinâmico, rápido, interativo e eficiente.

Mas o que, de fato, torna o cardápio digital uma solução tão desejada?

Ele faz parte da transformação digital que acontece no segmento de food services.

É uma das várias inovações que estão tomando conta dos negócios da área:

O omnichannel para restaurantes já é uma realidade. Sistemas para gestão dos processos internos cada vez mais se popularizam e facilitam os negócios. E com isso, os restaurantes têm demandas cada vez abundantes para atender os diferentes canais – como físico e delivery. 

Especialmente também no momento em que vivemos hoje, o cardápio digital se tornou uma forma mais higiênica de oferecer as opções aos clientes.

Assim, food trucks, bares e restaurantes desenvolvem sua faceta digital.

O cardápio, naturalmente, é mais uma — importante —  parte dessa transformação.

Nesse conteúdo, vamos explorar a fundo o assunto, explicando mais sobre cardápio digital, sua importância e como implementá-lo. Vamos lá?

O que é um cardápio digital?

O cardápio digital é uma ferramenta tecnológica que substitui os cardápios convencionais, de papel, nos restaurantes. São visualizados em formato digital, através de dispositivos como tablets ou no próprio celular, e facilitam a interação do cliente com a cozinha.

Ao utilizar o cardápio digital, o cliente ganha mais autonomia e flexibilidade para realizar seus pedidos.

Afinal, a decisão está totalmente em suas mãos.

No estabelecimento físico, o cardápio digital permite que o cliente peça quando quiser e for mais conveniente.

Além disso, a ferramenta oferece recursos inovadores, como a personalização dos pedidos, proporcionando uma experiência mais inclusiva aos seus gostos e necessidades nutricionais.

Vamos explorar mais esse tópico adiante, mas vale ressaltar que o cardápio digital é uma ferramenta extremamente flexível. Ou seja, não necessariamente o estabelecimento precisa de um tablet ou tecnologia com tela para utilizá-lo.

Um simples QR Code na mesa pode fazer o serviço, promovendo o acesso instantâneo do cliente ao menu da casa,  simplesmente por apontar a câmera do seu próprio smartphone para o código.

O uso da tecnologia no atendimento de restaurantes

A transformação digital está movimentando todos os segmentos rumo à modernização. No caso do food service, outro componente serviu para mover as peças: a pandemia.

Cada vez mais, as pessoas buscam uma experiência que seja condizente com os novos tempos de distanciamento social e higiene.

Diante das mudanças drásticas que a Covid-19 impôs, o setor de food services foi um dos que mais teve impactos — mas também um dos que mais evoluiu.

Assim, cada vez mais tecnologias foram incorporadas no atendimento ao consumidor.

O delivery, inclusive, foi um dos principais destaques.

Sozinho, o Brasil foi responsável por quase 50% dos pedidos latinoamericanos em aplicativos de delivery em 2020, conforme divulgou a Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes).

Com tudo isso, mudou também o comportamento do consumidor. Ele agora exige mais praticidade para fechar seus pedidos.

Afinal, ele quer comer o que quiser, quando e como quiser. A entrega também varia: às vezes, o consumidor quer apenas buscar o pedido. Outras, quer que ele seja entregue no portão de casa, sem contato com o entregador.

Além disso, ele quer pagar do jeito que for possível na hora do pedido.

Percebe como as exigências cresceram — muito influenciadas pelas novas necessidades?

E tem mais: a chegada da pandemia também agregou em uma mudança de comportamento bastante significativa. Se antes as pessoas não tinham preocupação no contato, hoje isso virou uma questão bastante séria. 

Por essa razão, oferecer um cardápio digital é também passar mais segurança para seus clientes.

As novas tecnologias, sejam 1st ou 3rd parties (próprias do restaurante ou terceirizadas), foram integradas aos restaurantes, de modo a transformar e capacitar seu atendimento — e atender às novas necessidades dos consumidores.

Como funciona um cardápio digital?

Para os clientes, o cardápio é um importante canal de  contato com o restaurante. Por isso, o cardápio digital funciona de modo mais atrativo que as versões convencionais.

