Quais são os principais ganhos da metodologia lean?

Como aplicar a metodologia lean na sua empresa

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | GESTÃO INDUSTRIAL | 06 janeiro, 2020

Você já ouviu falar na metodologia lean? Este método é de grande importância para o setor de serviços e abrange áreas como Tecnologia da Informação (TI), bancos, hospitais, entre outras. Esse conceito se relaciona fortemente à capacidade de uma empresa produzir algo com qualidade. 

Muitas vezes, o motivo de um negócio não crescer como antes, não está ligado apenas em não conseguir conquistar novos clientes, mas desperdiçar os recursos que tem. Preparamos este texto para que você entenda quais são os principais ganhos dessa metodologia no ramo industrial. 

O que define a metodologia lean?

Precisamos primeiro entender o que é lean. Essa palavra se refere a algo reduzido, enxuto. Portanto, a metodologia fala sobre evitar desperdícios e focar no essencial. O conceito tem como objetivo otimizar todos os processos na criação, no lançamento e no desenvolvimento de uma empresa.

Esse pensamento ficou famoso após a Toyota adotar essa estratégia para produzir sem desperdiçar. Por isso, ficou conhecida também como metodologia lean Toyota, ou “toyotismo”.

A principal meta é aproveitar ao máximo os recursos já disponíveis e melhorar gradativamente os processos, buscando sempre alcançar resultados eficientes. É daí que vem a ideia de que a lucratividade não é a única medida a ser verificada para o sucesso de um negócio.

Como o pensamento lean funciona

O método lean busca produzir melhor, com redução de recursos e tempo, além de incorporar mais valor ao cliente. Isso é possível através de técnicas inovadoras, avaliação de tendências mercadológicas, e do monitoramento da concorrência. Baseado nisso, é possível implementar na empresa processos mais simples e eficientes, desde a produção até o transporte. 

Através de um estudo, identifica-se quais tarefas ou etapas não são tão úteis e apenas desperdiçam tempo e dinheiro. Outra medida é adotar um sistema de gestão que otimize processos. Tecnologias programáveis permitem que os recursos humanos lidem totalmente com ações estratégicas e cada vez menos com procedimentos mecânicos, repetitivos e burocráticos.

Para isso, o autodiagnóstico necessariamente deve ser realizado em todos os setores da empresa, conforme o seu fluxo de produção. Só assim é possível identificar os gargalos produtivos, os desafios de implantar as alterações e as oportunidades que podem ser projetadas.

Lean Six Sigma

Outra ideia bastante difundida é a metodologia lean six sigma, que é uma união dos dois pensamentos. No caso, o six sigma trata de um conjunto de práticas que tem a finalidade de reduzir a variabilidade nos processos do negócio. Esse método foi criado em 1980 por Bill Smith, engenheiro da Motorola.

Para melhorar sua produção, algumas empresas decidiram implementar as duas metodologias. O resultado dessa união é o aumento da produtividade, sem deixar de lado a redução de custos e o desperdício.

Benefícios do método lean 

O método lean pode ser aplicado em empresas de diversos segmentos. Entenda os principais benefícios dessa metodologia observados com o uso dessa metodologia.

New call-to-action

Organização

Uma das questões principais dessa metodologia é não fazer estoque, seja ela de matéria-prima e ou de mercadorias prontas. A ideia é trabalhar e produzir conforme a demanda do mercado para que a empresa tenha menos materiais ociosos ocupando espaço físico.

Dessa forma, a organização será muito melhor no espaço de trabalho das equipes, além de não ter pessoas ou equipamentos parados pela falta de demanda ou organização. Na metodologia lean, não existem excessos e nem desperdícios. Diminuir o desperdício significa aproveitar melhor os recursos para a geração de valor.

Lucros

Redução de desperdício gera maior margem de lucro. Isso porque aumenta a  capacidade produtiva, uma vez que estará com menos fases de produção (aqueles processos excessivos que foram colocados de lado). A entrega da mercadoria também será mais rápida, e você poderá vender mais em um tempo bem menor.

Com mais capital em caixa, é possível aplicar dinheiro na contínua evolução do lean dentro do negócio, investir em tecnologia e aprimorar os seus recursos. Tudo isso sem a necessidade de investimento em matéria-prima excessiva.

Demanda real

Na fábrica que não segue a metodologia lean, um item deve chegar nos processos da linha de produção até alcançar a ponta final (o cliente), por causa de metas preestabelecidas, mesmo que isso gere excesso de estoque. Assim, nessa metodologia é necessário enxergar o contrário: é o cliente que vai “puxar” a linha de produção por meio das suas demandas.

Esse tipo de orientação, com a produtividade voltada para a demanda real dos consumidores, é uma maneira de enxergar a indústria com mais precisão. Com isso, evita-se contratempos, a empresa economiza e o cliente fica bem mais satisfeito, já que recebe algo que ele realmente precisa.

Como implementar na empresa

Para aplicar essa metodologia, é preciso seguir alguns passos importantes:

Estude seu negócio

Foque em criar, mensurar e aprender. Esse método é voltado para a transformação de ideias em produtos. É crucial medir a reação e o comportamento dos consumidores e aprender com eles.

Alinhe a equipe

Para que o método apresente resultados, é preciso que toda a equipe entenda a metodologia e esteja disposta a colocá-la em prática. Por isso, é importante se certificar de que todos estão alinhados com os valores lean.

Determine metas

É sempre melhor quando atuamos com metas, por isso, determine quais são seus objetivos com a aplicação do método lean. Esses objetivos serão a sua direção na criação e no desenvolvimento de novas propostas.

Aprenda com os erros

Sempre existe um período de adaptação, então não tenha medo de errar. Caso a sua proposta de negócio não seja tão viável ou interessante, provavelmente você encontrará outra.

Use no dia a dia

acostume-se a aplicar esse conceito em seu cotidiano e sempre que houver uma nova ideia para o seu negócio. Isso provocará economia de tempo, de esforço e, é claro, de dinheiro.

Tecnologia e método lean

Uma das maiores vantagens da metodologia é que você pode otimizar o seu produto até torná-lo perfeito e original. Use tecnologias que vão ajudar você a ter uma gestão mais focada nesse objetivo, como um sistema de gestão empresarial

Entenda mais como essa solução funciona para implementá-la em sua empresa da melhor forma possível. A metodologia lean é um método rápido, barato e eficiente. Com ela, é possível reconhecer os problemas de sua proposta de negócio, saber onde você está falhando, criar uma mercadoria ideal e crescer de modo escalável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *