Big Data Analytics: o que é, benefícios e exemplos

Equipe TOTVS | 18 abril, 2023

O Big Data Analytics é uma das melhores maneiras de analisar grandes volumes de dados, por vezes, em tempo real.

Afinal, uma pergunta é válida: será que os métodos tradicionais seriam capazes de analisar grandes quantidades de dados, com as quais lidamos hoje em dia?

Certamente, não. Afinal, estamos vivenciando a chamada “Era da Cultura de Dados”, em que a velocidade de análise se tornou um fator decisivo para a sobrevivência de uma empresa.

Por conta disso, o Big Data Analytics é uma das soluções mais indicadas quando se quer entender o comportamento do mercado e, assim, traçar um plano de ação mais ajustado à realidade dos consumidores.

Quer entender mais sobre o assunto e como ele pode beneficiar a sua empresa? Então, continue conosco e boa leitura!

Nova call to action

O que é Big Data Analytics?

Big Data Analytics é um termo criado para se referir a um conjunto de atividades que possuem o objetivo de analisar uma grande quantidade de dados.

Vale ressaltar que a verificação desses dados pode ser feita a partir de uma base de dados estruturada ou até mesmo uma base não-estruturada.

Com o Big Data Analytics, é possível obter informações valiosas, bem como insights, que irão orientar as empresas para que tomem decisões mais acertadas.

Além disso, com esse recurso, alguns aspectos podem ficar mais evidentes, como:

  • visualização de crises;
  • análise da situação atual da empresa;
  • antecipação de tendências em diferentes nichos de mercado;
  • resolução de problemas em menor tempo e de forma mais adequada.

Dessa forma, podemos perceber que o termo relaciona outros dois termos: Big Data, que quer dizer uma coleta ampla de dados; e Analytics, que diz respeito à utilização de algoritmos para a realização das análises.

Quais são as suas principais características?

Atualmente, existem três características que servem de base para o Big Data Analytics: volume, variedade e velocidade. Vamos entender melhor cada uma delas!

Quando se fala em volume, nos referimos a uma quantidade grande de dados que são trabalhados. 

Inclusive, hoje em dia, não é difícil encontrar empresas que operam com terabytes, por exemplo, de informações. 

A variedade, por sua vez, mostra-nos que existem diversos formatos aceitáveis pelo Big Data Analytics. 

Isso porque, antigamente, era bastante comum analisar apenas dados contidos em tabelas, com palavras e/ou números.

Hoje, por outro lado, essa ferramenta permite analisar dados que envolvam vídeos, fotos, conteúdos de redes sociais etc. 

Por último, mas não menos importante, temos a velocidade como característica. 

Afinal, por conta da grande quantidade de dados a serem analisados, a velocidade com que esse processo é realizado não poderia ser lenta.

Inclusive, com o avanço da tecnologia, atualmente já é possível ter esse processo realizado em tempo real.

Como funciona o Big Data Analytics?

De forma didática, podemos perceber que o Big Data Analytics funciona a partir de uma análise preditiva de dados para determinada empresa.

Assim, as bases de dados são direcionadas para que os algoritmos consigam lapidar as informações em busca de algo que seja relevante para a empresa.

Dessa forma, eles conseguem vislumbrar certos cenários e, com isso, são capazes de  mostrar oportunidades que poderão ser desbravadas pelos gestores.

Um bom exemplo é quando se deseja prever uma tendência. 

Para que isso aconteça, utiliza-se dados históricos com o objetivo de correlacionar com fatos ocorridos e, assim, estabelecer uma relação de causa e efeito.

Por exemplo: se C aconteceu no passado e teve D como resultado, é muito provável que D aconteça de novo, caso C ocorra novamente. 

Inclusive, pode-se utilizar essa análise preditiva  para compreender como o mercado se comporta diante de uma determinada situação.

Assim, é possível que oportunidades sejam antecipadas, como maximização de lucros e minimização de riscos ao negócio.

Os benefícios do Big Data Analytics para as organizações

A seguir, confira os principais benefícios do Big Data Analytics para as organizações e veja por que vale a pena investir em soluções de inteligência de dados.

Melhora na tomada de decisão

O Big Data Analytics é um dos melhores recursos para melhorar as tomadas de decisão nas organizações, sejam elas de quais nichos forem.

Afinal, como mencionado anteriormente, esse recurso é capaz de analisar uma grande quantidade de dados e interpretá-los com o objetivo de tornar as decisões mais assertivas.

Custos reduzidos

Outra vantagem da utilização do Big Data Analytics é a possibilidade de reduzir custos. Isso porque, antes, era necessária a utilização de várias ferramentas para gerar insights valiosos.