O cardápio digital funciona em uma tela — seja oferecida pelo estabelecimento ou acessada via smartphone ou navegador — oferecendo os itens do cardápio, bem como os preços. Não há tanta diferença em relação ao modelo tradicional, e essa é a grande vantagem: continua sendo simples e fácil pedir.

Isto é, com visuais e descrições que facilitam o ato de realizar um pedido — bem como instiga as pessoas, através de imagens, GIFs ou vídeos de alta definição dos alimentos.

Nos cardápios digitais, podem-se destacar os pratos especiais ou mesmo os itens recomendados, algo que favorece o upsell e leva os clientes a experimentar novos pratos.

O cardápio digital é, geralmente, de fácil acesso e pode ser personalizado, proporcionando uma melhor experiência aos clientes.

Nova call to action

Cardápio digital x Atendimento presencial

Antes de realizar um investimento, muitos empreendedores do segmento de food service buscam entender as diferenças entre o cardápio digital e o atendimento presencial.

Afinal, mesmo dentro do restaurante, o uso do cardápio digital reduz a necessidade de garçons anotando pedidos e guiando e interrompendo a experiência dos clientes.

Em geral, os cardápios digitais são mais impactantes aos olhos do consumidor.

O restaurante pode inovar na apresentação dos pratos e — algo muito importante — de seus ingredientes!

Além disso, os cardápios digitais tornam mais rápida e fácil a atualização dos itens, preços e outros conteúdos.

Um desses recursos é a quebra de estoque, que pode ser atualizada no sistema e refletida no próprio cardápio digital em tempo real.

Assim, um prato pode ficar indisponível de maneira automática, o que reduz atritos de atendimento.

Como falamos, o menu digital também pode utilizar recursos de IA para oferecer complementos ao pedido realizado — o que pode ser uma ferramenta de upsell bastante eficaz.

Mas claro, nesse ponto, um garçom pode fazer o mesmo — a questão é que não necessariamente esse é o seu trabalho (vender).

O cardápio digital elimina esses obstáculos da experiência do consumidor e pode contribuir para sua tomada de decisão.

Além disso, dependendo do tipo de cardápio digital que seu restaurante utilizar, é possível basear-se em análises preditivas para automaticamente (e de maneira individualizada) personalizar os itens de menu, oferecendo aquelas mais atraentes para cada cliente.

Assim, você libera os funcionários de tarefas relacionadas ao cardápio e ao upsell. 

Isso permite que eles se concentrem em fornecer um excelente serviço ao cliente, o que pode se traduzir em uma possível economia de custos.

Quais são os tipos de cardápio digital? 

Existem diversos tipos de cardápio digital — que se encaixam tanto na proposta do seu restaurante, como no seu orçamento e também no perfil do seu público-alvo.

Lembra que falamos que um cardápio digital não necessariamente necessita de um tablet?

É uma percepção comum de se ter, mas o importante é que o cardápio seja em formato digital.

Sua apresentação independente do dispositivo, site ou plataforma. Claro, existem opções melhores e outras mais básicas.

Entender qual a melhor para o seu estabelecimento é também uma questão de pesquisa.

Para ajudar você nesse processo, vamos explicar um pouco mais a fundo os diferentes tipos de cardápios digitais. Preparado? Vamos lá!

Board Menu tradicional

O board menu é aquele cardápio que se encontra no próprio estabelecimento.

Sua versão convencional é em papel, normalmente posicionada em um totem próximo ao balcão de atendimento ou, na versão digital, em telas que exibem o menu de maneira dinâmica.

É um tipo de cardápio bastante comum em restaurantes fast-food, pois oferece mais praticidade para o cliente — que escolhe os alimentos diretamente na fila.

Ao utilizar um menu board digital, o restaurante pode apresentar um cardápio variado, que mistura imagens estáticas e vídeos personalizados.

Desse modo, fica mais fácil apresentar promoções e ofertas de maneira atrativa, explorando tanto o dinamismo do vídeo como o potencial das telas de alta definição.

Cardápio virtual

O cardápio virtual é uma versão online do seu menu, que pode ser acessado via website do restaurante.

