Sustentabilidade ambiental: importância e como aplicar

Equipe TOTVS | 02 fevereiro, 2023

A sustentabilidade ambiental é um conceito cada vez mais importante diante da crescente preocupação de empresas e indivíduos em reduzirem seu impacto sobre o meio ambiente.

Ela se tornou ainda mais crítica nos últimos anos devido às mudanças climáticas e seus efeitos devastadores em nosso planeta.

No ambiente corporativo, o tema ganhou maior destaque recentemente com o advento dos padrões ESG.

De acordo com eles, no critério “Environmental” (meio ambiente), as empresas devem tomar medidas proativas para proteger o meio ambiente e implementar práticas sustentáveis como medidas de eficiência energética, políticas de compras verdes, dentre outras.

Com isso, cumprem sua função social na proteção ambiental e conseguem atingir boas economias.

Diante da relevância do tema, vamos explicar com detalhes o que é sustentabilidade ambiental, sua importância, a realidade brasileira, as leis relativas à proteção do meio ambiente e muito mais.

Acompanhe!

O que é sustentabilidade ambiental?

A sustentabilidade ambiental é a capacidade dos seres humanos de satisfazer suas necessidades preservando o meio ambiente e utilizando os recursos naturais sem comprometer sua existência para as gerações futuras.

Em outras palavras, ela procura manter um equilíbrio entre proteção ambiental e desenvolvimento, a fim de assegurar que nossas ações de hoje não prejudiquem a natureza ou limitem sua capacidade de fornecer recursos no futuro.

Portanto, um dos pontos-chave desse conceito é a responsabilidade entre as gerações. 

Vamos entender melhor o que significa sustentabilidade ambiental a partir de seu surgimento.

Entenda como surgiu o conceito

Na segunda metade do século 20, vivemos a intensificação da atividade industrial e a expansão das áreas urbanas. 

A preocupação coletiva com o modelo e o ritmo de produção cresceu devido aos seus impactos no meio ambiente, o que trouxe uma crise ambiental no final dos anos 1960. 

Em resposta ao crescimento da poluição, do desmatamento e de outros problemas ambientais, países e entidades passaram a discutir o tema em conjunto.

A primeira reunião foi na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, em 1972. 

Nela, foi assinado o primeiro acordo ambiental internacional após debate sobre a preservação da biodiversidade e as ações para evitar o agravamento dos problemas ambientais da época.

Em 1987, na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, foi lançado o Relatório Nosso Futuro Comum (Relatório Brundtland).

Ele trouxe pela primeira vez o conceito de desenvolvimento sustentável. É neste contexto que podemos falar sobre como surgiu a sustentabilidade ambiental. 

Nova call to action

O tripé da sustentabilidade

O conceito de tripé da sustentabilidade (ambiental, social e econômico) foi criado por John Elkington na década de 1990.

Esses três aspectos devem ser abordados em conjunto a fim de criar um futuro sustentável. Sua compreensão por parte das empresas é fundamental para desenhar bons projetos de sustentabilidade ambiental no ambiente corporativo.

Confira com detalhes cada ponta do tripé.

Social

O aspecto social envolve a promoção de atividades que beneficiem todos os membros da sociedade em  termos de saúde, educação, emprego, e outros serviços.

Em suma, são condições para que as pessoas usufruam de uma vida digna, saudável e de boa qualidade.

Econômica

A dimensão econômica se refere à capacidade de ter um crescimento econômico sem comprometer os recursos naturais. 

É a chamada ecoeficiência, que se relaciona com a redução do consumo de recursos naturais, em especial, das fontes fósseis de energia e da água.

Ambiental

Finalmente, o aspecto ambiental refere-se à preservação dos recursos naturais e dos ecossistemas, de modo que as condições de produção e consumo assegurem ao meio ambiente sua capacidade de se auto regenerar.

Em outras palavras, retomamos aqui o que é sustentabilidade ambiental: desenvolvimento com preservação do meio ambiente e responsabilidade com as gerações futuras.