Com ele, por outro lado, todas as operações podem ser realizadas em um só lugar, o que gera mais lucro e produtividade empresarial.

Eficiência operacional

Imagine ter todos os bancos de dados da sua empresa processados no mesmo ambiente. Sem dúvida, essa ação promoverá uma eficiência operacional.

Assim, você conseguirá redistribuir os esforços para outras atividades dentro da empresa, o que irá gerar uma produtividade maior.

Entendimento das necessidades do público-alvo

Entender quais são as necessidades do público-alvo é uma das melhores estratégias para fidelizá-los.

Inclusive, com o Big Data Analytics você consegue entender como o consumidor se comporta. Assim, irá oferecer sempre soluções personalizadas.

Facilidade para desenvolver produtos e serviços

Com o processamento de dados, há a possibilidade de entender as demandas do mercado, prever cenários e pensar em estratégias que combinem as equipes de vendas e de marketing.

Assim, é possível desenvolver produtos e serviços que, de fato, atendam às necessidades do seu público-alvo.

Gestão de riscos

Neste conteúdo, você pode perceber que o Big Data Analytics é capaz de prever tendências e de antecipar o acontecimento de certas situações.

Por conta disso, ele consegue promover uma melhor gestão de riscos e faz com que você esteja munido contra possíveis imprevistos que possam surgir.

Exemplos de aplicação do Big Data Analytics

O Big Data Analytics já é uma realidade para muitas empresas, principalmente aquelas que desejam aprimorar a experiência do cliente.

Isso porque, com as técnicas dessa ferramenta, é possível desenvolver campanhas mais assertivas, já que o comportamento do consumidor foi amplamente analisado.

Com essa técnica de processamento de dados, é possível conferir alguns exemplos de sua aplicação. Veja:

  • tendências e demandas previstas;
  • custos reduzidos;
  • plataforma de e-commerce otimizada;
  • número maior de clientes fidelizados;
  • estratégias de marketing melhor desenvolvidas;
  • maximização das vendas.

Qual a diferença entre Big Data Analytics e Big Data?

Big Data Analytics é o processo pelo qual uma grande quantidade de dados pode ser analisada, justamente para entender como o mercado se comporta.

Esses dados, inclusive, podem ser obtidos por meio de métricas, feedbacks, pesquisas de satisfação e demais estratégias. 

Além de estudar o mercado de forma macro, o Big Data Analytics se debruça sobre o comportamento do consumidor, análise da concorrência, tendências etc.

Dessa forma, consegue tornar certas decisões mais assertivas, principalmente por conta dos insights valiosos encontrados durante a análise dos dados.

O Big Data, por sua vez, é um termo amplo, mas que se refere aos dados estruturados ou até mesmo não estruturados que podem vir de qualquer fonte.

Assim, ele é capaz de descrever a grande quantidade de dados que foram gerados, bem como promover um armazenamento e análise adequados.

Data Mining vs Big Data Analytics

Certamente, a utilização de Big Data Analytics já é uma tendência forte utilizada em quase todos os nichos de mercado.

No entanto, um novo conceito tem surgido com o avanço da tecnologia e da área de Big Data: o Data Mining (ou Mineração de Dados). Mas, afinal, você sabe do que esse termo trata?

Data Mining – mineração de dados, em inglês – é uma estratégia que visa a organizar a quantidade enorme de dados que são gerados de forma constante. 

Dessa forma, além de classificá-los, o Data Mining é capaz de encontrar aqueles dados que são mais relevantes para determinada empresa e, assim, consegue determinar certos padrões em um comportamento.

Porém, o Data Mining somente consegue realizar sua função com pequenas amostragens. Essa ação limita os resultados oferecidos por ela. 

O Big Data Analytics realiza, basicamente, as mesmas operações. Porém, com um grande diferencial: consegue analisar uma quantidade muito maior de dados.

Outra diferença marcante entre esses dois recursos é o tipo de dado a ser analisado. 

Enquanto o Data Mining possui mais facilidade com dados estruturados (planilhas etc.), o Big Data Analytics se relaciona melhor com análise de dados não-estruturados e mais complexos.

Assim, o melhor caminho para que previsões sejam feitas e, dessa forma, as estratégias sejam melhor executadas, é a utilização de Big Data Analytics.

A carreira em Big Data Analytics

Sem dúvida, a carreira em Big Data Analytics abarca uma ampla variedade de oportunidades – não só em empresas, diga-se de passagem.