Pode ser tanto uma versão própria, desenvolvida para o estabelecimento, ou fornecida por uma empresa especializada no assunto. Assim, o template já está pronto e cabe ao restaurante adicionar seus itens.

O cardápio virtual possui integração com o sistema do restaurante.

Desse modo, o cliente que acessar o site pode realizar o pedido, escolher o método de pagamento e também o tipo da entrega de maneira integrada.

Cardápio digital em tablet

Já o cardápio digital em tablet é o tipo de menu que vínhamos comentando no conteúdo até aqui: a versão digital do seu cardápio, mas em um tablet que fica atrelado à mesa.

Ele oferece bastante praticidade para o cliente, que pode analisar suas opções com calma, observar os ingredientes e também os complementos, para fazer o melhor pedido.

Também permite personalização do cardápio, especialmente no quesito layout e interatividade.

Desse modo, é possível inovar na forma de apresentar os pratos, seus ingredientes e benefícios.

Além disso, alguns sistemas de cardápio digital também permitem que você customize as indicações de complementos, tornando o upsell mais eficiente.

Aplicativo de cardápio digital

O aplicativo de cardápio digital trata-se da versão mobile do menu do restaurante. Pode ser desenvolvido dentro do aplicativo do estabelecimento ou, como na opção virtual, em cima de um template oferecido por um 3rd party.

É uma opção excelente para fidelizar os clientes e lançar ofertas mais exclusivas. 

Além disso, o aplicativo é uma chance de manter um público cativo sempre atento às novidades, estabelecendo contato direto com ele.

Por conta dessas características, o aplicativo de cardápio digital costuma ter taxas bem baixas ou inexistentes, se comparado a outras plataformas de delivery.

Ou seja, é possível oferecer preços mais acessíveis e ofertas relacionadas mais frequentes, como frete grátis, sem ferir suas margens.

QR Code menu

O QR Code menu é um atalho para o seu cardápio digital, seja uma imagem, seu aplicativo ou mesmo o cardápio virtual em seu site.

É um dos formatos mais econômicos, pois basta que o cliente aponte a câmera do smartphone para um QR Code colado em sua mesa para acessar as opções.

Cardápio integrado ao sistema de gestão

O cardápio integrado ao sistema de gestão é uma ótima solução para quem possui garçons atendendo as mesas. Afinal, não é porque o cardápio é digital que você não precisa contar com funcionários ajudando no atendimento às mesas.

Com o cardápio integrado ao sistema de gestão, o garçom pode anotar, personalizar e enviar para produção os pedidos diretamente da mesa.

Tudo acontece de maneira automática e em tempo real, facilitando a comunicação entre salão e cozinha.

Para isso, ele utiliza um aparelho móvel, que pode ser seu próprio smartphone ou tablet (que também pode ser do estabelecimento). Existem também PDV Móveis utilizados para essa função.

Afinal, qual é o melhor tipo de cardápio digital? 

O melhor tipo de cardápio digital é aquele que se encaixa com mais facilidade na rotina do seu estabelecimento, no seu orçamento e nos seus processos. Para isso, é importante que ele contenha todas as informações pertinentes e bem hierarquizadas para o seu cliente. 

Afinal, quando o assunto é cardápio digital, falamos de algo muito mais amplo do que simplesmente o seu menu. O fator digital agrega muitos pontos ao atendimento do restaurante.

Um deles é a integração com o sistema de gestão.

Um bom cardápio digital, independente do formato que for apresentado para o cliente ou utilizado pelos garçons, deve ter completa integração à sua plataforma de gestão

Assim, facilita todo fluxo de trabalho e otimiza a comunicação interna, bem como dá destinos às informações:

  • como será a forma de pagamento;
  • quais mesas realizaram os pedidos (e suas preferências);
  • quais pedidos serão destinados ao delivery e quais serão para drive-thru;
  • geração de NF-e e cupons fiscais, bem como seu armazenamento automático;

Hoje, o mercado de food service começa a explorar as novas possibilidades apostando nas inovações mais confiáveis — nesse caso, o QR Code, os totens de autoatendimento e os cardápios virtuais se destacam.

