Você já sabe que adotar projetos de responsabilidade social nas empresas é uma prática que traz muitos benefícios ao negócio e à sociedade.
Afinal, este conceito envolve o compromisso das organizações com o desenvolvimento sustentável da sociedade, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Ao executar ações desta natureza, sua empresa demonstra que se preocupa com o bem-estar das pessoas e do planeta, além de gerar valor para os seus stakeholders.
Neste artigo, vamos apresentar 7 ideias de projetos e ações de responsabilidade social nas empresas que podem inspirar você nesta jornada de beneficiar a sua comunidade, os seus colaboradores e o seu negócio.
Confira!
7 ideias de projetos de responsabilidade social nas empresas
A importância da responsabilidade social nas empresas é inegável, e algumas estatísticas trazem aspectos que comprovam essa relevância:
- 95% dos funcionários entendem que as empresas devem beneficiar todas as partes interessadas (funcionários, clientes, fornecedores e comunidades nas quais operam), e não apenas os acionistas
- Pesquisa de 2019 aponta que 77% dos consumidores preferem comprar de marcas comprometidas em trazer um impacto positivo para o mundo, e 73% dos investidores afirmam que as ações em prol do meio ambiente e da sociedade contribuem para suas decisões de investimento.
São motivos relevantes para sua empresa se tornar um dos bons exemplos de empresas com responsabilidade social, certo?
Apresentamos a seguir 7 ideias para você implementar em sua organização. Confira!
1. Diminuir os impactos no meio ambiente
Uma das mais importantes ações de responsabilidade social nas empresas é a redução dos impactos negativos que as atividades causam no meio ambiente.
Existem diversas iniciativas que convergem para a sustentabilidade ambiental, como:
- Reciclar e reutilizar materiais e resíduos;
- Investir em tecnologias verdes e eficientes;
- Utilizar fontes renováveis de energia, como solar e eólica;
- Promover a educação ambiental entre os colaboradores e clientes;
- Adotar práticas de economia de energia, água e recursos naturais;
- Apoiar projetos de conservação da biodiversidade e restauração de áreas degradadas.
- Leia também: Sustentabilidade empresarial: importância e desafios
2. Promover a capacitação de jovens e adultos
Outros projetos de responsabilidade social de empresas brasileiras abordam a capacitação profissional para jovens e adultos que estão em situação de vulnerabilidade ou exclusão.
Isso pode ser feito por meio de programas como estágio, trainee ou aprendizagem, que contribuem para a formação teórica e prática do profissional na empresa.
Além deles, é possível oferecer cursos gratuitos ou subsidiados para a comunidade, abordando temas relacionados à atividade da organização ou ao mercado de trabalho em geral.
3. Priorizar um processo de recrutamento e seleção mais diverso
Quando falamos em responsabilidade social nas empresas, exemplos não faltam. E um deles é promover a inclusão social por meio de um processo de recrutamento e seleção mais diverso.
Valorizar as diferenças e as potencialidades dos candidatos é algo benéfico para a sociedade e para a empresa, sabia?
E existem ações que favorecem a diversidade nas empresas, como:
- Buscar fontes variadas de candidatos, como redes sociais, indicações internas e ONGs parceiras;
- Eliminar critérios discriminatórios, como idade, gênero, raça, orientação sexual, religião e deficiência;
- Oferecer feedbacks construtivos aos candidatos rejeitados, orientando-os sobre como melhorar o seu desempenho;
- Criar programas de integração e desenvolvimento para os novos colaboradores, garantindo-lhes um ambiente acolhedor e inclusivo;
- Utilizar ferramentas que reduzam os vieses inconscientes, como testes cegos, entrevistas estruturadas e avaliações comportamentais.
4. Desenvolver eventos e palestras sobre temas relevantes
Disseminar o conhecimento é uma maneira de gerar valor para a sociedade.
Por isso, existem projetos de responsabilidade social de empresas brasileiras que abordam o desenvolvimento de eventos e palestras sobre temas relevantes para o seu público-alvo.
Esses momentos, sejam presenciais ou online, podem tratar de assuntos ligados à área de atuação empresarial, é claro.
Mas pode também falar de temas mais gerais, como empreendedorismo, inovação, liderança, saúde e bem-estar, que também contemplam toda a comunidade.
5. Praticar o voluntariado
Os bons exemplos de empresas com responsabilidade social possuem algo em comum: a prática do voluntariado.
Essas organizações incentivam seus colaboradores a dedicarem parte do seu tempo e talento para ajudar pessoas ou organizações que precisam.
É uma maneira de demonstrar o compromisso da organização com as causas sociais.
Mas como fazer isso?
Existem algumas estratégias, como:
- criar um programa de voluntariado corporativo;
- oferecer apoio financeiro ou doações de produtos ou serviços às entidades assistenciais;
- oferecer benefícios (horários flexíveis, folgas remuneradas ou licenças) para quem realizar atividades voluntárias.
6. Patrocinar eventos e projetos sociais
Dentre as ações de responsabilidade social nas empresas, existe uma muito comum: patrocinar eventos e projetos que tenham afinidade com a sua missão, visão e valores.
Esse apoio ao trabalho de organizações sociais pode ser feito por meio de patrocínio direto, indireto ou incentivado.
O patrocínio direto é a doação de recursos financeiros ou materiais para a realização de eventos ou projetos sociais específicos.
Quando ele se dá de forma indireta, envolve doar parte do valor das vendas de determinados produtos ou serviços para uma causa social.
Já o patrocínio incentivado é o aproveitamento de incentivos fiscais para destinar parte do imposto de renda, do ICMS ou do ISS para projetos sociais aprovados em leis de incentivo cultural, esportivo, social ou ambiental.
7. Participar do Movimento Arredondar
Fechando nossa lista de possíveis ações e projetos de responsabilidade social nas empresas, temos a participação no Movimento Arredondar.
A iniciativa transforma o momento do pagamento em uma oportunidade de fazer o bem por meio de micro doações.
Funciona assim:
- Ao pagar uma compra no supermercado, o cliente pode optar por arredondar o valor para cima, doando os centavos para uma causa social apoiada pela marca;
- O arredondamento pode ser feito em qualquer forma de pagamento: dinheiro, cartão ou pix;
- O Movimento Arredondar não tem nenhum custo para a empresa ou para o cliente;
- Ele já está integrado à TOTVS Varejo Supermercados Linha Consinco, o que facilita a adesão dos supermercadistas.
Com o Movimento Arredondar, o gestor pode aproveitar uma série de benefícios, como solucionar a falta de moedas no troco, engajar colaboradores e clientes com as causas sociais, fazer a exposição positiva da marca na mídia e proporcionar grande impacto nas ONGs beneficiadas pelo projeto.
A TOTVS Varejo Supermercados é parceira do Movimento Arredondar e oferece uma solução inovadora e solidária para os seus clientes.
Conheça tudo sobre o TOTVS Varejo Supermercados – Linha Consinco!
Conclusão
Neste artigo, você conheceu 7 ideias de projetos de responsabilidade social nas empresas que podem ajudá-lo a implementar ações que façam a diferença na sua comunidade, nos seus colaboradores e no seu negócio.
Lembre-se que a responsabilidade social é um diferencial competitivo que agrega valor à sua marca e fideliza os seus clientes. Inclusive, é um conceito bastante ligado ao chamado ESG.
Entenda o que é, como funciona e quais as características do ESG!
Deixe aqui seu comentário