Inclusive, quem deseja trabalhar na área, não pode deixar de aproveitar as oportunidades do mercado. 

Afinal, hoje, existe uma escassez muito grande no que diz respeito a profissionais qualificados para atuar na área de Big Data Analytics.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa recente, divulgada pelo portal G1 e realizada pela empresa Intera, mostrou que houve um crescimento de quase 500% nas vagas para cargos na área de inteligência de dados.

Porém, para ser um profissional de destaque na área, não basta ter um diploma reconhecido. É preciso buscar os diferenciais competitivos. 

Por isso, ter conhecimento em programação é o primeiro passo para entrar neste mercado, bem como ter uma noção de negócios.

Inclusive, os profissionais que tiverem conhecimentos avançados em matemática e estatística também serão recrutados mais rapidamente.

Alguns cargos que oferecem oportunidades na área de Big Data Analytics são:

  • Especialista em Big Data Analytics;
  • Engenheiro de Dados;
  • Cientista de Dados;
  • Desenvolvedor;
  • Programador;
  • Arquiteto de Dados.

Vale ressaltar que o próprio LinkedIn divulgou um relatório que elenca os empregos que estão em alta no momento.

Dentre eles, o cargo de especialista em Big Data Analytics é um dos que mais recrutam atualmente.

Além disso, algumas dicas valiosas para você que deseja começar na área são:

  • invista no inglês;
  • realize o máximo de estágios possível;
  • desenvolva um portfólio que realmente chame a atenção;
  • procure aprender por meio de bootcamps (cursos intensivos);
  • aprimore suas competências e habilidades.

Quais são os desafios para a aplicação do Big Data Analytics?

Por mais vantagens que o Big Data Analytics possa proporcionar para as empresas, certos gestores têm encontrado alguns desafios no momento de implementar essas soluções.

Um desses principais desafios é no que diz respeito à identificação dos dados que devem ser coletados e qual a melhor forma para sistematizá-los.

Isso porque, sem essa curadoria adequada, os resultados das análises não serão visualizados de forma pertinente.

Logo, antes de coletar os dados, justamente para não perder tempo com aquilo que não é útil para a empresa, deve-se fazer uma pergunta: quais dados são fundamentais para o meu negócio?

Com essa pergunta, por sinal, você será capaz de direcionar a forma correta de coletar os dados. Assim, serão priorizadas as variáveis que realmente são relevantes para a empresa.

Além desses desafios, podemos destacar outros, tais como:

  • proteção dos dados coletados;
  • suporte de TI adequado;
  • profissionais realmente qualificados para desempenhar essas funções;
  • transformação e continuidade.

Tail by TOTVS

As tecnologias Tail by TOTVS consistem em plataformas e ferramentas de inteligência de dados que permitem a correta identificação do perfil do seu cliente. 

Logo, você pode implementar uma estratégia de Big Data Analytics no seu negócio de forma adequada – com controle de dados em um só ambiente.

Além disso, você tem acesso a ferramentas que te permitem entender a jornada de compra, personalizar a comunicação e criar um relacionamento com o consumidor de forma omnicanal. 

Inclusive, as soluções da Tail by TOTVS promovem uma série de vantagens, tais como:

  • otimizam os resultados da sua empresa com gestão dos dados dos consumidores;
  • proporcionam a ativação de audiência em mídias digitais;
  • possibilitam a obtenção de consentimento na coleta de cookies em seu site.

E aí, preparado para levar soluções de Big Data Analytics para a sua empresa com a Tail by TOTVS? 

Descubra hoje mesmo como as tecnologias Tail by TOTVS pode te ajudar a obter insights para desenvolver ações de marketing mais estratégicas.

Tail by TOTVS

Conclusão

No conteúdo de hoje, você aprendeu o que é, como funciona e quais os benefícios exclusivos do Big Data Analytics.

Além disso, foi capaz de observar alguns exemplos de como ele pode ser aplicado na sua empresa de forma segura e prática.

Inclusive, aqui, você pode entender melhor como é a carreira do profissional que trabalha com Big Data Analytics.

Agora, já sabe o que você deve fazer caso tenha vontade de criar carreira na área. Afinal, é necessário muito estudo e muita dedicação, justamente para ser um profissional diferenciado.

Por fim, você aprendeu que contar com uma plataforma de inteligência de dados é a melhor opção para desenvolver ações de marketing mais assertivas.

Para te ajudar, você pode contar com as tecnologias Tail by TOTVS.

E aí, gostou do conteúdo de hoje? Então, continue aprendendo mais sobre soluções tecnológicas no blog da TOTVS.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.