Por que investir em um cardápio digital

Talvez nesse ponto do conteúdo você se pergunte qual a real necessidade de investir em um cardápio digital, além da modernização que a ferramenta traz. Certo?

É uma dúvida comum e que pode ser respondida de uma forma bem criativa: com os benefícios do cardápio digital.

Acredite, essa ferramenta oferece muito mais do que um display bonito para seus pratos, drinques e sobremesas.

Hoje, uma pessoa pode chegar a uma cafeteria, enfrentar uma fila e só depois de alguns minutos ter acesso ao menu.

Ou ainda: ela pode chegar acompanhada e, na mesa, encontrar o menu com as opções escritas.

Tudo normal, mas tudo igual ao que era 10, 15, 30, 40 anos atrás até.

Mas, à medida que a tecnologia dos restaurantes evolui, também evoluem as soluções para esses problemas.

O cardápio digital é uma opção atraente, dinâmica, que já provou ser benéfica para aumentar o ROI do negócio.

Especialmente porque, por si só, é quase um “novo” canal de vendas.

A seguir, listamos alguns motivos para que você considere fazer esse investimento em seu negócio. Confira!

Eficiência operacional 

Existem várias formas de apontar como essa ferramenta otimiza a eficiência operacional do seu estabelecimento.

Primeiro, em relação ao trabalho dos garçons e atendentes: a decisão, o tempo e a personalização dos pedidos fica nas mãos dos clientes.

Com um menu digital, eles têm a possibilidade de fazer tudo isso de maneira individualizada, o que lhes dá maior controle sobre suas refeições.

Isso, é claro, contribui para que o pessoal do salão foque no atendimento dos pedidos e na resolução de problemas — enquanto os pedidos ficam à cargo do cardápio digital

Porém, se ainda for responsabilidade deles atender as mesas e anotar os pedidos, basta alguns cliques em seu PDV móvel para definir os pedidos e enviar à cozinha.

Além disso, vale mencionar como o cardápio digital melhora a eficiência operacional da sua comunicação.

Afinal, é rápido e fácil atualizar o menu digital. Basta fazer upload de imagens, adicionar descrições e ingredientes.

Com um único clique, todos os dispositivos são atualizados.

Redução de custos 

O cardápio digital torna-se mais um investimento do que uma despesa conforme o tempo passa.

O principal motivo é que ele é muito fácil de atualizar.

Qualquer mudança no menu pode ser feita em minutos, sem nenhum custo adicional.

Você não precisa projetar e imprimir um novo cardápio sempre que forem feitas alterações.

Você pode editar e atualizar facilmente o menu do restaurante a qualquer momento.

Isso ajuda você a economizar bastante dinheiro e também reduzir o uso do papel.

É uma forma de incentivar seu negócio a experimentar novos pratos e combinações com mais frequência, sem medo de comprometer suas principais opções. Basta inseri-los ou retirá-los.

Qualidade de atendimento  

Seu cardápio digital incentiva seus clientes a tomarem uma decisão rápida.

Isso ocorre porque eles não precisam ler um monte de palavras e podem apenas escolher o pedido baseados na aparência da comida.

Claro, o acesso aos ingredientes existe — e pode ser muito mais aprofundado — mas é a imagem quem se destaca.

Assim, você descobrirá que pode receber pedidos com mais rapidez e atender a mais pessoas, aumentando seus resultados financeiros.

Isso também melhora a satisfação do cliente, porque as pessoas não precisam esperar para pedir comida em filas.

É um movimento que serve também para você simplificar seus pedidos, já que a integração de imagens e conteúdo de vídeo oferece certo nível de entretenimento aos clientes em espera.

É comum que esse tempo seja uma linha tênue entre paciência e preocupação.

Com o cardápio digital e todos os recursos de atração da atenção, o tempo de espera percebido pode ser consideravelmente menor, o que melhora sua experiência geral.

Inovação 

O cardápio digital é uma solução inovadora em todas as perspectivas.

É moderna, digital, com possibilidades de promover a interação dos clientes com seu restaurante e com potencial de melhorar a qualidade do seu serviço.