Para tanto, é preciso minimizar os impactos negativos da produção e, caso isso seja impossível, adotar maneiras de compensação ambiental.

Esta dimensão já nos traz uma boa ideia da importância e de qual é o objetivo da sustentabilidade ambiental, certo?

Qual a importância da sustentabilidade ambiental?

A sustentabilidade vista pelo aspecto ambiental é um componente-chave na luta contra a mudança climática e seus efeitos em nosso planeta, em especial o aquecimento global.

Por isso, é da maior importância que as empresas tomem medidas proativas para criar práticas sustentáveis a fim de reduzir seu impacto no meio ambiente e contribuir para a manutenção de um planeta mais saudável e amigável aos seres humanos.

Ao agir, as empresas podem não apenas reduzir sua pegada de carbono, mas também aumentar sua eficiência operacional, economizar dinheiro e melhorar sua imagem pública.

Por isso, podemos apontar qual a importância da sustentabilidade ambiental: ela é o ponto central do combate às mudanças climáticas e seus efeitos e das práticas de proteção ao meio ambiente e à sociedade.

Além disso, no tocante às organizações, ela é importante, pois:

  • Contribui para a redução do impacto das operações empresariais sobre o meio ambiente;
  • Melhora a imagem e a reputação da empresa perante todos os stakeholders e o mercado;
  • Promove eficiência operacional e, consequentemente, impacta positivamente nas finanças corporativas.

Portanto, é essencial que as organizações adotem a sustentabilidade como parte de sua cultura corporativa a fim de garantir a saúde e o bem-estar tanto da geração atual quanto das gerações futuras.

Ao fazer isso, elas podem reduzir suas emissões, economizar dinheiro e melhorar a qualidade de vida do público.

E como é encarada a sustentabilidade ambiental no Brasil?

Um panorama sobre a sustentabilidade ambiental no Brasil

A relação entre educação ambiental e sustentabilidade surgiu no Brasil nos anos 1970, com a criação da Secretaria Especial do Meio Ambiente em 1973.

Em 1988, com a promulgação da Constituição Federal, vimos diversos artigos relativos à proteção do meio ambiente e à promoção da educação ambiental.

Com o passar dos anos, meio ambiente e sustentabilidade se tornaram um tema central, com o Brasil sendo sede de duas conferências internacionais: Rio-92 a Rio+20.

Até por isso, nas últimas décadas, o Brasil deu passos relevantes neste sentido com iniciativas para reduzir as emissões, proteger a biodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável.

Ao longo do tempo, inúmeros projetos de sustentabilidade ambiental tiveram como escopo a adoção de fontes de energia renovável e programas de reflorestamento, redução da pegada de carbono, dentre outras. 

O Balanço Energético Nacional de 2019, elaborado pelo Ministério de Minas e Energia, traz um dado interessante neste sentido.

Mais de 80% da matriz elétrica do Brasil corresponde a fontes de energia renováveis. Temos 66,6% de geração hidráulica, 8,5% de biomassa, 7,6% de eólica e 0,5% de solar. 

No entanto, mais recentemente, o Brasil apresentou retrocesso em pelo menos nove dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030 da ONU.

O Relatório Luz 2021 mostra que tivemos retrocesso devido a políticas ambientais contrárias ao desenvolvimento sustentável.

Para entender melhor esse panorama, é preciso conhecer as normas de sustentabilidade ambiental que vigoram no país.

As principais normas de sustentabilidade ambiental

No Brasil, não temos uma única lei da sustentabilidade ambiental. Temos diversas leis que possuem objetivos diferentes, como:

  • Lei de Fauna (Lei 5.197/1967) 
  • Área de Proteção Ambiental (Lei 6.902/1981)
  • Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/1981)
  • Criação do Ibama (Lei 7.735/1989)
  • Política Agrícola (Lei 8.171/1991)
  • Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997)
  • Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Lei 9.985/2000)
  • Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) 
  • Novo Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012)
  • Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010)

Além das normas de sustentabilidade ambiental, é fundamental conhecer os acordos internacionais sobre o tema, como o Protocolo de Kyoto, a Declaração do Rio e a Agenda 21.

