O que é a comunicação integrada e como ela pode ser importante para seu negócio?

Equipe TOTVS | 03 janeiro, 2023

Você já notou como algumas empresas têm a mesma linguagem em uma campanha de marketing na TV ou nas redes sociais? Isso acontece porque elas apostam em uma comunicação integrada.

Para quem tem uma empresa de varejo, esse é o melhor caminho para se comunicar com seu público. É preciso ter complementaridade, coerência, consistência e continuidade.

O consumidor consegue perceber quando há planejamento em relação a isso e quando não existe. Então, se você quer chamar atenção dos seus clientes, é preciso investir nessa integração.

Ao longo deste artigo, vamos trazer um guia sobre o tema, falando sobre o que é, quais são os benefícios e, principalmente, como é possível transformar a comunicação da sua empresa.

Além disso, vamos mostrar como a tecnologia pode complementar esse processo. Boa leitura!

O que é comunicação integrada?

A comunicação integrada é um planejamento estratégico que une todos os canais e plataformas para que a mensagem transmitida seja a mesma.

Isso significa que, independentemente do local onde acontece o contato com o cliente, será a mesma experiência.

Ela envolve o planejamento de como a marca será vista pelo público e como isso acontece em campanhas de marketing, tanto nas redes sociais quanto nas mídias offline, por exemplo.

Basicamente, se pensa na mensagem certa, para o público ideal, com o tom de voz adequado, no momento conveniente e, claro, no melhor canal.

É preciso dizer também que ela pode se relacionar com a omnicanalidade, afinal, o objetivo dessa última é oferecer ao cliente uma experiência completa e personalizada, não é mesmo?

Enquanto a primeira é o planejamento focado em se comunicar, o omnichannel também engloba a estratégia dos canais de venda focada na melhor experiência do cliente.

Sendo assim, ela eleva a abordagem omnichannel como camada estratégica.

Quais são os pilares da comunicação integrada?

Como falamos, a comunicação integrada envolve complementaridade, coerência, consistência e continuidade.

Esses são os principais pilares que vão garantir que a mensagem chegue de maneira ideal ao seu público-alvo, sem perder o foco. A seguir, vamos apresentar um pouco sobre cada um deles. Acompanhe!

  1. Complementaridade;
  2. Coerência;
  3. Consistência;
  4. Continuidade.

1. Complementaridade

Todos os canais devem ser complementares. Complementaridade é quando se usa todos os canais disponíveis a partir da interdependência. 

Ou seja, cada canal tem o seu próprio papel para participar na comunicação como um todo.

É essencial que ele consiga complementar as informações e estratégias dos demais, garantindo, assim, uma relação entre eles.

É por isso que a partir de um post no Instagram, o usuário pode acessar algum link na bio para ir até o site da marca.

2. Coerência

Coerência é a relação lógica entre os vários elementos comunicacionais. Ou seja, algo precisa fazer sentido para que o cliente compreenda e se identifique com a comunicação.

Ela também está associada à harmonia e ao nexo que as campanhas conseguem promover. Esses critérios é que vão conseguir unificar a mensagem da empresa.

Essa coerência deve ser vista tanto nos conteúdos como na linguagem usada e, claro, nos objetivos traçados na hora de se comunicar. Afinal, todo o planejamento precisa ter um norte e todas as ações acontecem com base nisso.

3. Consistência

Consistência é como o cliente percebe a comunicação da marca. Ela é responsável por garantir a homogeneidade e, por sua vez, eliminar qualquer contradição.

As estratégias e os produtos de marketing, diante dessa integração, precisam trabalhar com a mesma missão, valores e direção. Em outras palavras, para ser integrado, todo o fluxo de comunicação precisa caminhar no mesmo sentido.

Tudo isso para evitar com que o cliente se sinta confuso com a mensagem transmitida e, então, consiga desenvolver identificação com a empresa. 

Você já deve ter percebido que há marcas que se sustentam sem consistência.

4. Continuidade

Continuidade é como esse diálogo se mantém ao longo do tempo. Ou seja, uma marca precisa ter um plano bem estruturado para conseguir manter o foco e as metas ao longo do tempo.

Uma comunicação contínua considera fluxos constantes de mensagem para o cliente, como é o caso do e-mail marketing. Com esse recurso, é possível entender e melhorar a relação com os clientes a partir da cada etapa do funil.

Mas, para garantir que essa continuidade comunicacional tenha efeito, é preciso que esse planejamento seja visitado e revisitado com frequência.

Quais são os benefícios da comunicação integrada?

Agora que já comentamos o que é a comunicação integrada e no que ela se baseia, é hora de entender melhor quais são os benefícios de apostar nesse formato.

Entre eles, podemos destacar a maior visibilidade da marca, o aumento das vendas da loja e, claro, uma melhora no relacionamento com o cliente.

  1. Ganho de visibilidade da marca;
  2. Aumento das vendas como consequência;
  3. Melhor relacionamento com o cliente.

1. Ganho de visibilidade da marca

Como considera todos os canais de marketing, é natural que essa estratégia também tenha um alcance maior. Ou seja, mais pessoas terão acesso à marca e isso impacta diretamente na visibilidade da mesma.

2. Aumento das vendas como consequência

Como efeito do primeiro ponto, com mais visibilidade, a marca tem mais chances de vender mais. Afinal, como já comentamos, o objetivo final do marketing é gerar vendas.

3. Melhor relacionamento com o cliente

Uma comunicação focada na integração considera as necessidades dos clientes e entende como eles se relacionam com a marca.

Dessa forma, é possível desenvolver uma comunicação mais direcionada e personalizada que melhora o relacionamento.

7 passos para criar uma comunicação integrada 

Você ainda pode estar se perguntando: como eu posso fazer com que a comunicação da minha empresa se torne integrada? Para isso, é preciso transformar diversos pontos dentro do seu negócio.

Portanto, agora vamos explicar como criar uma comunicação integrada na prática. A seguir, veja diversas dicas que vão facilitar essa implementação em seu negócio.

  1. Conheça o perfil do seu público;
  2. Crie um plano de comunicação integrada;
  3. Padronize a identidade visual do negócio;
  4. Alinhe e integre a comunicação da equipe;
  5. Explore os canais de contato com o público;
  6. Integre os canais de comunicação da empresa;
  7. Defina indicadores de performance.

1. Conheça o perfil do seu público

Essa é a dica que vale para qualquer ação dentro do setor de marketing. Não há como criar qualquer estratégia sem conhecer o perfil do seu público. Isso se dá porque todas elas devem ser pensadas com base nessas pessoas.

Por isso, invista em pesquisas para criar o perfil do seu cliente ideal. Entenda como eles consomem conteúdos, com quais plataformas se relacionam mais e qual o momento ideal para interagir com a marca.

Assim, fica mais fácil direcionar todas as iniciativas de marketing para esse público. Principalmente, fica mais simples garantir uma comunicação que ofereça complementaridade, coerência, consistência e, claro, continuidade.

2. Crie um plano de comunicação integrada

Como comentamos, essa comunicação é uma estratégia que considera todos os canais de marketing. Sendo assim, para alcançar esse objetivo, é preciso criar um plano bem estruturado com as principais ações para cada canal.

Obviamente, não existe fórmula pronta para isso. Cada negócio tem suas particularidades e o ideal é sempre adaptar as ações de acordo com elas.

No entanto, esse planejamento pode considerar alguns pontos, como:

  • Qual é o objetivo que você pretende atingir com essa campanha?
  • Quais serão os canais necessários para alcançar os objetivos?
  • Qual será o custo para tornar todo esse planejamento viável?

3. Padronize a identidade visual do negócio

Outro ponto é a identidade visual. É natural que o cliente reconheça a empresa quando interage com ela em qualquer um desses lugares. E o aspecto visual conta muito para trazer consistência.

Por isso, investir na padronização da identidade visual do seu negócio é o melhor caminho para isso. O design é um elemento de forte impacto no primeiro contato do cliente com sua loja.

Se preocupe em usar as mesmas cores, fontes e imagens em todas as comunicações. Dessa forma, além de facilitar o reconhecimento, você ainda consegue manter a coerência das mensagens.

4. Alinhe e integre a comunicação da equipe

Essa comunicação não é possível sem uma equipe alinhada e que esteja disposta a trabalhar com essa estratégia. Por isso, é preciso capacitar a equipe para que todos estejam cientes da importância dela e como ela funciona na prática.

Além disso, é preciso integrar todos os setores de contato com o cliente. Ou seja, não basta contemplar a equipe de marketing. Também é necessário pensar no time de vendas e de atendimento, por exemplo.

Ter um canal aberto para o fluxo de informações dentro da empresa é de grande importância. Assim, fica mais fácil manter todos os setores alinhados e trabalhando com as mesmas diretrizes.

5. Explore os canais de contato com o público

O coração da comunicação integrada está na presença em diversos canais de marketing. Sendo assim, é preciso explorar todas as formas de contato com o público.

Isso significa usar não apenas um canal online, como o Instagram. Há muito mais espaços virtuais para explorar, considerando outros aplicativos como Twitter e TikTok, além dos próprios blogs e o e-mail.