Falamos de um verdadeiro passo além, que coloca seu estabelecimento em outro patamar em relação aos concorrentes presos nos métodos tradicionais.

Através de recursos de analytics, é possível analisar os itens mais pedidos, entendendo os motivos por trás da performance — se foram as imagens utilizadas, o preço, a apresentação, etc.

Fidelização de clientes

Os cardápios digitais fazem parte da experiência geral da sua marca e, como tal, ajudam a construir relacionamentos mais fortes com seus clientes.

Como essa ferramenta é simples e fácil de usar, seus funcionários têm mais tempo para desenvolver relacionamentos com seus clientes e fornecer um melhor nível de serviço.

E você sabe: construir relacionamentos é fundamental para o marketing do seu restaurante.

Além disso, contribui para a conversão de clientes ocasionais em clientes fidelizados, o que aumenta o seu lifetime value (LTV).

Uso em operações híbridas

Não importa se você atua apenas com atendimento convencional, apenas com delivery ou se desempenha ambos.

O cardápio digital é a solução ideal para o seu restaurante, independente do tipo de operação.

Ele é muito mais uma ferramenta para o cliente do que para você e seus funcionários.

O que você busca, no entanto, é justamente sua capacidade de se integrar ao seus sistemas, como a plataforma de gestão e o PDV do restaurante.

Com isso, é possível potencializar a forma que os setores do seu estabelecimento trabalham e lidam com as demandas, enquanto de outro lado você também aprimora a experiência do cliente.

Como implementar o cardápio digital em seu bar ou restaurante

Existem tipos variados de sistemas que integram cardápios digitais no mercado. Para quem busca uma solução que caiba no bolso, o ideal é procurar por um fornecedor especializado que possa oferecer um sistema no modelo assinatura.

Assim, você paga por mês uma taxa condizente com sua necessidade, em um modelo de crescimento escalável que dá mais flexibilidade à sua empresa.

A melhor solução é procurar por um sistema que tenha vários recursos em seu stack, como o cardápio digital, mas também funcionalidades de gestão.

Assim, você reduz os atritos de integração e aposta em uma única ferramenta — uma única linguagem — para realizar a gestão e a automação de processos administrativos.

O que é necessário para fazer a implementação?

Para fazer a implementação, é necessário que você possua a infraestrutura adequada para receber esse tipo de sistema.

O ideal é partir para uma plataforma 100% na nuvem, o que permite que seja acessada diretamente pela web.

Para os smartphones e PDVs móveis, é necessário apenas baixar o aplicativo e pronto!

TOTVS Varejo Food Service

O TOTVS Varejo Food Service é o sistema ideal para gestão do seu bar, restaurante ou food truck.

Com a tecnologia TOTVS, você tem em mãos muito mais do que um cardápio digital,mas um ecossistema de soluções que dá mais flexibilidade na venda, na administração do negócio e na comunicação com a cozinha.

Gerencie a frente de caixa, o delivery, o estoque, a produção e o lançamento de notas fiscais em um único sistema.

Além disso, você conta com funcionalidades de cardápio digital, que podem ser acessados via QR Code pelo celular do cliente, ou por meio de um totem de autoatendimento.

Com o sistema da TOTVS para Food Service você  pode colocar o seu negócio em outro patamar, aprimorando seu relacionamento com clientes e melhorando resultados.

Confira mais sobre a nossa tecnologia, seus diferenciais e benefícios: conheça o TOTVS Varejo Food Service!

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu mais sobre o cardápio digital e como essa inovação pode agregar valor à operação do seu bar, restaurante ou food truck.

Trata-se de um avanço importante e um marco de modernização, que traz muito mais do que o aspecto digital para o seu menu.

Mas também pode integrar seus canais de vendas com os setores do negócio, agilizando toda produção.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado você a entender a importância do cardápio digital, como implementá-lo e qual a melhor opção para o seu negócio.Antes de finalizar, que tal assinar nossa newsletter? Assim você recebe diretamente no e-mail todas as nossas novas publicações — de acordo com a área que preferir!

Nova call to action

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.