Existem também padrões de sustentabilidade, que são diretrizes ou critérios voltados para as organizações. O principal é o ISO 14001.

Esse padrão especifica os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental para as organizações, com detalhes que as ajudam a desenvolver um plano de sustentabilidade ambiental.

E quais empresas atuam com base em normas de proteção do meio ambiente?

Exemplos de empresas que trabalham com sustentabilidade ambiental

O estudo “Clicking Clean: Who is Winning the Race to Build a Green Internet” realizado pelo Greenpeace em 2017 apontou muitas empresas que trabalham com sustentabilidade ambiental.

Confira algumas a seguir: 

  • Microsoft: compromisso de carbono negativo até 2030;
  • Google: utilização de 100% de energia renovável em suas operações;
  • Apple: programa de desperdício zero e 100% de uso de energia renovável. 

Além das empresas estrangeiras, podemos destacar três empresas no Brasil: 

  • Petrobras: programa de compensação de carbono;
  • Itaú Unibanco: forte investimento em fontes renováveis de energia;
  • Natura: comprometida com o fornecimento ético e de embalagens sustentáveis.

Essas organizações apresentam bons planos de sustentabilidade ambiental, e os motivos são diversos, como já apontamos. 

Mas você sabia que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possui um incentivo para as empresas que investem no desempenho social, ambiental e de governança?

Além disso, um estudo da consultoria BSR aponta que 72% das empresas entrevistadas acreditam que as mudanças climáticas podem afetar significativamente suas operações, receitas ou despesas?

Dados da Forbes apontam que 92% dos consumidores preferem marcas ambiental ou socialmente conscientes.

Portanto, ser uma empresa que trabalha com sustentabilidade ambiental é bastante relevante para as operações e para o meio ambiente.

Diante disso, vamos ver algumas ações sustentáveis que você pode adotar em sua organização!

Ações sustentáveis que podem ser aplicadas nas empresas

O processo de sustentabilidade em uma empresa começa com o reconhecimento da necessidade de mudança para hábitos mais sustentáveis. 

Em seguida, a organização precisa se adaptar paulatinamente à nova realidade e aos novos valores, de modo que cada profissional faça a sua parte.

Com o desenvolvimento de hábitos mais sustentáveis, mesmo que pequenos, a conscientização passa a ter um impacto positivo.

Por fim, basta manter e ampliar as ações sustentáveis que se mostraram positivas. 

Vamos conhecer algumas dessas ações?

Seguir as leis ambientais brasileiras

É essencial que as empresas sigam todas as normas de sustentabilidade ambiental, como as leis relacionadas a resíduos sólidos, proteção da biodiversidade, dentre outras.

Isso é importante não só para proteger o meio ambiente e criar um futuro sustentável, mas para evitar sanções por parte do governo e ter uma boa imagem perante a sociedade.

Usar fontes de energia renováveis

O uso de fontes renováveis de energia, como a solar e eólica, é um passo importante que as empresas podem dar para reduzir seu impacto ambiental. 

Ao se afastarem do uso de combustíveis fósseis, as empresas podem reduzir drasticamente suas emissões de carbono.

Fazer o descarte adequado de materiais

Outra ação importante para as empresas é o descarte adequado dos materiais que não estão mais sendo usados. 

Isto inclui descartar adequadamente materiais perigosos, usando materiais reciclados quando possível, e evitar o uso de plásticos de uso único. A Política Nacional de Resíduos Sólidos é um norte fundamental para essa ação.

Fazer o reaproveitamento e a reciclagem de resíduos

A reutilização e reciclagem de resíduos é outra importante ação sustentável que as empresas podem adotar. 

Ao reutilizar e reciclar materiais, as empresas podem reduzir seus custos de produção e economizar recursos para uso futuro. 

Elas também devem se esforçar para reduzir a quantidade de embalagens que utilizam a fim de minimizar o desperdício

Usar de forma consciente os recursos naturais

Uma importante ação empresarial é o esforço de ser consciente e responsável quando se trata do uso dos recursos naturais. 

