Como implementar inteligência artificial: 12 dicas para empresas

Equipe TOTVS | 22 fevereiro, 2024

Já imaginou acelerar o ritmo das tarefas em até 20%? Isso é possível com o apoio da inteligência artificial de acordo com uma pesquisa da Bain & Company, que indica esse ganho de produtividade sem perda de qualidade nas entregas.

Diante desse cenário, saber como implementar inteligência artificial nas empresas tem se tornado uma prioridade e uma necessidade para quem deseja manter a competitividade no mercado.

Continue a leitura para conferir como implementar as ferramentas de inteligência artificial com tranquilidade e eficiência no seu negócio!

Como implementar inteligência artificial nas empresas?

Nos últimos anos, com o surgimento de ferramentas como o ChatGPT, a implementação de inteligência artificial (IA) nas empresas passou de uma autêntica estratégia para uma demanda real dentro do universo corporativo. 

Os benefícios da tecnologia, que vão desde aumento da produtividade até a análise assertiva de dados, levam as organizações a investirem cada vez mais nessas ferramentas.

Para se ter uma ideia, 75% dos executivos no setor de softwares afirma que a IA alcançou e ultrapassou seus objetivos, segundo a pesquisa da Bain & Company destacada no início deste conteúdo.

Nesse contexto, separamos algumas dicas para que você possa implementar a IA com eficiência no seu negócio. Confira a seguir!

1. Estude sobre IA

Entender a inteligência artificial e suas aplicações é o primeiro passo para formar uma base sólida, que irá permitir um bom aproveitamento de todos os benefícios dessa tecnologia para o seu negócio.

Compreender princípios, avaliar como o mercado utiliza a IA e entender os principais impactos das ferramentas dentro da empresa é fundamental para uma implementação bem sucedida.

2. Estabeleça os objetivos da implementação

Para saber como implementar inteligência artificial, é necessário, antes, definir quais objetivos a tecnologia terá no seu negócio. 

A meta pode ser reduzir custos ou aumentar a produtividade, por exemplo, ou ainda otimizar determinados processos internos.

Estabelecer o que deseja alcançar é um passo importante para encontrar as ferramentas mais alinhadas às necessidades da empresa.

Além de guiar toda a etapa de mudança, ter objetivos claros também facilita a avaliação de resultados no futuro. 

3. Avalie os setores de aplicação da tecnologia

Com os objetivos estabelecidos, avalie em quais áreas a IA pode agregar valor para a sua empresa. 

As possibilidades de aplicação são amplas e capazes de abraçar diversos setores, desde a automação de processos no financeiro até a análise avançada de dados para melhorar a experiência do consumidor na área de customer success.

Por isso, definir metas é tão importante: elas serão a base para entender quais processos realmente podem ser aprimorados com o uso da IA na empresa. 

4. Faça o mapeamento de processos

Para colocar a avaliação de aplicação da IA nos diferentes departamentos da empresa, a dica é mapear os processos de forma detalhada. 

A partir disso, é possível fazer uma análise clara e estratégica de como a inteligência artificial pode ser integrada de forma a aumentar a eficiência de cada área.

Nessa etapa, liste possíveis gargalos previamente identificados no fluxo de tarefas, desenhe os processos internos passo a passo e detalhe o que deseja aprimorar.

5. Avalie as opções de IA disponíveis

Existem diferentes tecnologias e soluções que utilizam a IA como base, mas é importante avaliá-las com atenção para escolher as ferramentas mais adequadas às necessidades específicas do seu negócio.

Alguns exemplos de inteligência artificial nas empresas são:

  • machine learning;
  • visão computacional;
  • inteligência artificial generativa;
  • processamento de linguagem natural (NLP).

6. Conte com suporte especializado

Contar com suporte especializado faz toda a diferença para garantir uma implementação tranquila, por isso certifique-se de que as ferramentas escolhidas ofereçam esse apoio.

Esse é um cuidado fundamental para solucionar problemas, tirar dúvidas ou ter o conhecimento de um especialista em caso de dificuldades ao longo do processo de implementação da tecnologia.

7. Organize e prepare a infraestrutura

A adoção de IA exige mudanças na empresa, por isso é importante preparar a infraestrutura para iniciar o uso das tecnologias com eficiência.

Entender como implementar inteligência artificial demanda essa organização, que inclui atualização de sistemas, garantia de boa conectividade e fornecimento de dados para alimentar a tecnologia.

8. Transforme dados em modelos inteligentes

A inteligência artificial se alimenta de dados, por isso, nesse contexto de preparação da infraestrutura, os dados têm um papel fundamental e devem ser bem organizados.