Aproveite esses espaços para interagir com as pessoas e mostrar quem é a sua marca.

Além disso, não deixe de lado as comunicações offline como a propaganda em rádio e TV e, até mesmo, o merchandising. Ter uma presença consistente em todos esses lugares é o grande segredo para conquistar um público cada vez maior.

6. Integre os canais de comunicação da empresa

Integrar os canais de comunicação da empresa é o ponto central. Como comentamos, essa estratégia considera todos os touchpoints que a marca tem com o cliente.

E é nesse momento que a omnicanalidade surge como uma complementaridade. Afinal, como você vai atingir um público cada vez maior se não oferecer a ele diversos canais para ter a mesma interação?

Cabe ao cliente decidir por onde se comunicar. Por essa razão, não basta ser integrada: é preciso que o cliente não sinta diferença entre os pontos de contato.

É preciso que a comunicação na loja não seja diferente do e-mail marketing que o cliente recebe. E somente com o cruzamento de informações e a personalização do omnichannel isso será possível.

7. Defina indicadores de performance

Para mensurar os resultados desse contato é fundamental definir indicadores de performance. São eles que vão permitir acompanhar o progresso das ações e identificar possíveis erros para corrigi-los rapidamente.

Considerando o meio digital, alguns dos principais KPIs para comunicação integrada são:

  • taxa de abertura dos e-mails marketing;
  • cliques nos links dos e-mails marketing;
  • engajamento nas redes sociais;
  • número de visitas no site/blog;
  • taxa de conversão do site/blog.

Com esses indicadores em mãos, fica mais fácil acompanhar o desempenho das comunicações e tomar as decisões certas para alcançar os objetivos traçados.

Comunicação integrada: exemplos de sucesso

Para irmos além da prática, vamos apresentar dois exemplos de comunicação integrada que têm dado certo no mercado. Assim, fica mais fácil visualizar como a estratégia funciona na prática e se inspirar para criar a sua. Veja a seguir!

Spotify

Spotify, marca referência em streaming de música, é um ótimo exemplo. Um dos seus diferenciais está nos resumos anuais que os usuários escutaram durante os 365 dias do ano.

Para divulgar o relatório pela primeira vez, a empresa se preocupou em fazer isso tanto no online como no offline. Foram anúncios no app, push, e-mail marketing, outdoors, anúncios na rua e, até mesmo, em estações de transporte público.

Todos os canais mantiveram consistência: design e linguagem semelhantes. O case foi tão bom que rendeu até prêmio para o Spotify da Platinum Obie em 2018.

Volvo

Outro exemplo é a Volvo, responsável por uma campanha extremamente ousada em 2015. A empresa aproveitou a audiência do Super Bowl, evento gigantesco de futebol americano nos Estados Unidos, para engajar no Twitter.

A ideia era era fazer com que as pessoas fizessem publicações na rede social com a hashtag #volvointerception toda vez que aparecesse a propaganda de um concorrente durante o intervalo. E o que o usuário ganhava em troca? Participar do sorteio de um carro da marca!

A campanha viralizou pela sua genialidade e, ainda, não envolveu o custo de fazer uma propaganda paga na TV durante esse horário extremamente caro.

Tecnologias TOTVS para o Varejo

Como mostramos, a omnicanalidade é um fator fundamental para integrar os meios comunicacionais. E considerando o contexto das lojas, contar com essa estratégia vai muito além apenas do marketing.

É por isso que investir em ferramentas de integração dos canais de venda e cruzamento de informações é fundamental para ter sucesso.

As tecnologias TOTVS voltadas ao setor varejista permitem que a sua loja ofereça um serviço que atenda às expectativas do seu cliente, integrando todos os seus canais de vendas, sejam físicos ou online. 

Por meio de comunicação conectada, seu negócio consegue ter um ambiente operacional que integre diversos dados da sua operação e a torne muito mais precisa. 

Saiba tudo sobre os nossos sistemas e aplicações desenvolvidos para o varejo!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

A comunicação integrada é uma estratégia de marketing que tem como objetivo principal crescer uma marca por meio de uma relação mais próxima com o cliente e, principalmente, consistente.

Para isso, é essencial considerar os pilares dela: consistência, complementaridade, coerência e continuidade.

Com base nisso, é possível criar campanhas que funcionem em diferentes canais para atingir o seu público-alvo.

E, como vimos, com as tecnologias TOTVS para o varejo, você pode integrar todos os canais de venda em um único lugar e, assim, trazer insights importantes que vão ajudar a melhorar sua relação com seus clientes.

Caso queira continuar se atualizando sobre temas de vendas e varejo, leia também sobre como vender online!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.