Isto inclui a redução do consumo de água e de papel, o uso de fontes renováveis de energia, entre outras medidas. 

Optar por equipamentos menos poluentes

Uma ação eficaz que as empresas podem adotar é optar por equipamentos menos poluentes, como veículos elétricos em vez de veículos movidos a gás.

O investimento em equipamentos de escritório com eficiência energética também contribui para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A manutenção periódica e preventiva em equipamentos maiores também contribui para a melhor eficiência energética deles.

Incentivar a economia circular

Encorajar uma economia circular é outra importante ação sustentável que as empresas podem tomar. 

Ela se traduz em transformar a fabricação em uma cadeia cíclica de reutilização, reciclagem e reaproveitamento. 

Com a economia circular, a empresa repensa a forma como os recursos são utilizados e assegurar que os produtos sejam projetados e fabricados para serem reutilizados ou reciclados no final do seu ciclo de vida. 

Firmar parcerias com empresas que priorizam o meio ambiente

Outra medida que vai ao encontro da relação entre meio ambiente e sustentabilidade é fechar parcerias com outras empresas que possuem a mesma prioridade ambiental. 

Ao fazer isso, as empresas podem compartilhar as melhores práticas e ideias para uma ação sustentável em toda a cadeia.

Prezar pela transparência em suas ações

Um ponto importante das ações empresariais é a transparência. Dar visibilidade às medidas e conscientizar os stakeholders sobre elas é fundamental para sua eficiência.

Também é crucial que as empresas não estejam envolvidas em qualquer tipo de “green washing”. 

Isto significa evitar declarações falsas ou enganosas sobre os benefícios ambientais de um produto ou serviço e assegurar que ações sustentáveis sejam tomadas em todas as áreas de operação. 

As empresas devem se esforçar para ser abertas e honestas  sobre seu impacto ambiental e encorajar outras empresas a fazer o mesmo. 

Vale pontuar que o greenwashing pode ter um impacto negativo na credibilidade do índice ESG.

Reduzir o uso de papel na rotina empresarial

A redução do uso de papel na rotina da empresa é um excelente passo em direção à sustentabilidade. 

Ao reduzir esse consumo com a adoção de assinatura eletrônica, por exemplo, as empresas podem economizar recursos enquanto ainda garantem a segurança de seus documentos. 

Esse é um bom exemplo da positiva relação entre transformação digital e sustentabilidade, inclusive. 

Que tal implementar a assinatura eletrônica em sua empresa com a TOTVS?

Conheça a solução TOTVS Assinatura Eletrônica

A TOTVS Assinatura Eletrônica é uma plataforma segura que facilita a assinatura e o armazenamento digital de documentos, reduzindo a necessidade de papelada física. 

Em conformidade com as leis nacionais, ela garante segurança e validade jurídica desde a coleta das assinaturas até a guarda documental, realizada na TOTVS Cloud.

Vale reforçar que a solução da maior empresa de tecnologia do país ajuda as organizações a reduzirem custos enquanto promovem uma operação mais sustentável. 

É, por isso, uma das soluções ideais para as empresas que querem dar um passo à frente em termos de sustentabilidade.

Conheça já e experimente grátis por 30 dias o TOTVS Assinatura Eletrônica!

Conclusão

A sustentabilidade ambiental é um assunto de vital importância para pessoas físicas e jurídicas, pois tem como objetivo proteger o meio ambiente a partir da premissa da responsabilidade entre gerações.

Com ações sustentáveis, as empresas podem operar de forma social e ambientalmente consciente. 

Para tanto, é preciso seguir as leis ambientais brasileiras, utilizar fontes renováveis de energia e adotar outras medidas para criar  um futuro mais sustentável. 

Afinal, é responsabilidade conjunta de governos, indivíduos e organizações trabalhar juntos em prol da sustentabilidade ambiental. Aproveite para aprender um pouco mais sobre a sustentabilidade industrial!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.