Para simplificar essa transição, a dica é transformar os dados brutos em modelos inteligentes, capazes de permitir que a IA aprenda e tome decisões informadas ao longo do tempo. 

Traduzir esses dados em algoritmos é uma maneira de fazer isso e, dessa forma, alimentar a tecnologia para que ela seja capaz de tomar decisões de maneira automatizada. 

9. Ajuste processos à nova realidade

A integração da inteligência artificial aos processos internos transforma a realidade da empresa, por isso adaptações serão necessárias.

Isso pode envolver treinamento de equipes de diferentes setores, revisão de políticas internas, ajustes em fluxos de trabalho e até mesmo a redistribuição de determinadas tarefas. 

Em alguns casos, essas mudanças precisam ser realizadas já na fase inicial de implementação, para que seja possível instalar as tecnologias nos departamentos e operações desejados. 

10. Inicie e teste com projetos pilotos

Antes de realizar uma implementação em larga escala, a dica é começar com projetos pilotos para entender o que funciona e o que precisará de ajustes.

Esses testes iniciais permitem uma visão mais analítica e ampla de como a inteligência artificial impacta nos processos da empresa, tudo dentro de um ambiente controlado e, portanto, com menos riscos de impactos negativos. 

A partir disso, você consegue identificar desafios, avaliar se a tecnologia realmente atende as necessidades do seu negócio e qual a melhor maneira de utilizá-la.

Os projetos pilotos também permitem uma adaptação mais suave de todos os colaboradores e contribui para um uso mais eficiente das ferramentas, além de garantir uma otimização contínua da integração da IA aos processos.

11. Ofereça treinamento para a equipe

Muito além de saber como implementar inteligência artificial, é importante compreender como utilizar as ferramentas corretamente no dia a dia. Isso vale para toda a equipe e não apenas para os gestores.

Por isso, invista na capacitação da equipe para maximizar os benefícios da IA e aproveitar as soluções tecnológicas da melhor maneira possível.

A dica é oferecer treinamentos contínuos, que abordam diferentes perspectivas e ampliam o conhecimento sobre a inteligência artificial – desde como usar as ferramentas até como otimizar determinados processos com diferentes funções da IA.

Esses treinamentos permitem que os colaboradores se familiarizem com a IA e contribuem para a quebra de paradigmas sobre esse tipo de tecnologia.

12. Acompanhe os resultados

A implementação é apenas o primeiro passo para usufruir dos benefícios da IA: o caminho segue até a avaliação dos resultados, que ajuda a entender os impactos da tecnologia na empresa.

Com o acompanhamento dos resultados, é possível identificar como a inteligência artificial contribuiu na otimização de determinados processos e como ela ainda pode ajudar.

Para fazer esse monitoramento, defina métricas claras e faça um acompanhamento constante. Com os dados obtidos dessa análise, você consegue ajustar as suas estratégias e implementar o conceito de data driven para decisões mais informadas. 

Inteligência Artificial da TOTVS

Com a inteligência artificial cada vez mais presente nas empresas, é importante escolher soluções seguras e realmente eficientes.

A TOTVS oferece IA integrada em todos os seus produtos, com o objetivo de contribuir com resultados ainda mais relevantes na gestão do seu negócio. 

Com essa tecnologia, é possível otimizar a gestão de dados para trazer mais previsibilidade a sua empresa, bem como recomendações de melhoria e automação de processos para ampliar a produtividade. 

Aliada às soluções TOTVS, a inteligência artificial potencializa o seu negócio. Com ela, você pode, por exemplo, interpretar dados da empresa toda em um só lugar, concentrando informações e insights relevantes para tomadas de decisões muito mais estratégicas.

Conheça os produtos TOTVS e impulsione os resultados do seu negócio!

Conclusão

Compreender como implementar inteligência artificial pode ser um processo desafiador, carregado de dúvidas e muita transformação, mas a verdade é que o seu negócio pode crescer se souber aproveitar os benefícios dessa tecnologia. 

A IA já é parte do mercado atual e a tendência é que ela esteja cada vez mais presente nos negócios. Apesar de ser uma realidade para todos, se destaca quem sabe como usar todo o potencial das ferramentas.

Isso começa no processo de implementação.

Os projetos pilotos, por exemplo, garantem uma aplicação muito mais estratégica e personalizada para a empresa, alinhada às demandas do negócio.

Ao seguir os passos compartilhados aqui e contar com soluções como os sistemas da TOTVS, que trazem IA integrada, você tem a oportunidade de desbloquear o potencial máximo das suas operações.

Para complementar o conhecimento sobre o tema e alcançar resultados ainda melhores, aproveite para conferir nosso conteúdo sobre Data Clean Room, ambiente controlado para a análise de dados sem comprometimento da privacidade do usuário.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.